Defesa & Geopolítica

Brasil quer resolver questão migratória dos ‘brasiguaios’

Posted by

O Brasil está negociando com o governo paraguaio para resolver a situação dos produtores de terra brasileiros que vivem no no país vizinho, afirmou em entrevista à Agência Brasil o embaixador brasileiro, Eduardo dos Santos. Segundo estimativa da embaixada, atualmente 200 mil brasiguaios vivem no Paraguai, o nome que se dá aos brasileiros que vivem no país, que atuam principalmente na produção de soja, milho e fumo, e sofrem com problemas como a falta de documentação pessoal e de comprovação da titularidade da terras.

“A questão dos brasiguaios envolve dois aspectos: a questão migratória e o aspecto fundiário, da propriedade das terras”, diz o embaixador. “Isso foi objeto de muitas negociações no âmbito do Mercosul, onde se chegaram a ser concluídos acordos prevendo a regularização migratória do status de residência dos migrantes que moram e trabalham na região.”

Os dois países iniciaram em 2010 um processo de regularização dos brasileiros após a entrada em vigor dos acordos e de decisões políticas conjuntas. Em uma série de mutirões, por meio de jornadas de regularização, já foram documentados mais de 10 mil brasileiros.

Segundo dos Santos, nem todos os brasileiros que vivem no Paraguai estão em situação irregular, mas existem casos de pessoas vivendo na ilegalidade há décadas. “Constatamos que brasileiros que estavam no Paraguai há mais de 40 anos e nunca tiveram um documento”, afirmou.

Fonte: Terra

16 Comments

shared on wplocker.com