O Brasil está negociando com o governo paraguaio para resolver a situação dos produtores de terra brasileiros que vivem no no país vizinho, afirmou em entrevista à Agência Brasil o embaixador brasileiro, Eduardo dos Santos. Segundo estimativa da embaixada, atualmente 200 mil brasiguaios vivem no Paraguai, o nome que se dá aos brasileiros que vivem no país, que atuam principalmente na produção de soja, milho e fumo, e sofrem com problemas como a falta de documentação pessoal e de comprovação da titularidade da terras.
“A questão dos brasiguaios envolve dois aspectos: a questão migratória e o aspecto fundiário, da propriedade das terras”, diz o embaixador. “Isso foi objeto de muitas negociações no âmbito do Mercosul, onde se chegaram a ser concluídos acordos prevendo a regularização migratória do status de residência dos migrantes que moram e trabalham na região.”
Os dois países iniciaram em 2010 um processo de regularização dos brasileiros após a entrada em vigor dos acordos e de decisões políticas conjuntas. Em uma série de mutirões, por meio de jornadas de regularização, já foram documentados mais de 10 mil brasileiros.
Segundo dos Santos, nem todos os brasileiros que vivem no Paraguai estão em situação irregular, mas existem casos de pessoas vivendo na ilegalidade há décadas. “Constatamos que brasileiros que estavam no Paraguai há mais de 40 anos e nunca tiveram um documento”, afirmou.
A área do mapa onde há maior concentração de brasileiros deveria se nosso 27º estado, pagariamos uma indenização aos Paraguaios, assim como foi coma Bolívia.
O Governo deve usar os 10 Bilhões que pensa emprestar a Europa. E comprar essa faixa de terra Paraguaia que faz fronteira com o Brasil, anecxando-a ao nosso territorio. Resolveria também o problema de Itaipu.
O Paraguai é um país soberano, como todos.
Se algum país contestasse parte da Amazônia ou outro Estado qualquer, haveria protestos de nosso lado.
Quer dizer, com os outros pode, conosco não. Coerência e bom senso nos comentários é um favor para todos.
o Brasil nao deveria comprar terra nenhuma ja temos problemas demais, e ainda teriamos q nos preucupar com esses indios paraguaios
Nosso pais vai ser a 6 economia mundial e nossa qualidade de vida e 0 nossa principal meta seria devenvolver a infraestrutura do Nordes e do Norte pois lah e onde gera muita pobreza e vcs tao falando em comprar terra do paraguai ?
O Brasil deveria tomar uma medida dura, simples.
MALANDRO É MALANDRO E MANÉ É MANÉ
.
.
O governo Paraguaio vai da o preço e o Brasil vai pagar…a extorsão e assim, os brasileiros(brasiguios) e a faixa de fronteira ficaram como está.
Deveriam ter anexado no fim da guerra do pataguay, não fez, agora tem que viver com isso!Se tivessem feito a famigerada reforma agraria no Brasil o nosso povo não teria ido pra lá!
Para ser sincero, esses “brasiguaios” deveriam escolher em se tornar paraguaios de vez, mantendo apenas laços afetivos com o Brasil, ou voltarem para o Brasil, essa é a melhor formar de resolver essa questão, e é isso que o governo devia fazer.
E que conversa é essa de tomar terra do Paraguai, indenizar Paraguai, comprar terra do Paraguai, e SE o Paraguai não quiser vender? Coerência é o que falta em muitos comentários que eu vejo aqui no PB, queria ver se a situação fosse contraria qual seria a reação destes mesmo comentaristas.
olha o nome brasiguaios eles com mais de quarenta anos na terra deve ter familia nascida no paraguai,entao ta tudo junto e misturado ja o que o paraguai quer e fazer picuinha em vez de melhorar o pais para os paraguaios e imigrantes que la estao.
Galera é só colocar faculdade de medicina mais barata e em mais quantidade no brasil…
Metade desse povo é estudante de medicina, e formados que ficam la até conseguirem o CRM hahahahaha
Estive numa província ou gleba 13 paraguaia num lugar chamado San Ramon, sendo a a maioria dos habitantes BRASIGUAIOS, muitos de origem germânica. Tenho alguns parentes lá. Os paraguaios não aceita os filhos dos brasileiros nascido lá como paraguaios. O preconceito e a inveja é muito grande devido as grandes fazendas e a produtividade do brasileiro.
Como não tem comando nesse governo, logo vão fazer algum acordo com os paraguaio$, tirando os brasiguaios que lá plantam soja etc…só sobra a maconha e falsificados, um mês de fiscalização séria na fronteira, o paraguai tá falido!!!
Espero q resolvam logo o caso de n irmãos Brasucas.e logo. P Ontem.Sds.
Aprenda a Dizer nao!!!!!!
se eles disserem paga. Nos dizemos nao.
Se eles disserem cometeram absurdos na guerra. Nos dizemos. Voces comecaram!
se eles disserem. pare com a Migracao. falamos, peca a eles que migram! E pronto. Nao a estes fracos e em consequencia disso pedem ainda $$ ARG !!!
Engraçado é que primeiro o brasil triplica o pagamento que faz sobre a energia que compra do Paraguai, só depois vai pensar em defender o interesse dos Brasileiros…
Eu nunca me achei um gênio, mas não seria muito mais fácil conseguirmos a defesa dos brasiguaios na mesma mesa de negociação?!
Idem com a China dissemos “consideraremos vcs uma economia de mercado e em troca vcs declaram que o Brasil merece uma cadeira no conselho de segurança da ONU”, resultado estamos aguardando até hoje e a China se manifestar e esta já ameaçou ir à OMC contra o Brasil pois são uma economia de mercado…rsrs
Ninguém pode defender que os Paraguaios vivam na miséria, mas também não podemos aceitar que os Basileiros que vivem lá e produzem sejam espoliados de seus direitos em nome de um revanchismo sem sentido ou de uma exploração pura e simples do presidente.