Brasil deve fechar 2011 como a sexta maior economia do mundo

http://4.bp.blogspot.com/_B2tswWRJuPU/S9G5OGRl8MI/AAAAAAAAAZg/fSeiE4tSEwY/s1600/braco-forte-braco-fraco.jpg

O Brasil caminha para se tornar a sexta maior economia do mundo já em 2011. Segundo estudos da consultoria Economist Inteligence Unit (EIU), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deverá superar o do Reino Unido ainda neste ano.

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, a consultoria estima que o PIB brasileiro chegue a US$ 2,44 trilhões em 2011, contra US$ 2,41 trilhões do Reino Unido.

Com isso, o Brasil assume a sexta posição na lista de maiores economias do mundo.

Em 2010, o País já havia saltado para a sétima colocação, ao superar a Itália na lista.

De acordo com o jornal, em 2013, entretanto, a Índia tomará o Brasil a sexta posição, mas, em 2014, o País retoma a colocação, ao ultrapassar a França, no ano da Copa do Mundo.

A EIU estima que, até o fim da década, o PIB brasileiro será maior que de todos os países europeus.

Fonte: Ultimo Segundo

4 Comentários

  1. O comentário postado acima pelo LUIZ é bastante procedente, contudo é preciso avançarmos não apenas no campo do desenvolvimento econômico, mas sobretudo no educacional, na justiça social, na saúde pública, no habitacional, na segurança pública e defesa nacional e, principalmente, na distribuição de rendas.

    Não adianta muito sermos a sexta economia do planeta e termos uma massa de excluídos sociais por conta da concentração absurda de renda nas mãos de um grupo minoritário que só se preocupa com lucros corporativos e muitas vezes espúrios.

  2. Se o Brasil efetivamente chegar a 5º ou 6º poderia ter um Exército enxuto como o alemão, criar uma 4ª e 5ª forças de defesa, ampliando a defesa da amazônia com os Fuzileiros Navais e da amazônia azul com uma nova Guarda Costeira.

  3. Blue eyes diz concordar com Nelore. Ate certo ponto ele descreve uma situacao que e real. O problema e saber porque a diferenca. O sindicalismo surgiu na Inglaterra, como a forma de organizacao que a classe operaria inglesa inventou para fazer frente ao poder do patronato. Pagaram com vida, exilio para Australia, para ter esse direito de poderem se organizar como classe. Nao lhe foi dado esse direito, foi direito conquistado em lutas sociais. O final da primeira guerra mundial causou agitacao sindical em todos os paises da europa onde havia classe operaria e nesta agitacao a existencia da Uniao Sovietica foi fundamental. A burguesia europeia nao sabia das fraquesas ideologicAS do movimento sindical. Pensava que todo o movimento operario estava sob influencia do bolshevismo. Nao estava. O bolshevismo exercia uma funcao em termos abstrato sem muita consequencia pratica. Na pratica todo o movimento operario era reformista e nacionalista, portanto incapaz de serem internacionalista como exigiria o a teoria bolshevique. Mas na epoca a burguesia nao sabia disso e estava amedontrada. Tentou o facismo mas este foi derrotado na segunda guerra mundial. Consequencia, tomado de temor de uma classe operaria que na verdade estava completamente desarmada politicamente, e portanto uma classe operaria que havia se tornado o monstro que ja nao tinha dentes para morder, a burguesia fez concessoes para evitar a possibilidade de revolucoes, que so existia na imaginacao deles. Essas concessoes custou caro a classe capitalista europeia. Europa e Estados Unidos entraram em crise ja em 1970. Esta se agrava cada vez mais com os dias que passa. Encurralada a burguesia nao ve outra alternativa mas abandonar essa politica de compromisso e tentar comprar paz social atravez do estado providencia, sociedade do bem estar. Agora o que a classe operaria e as classes medias da europa e estados unidos podem esperar e um tipo de vida semelhante ao vivido em nosso pais. E possivel que o padrao de vida da populacao em nosso pais ate melhore um pouco, mas creio que nao sera permanente. O capitalismo sendo um sistema internacional, nao da espaco para existencia de um pais maravilha, utopico isolado da miseria geral do mundo. Hoje o Brasil dependa da China que depende dos Estados Unidos e Europa. E os dois ultimos estao sem condicao de importar como antes fazia. O futuro e pessimo para todos.

Comentários não permitidos.