Golpes de Estado, Operações de Desestabilização Interna e Trabalhos de Convencimento dos EUA no Mundo

Autor: Vympel 1274

Plano Brasil

Observando os atuais acontecimentos em relação ao Irã e a Líbia, nota-se uma repetição de um “modus operandi” de comprovado sucesso , quando se deseja justificar uma intervenção militar ou a imposição de bloqueio econômico á um determinado país, visando enfraquecê-lo e assim tornar possível a queda do regime vigente, o qual seria posteriormente substituído por uma equipe de governo que seria mais de acordo com os interesses da nação (ou grupo) que mantém interesses no chamado “país-alvo”.

As motivações para tais operações são:

  • Interesses de ordem econômica;
  • Interesses de ordem política;
  • Manutenção ou obtenção de áreas de influência, entre outras.

O ex-agente da CIA, Philip Agee reconheceu, em seu livro Inside the Company: Cia Diary, que essas operações são arriscadas porque quase sempre significam intervenção, pois visam a influenciar, por meios encobertos, os assuntos internos de outro país, com o qual os Estados Unidos mantêm relações diplomáticas. A técnica consiste essencialmente na “penetration” (inserção de agentes no país), buscando aliados desejosos de colaborar com a CIA e dissidentes do governo estabelecido. Daí que a regra mais importante na sua execução é a possibilidade de “plausible denial” (capacidade de negar um fato ou alegação), ou seja, negar convincentemente a responsabilidade e a cumplicidade dos Estados Unidos com o golpe de Estado ou outra operação, uma vez que se fosse descoberto seu patrocínio, as conseqüências no campo diplomático seriam graves.

Embora as principais potências mundiais (Rússia, China, Inglaterra, França, Espanha e várias outras) utilizem á séculos tal expediente em vários momentos de sua história, analisaremos somente algumas ações atribuídas aos Estados Unidos devido a sua relevância no contexto das Américas Central e Sul, as quais são sua esfera de influência e onde se localiza o nosso país.

1.  Golpe de Estado

Tal medida existe desde os primórdios da civilização humana. A técnica do “golpe de estado”, principalmente quando provocada por um governo externo, sempre foi utilizada quando pretende-se evitar o confronto direto, poupando assim recursos materiais e vidas humanas, além de manter ilibada a reputação da nação estrangeira que provocou (ou somente apoiou) o referido golpe, pois assim torna-se difícil, mas não impossível, a comprovação nos períodos iniciais do golpe, da efetiva participação desta nação estrangeira.

Para tanto, certos elementos são necessários para a eficácia do golpe de estado (não necessariamente obrigatórios, pois cada caso é um caso):

  • A existência dissidências internas no governo do país-alvo, o que faz com que o referido governo não tenha a coesão necessária para resistir ao golpe;
  • A centralização do poder decisório do país em um único local;
  • A realização de políticas pelo país-alvo que desagradem certas parcelas da população em detrimento á outras;
  • A existência de um clima de deterioração e caos político reinante no país, antecedendo ao golpe;
  • Hostilidade da população contra o governo, o qual se manifestará a favor da queda do regime;
  • A perda do crédito nas instituições-chave do país pela população;
  • Movimentação popular contra o regime a ser deposto.

A reunião de uma ou mais condicionantes fazem com que o país-alvo esteja vulnerável. Estas mesmas condicionantes servem de material a ser manipulado pelo país interessado na queda de regime, o qual se utilizará de técnicas especializadas que visam a produção de um ambiente que favoreça tal operação.

Lembremo-nos das palavras de Maquiavel:

“Ora, um dos remédios mais eficazes que um príncipe possui contra as conspirações é não se tornar odiado pela população, pois quem conspira julga sempre que vai satisfazer os desejos do povo com a morte do príncipe; se julgar, porém, que com isso ofenderá o povo, não terá coragem de tomar tal partido, porque as dificuldades com que os conspiradores teriam que lutar seriam infinitas. A um príncipe pouco devem importar as conspirações se ele é querido do povo, porém se este é seu inimigo e o odeia, deve temer tudo e todos”

________________________________O Príncipe, de Nicolau Maquiavel

Devido a isto, certos governos ditatoriais tiveram seu fim antecipado assim que a população teve acesso a liberdade de expressão e a um estado de direito, os quais são utilizados como pretexto para a consecução de manobras de desestabilização interna do país-alvo (veja doutrina de intervenção humanitária), as quais são movidas quando nações estrangeiras tem interesses econômicos e políticos neste país.

2. Operações de desestabilização interna

Operações de desestabilização interna são ações que antecipam e fornecem condições para que um golpe de estado ocorra, propiciando o caos político, a agitação social, e a descrença nas instituições nacionais do país-alvo. São por vezes utilizados o terrorismooperações psicológicas e os chamados“ataques de falsa bandeira”, para confundir e amedrontar a opinião pública (nacional e internacional), criando um clima de guerra civil e justificando assim uma intervenção no referido país.

Um exemplo atual de ataque de falsa bandeira seria a suposta tentativa de assassinato do embaixador saudita por agentes iranianos em território americano, sendo utilizado para isto um traficante mexicano (tentar matar dois pássaros com uma só pedra?), mesmo o Irã tendo assassinos treinados na chamada “Força Quds” que poderiam facilmente levar a cabo a tal missão em qualquer país do oriente médio.  Esta foi uma trama comparada pelo próprio diretor do FBI, Robert Mueller, a “um roteiro de Hollywood”.

E o que dizer sobre as armas nucleares de destruição em massa iraquianas (2003) tão propagadas e que nunca foram de fato encontradas?

E o incidente do Golfo de Tonquim (1965), que iniciou a escalada da guerra do Vietnam?

afundamento do USS Maine, ancorado em Cuba (1898) resultando na guerra Americano-Espanhola.

As operações Nortwood e Mongoose (1962), as quais não chegaram a ser executadas, quando a invasão da Baía dos Porcos (Girón) orquestrada pela CIA falhou?

Existem até os dias de hoje tentativas de organizações norte-americanas a favor de uma melhor explicação do que aconteceu no 11/09, algo que provavelmente nunca saberemos ao certo o que ocorreu. Existem outras operações do tipo, as quais devido a quantidade não poderiam ser abordadas de forma resumida.

Uma operação de desestabilização interna em um país inicia-se através de várias ações, como por exemplo:

  • Infiltração de indivíduos especializados na montagem de uma rede subversiva, os quais irão orientar, treinar e equipar a força dissidente do governo, visando a queda do mesmo (operadores do SAS capturados na Líbia);
  • Montagem de grandes manifestações populares contra o governo (Marcha da Família com Deus pela Liberdade no Brasil);
  • Estabelecimento de centros de pesquisa de opinião pública, visando analisar as características do público-alvo e definir quais os melhores procedimentos para manipular a formação da opinião pública e a mídia, voltando-as para a finalidade do país interessado (IPES);
  • Desmoralização nacional e internacional de figuras importantes do governo-alvo (classificação como comunista no passado, nos dias atuais, como terrorista).

São vários exemplos de operações de desestabilização interna na América Latina no passado, como por exemplo a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, ocorrida no Brasil no ano de 1964, a qual foi organizada por elementos conservadores e dissidentes do governo João Goulart e o padre católico conhecido como Patrick Peyton chamado de “padre Holywood”, fundador do Movimento da Cruzada do Rosário pela Família, o qual era ligado a CIA (Central de Inteligência Americana).

Tais manifestações tinham como objetivo desestabilizar o governo de João Goulart, através de características inerentes do brasileiro (religião), propiciando assim um clima favorável a sua derrubada do poder, principalmente depois que o mesmo apresentou seu programa de “reformas de base”, os quais eram tidos como revolucionários pelo setor conservador da sociedade brasileira, além dos EUA que consideravam Goulart com tendências de esquerda.

IPES (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais) tinha como principal tarefa a organização de estudos e movimentos contra o presidente João Goulart. Era patrocinado por grandes conglomerados empresariais nacionais e multinacionais, e entidades de classe. Realizava levantamento da maneira de expressão do brasileiro de forma a mapear o comportamento social do público alvo, que era a classe média baixa da população, além dos formadores de opinião, como entidades religiosas diversas, para elaborar filmes publicitários, documentários, confecção de panfletos, e propagandas.

E o que dizer então das operações Brother Sam e Popeye, as quais praticamente selaram o destino de João Goulart e mergulharam o país em 21 anos de regime militar?

3. Alguns exemplos de operações de desestabilização que obtiveram sucesso:

Guatemala 1954 – Operação PBSUCESS

Jacobo Arbenz Guzman, presidente da Guatemala  eleito democraticamente, foi deposto num golpe orquestrado e financiado pela CIA, que o substituiu por uma brutal ditadura militar. Seu programa de reforma agrária ameaçou os interesses comerciais dos EUA, em particular os da United Fruit Company. As preocupações dos EUA se uniram em planos secretos para destruir o governo de Arbenz.

Jacobo Arbenz Guzman foi eleito democraticamente presidente da Guatemala e governou o país entre 1951 e 1954, quando foi deposto pela junta militar patrocinada pelos EUA.

United Fruit Company, uma empresa em que tinham interesses pessoais o secretário de estado do governo dos EUA, John Foster Dulles e seu irmão Allen Dulles, então diretor da CIA, além de várias instituições bancárias, trabalharam com a CIA para proteger seus interesses no país, instigando que Arbenz era uma ameaça comunista e criando um clima desestabilizador no país.

A operação PBSUCCESS foi autorizada pelo presidente Eisenhower em agosto de 1953, com um orçamento de US $ 2,7 milhões para “guerra psicológica, ação política e subversão” para poder viabilizar a tomada do poder pelos militares, além de um pequeno exército paramilitar, comandado pelo generalCarlos Castillo Armas.

Carlos Castillo Armas (4 de Novembro de 1914 – 26 de Julho de 1957) foi presidente da Guatemala de 8 de Julho de 1954 a 26 de Julho de 1957, data em que foi assassinado.

Depois de uma pequena insurgência desenvolvida na sequência do golpe, os líderes militares da Guatemala, desenvolvidos e aperfeiçoados na “Escola das Américas” com a assistência dos EUA, realizaram uma campanha maciça de contra-insurgência que deixou dezenas de milhares de guatemaltecos mortos, mutilados e desaparecidos. A violência subsequente causou a morte e desaparecimento de mais de 140 mil guatemaltecos. Alguns ativistas de direitos humanos colocam o número de mortos em cerca de 250.000.

United Fruit Company e Chiquita Brands

United Fruit Company (1889-1970) era uma empresa multinacional americana que enriqueceu explorando o comércio de frutas tropicais (principalmente bananas) em regiões do terceiro mundo. Com a ajuda do governo dos EUA, derrubou vários governos de países do terceiro mundo que iam contra seus interesses, e impondo líderes locais alinhados com sua política empresarial. Daí surgiu o termo “república das bananas”.

Em Cuba, era uma das empresas que controlavam a produção de açucar e que foram expulsas em 1959, devido á revolução cubana que um ano mais tarde, em 01 de janeiro de 1960, nacionalizaria todas as suas possessões.

Em 1969 foi comprada por Zapata Corporation, empresa relacionada com o ex-presidente americanoGeorge H. W. Bush. A empresa modificou sua razão social para Chiquita Brands e até hoje opera com esse nome.

Em 2007, a Chiquita Brands enfrentou um julgamento nos EUA por haver financiado grupos paramilitares na Colômbia que foram responsáveis pelo massacre de sindicalistas e camponeses. A companhia teve que pagar multa às autoridades de seu país. As autoridades colombianas buscam cooperação dos EUA para que extraditem os funcionários responsáveis por esses delitos para que sejam julgados em território colombiano.

Chile 1973 – Operação FULBELT

O golpe de estado de 11 de Setembro, ocorrido no Chile em 1973, consistiu na derrubada do governo eleito democraticamente do Chile e de seu presidente, Salvador Allende, tendo sido articulado por oficiais da marinha e do exército chileno, com apoio militar e financeiro do governo dos Estados Unidos através da CIA, bem como de organizações extremistas chilenas, como a Patria y Libertad, de tendências nacionalistas e neofacistas, tendo sido encabeçado pelo general Augusto Pinochet, que se proclamou presidente.

Allende foi o primeiro presidente marxista a ser eleito democraticamente e decidiu tomar medidas para redistribuir riqueza e terras em Chile. Aumento de salários de cerca de 40 por cento foram introduzidas. Ao mesmo tempo, as empresas não foram autorizadas a aumentar os preços. A indústria do cobre foi nacionalizada, assim como os bancos.

Para impedir Allende de chegar ao poder ou para derrubá-lo, o presidente Richard Nixon tinha ordenado a CIA para “fazer gritar de dor” a economia chilena, através de sanções econômicas visando desestabilizar a economia do país.

Com a queda do presidente Salvador Allende, subiu ao poder o general Augusto Pinochet, o qual levou a nação chilena a dezessete anos de regime militar, onde foram mortas cerca de 40 mil pessoas mortas, presas ou torturadas.

Quatro meses depois do golpe, seu balanço já era atroz: quase 20 000 pessoas assassinadas, 30 000 prisioneiros políticos submetidos a torturas selvagens, 25 000 estudantes expulsos de escolas e 200 000 operários demitidos. A etapa mais dura, sem dúvida; ainda não havia terminado.

_______________________________________Gabriel García Márquez

Irã, 1953 – Operação Ajax

Foi assim chamada a operação de desestabilização que levou á queda do presidente iraniano democraticamente eleito, Mohammed Mosaddeq. Foi realizada uma operação conjunta entre a CIA (EUA) e o MI6 (Inglaterra), apoiados por iranianos pró-ocidentais e militares dissidentes.

Mossadeq nacionalizou a extração de petróleo visando condições mais justas, pois as anteriores favoreciam enormemente a Anglo-Iranian Oil Company (AIOC).  Em 1947, por exemplo, AIOC relatou lucros após impostos de £ 40 milhões (US $ 112 milhões), e foram repassados ao Irã apenas £ 7.000.000. Foram realizadas operações de desestabilização e terrorismo na capital Teerã por operativos da CIA através de movimentação de massas, culminando na derrubada do poder do democraticamente eleito Mossaddeq.

Em seu lugar assumiu o Shah Reza Pahlavi, escolhido pela CIA e pelo MI6 para governar o país com mão de ferro, garantindo os interesses dos EUA e da Inglaterra. Após o golpe de 1953, o governo do Xá formou a Savak (polícia secreta iraniana), cujos agentes foram treinados nos Estados Unidos. A Savak foi dado “carta branca” para torturar dissidentes suspeitos.

Revolução islâmica de 1979

A impopularidade do regime tirânico de Reza Pahlavi e de sua Savak, além de políticas fracassadas voltadas para o povo, foram exploradas pelos clérigos islâmicos, os quais eram a única frente organizada contra o Shah. Através de manifestações contra o ocidente e o governo, Reza Pahlavi fugiu de Teerã e buscou refúgio nos EUA, abrindo caminho assim para o Aiatolá Ruhollah Khomeini, o qual instaurou a República Islâmica do Irã, com forte tendências antiocidentais.

Muitos historiadores entendem que o atual extremismo religioso antiocidental iraniano, é resultado das ações dos EUA/GB no país na década de 50. E o caso de se pensar se o termo “grande satã” cunhado por Khomeini em relação aos EUA seria realmente tão injusto…

Anglo Persian Oil Company (APOC)

Fundada em 1908, foi rebatizada Anglo-Iranian Oil Company (AIOC) em 1935, e atualmente é conhecida como British Petroleum (BP). Durante a operação Ajax, foi a responsável direta pelo envolvimento da CIA e do MI6 que depuseram o presidente democraticamente eleito Mohammed Mossadeq. Em 2010, foi considerada a terceira maior empresa de energia do mundo e a quarta maior empresa do mundo, com valores agregados de cerca de 308 bilhões de dólares.

Outras ações de derrubada de governos realizadas pela CIA em todo mundo:

Irã (1953), Tibet (1950), Guatemala (1954), Cuba (1959), Congo (1960), Iraque (1963), Brasil (1964), Gana (1966), Iraque (1968), Chile (1973), Afeganistão (1973-1974), Iraque (1973-1975), Argentina (1976), Irã (1980), Nicarágua (1981-1990), El Salvador (1980-1992), Camboja (1980-1995), Angola (1980), Filipinas (1986), Irã (2001- até o presente), Iraque (1992-1995), Guatemala (1993), Sérvia (2000), Venezuela (2002), Haiti (2004).

4. Trabalhos de convencimento

Os chamados “trabalhos de convencimento” são operações que visam convencer a mídia nacional e internacional da legitimidade de uma operação militar ou de um bloqueio econômico contra determinado país, mesmo que suas razões não sejam provadas explicitamente. Visam desqualificar o país-alvo e seus governantes em relação as suas políticas de gerenciamento nacional ao mesmo tempo que convencem a mídia nacional e internacional de que “algo precisa ser feito”. A população é exposta diuturnamente á versão que interessa ao país interessado na queda do regime, formando assim opinião favorável á operação.

O Brasil sofreu este tipo de pressão nas décadas de 80 e 90, quando da tentativa de se justificar a internacionalização da Amazônia, chamada na época de ”pulmão do mundo”. Nesse período, a mídia televisiva exibia constantemente a derrubada de árvores e a queimada de partes da floresta, além da questão indígena. A repetição destas imagens na mídia causou uma comoção internacional, resultando em debates acalorados por vários setores da sociedade mundial, sendo que alguns desses setores defendiam uma imediata internacionalização da floresta tropical brasileira. A questão indígena também é explorada por estes países, mesmo que estes tenham exterminado todos os seus índios no passado.

Algumas frases do período:

“O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”. François Mitterrand, 1989, então presidente da França;

“As nações desenvolvidas devem estender o domínio da lei ao que é comum de todos no mundo. As campanhas ecologistas internacionais que visam à limitação das soberanias nacionais sobre a região amazônica estão deixando a fase propagandística para dar início a uma fase operativa, que pode, definitivamente, ensejar intervenções militares diretas sobre a região”. John Major, 1992, então primeiro ministro da Inglaterra;

“Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós”. Al Gore, ex-Vice-Presidente norte-americano:

“A Amazônia é um patrimônio da humanidade. A posse dessa imensa > área pelos países mencionados (Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador) é meramente Circunstancial”. Conselho Mundial de Igrejas Cristãs reunidas em Genebra, 1992.

Se estas frases não significam uma ameaça direta ao Brasil, eu não sei mais o que isto significa.

Mapa dos países participantes do protocolo de Kyoto em 2009

Verde: Países que assinaram e ratificaram o protocolo.

Amarelo: Países que assinaram, mas com ratificação pendente.

Vermelho: Países que assinaram, mas não aprovaram a ratificação.

Cinza: Países que ainda não assumiram uma posição.

É interessante quando comparamos nossa situação de agressão ao meio ambiente com os outros países, especialmente os que tanto nos acusam:

5. Conclusão

Os EUA é a nação que dominou o cenário no século XX, com interesses globais que respondem pelo seu modo de vida e sua compreensão com relação ao resto do mundo. Simplesmente nada de novo, pois os grandes impérios sempre fizeram o mesmo em seu auge. Para manter o que consideram a paz em seus termos (Pax Americana), interviram em várias nações, muitas delas democráticas ou não, visando fazer valer seu modo de pensar e agir de acordo com sua conveniência. Esse acúmulo de poder e interesses globais gerou uma nação que está presente em todas as grandes questões mundiais, para bem ou para mal.

Não existe amizade entre países, e sim interesses. Cabe a nós, brasileiros, entender o que se passa no mundo, pois a verdade está bem além do que se vê na mídia ou recebida dos órgãos federais. Devemos como povo instruído entender os mecanismos utilizados por aqueles que podem um dia tornarem-se nossos algozes, intervindo em nossos assuntos internos os quais só cabem á nós mesmos. Com o potencial energético, humano, industrial e econômico que o Brasil possui, somos alvos da cobiça internacional travestida de “operações humanitárias ou ecológicas” as quais estão em voga nos dias de hoje.

Felizmente o Brasil, apesar dos pesares, tem uma situação muito diferente dos demais países que são alvos fáceis para este tipo de operações, por ter uma capacidade real de crescimento e ser uma democracia real, podendo se tornar uma potência com capacidade de decisão em um futuro próximo. Mas isso não é nada que um “trabalho de convencimento” possa vir a mudar…

N.A. – Não é tomado pelo autor do texto nenhum tipo de posicionamento político ou religioso, ficando a matéria restrita ao aspecto técnico das operações de desestabilização e suas componentes, com intenção de esclarecer as relações “obscuras” entre os países, suas consequências e como evitá-las. Dividir o mundo em países “bons e maus” é um modo por demais simplista de se ver os fatos, sendo a verdadeira resposta encontrada em algum lugar entre estes dois extremos.

Bibliografia:

1964: A CIA e a técnica do golpe de estado – Luiz Alberto Moniz Bandeira

http://en.wikipedia.org

Inside the Company: Cia Diary – Philip Agee

Cidadão Boilesen – Chaim Litewski

Ao Sul da Fronteira – Oliver Stone

42 Comentários

  1. esse testo é verdadeiro…muito bom testo,tudo é verdade,eles querem que o mundo todo adote a democracia estadunidense,e esquecer as raizes as culturas etc,eles querem uma nova hordem mundial,nem que seja a força,isso não vai acabar bem,vai ate que um governo dos bago roxo vai com tudo pra cima deles…

  2. Hoje em dia devemos raciocinar bastante quando recebemos uma informação através da mídia,pois muitos meios de comunicação não se prestam apenas a divulgar um fato,mas sim defender de maneira subliminar, camuflados interesses próprios !
    As novelas são grandes ”formadoras de opiniões”no nosso país,aproveitando da população ignorante esse meio de entretenimento ,infiltra seus interesses políticos nas mentes da população,que agem como cães amestrados imitando os personagem até no seu modo de falar!

  3. Neste momento o Brasil não está pressionado por nenhuma motivação ideológica , política e também não temos um ditadorzinho maluco se espernenando nos palanques.
    De fato somo reféns de nós mesmos e de nossas riquesas , só temos que cuidar delas, já disse isso.
    Existe a necessidade de se manter o Brasil estável, há centenas de empresas multinacionais investindo aqui e o mercado está cada vez mais aberto para quem quiser aqui se instalar e investir, se tivéssemos pensando em nos fechar, como a Venezuela, isso seria um problema.
    Qualquer tentativa de desestabilização acabará mexendo com a SEGURANÇA E ESTABILIDADE ALIMENTAR E ENERGÉTICA de todas as potências mundiais, LÓGICO todos os membros do Conselho de Segurança da Onu.
    Ao Brasil cabe manter as coisas como estão caminhando em direção a uma melhora das condições de vida da população, nós somos o nosso ponto fraco.
    Precisamos de uma mentalidade profissional administrativa pública, o que temos são muitos fanfarrões, aí está o perigo.

  4. Aqui no Brasil, quem faz o serviço sujo do Tio Sam é nada mais nada menos a rainha do PIG Rede Globo. Faz tempo que esse tipo de coisa acontece no Brasil e ninguem pra por um freio nessa cachorrada.

  5. Esta é uma das melhores se não a melhor materia que ja li aqui neste blog,´tudo que esta escrito é a mais pura verdade,como a misteriosa morte de Jetulio vargas,morte de JK,GOLPE DE 64,morte de TANCREDO NEVES,quem não estiver alinhado com os intereces mundiais cai por golpe é morto assasinado,ou seu pais é invadido,e ésta onda de cancer nos lideres sul americanos sera coincidencia,ou mais um geitinho da CIA HUM.

  6. Vympel Parabenssss
    .
    Muitos historiadores entendem que o atual extremismo religioso antiocidental iraniano, é resultado das ações dos EUA/GB no país na década de 50. E o caso de se pensar se o termo “grande satã” cunhado por Khomeini em relação aos EUA seria realmente tão injusto….
    .
    INTERESANTE TEM GENTE AQUI NO BLOG QUEM VEM LA DA DISNEY DA INLUSAO FALA DO IRAN
    .
    MAIS FECHAO OS OLHOS PROS FATOS
    .
    PATETA PRECISA ACORDA PRO MUNDO REAL
    .
    🙂

  7. .
    .
    Tenho que comprimentar o Vympel pelo nível de pesquisa que teve que fazer, com nomes, datas, etc… realmente nada de novo, todo fizeram isso, mas com o nosso Brasil eu sempre achei uma afronta e um ataque infame verdadeiro o que fizeram, ainda hoje sou ressentido desses ataques contra a nossa soberania…
    .
    Servem as Nukes para termos um guarda-chuva contra ataques militares para podermos utilizar os mesmo métodos baixos contra eles, fazendo lutarem uns contra os outros dentro do território deles, e fazer com que alguns territórios deixem de ser USA… ou talvez até mesmo instalar um governo fantoche repressivo, assassino e servil por la como fizeram por aqui… o mesmo que fizeram contra nós devemos fazer contra eles… eles tiveram sucesso nos anos 60-70, e falharam nos anos 80-90, então devemos ter sucesso em todas as nossas retalhações!!
    .
    Alguém que faz algo conosco nôs da automaticamente o direito de fazer algo contra ele em resposta, assim funciona a humanidade, e tudo deve ter uma reposta, mesmo que leve tempo, muito tempo neste caso, algumas gerações, não devemos esquecer e nem mesmo perdoar, pois somente os malvados precisam de perdão, se você não faz nada contra ninguém não precisa de perdão!!
    .
    A Impunidade tem que ser ZERO, fez tem que pagar pelo mal feito!!!
    .
    Valeu!!

  8. Os brasileiros devem boicotar os produtos desses vigarista o máximo possível !

    Principalmente quem tem acesso à internet e é nacionalista !

    Os jovens devem estudar ao máximo as TI e se tornarem altamente capacitados para poderem atacar de maneira a destruir todos os sistemas dos EUA e seus asseclas se preciso for !

    Em caso de algum interferência deles , um ataque indiscriminado a todos os sistemas informatizados deles ao mesmo tempo levariam eles ao caos !

  9. Eu, como o lucas também sou dessa.. tentem a sorte…. não é assim que se invade um pais muito menos um vietnan do tamanho da metade dos estados unidos…

  10. DÉCADAS DE UMA DITADURA MILITAR DE REGIME CAPITALISTA….NUCA MAIS!
    .
    .

    O ignóbil e tolo azul,que faz declarações apaixonante as ditaduras da direita, com certeza ira encher os seus olhos de lágrimas,e como sempre irá recauchutar com mentiras e ofensas…coisa de parvo…Hehehe…
    .
    .
    .
    Vympel 1274,você foi muito feliz pela tal matéria pois com isso,nunca esqueceremos de cometer os mesmos erros que levou este pais as trevas durante décadas.
    .
    Os infames que perpetraram tal traição contra a nação, vendendo e submetendo o Brasil aos caprichos americanos;utilizando as mesmas técnicas da mentira,o mesmo artífice que o bolha azul usa aqui,lançaram o engodo para os incautos da época que era;lutar pela democracia e combater a inflação.
    .
    Quando usurpara o poder do povo,passou a acontecer tudo aquilo que fora atribuída aos comunistas;a democracia foi a primeira vítima com os famigerados AI’s e a hiperinflação que foram a rotina dos brasileiros por décadas…..foram coisa de um governo desclassificado….coisa de corruptos que aliá ainda estão ai,mamando nas tetas do estado,poucos mais estão ai.
    .
    .
    MEUS PARABÉNS VYMPER 1274….MANDOU BEM!

  11. O AUTOR ESTÁ DE PARABÉNS,O TEXTO É EXCELENTE.Mostra de maneira clara,como eles costumam agir. Compete a nós povo brasileiro ficar esperto.Entrar na Amazõnia para eles será um grande azar.

  12. E AS ROSAS DE LUXEMBURGO…DEPOIS NÃO DIGA QUE FALEI SOBRE ELAS
    .
    .
    .
    ***********
    Contra o capitalismo, Bauman convoca à imaginação
    .
    ociólogo não crê no colapso do sistema, alerta que seu parasitismo é incessante e sugere que para vencê-lo é preciso ser mais imaginativo que ele
    .
    .
    (*)POR Zygmunt Bauman
    .
    .

    “(…)As notícias sobre a morte do capitalismo são, parafraseando Mark Twain1, um pouco exageradas.
    .
    A capacidade surpreendente de ressurreição e regeneração é inerente ao capitalismo.
    .
    Uma capacidade parecida com a dos parasitas – organismos que se alimentam de outros organismos, estando agregados a outras espécies.
    .
    Depois de exaurir completa ou quase completamente um organismo hospedeiro, o parasita normalmente procura outro, que o nutra por mais algum tempo.(…)”
    .
    .
    “(…)Há cem anos, Rosa Luxemburgo compreendeu o segredo da misteriosa habilidade do sistema em ressurgir das cinzas repetidamente, assim como uma fênix; uma habilidade que deixa atrás de si traços de devastação – a história do capitalismo é marcada pelos túmulos de organismos que tiveram suas vidas sugadas até a exaustão(…)”

    ***********
    .
    .
    http://www.outraspalavras.net/2011/10/29/para-superar-capitalismo-bauman-convoca-a-imaginacao/

  13. Acho engraçado pq é que o GreenPeace, não protesta nos EUA, onde as casas gastam SEIS VEZES mais energia do que os lares de paises emergentes. Lá se usa carvão e oléo… e eles vem aqui no brasil encher o saco por conta de BELO MONTE.

    Ok, vamos gastar mais, queimar carvão e oléo, pq é assim que se deve fazer não é mesmo???

    ahhh cuidado qnd for podar sua goiabera!… pq é bem mais ediondo isso do que invadir paises pelo mundo matando centenas de milhares de pessoas!…

    Sds,
    Berk

  14. Artigo muito bom. Uma das lutas do Brasil na década de 60 era contra o capital financeiro que entrava, lucrava horrores e sumia do país. Os boys da direita leite com pêra falam mal dos Lada, mas os carros nacionais da década de 60, 70 e 80 não eram lá essas coisas não. Só agora (em 2011) é que podemos ter disputas acirradas de carros com tecnologia e bom preço.

    “O Brasil não pode seguir o caminho vermelho. Se falharmos agora, não teremos outra Cuba, mas sim uma outra China em nosso continente americano.” (fragmento de um telegrama).

    Primeia parte do documentário “O dia que durou 21 anos”:
    http://www.youtube.com/watch?v=NU7S4CwrwVA

  15. Na semana passada a senhora Hillary Clinton declarou que os EUA estão em negociação com o Taliban.Há alguns meses,depois que Bin Laden foi “morto”,a equipe de SEALS que o “matou” foi assassinada quando derrubaram o helicóptero que os transportava.O Taliban foi acusado como autor.Ora….foi o Taliban ou foi a CIA,usando o Taliban como usou a Al-Qaeda no Afeganistão, quem matou os próprios soldados dos EUA?Tem angú nesse caroço.Não é de hoje que os EUA usam terroristas para cumprir os objetivos geopolíticos.

  16. Outra tentatiava de Golpe foi em 2005. Operação Mensalão.

    Queriam tirar Lula do poder, mas viram que sairia caro demais, e de acordo com o texto nem toda a populaçao apoiava.
    Alguem lembra daquele movimento elitista que até a HEBE CAMARGO fez parte, o CANSEI?.
    Então aquele foi outro golpe rescente. Vejam vcs, analisem as capas da revista Veja do período Lula, mostra claramente oque esse texto nos diz. Acesse o site da Veja e comprovem…

  17. Acrescento os cânceres dos seguintes lideres da América Latina: Lula, Lugo, Dilma, Hugo, e Fidel. Pensem nisso. Sem contar a doença cardiaca adquirida por causa de um problema com bactérias do Nestor Kichner. Pensem bem.

  18. Marco Aurelio disse:
    30/10/2011 às 12:06

    Na semana passada a senhora Hillary Clinton declarou que os EUA estão em negociação com o Taliban.Há alguns meses,depois que Bin Laden foi “morto”,a equipe de SEALS que o “matou” foi assassinada quando derrubaram o helicóptero que os transportava.O Taliban foi acusado como autor.Ora….foi o Taliban ou foi a CIA,usando o Taliban como usou a Al-Qaeda no Afeganistão, quem matou os próprios soldados dos EUA?Tem angú nesse caroço.Não é de hoje que os EUA usam terroristas para cumprir os objetivos geopolíticos.
    ————
    Ferreira Junior disse:
    30/10/2011 às 13:05

    Acrescento os cânceres dos seguintes lideres da América Latina: Lula, Lugo, Dilma, Hugo, e Fidel. Pensem nisso. Sem contar a doença cardiaca adquirida por causa de um problema com bactérias do Nestor Kichner. Pensem bem.
    ———-
    Sem mais

  19. precisamos urgente de uma agencia de inteligencia forte e patriotica, não a porcaria da ABIN cheia de agentes duplos, a maior arma dos neocolonizadores são os entreguistas de terno e gravata que tem MBA no exterior, os indios são so massa de manobra !!!

  20. Jango sendo ou não de esquerda, cometeu um erro, começou a preparar o Brasil para ser uma nação forte, independente, soberano, os EUA patrocinaram o golpe e instauraram o capitalismo no Brasil a moda estadonidense, os EUA estão envolvidos em todas as ditaduras da América, patrocinaram e agiram em todas, a ditadura foi só um instrumento de “americanização” mais direto contra o povo brasileiro.

  21. COM SAUDADES TACANHO-MOR-ROSADO… fui fazer uma vizitinha para uns amigos em Langley… rsrsrrsr… VIVA O CAPITÃO AMERICA… que nos livrou, ainda que temporariamente, de tacanhos como vos… mas não ligue não… tamos voltando com força… vamos limpar a eira e queimar os entreguistas da sua raça que afundam esse pais na rapinagem e incompetencia… prepare os fundos que vais levar uma cuturnada bem no meio dos teus seios pensantes… ai vamos ter investimento em defesa e largaremos de ser humilhados por “ongs”, “movimentos sociais” vendidos aos corruptos lideres vermelhuxos (que o diga o programa “minha casa, minha lida… eita povinho que rouba… até dos cumpanheiros pobres)… vamos exportar essa gentalha para umas ferias com fidel… rsrsrsr… bem fez a CIA… combate os anatemas em suas proprias casas… assim deveriamos fazer… ainda podemos contar com o serviço de limpeza para nos livrar, ai sim, de um cancer da nação… o que falta ao serviço de inteligencia nacional é o que sobra aos americanos: CULHÕES… saudações caro lu…natico e Cia…
    *********************************************************
    Em tempo: “N.A. – Não é tomado pelo autor do texto nenhum tipo de posicionamento político ou religioso, ficando a matéria restrita ao aspecto técnico das operações de desestabilização e suas componentes, com intenção de esclarecer as relações “obscuras” entre os países, suas consequências e como evitá-las. Dividir o mundo em países “bons e maus” é um modo por demais simplista de se ver os fatos, sendo a verdadeira resposta encontrada em algum lugar entre estes dois extremos.”… faça-me um favor, caro Vympel 1274… texto mais tendencioso… e no final das umas de Pilatos?… ao menos coragem para se posicionar é necessário ao bom combate, ainda que do lado errado… bater e esconder a mão não é, necessariamente, atitude de coragem… parece que andas tomando escola com os “pragmaticos” esquerdistas sulamericanos?…

  22. O que disse nosso amigo jose carlos em 29/10/2011 às 19:13
    cai como uma luva sobre as mentes deturpadas pela ingenuidade e obscurantismo romantico que passeiam por esses tão bem frequentados posts: “Coitadinhos ,tiveram os olhos furados pela doutrina bolchevista,so veem com os olhos da inveja despeitada!”…

  23. Vympel 1274;
    .
    O cidadão deve esperar que aqueles que apoiam as ditadura de direita e que adoram fazer seção de ditaduras com maniqueísmo barato,onde a ditadura boa só é da direita e a esquerda não presta,já mostra o triunfo da ignorância nas bestiais,em especial do fanfarrão azul.
    .
    Todo tipo de ditadura,seja lá qual a fé ideológica que esta viva é perversa a humanidade.
    .
    Novamente reitero as minhas felicitações pela matéria,em quanto as criticas são de quem não têm nada dentro da cabeça,ou seja,um demente.

  24. Blue Eyes, prefiro não entender quando dizes algo a respeito de “coragem” ou “tomando escola” e coisas do tipo, também acrescentando esse tal de “bom combate” que dizes, pois se tens algo a acrescentar, por favor faça-o com equilibrio e com argumentos válidos desprovidos de ironia, e sempre com respeito a quem escreve, pois artigos assim é que são responsáveis por este blog ser visitado, gerando debates e aumentando o conhecimento dos frequentadores quanto ao que realmente se passa no mundo. Se concordas ou não, dê sua opinião ou escreva algo contestatório, e não usando esses termos desqualificatórios, pois como eu disse, a verdade está no meio de um desses dois extremos e temos que ser ponderados se quisermos nos aproximar da mesma. Ser radical é perigoso demais num mundo desprovido de verdades absolutas.

  25. Não á de se se negar por ninguém que os EUA através destes procedimentos abordados no post influenciaram a história de nosso país e de muitos outros. Se isto foi devido á propagada ameaça comunista daqueles tempos ou por interesses econômicos que estão sempre em voga, isto não foi abordado por mim, pois através dos exemplos dados, cada um faz o juízo que achar melhor, pois nunca teremos uma definição final que agrade a ambos os lados do que aconteceu naquela época, pois as variantes são muitas, e no campo da ideologia sempre haverão disputas apaixonadas de que preferem acreditar mais em suas convicções do que nos fatos, em ambos os lados das partes.
    É fato mais que evidente que nosso destino como país foi manipulado várias vezes por países estrangeiros por conta de vários interesses, mas como sempre digo isto somente ocorre por que nós, como nação, permitimos que esta situação ocorra através de um governo fraco e corrupto onde o caos e a desordem imperam, com desigualdade social e instituições falidas, abrindo assim possibilidades tanto para a extrema direita quanto para a extrema esquerda, com seus argumentos “salvadores da pátria”. Se o Brasil daqueles tempos (e de hoje) fosse um país com instituições firmes e consolidadas, não haveria espaço nem material a ser manipulado por nenhuma das duas ideologias referentes, pois a democracia é (ou deveria ser) a prioridade de qualquer nação. Se esta não impera, algo está errado.
    Fico imaginando se nós, que postamos tais comentários, tivéssemos perdido algum ente querido torturado e morto numa cela da ditadura ou justiçado em um tribunal de algum movimento revolucionário de origem comunista, o que nós acharíamos do extremismo de ambas as partes? Ficar se digladiando nesses termos não acredito que leve a algo produtível, e sim acho que deveríamos repensar nossas prioridades como nação, justamente para evitar e impedir futuras intervenções em nossos assuntos internos, os quais só cabem a nós mesmos.
    _______________________________________________________
    Não quer que seu presidente socialista democraticamente eleito seja derrubado em um golpe de estado? Tenha instituições fortes e voltadas para o povo, com líderes capazes de fazer valer seu ponto de vista para o que for melhora para a nação, independente de interesses externos, pois assim nunca conseguirão desestabilizá-lo.
    _______________________________________________________
    Não quer que invadam a Amazônia, a qual tem trilhões de dólares em recursos agregados a serem explorados? Tenha uma legislação ambiental responsável que se faça cumprir, explorando a floresta sem destruí-la.
    ________________________________________________________
    Quer impor seu ponto de vista frente aos países que “exploram” o resto do mundo, podendo se autodeterminar e escolher seu próprio caminho? Tenha forças armadas eficazes e profissionais, que deem a entender que a relação “custo-benefício” de uma agressão á nosso país não será de maneira alguma vantajosa.
    __________________________________________________________
    A idéia da referida matéria é a de demonstrar que existem muita coisa além do que se vê na televisão e do que se aprende nos bancos escolares. Quem estuda este assunto, percebe que é simplesmente uma técnica de comprovado sucesso que vem sendo utilizada pelos EUA desde a década de 50. Será que ninguém nunca percebeu isso? A partir do momento que entendemos o modo de atuação do “adversário”, nós temos condições de resistir á suas ofensivas, e eventualmente, derrota-los em seu próprio jogo.
    Sejam Felizes!

  26. StadeuR meu camarada, eu não tinha entendido seu post, mas depois fiquei sabendo que uma equipe SEAL foi morta em um ataque de RPG. Cara, sem querer dar uma de “X-Files” mas foram os mesmos militares da equipe que mataram Osama ou foram outros membros de uma equipe SEAL diferente? Sds…

  27. lucena: Eu não diria que “uma ditadura de direita” é melhor… mas diria que ela é mais “biodegradavel”… qndo se fez necessária o foi para limpar o sistema e não para se PERPETUAR NO PODER… basta compararmos os casos historicos… não vou nem entrar no merito da necessidade de alternancia de poder para uma saudável democracia… estenderia demais o tema… é de se estranhar que os mesmos que combatam ditaduras são os que apoiam grupos que se encastelaram no poder com finalidades de usurpação dos bens da nação… outro tema que requer tempo e espaço… Vympel: qnto a “verdades absolutas”, fica aqui um ponto a desvendar… qndo contamos apenas uma face da historia da-se a impressão que somente aquela vertente é verdadeira… no caso em tela é obvio que foi mostrada uma visão esquerdista e superficial dos acontecimentos… não foi colocado em que circunstancias se deu o “golpe”, por qual motivação, as consequencias se não houvesse acontecido etc… qnto ao que disse em “Vympel1274 disse: 31/10/2011 às 13:37” diria que é IRREPREENSÍVEL… PERFEITO E FACTÍVEL… não há soluções fora do que vc colocou… parabéns… se conseguirmos fazer com que a nação brasileira entenda somente isso, teremos formado a nação mais poderosa do planeta… saudações…

  28. .
    .
    Mesmo método da retorica do ódio ja conhecido, com ajunta de palavras desqualificadoras… mas usando um vocabulário assim quem está sendo desqualificado realmente??? Quem escreveu essas palavras obviamente!
    .
    Vamos aos exemplos:
    .
    ———
    “”””tacanhos como vos, queimar os entreguistas da sua raça, prepare os fundos que vais levar uma cuturnada, corruptos lideres vermelhuxos, cumpanheiros pobres, vamos exportar essa gentalha para umas ferias com fidel, bem fez a CIA, CULHÕES… saudações caro lu…natico e Cia…,
    parece que andas tomando escola com os “pragmaticos” esquerdistas sulamericanos?”””
    ———-
    .
    Realmente muito inteligente o post… so tem ódio gratuito, e ainda diz que a perseguição politica deve ser feita com o uso da ABIN… a ditadura acabou, mas esses métodos ai eles usavam sim, mas quando é a ditadura de esquerda a usar eles não prestam né… melhor com Fidel do que com o Rei Sultão Saudita Abdullah… vou dizer viu, tem gente que gosta dessas besteiras que não trazem nada para a humanidade além de ódio politico… creio que o elemento deve odiar-se muito para dizer tanta coisa desse tipo para os outros!
    .
    Deve estar achando que somos ingênuos ao ponto de acreditar em tudo… olha ai os seus senhores como fazem, agora o CDC de atlanta diz que os americanos devem se preparar até pra enfrentar Zumbis geneticamente modificados… pior que tem muita gente por la que deve acreditar nisso, tai o link confira você mesmo o que o próprio governo Yankee diz para o povo para mante-los com medo e mais fácil de manipular:
    .
    http://www.bt.cdc.gov/socialmedia/zombies_blog.asp

  29. Blue Eyes, esse “único lado da história” a que se referes parece ser ideológico de sua parte, insuflado por postagens de outros comentaristas contrários ao que você acredita, pois em momento algum foi dito por mim que, por exemplo, a tomada do governo pelos militares foi a melhor ou pior decisão. O mesmo se daria seu eu sugerisse que o Brasil estaria muito melhor se os militares nunca tomassem o poder e respeitado o processo democrático. Não entro no mérito da questão nem tomo partido de nenhum lado (além de não ser o assunto do post, o que foi deixado claro), pois este tipo de discussão ideológica nunca termina, e como já disse, alguns preferem acreditar mais em suas convicções que em fatos. Seria mais interessante se fosse exposto aquilo que consideramos correto, para ser debatido pelos outros comentaristas, mas sem ironia. Se eu quisesse em algum momento utilizar este espaço que nos é dado para glorificar um dos lados do problema ocorrido no nosso país naquele período, teria falado única e exclusivamente da situação brasileira e suas consequências, e não a de vários outros países do mundo!
    __________________________________________________________
    Acredito que “simplista e superficial” foram suas colocações, pois aquele foi um momento muito complexo da nossa história e deveríamos lembrar-nos que os mortos naqueles enfrentamentos foram BRASILEIROS, que em virtude de um Estado vulnerável e também á influências externas (acredito que seja impossível que você discorde disso), tanto de esquerda como de direita, levaram ao quadro político daqueles dias, sendo aquele período da história um período de extremos (guerra fria), onde as grandes potências entendiam que, ou você era capitalista ou comunista, sem meio termo. Nossos problemas internos e nossa autodeterminação são caros demais para que deixemos outros países decidirem-os por nós!
    _________________________________________________________
    Ao invés de remoer antigos ódios de ideológicos de um passado conturbado através de postagens agressivas, que tal cada um dar seu entendimento do que aconteceu naqueles dias de acordo com sua própria ótica e sem paixões, visando garantir que algo semelhante nunca venha a ocorrer no futuro? Acredito que assim o debate seria de melhor aproveitamento, principalmente para os leitores mais jovens.
    __________________________________________________________
    P.S. – Meu Deus, e o assunto do post era somente o aspecto técnico e operacional de um golpe de estado, com exemplos dados. Mas mais uma vez velhos ódios ideológicos conflitantes atrasam o desenvolvimento do nosso país!

  30. Francoorp, eu deveira ficar lisonjeado pelo modo como me persegues… devem ser esses meus olhos… rsrsrsr… novamente passando ao lado da verdade par distribuir estultices… gosto de falastrões… são divertidos… pensam que pensam… não acho que são ingenuos… tenho certeza… hasta la vista…

  31. Ao Blue Eyes recomendo um calmante,pois anda muito virulento nesses dias.
    Infelizmente tenho tido pouco tempo de comentar e até ler as matérias do PB,o que me deixa triste,mas não posso deixar este post passar porque sou daqueles paranóicos que acham que corremos perigos.
    Pela milésima vez AFIRMO que não sou vermelhoxo e nem Tio Patinhas, sou apenas brasileiro que quer o melhor para o meu país.
    Os EUA e a OTAN tem todo direito do mundo de defenderem seus direitos quando se acharem ameaçados pelo atual poder da China(em todas as esferas).O que aconteceu na Líbia foi lamentável e deplorável,Fato.Mas o velho e extravagante Gadaffi analisou mal tanto a conjuntura externa quanto interna.Não serei pedante em dizer o que errou no front interno,mas é fácil dizer o que confiou demasiado em seus ”Amigos” da OTAN como o Belicoso Sakosy e companheiro de Farra e também extravagante Sylvio Berlusconi.No mais é interessante notar o quanto o Prémio Nobel da Paz se esforça para manter a PAX,esses malditos chupa-cabras conseguem ser mais irônicos do que eu e o Blue Eyes juntos.
    Outro erro fatal do finado Gadaffi foi ter deixado de lado suas forças armadas,praticamente equipadas com material bélico da era soviética,que era muito eficiente contra o exército de Brancaleoni dos primeiros meses de conflitos mas ineficaz contra uma força tarefa moderna e bem treinada(isso me faz lembrar as armas de um imenso país sul americano).
    A cada desenrolar dos fatos na Líbia me deixaram cada vez mais chocado e assustado,tendo o ápice na morte do velho Gadaffi,o que mais me chocou foi a barbaridade da turva enfurecida e da suspeita de sodomização do pobre diabo.
    Step by Step o eixo EUA & OTAN corp vai conseguindo seus intentos um deles é o controle sobre os recursos naturais (leia-se $$$$$) em tempos difíceis e o outro e enfraquecer a China na região ,além de outro que não consigo enxergar.
    Me preocupa o fato que uma vez estabilizada a presença do eixo EUA/OTAN na África(leia-se dominar) e Oriente médio seus olhos se voltem para terras tropicais.Não quero que a barbárie que tomou conta da Líbia aconteça em solo pátrio,não quero que os chupa-cabras venha com uma imensa força tarefa tentar tomar na marra as riquezas de nosso país.A receita para tentar tornar a vida deles mais difíceis todos nós sabemos e já disse várias vezes,embora eu não seja uma sumidade no assunto.Precisamos de mais caças,mais radares,mais sistemas de defesa antiaérea,mais subs e subsnuks,mais vants,etc….sem esquecer que a população precisa ser informada sobre o tema.
    Sem isso o jogo estará perdido e seremos subjugados pelo eixo EUA/OTAN.
    Como disse o eixo EUA/OTAN tem todo o direito de intervirem inclusive no Brasil,se assim entenderem e nós temos todo o direito de manda-los para o inferno se assim quisermos,mas isso não se faz com pit bulls desdentados que eles tentam nos empurrar goela abaixo.

  32. PARABENS PELO TEXTO, MUITO BOM MESMO. E penso que esse texto deveria ser publicado em outros site. Para que TODOS possam entender melhor a “DEMOGRACIA” americana, que de demogracia nao tem NADA. Parabens de novo.

Comentários não permitidos.