Durante Cúpula Ibero-americana no Paraguai, europeus recorrem a suas antigas colônias para tentar reerguer suas economias, abaladas pela crise da dívida na zona do euro. Brasil teria demonstrado interesse em ajudar.
A crise da dívida que atinge a Europa é assunto dominante nos dois dias da 21º Cúpula Ibero-americana, que termina neste sábado (29/10), em Assunção. Ainda sem encontrar uma saída definitiva para a crise enfrentada por alguns de seus países-membros, a zona do euro busca ajuda de economias emergentes com alta liquidez, como China e Brasil.
“Pela primeira vez a América Latina não é parte do problema, mas sim da solução”, disse o titular da Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib), Enrique Iglesias. O economista apelou aos países da América Latina por solidariedade para com Espanha e Portugal, países os quais, segundo ele, fizeram investimentos importantes e crescentes no continente americano.
“Agora o processo é inverso, o que vai criar um balanço positivo entre as duas partes”, disse o economista. “Esta cúpula coincide com um dos momentos mais confusos e turbulentos da economia mundial nos últimos 70 anos”, ressaltou.
O encontro na capital paraguaia reúne os chefes de governo dos 19 países latino-americanos, além de Espanha e Portugal. A situação dos europeus ainda preocupa. Portugal precisou de recursos do fundo de resgate do euro para alavancar sua economia e a Espanha implantou duras medidas de austeridade para tentar reconquistar a confiança de seus investidores.
Ajuda brasileira
Depois de Grécia e Irlanda, Portugal foi o terceiro país da zona do euro a se ver obrigado a apelar para o pacote de resgate europeu. Seus parceiros no bloco e o Fundo Monetário Internacional (FMI) autorizaram uma injeção financeira no país de 78 bilhões de euros.
Para o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, a crise mundial obriga os países afetados a rever sua gestão política e econômica a fim de que possam se manter competitivos. Antes de sua chegada em Assunção, Coelho e o presidente português, Aníbal Cavaco e Silva, visitaram São Paulo e Brasília, onde se reuniram com a presidente brasileira, Dilma Rousseff. O teor da conversa entre os chefes de Estado durante a visita não-oficial não foi divulgado, mas há especulações de que os portugueses tenham interesse na participação de empresas brasileiras em processos de privatização em Portugal.
O Brasil – sétima maior economia do mundo – teria apresentado, segundo o FMI, planos para comprar títulos da dívida europeia juntamente com outros integrantes dos BRICS (que, além de Brasil reúne Rússia, Índia, China e África do Sul). A proposta brasileira, no entanto, teria sido retirada após a manifestação morna de seus parceiros emergentes.
Os europeus querem incrementar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) por meio de um instrumento chamado “veículo de inversão com propósito especial” (SPIV, sigla em inglês). Fontes do governo brasileiro afirmaram que o país está disposto a ajudar a Europa por meio de um acordo com o FMI, descartando no momento, porém, investir no SPIV, já que os detalhes do plano ainda não estão claros. A maior economia da América Latina acredita que rota bilateral, no qual o FMI repassaria recursos brasileiros a um país atribulado, seria a forma mais rápida de ajudar os países da zona do euro, que tentam recuperar a confiança dos mercados.Grandes expectativas
A Espanha ainda não precisou de ajuda do fundo. No entanto, após o estouro da bolha imobiliária, o país alcançou um máximo histórico em sua taxa de desemprego, que alcançou 21,5% da população economicamente ativa – o mais alto da União Europeia. Além disso, a população espanhola vem se submetendo a duras medidas de austeridade introduzidas por Zapatero. Os mercados financeiros ainda se mostram desconfiados e pedem altas taxas de juros em troca de capital. Já os bancos espanhóis também enfrentam um grande desafio: reunir 26 bilhões de euros para elevar sua taxa de capital básico.
“Esta crise nos mostra que não há saídas isoladamente, por mais poderosos que sejam os países”, afirmou o presidente paraguaio, Fernando Lugo, anfitrião do encontro, em seu discurso de abertura.
Antes do início da cúpula, o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, afirmou que as expectativas para a cúpula eram grandes. ” A América Latina está passando por um momento muito bom e esperamos que este encontro sirva para fortalecer vínculos”, disse.
Durante o encontro também foi debatidos o papel dos governos na atual conjuntura financeira. Apesar da crise financeira, a América Latina prevê alcançar um crescimento médio este ano de 6%, embora a prosperidade não chegue a todos os habitantes. Um em cada três habitantes do continente vive na pobreza. A região é considerada como uma das mais desiguais do mundo no que diz respeito à distribuição de renda.
Autora: Eva Usi (msb)
E…. Queridos. O Mundo da Voltas…. Eles nos Colonizaram e agora e nos quem damos ajuda financeira a eles…. Vamos ajudar comprando umas arminhas…. A espanha tem umas beklas armas na marinha e Portugal um belo arsenal que poderia nos ajudar… alias. Olha nosso tamanho… precisamos de uma boa frota
Brasil QND VC VAI ACORDAA!!!!!!!!!! dexa os europeus AFUNDAREM numka deram a minima ajuda a nos, e tmb cada vez q a europa e os EUA caii o BRIC sobe assim o brasil podera fikar do lado dos novos lider mundial q seja CHina ou talvez a propria russia
Quem diria, esses senhores de pires na mão implorando ajuda do Brasil, quando se referem a américa do sul leia-se Brasil, será que eles ainda vão barrar brasileiros e deporta-los em seus aeroportos? Será que ainda vão nos chamar de cucarachos? É isso ai, vamos ajuda-los comprando suas empresas de telefonia, eletricidade e tudo mais que dê lucro, vamos comprar armamentos com TT irrestrita, sem pré condições, ou isso , ou afundem. Abcs.
– NADA A DECLARAR.
– se não tem nada a declarar , não declara.
– TUDO BEM ENTÃO, NÃO VOU DECLARAR NADA.
– fique tranquilo e aguarde.
– VERDADE, VOU OUVIR MÚSICA…ENTENDE (?).
———–
http://www.youtube.com/watch?v=Hch3HL8gPTk
QUEM diria sempre nos exploraram desde nossa esistencia,digo da america latina inteira e sempre o nosso pais foi explorado pelos americanos e europeus é golpe!acho bom tomarmos cuidado e pedirmos muitas garantias no caso de ajuda financeira pois o nosso ouro deve ter acabado.
eu não daria um centavo pra esses países. cadê o ouro (e outras coisitas más) que eles levaram de nós durante séculos?
.
.
Que os juros cobrados pela a A.L. sejam no mesmo nível dos juros que cobravam da gente nos anos 80… com a crise da divida!
.
Ai sim, pode-se ajudar as Ex-Metrópoles!
Que vendam suas fabricas,e tudo mais como sempre fizeram com a gente, aproveitando a oportunidade como falo o amigo Alexandre, vamos comprar navios para marinha e tudo mais esta é a hora, se não for assim não tem ajuda, que afundem todos TKS.
nesse mundo ninguém da dinheiro sem ter retorno em alguma coisa, se o Brasil emprestar dinheiro alguma coisa ele vai receber em troca além do dinheiro é claro.
–
–
uma estrada de mão dupla… com o mundo FUUU.. vamos vender nossos produtos para quem…
–
eu te ajudo porque isso me ajuda…Fato !!!
Se os governos de Portugal e da Espanha,aperta mais um pouco os seu respectivos especuladores os colocar na cadeia e todo aqueles que levaram estes dois países para essa condição deplorável;motivado por ganância ou por incompetência,já seria um ótimo começo.
.
Que Deus dê forças a todos os trabalhadores,pais/mães de família de Portugal e da Espanha e castigue todos os corruptos e ladrões do dinheiro público,inclusive aqui os do Brasil
“O economista apelou aos países da América Latina por solidariedade para com Espanha e Portugal, países os quais, segundo ele, fizeram investimentos importantes e crescentes no continente americano.”
Vai se f… Eles nos roubaram por séculos e agora vem dizer que num momento do passado eles investiram?
Se fosse para ajudar Alemanha ou um dos países Nórdicos eu seria a favor pois são países que tem capacidade de produção e tecnologia que nos interessa, MAS, ajudar Portugal é pedir para levar um CALOTE, NUNCA IRÃO NOS PAGAR, vão alegar que temos uma dívida de irmandade pelo país que nos colonizou e que hoje são solicialistas e a PTzada irá jogar nosso dinheiro no lixo, assim como fizeram com a Bolivia e alguns países africanos onde o Brasil perdoou as dividas, era dinheiro do povo brasileiro. Além disso o que Portugal tem para dar em garantia para o Brasil?
Ponto Extreme.Eles também são importantes para nós.
humm agora que as coisas aqui demonstram uma melhora e lá uma piora o orgulho deles caem e podemos ser amigos! Eles
tem de saber que tudo tem preço.
Essa vinda de empresas espanholas pra cá só vai aumentar a taxa de desemprego por lá.
Soube de um amigo que se relaciona com esses tal partido monarquico, e em Portugal ha um partido em formação bem semelhante e parte desse pessoal tem o interesse de futuramente criar um Reino Unido Brasil e Portugal!! Só não sei o que eles teria pra negociar conosco em tal união.
Síria: Oposição pede zona de exclusão aérea
http://pt.euronews.net/2011/10/28/siria-oposicao-pede-zona-de-exclusao-aerea/
O Brasil devia ajudar sim Portugal e Espanha, mas é comprando tudo quanto é empresa de la, da mesma forma como eles fizeram com a gente, durante a reabertura economica.
Eu sou contra a ajuda financeira a portugal, pois o Brasil estar forte, mas não estar imune. O Brasil com uma reserva de 430 bilhões de dólares ainda sim não seria o suficiente para essa ajuda. O Brasil tem que se fortacer mais, o caso da china 3 trilhões de dólares.
Parafraseando Margaret Thatcher, nos anos 80:
.
“Se as potências europeias não tem dinheiro para pagar suas dívidas, que vendam suas fábricas, suas terras e seus recursos minerais”.
.
Sem comentários…
Adriano e acha mesmo que isso vai acontecer
Isso são pessoas que não têm amor pelo pais que têm,e para além disso provavelmente muito pessoal isso ser contra isso
Muitos de vocês dizem que Portugal roubou o Brasil mas não se esqueçam que também levou para lá muito conhecimento,e se não fossem os Portugueses eram os Espanhóis a roubarem-vos e não haveria D.Pedro para ninguem
Melhor ajudar do que ver o desespero e alguem usar isso para tentarem nos neocolonizar.
Reino unido do Brasil; Deus me livre; a gente recebe o pagamento como(?), comendo o bacalhau da rainha? KKKKKKK
SHAKA VC E PORTUGUES, DOM PEDRO PRIMEIRO AJUDOU MUITO FOI PORTUGAL E INGLATERRA,PORTUGAL PAGANDO E PAGANDO CARO EM LIBRA ESTERLINA,EMPRESTADA A ALTISSIMO JUROS DA INGLATERRA AI NOSSO INICIO DE DIVIDA ,AO INVES DE NOS INDUSTRIALIZAR AINDA COMPRAVA E MUITO DA INGLATERRA,FORA O FATO DE SER EXTREMAMENTE INCOMPETENTE E METIDO A GARANHAO COM NOSSAS SENHORINHAS,POR ULTIMO AIDA DEIXOU AQUILO NO LUGAR DELE DOM PEDRO SEGUNDO,FORAM TARDE EMBORA.BRASIL ACIMA DE TUDO SO ABAIXO DE DEUS.
so tem uma coisa com a qual concordo, ” a america latina não faz parte do problrema” que se danem, tão querendo e nos vender titulos podres !!!
a palavra não é ajudar, a midia coloca isso erroneamente, a palavra é emprestar dinheiro a juros isso é o melhor, e o legal que sejam os paises da america latina pois sabem que continua falando a mesma lingua é melhor que eles dependerem tudo da china outra cultura ou dos estados unidos anglo saxiao tambem outros manos.
Deixem eles afundarem!
Estou com os comentaristas acima: Vamos comprar tudo o que pudermos (empresas) e dominar a economia deles.Nunca vou esquecer esses paisecos dando uma de grandes coisas,barrando,humilhando e deportando brasileiros nos aeroportos deles… E só devemos aceitar imigrantes que vierem de lá se forem técnicos,engenheiros,cientistas,etc. Isso,para desenvolver o Brasil.Quanto ao “zépovinho” deles,barrar nos aeroportos como eles fizeram conosco…
Sim,sou Português com muito orgulho
O homem consegue a independência do Brasil e você diz que ele era incompetente.
Mas você esquecesse se ninguém vos colonizasse-vos, também iria ser difícil conseguir industrializar o Brasil,ou então era a Espanha e conseguir a independência iria ser muito mais difícil já que eles eram um bocadinho mais violentos, para além disso era normal na altura colonizar as terras que se encontra-se
Ninguem tem culpa de Portugal ter encontrado o Brasil primeiro que a Espanha ou que a Inglaterra
Ora aí está a catarse da ignorantada info-excluída – vir malhar no “tuga” – mesmo que não saiba escrever duas linhas de História sem dizer bosta.
Para essa ignorantada entender, a História tem de ser contada que nem telenovela, com cómico de situação e linguagem, antes que mudem de canal.
O resto cabe a professores trotskystas tapados.
Eis a visão que têm de nós, portugueses.
O que isto prevê é um aumento da quota de financiamento do Brasil no FMI, que se for caso será usado, com percentagem inferior face ao FEEF, para ajudar países europeus com problemas de dívida soberana. Dinheiro emprestado a juros. Eis a explicação simples.
Outra explicação simples: se a Europa e os EUA entrarem em Default, não vos vão comprar NADA, e como tal bau-bau para o “crecimento” do Brasil…
Continuo a dizer, usem o dinheiro para continuar a pagar a dívida que ainda têm, ou daqui a uns anos estarão como nós. Coisa que aliás já aconteceu ao Brasil uma vez, e outra vez, e outra vez, e outra vez…
Gostei muito da paráfrase da Margaret Tatcher, feita pelo Edu Nicácio – “Se as potências europeias não tem dinheiro para pagar suas dívidas, que vendam suas fábricas, suas terras e seus recursos minerais”.
Já sentimos isso na pele, até que o Secretário do Tesouro Americano criou o chamado Plano Brady, que securitizou as dívidas da época, inclusive a nossa.
*****
Mas, brincadeiras a parte, deboche a parte, a coisa tá preta.
Pessoal, ajudar não é dar dinheiro.
É, como disse o Afonso de Portugal, mediante o aumento do aporte do Brasil ao FMI. Quem irá emprestar será o FMI.
E nossos haveres irão render no organismo internacional.
*****
Esperemos que muitas empresas estatais de lá sejam privatizadas, para podermos adquirí-las, como a TAP, muito bem dirigida pelo Fernando Pinto, brasileiro, ex-Varig, etc.
Vamos ajudar preservando empregos, famílias e o amor próprio.
E como disse, o Armando, ponto para o Extreme.
É isso, ou apoiamos, ou então quem irá comprar nossos produtos?
SALVE OS LUSÍADAS,POVO DESTEMIDO E AGUERRIDO;A MINHA SOLIDARIEDADE A VOCÊS IRMÃOS!
.
.
.
Portugal contribuiu e muito com na indenidade da nação brasileira,os lusitanos nos deu garra e determinação que é uma marca paternal deles ao povo brasileiro.
.
O Brasil deve ajudar o povo português,e sei que os nossos irmão portugueses não querem esmolas pois são trabalhadores e aguerridos que saíram dessa condição que nós já estivemos muitas vezes e que podemos está de novo, graças aos corruptos e a ganância dos especuladores financeiro que é um mal terrível e assombra a todos nós;brasileiros e portugueses.
Shaka
Por favor não me leve a mal, eu respeito a cultura e o povo portuques sim. O que acho errado é as políticas em que estão fazendo o povo protugues engolir.
E esse negócio de Reino Unido Brasil Portugal acho só viagem tamben, é uma coisa infundada de alguns mesmo!!
Quanto a Portugal, pátria mãe do Brasil, não ligo em o Brasil emprestar dinheiro, mas a Espanha que afunde na merda. Nunca me esqueço dos brasileiros barrados em seus aeroportos, sendo humilhados covardemente pelos policiais chamados nos de cachorros!
Acho que o Brasil deveria comprar Portugal, estabelecer uma cabeça de ponte ‘nas Europa’ e invadir antes que os chineses o façam.
Nao tem porque ajudar. Alias, creio que a razao pela qual querem ajuda e para tentar manter as classes populares de Espanha e Portugal num padrao de vida que os mantenham pacificos vinculados os interesses burgueses daqueles dois paises. Creio tambem a razao pela qual o governo petista do Brasil estaria interessado em “ajudar” esses dois paises e o medo de uma radicalizacao da politica das classes populares de Espanha e Portugal. Alguem ja escreveu sobre o Medo da Revolucao. Os europeus do sul, se acham totalmente decadentes, vagabundos e como antes se diziam chupinhas. Gostam de viver as custas dos que trabalham. Antes de juntar comunidade europeia, os trabalhadores de Portugal e Espanha eram respeitados e procurados. Bons trabalhadores. Conheci a fama deles em Londres. Hoje e uma vergonha. Hoje nao, isto ja vem sendo assim pelo menos uns vintes anos. Quem tomava o metro no centro de londres por volta da meia noite indo para as zonas populares do Sul, encontravam sempre um numero bem grandes de jovens portugueses, de boa saude, fortes, que vivem como pedintes indo para casas. Essa malta, como eles dizem, quebravam aqueles telefones publicos onde se punham moedas para usa-los. Muitasa vezes me sentinha com vergonha em saber que falo a mesma lingua que falam esse pessoal. Que me desculpe, mas os espanhois, portugueses, italianos e grecos tem e que se afundarem mesmo. Sao povos decadentes e que se tornaram na expressao da palavra uma raca de parasitas. Creio que se os paises do Bric mantenha a postura correta de nao ajuda-los, eles cairao mais na miseria, e dado que hoje em dia a saida pela imigracao nao mais funciona, todos os paises estao em crises, quanto mais baixo eles se afundarem melhor sera as condicoes que permitira o surgimento de forcas politicas que vao reergue-los. Nao sei se sera teses economicas da escola austriaca ou as teses marxistas leninistas que sera a solucao, mas estou seguro que as teses economicas que postulam que podemos viver eternamente no crediario esta comletamente exposta como falsa e insustentavel. Esta em bancarrota. E bom nao esquecer que as teses economicas austriaca requer governos do tipo Pinochet para que ela possa ser posta em pratica sem obstrucao.