Turquia abriga grupos armados sírios contra Assad, diz jornal

Antiga aliada da Síria, a Turquia agora abre as portas para grupos armados opositores ao presidente sírio, Bashar Assad, garantindo abrigo a dezenas de desertores do Exército sírio. Os integrantes do Exército pela Libertação da Síria, como são conhecidos, orquestram suas ações em solo turco, em acampamentos que contam com a segurança de militares turcos.

O auxílio ao grupo armado é o maior exemplo da mudança de posição de Ancara em relação a Damasco. O apoio é dado ao mesmo tempo em que a Turquia promove uma campanha para minar a autoridade de Assad no mundo. Os turcos também devem impor sanções à Síria em breve, aumentando o apoio ao opositor Conselho Nacional Sírio, fundado em Istambul.

Militares turcos descrevem a relação com o Exército de Libertação da Síria como humanitária, preocupando-se com a repressão de Assad aos opositores. O grupo armado é pequeno para ameaçar Assad, mas o apoio turco mostra o quanto os protestos ganharam força.

“Vamos lutar até que o regime acabe, e vamos construir um período de estabilidade e segurança na Síria”, disse o comandante da milícia, coronel Rial al-As’aad, na Turquia, enquanto era escoltado por dez soldados turcos.

Autoridades de Ancara negam o fornecimento de armas ou o apoio militar aos desertores sírios. Ainda assim, o coronel Al-As’aad agradeceu o apoio turco e pediu à comunidade internacional que envie armas aos opositores sírios.

Fonte: Estadão

16 Comentários

  1. O que a Turquia quer ganhar com isso, bajulando a Europa e os EUA? Em algum momento o ocidente vai usar os curdos para enfraquecer os turcos e fracionar seu território, pois agora que Israel está adentrando numa crise que promete ser longa, os EUA não permitirão que nenhum outro país no Oriente médio se emparelhe militarmente com o estado judeu ao ponto de ameaçar a função que exerce para os americanos na região.

  2. Acontece que a Síria também tem uma boa população curda…Vocês acham que eles iriam proteger o PKK?

  3. Siria tem suas Forças muito Bem estruturadas.
    poucos sabem , mas eles tem um pelotão de Elite , especializado em Ataque e Defesa com armas Quimica.

  4. Os turcos estão certos. O mundo não pode ter mais reis, ditadores , plutocratas,teocratas e populistas corruptos. Os turcos erram, porque são ainda teocratas.

  5. Essa mesma esquema que a OTAN-EUA usaram na Líbia. Tentam agora usar na Síria, criando grupo de rebeldes e fornecendo armamento de de grosso calibre para enfrentar o governo. Assim criaria caos pelo país , criando distúrbios e revoltas pela Síria. Com a repressão do governo Sírio a esses rebeldes, os EUA acusarão que o governo Sírio está violando diretos humanos.
    A CIA e Mosad estão por trás desse fornecimento de armas ao esses rebeldes, com objetivo de enfraquecer o governo Sírio.
    Só burro que não percebe isso. Cada dia a mídia inventa um número de mortes irreal na Síria só para desmoralizar o governo de la. mas essa mesma mídia não informa como uma oposição pacífica pega em arma e enfrenta o exercíto nas ruas.

  6. EIS O PREÇO DA TRAIÇÃO DE SARKOZY
    .
    .
    *******

    Saif ameaçou delatar Sarkozy
    .
    .
    No começo da crise na Líbia, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi um dos principais defensores de uma intervenção contra o regime de Muamar Kadafi.
    .
    Seus caças foram os primeiros a atacar as forças do ditador que preparavam a ofensiva final a Benghazi, em março, e a França foi o primeiro país a reconhecer o CNT como representante do povo líbio.
    .
    Em meio a essa animosidade, Saif al-Islam disse que o francês deveria se lembrar do dinheiro que a família lhe dera para sua campanha, em 2007.
    .
    -“Sarkozy deve devolver o dinheiro líbio que financiou a campanha dele.
    Temos todos os detalhes e podemos divulgá-los. A primeira coisa que quero que esse palhaço faça é devolver nosso dinheiro”, afirmou à época.

    ********
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,saif-ameacou-delatar-sarkozy-,792029,0.htm

  7. A minha previsão que eu já havia comentado sobre a Síria depois da queda de Kadafi (ou morte),começa a se concretizar.A queda do regime sírio terá o apoio maciço da Turquia,e ainda como já falei antes,é bem provável que a própria Turquia se envolva diretamente em uma guerra contra a Síria.A Turquia quer se transformar na grande potência árabe líder na região.Para isso ela precisa fazer amigos e mostrar o seu poderio militar.Espero que as relações com Israel se normalizem rapidamente como no passado,já que tiveram ótimas relações até mesmo existiu vários acordos militares entre os dois.Se isso não ocorrer,sabe-se lá o que poderá acontecer daqui pra frente entre turcos e israelenses.

  8. Essa mesma esquema que a OTAN-EUA usaram na Líbia. Tentam agora usar na Síria, criando grupo de rebeldes e fornecendo armamento de de grosso calibre para enfrentar o governo.
    UM DIA OS ÍNDIOS DA AMAZÔNIA IRÃO QUERER INDEPENDÊNCIA E ELES FARÃO A MESMA COISA.

Comentários não permitidos.