24 Comentários

  1. Muito boa aquisição e que agora ilumina áreas que estavam literalmente as cegas em nossas águas. Muito bom!
    E é um avião muito bem projetado.

  2. Ao meu ver seria muito interessante se fica-se uma aeronave P-3AM estacionada de prontidão no aeroporto militar de Fernando de Noronha para em caso de acionamento poderia realizar desde as missôes SAR ate de ASW em benefico da FAB há tem um detalhe poderia-se equipa-lá também com alguns equipamentos ECM ,sigint/elint já que o arquipelago fica mais distante do continente essa aeronave decolaria voaria ali pelo atlântico buscando a 4° frota Americana para bisbilhota-lá(na cara dura)e coletar suas emissões de radar e suas comunicações parece um pouco demais más o seguro morreu de velho vc deixa o seu gato rodear o aquario do peixinho-dourado ?

  3. Eduardo Ramos a 4º Frota no momento é apenas uma unidade administrativa, eles não tem meios proprios e talvez nunca terão, mas temos que estar preparados para tudo inclusive para uma guerra contra os EUA os Vietnamitas, Iraquianos e Afegãos conseguiram vencer com muito menos equipamento do nós possuimos então se nos se preparmos bem também conseguiriamos ganhar.

  4. Literalmente SUCATA, retirada do deposito de ferro velho da Força Aerea e governo americano no cemiterio de aviões (Deserto de Mojave).Varios Lockheed P-3 Orion que o Governo Brasileiro salvou da sucata, foram FABRICADOS a 30 anos.
    Se o governo realmente quer investir em aviões de patrulha maritima, deveria ter feito como a India que ja encomendou 8 novissimos aviões de patrulha maritima e anti-sub Boeing P-8 Poseidon.

  5. A questão é: todos os governos do Brasil desde a era militar até os dias de hoje com o PT (Lula/Dilma), não tem interesse na defesa. O problema no atraso do FX2 e reequipamento da FAB, não é político, financeiro ou de transferência de tecnologia. Mas sim o de que se o governo gastar com aeronaves novas, não vai sobrar tanto dinheiro para desviar e roubar. O governo vai continuar comprando Sucata para FAB, como esses P3 Orion e F5.

  6. Os Lockheed P-3 Orion, deixaram de ser fabricados em 1992. Os P3 Orion que o Brasil comprou ja tinham voado por mais de 30 anos para FA americana, e estavam no cemiterio de aviões no Deserto de Mojave. Após a compra, a reforma dos P3 Orion demorou mais de 10 anos nas instalações da CASA na Espanha. Esses aviões P-3 Orion que a FAB esta voando já tem mais de 40 anos !.
    São peças de museu e sucata obsoleta tanto em termos de avião, como eletrônica que foi instalada.
    É RIDICULIO O GF e FAB APRESENTAREM ESSAS AERONAVES OBSOLETAS PARA PROTEGEREM O PRÉ-SAL E PATRULHAREM A COSTA.
    P3 ORION É O SUCATÃO DA FAB.

  7. “UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL PARA O BRASIL
    NA TECNOLOGIA DE HELICÓPTEROS:

    .
    O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA GENUINAMENTE
    NACIONAL VISANDO O DOMÍNIO DO CICLO
    COMPLETO TECNOLÓGICO – DA P&D&I À INDUSTRIALIZAÇÃO,
    OPERAÇÃO E SUPORTE NA FABRICAÇÃO DE HELICÓPTEROS
    BRASILEIROS PARA AVIAÇÃO CIVIL, MILITAR E DE SEGURANÇA
    PÚBLICA, COM A ELABORAÇÃO DE PROJETOS AERONÁUTICOS
    LEGITIMAMENTE NACIONAIS”

    .
    .

    O artigo foca a leitura do painel de prospecção tecnológica e industrial da cadeia produtiva aeronáutica existente no Brasil, relacionando-a com a ciência aeronáutica de outros países desenvolvidos e emergentes, a fim de garantir a manutenção da soberania do Brasil nas áreas de conhecimento, pesquisa, desenvolvimento, na ciência, tecnologia e inovação aeronáutica para a fabricação de helicópteros por empresas genuinamente nacionais com o desenvolvimento de projetos aeronáuticos elaborados por engenheiros brasileiros.

    .
    Fonte:defesanet.com.br
    .
    .
    (em PDF)
    .
    http://www.defesanet.com.br/docs1/TC_KERN_Helicopteros_Brasil.pdf

  8. EU CREIO QUE JA É ALGUMA COISA VAI CERVIR MUITO E NÃO SÓ PARA GUERRA MAS PARA SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO BRASILEIRA EM GERAL,BUSCAS E SALVAMENTO MARAVILHA VAI TRASER MUITO MAIS SEGURANÇA E PROTEÇÃO MARITIMA E LITORANEA.

  9. Para quem nao tinha ASW essa aquisicao e excelente. Bom preco e agora modernizado ficaram muito bons. A unica ressalva quando se compra avioes antigos e a falta de pecas num futuro proximo e teremos 3 unidades para isso. O pais necessita de uma simples plataforma mas os equipamentos de deteccao e o que interessa.
    Quanto a guerra com EUA, esquece, vamos evoluir essa essa de panico.

  10. .
    .
    Tsunami de Links disse:
    29/10/2011 às 03:46
    .
    A 4° Frota pode ter meios quando quiser, pois os navios de outras frotas podem passar ao seu comando do dia pra noite… concordo que podemos vence-los, pois países menores venceram e os expulsaram do território!
    .

  11. Muitos países ainda usam e vão continuar usando o p-3 por um bom tempo, pelo que sei também, o que vale é o equipamento o recheio da aeronave. talvez! como tudo no brasil é pro futuro bem distante, poderíamos quem sabe usar o KC-390 ou o Embraer 190 para este mesmo fim priorizando assim nossa industria gerando renda e emprego no nosso país, é o que eu penso.

  12. Manoel
    Apoiado meu amigo!
    antonio
    Não defendo o governo atual mas esse do PT é o que mais fez pela segurança militar, é claro que é irrisório conforme a realidade prescide, mas o que temos de fazer como cidadães é pesquisar se os candidatos tem histórico de investimento em áreas que pessoalmente se interesa a si. E não fazer isto é o maior erro do cidadão brasileiro.
    Deixo claro tamben que não sou vinculado a qualquer pertido.

  13. Antonio, esses P3 são sucatas mesmo, são aparelhos com mais de 30 anos, é uma vergonha! Grande FAB, grandes aquisições.

  14. NELORE concordo plenamente com vc,guerra guerra Guerra tem alguns aqui precisando de um bom psicologo,se os americanos guiserem e for do interece deles eles não presisam nem sair do lugar para nos eliminar do planeta,é só apertar uns botõeszinhos,que maré em.

  15. Bom dia !! Vms lá:

    4 subs convencionais
    1 sub nuclear
    50 helis trans.
    12 mil mi hind
    20 astros
    36 kc
    26 npas de 500 ton
    240 leopard
    2044 vbtp-mr
    120 marruas
    16 black hawk
    12 c295
    9 p3 orion

    e mais algumas coisas…
    Eh pouco, claro, mas que não estamos parados, não estamos!!
    Possa as outras administraçoes que virão dar continuidade…
    Abs

  16. pedro
    Pois é!! alguma coisa o END valeu rsrsrsrsr
    TEm gente que reclama muito mesmo, eu sou a favor de uqe se reclame sim, mas dentro das medidas.
    Esse Marrua da Agrale é show!!

  17. Quem não conhece o P-3, mais vale estar calado!!!! Eu conheço bem este avião e posso dizer que se a FAB souber tratar bem deles e fizer a manutenção deles em locais de confiança (Não façam nem nos EUA nem em Espanha)estas aeronaves serão capazes de voar por mais 15 a 20 anos sem problemas. É uma maquina infernal e muito fiável. O que muitos não sabem é que metade dos P3 da FAB fizeram/fazem a manutenção a revisão estrutural em Portugal, e que daqui a uns anos vão ver a diferença entre os P3 modernizados em Portugal e os modernizados em Espanha. Quase que aposto que os de Espanha irão dar primeiro problema. Bons voos

Comentários não permitidos.