Estados Unidos criarão embaixada virtual no Irã

Hillary Clinton afirma que projeto visa criar novas e melhores relações com o povo iraniano.

Por Guilherme Abati

Os Estados Unidos estão planejando abrir uma embaixada no Irã pela primeira vez desde 1980. Mas essa embaixada será virtual!

Hilary Clinton, secretária do Estado, disse em entrevista para a BBC que a “embaixada virtual” pode estar disponível até o fim desse ano para que os iranianos tenham informações sobre vistos e programas de intercâmbio estudantil.

Clinton disse: “Nosso objetivo com esse projeto é criar novas e melhores relações com o povo iraniano.”

Os Estados Unidos romperam relações diplomáticas como o país em 1981, depois que iranianos mantiveram 25 americanos como reféns por 444 dias. Desde então não há uma embaixada americana em Teerã, capital do Irã. Da mesma forma, não há embaixada iraniana na capital americana, Washington.

De acordo com o Mashable, Clinton espera que com essa e outras medidas, os Estados Unidos e o Irã, apesar da constante tensão política que persiste entre ambos, possam se aproximar cada vez mais, para benefício mútuo. Hillary acrescentou que para que a embaixada online possa existir, o governo iraniano irá ter que diminuir as restrições impostas ao uso de Internet. Caso a censura a meios de comunicação pelo governo prossigam, Hillary teme que o projeto esteja com os dias contados.

Fonte: GEEK

7 Comentários

  1. Estes P..tos! Querem de todas as formas conseguir o que pretendem. Aconteceu na Líbia fazendo um ‘banco central’ clandestino nas mãos dos rebeldes, para em seguida com apoio claro! $$$ ter a ofensiva.. e agora esta ‘embaixada’ VIRTUAL no Irã. Deixem as culturas como se encontram! Caramba.

  2. Hilary está a procura de um grupo de rebeldes para financiar no Irã,assim de derrubar o governo Iraniano. Acho que ta bem difícil os EUA conseguir fazer contato no Irã.

  3. A Internet realmente derruba governos,e isso é muito bom, pois o povo fica mais esclarecido e pode opinar democraticamente. A internet está quase conseguindo terminar com a monstruosa corrupção dos nossos políticos, estimulada pela vergonhosa impunidade reinante. A internet está mobilizando a opinião americana contra as injustiças se seu governo. No Oriente Médio, vários governos ditatoriais já cairam. Reinado, caiu algum ? Não me lembro. Hillary Clinton é mulher, e isso incomoda os islâmicos radicais, pois no islamismo, a mulher é inferiorizada em relação os homens, que vivem com a cabeça na Idade Média.
    A Idade Média é limitada entre o ano de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.

Comentários não permitidos.