Defesa & Geopolítica

Estados Unidos criarão embaixada virtual no Irã

Posted by

Hillary Clinton afirma que projeto visa criar novas e melhores relações com o povo iraniano.

Por Guilherme Abati

Os Estados Unidos estão planejando abrir uma embaixada no Irã pela primeira vez desde 1980. Mas essa embaixada será virtual!

Hilary Clinton, secretária do Estado, disse em entrevista para a BBC que a “embaixada virtual” pode estar disponível até o fim desse ano para que os iranianos tenham informações sobre vistos e programas de intercâmbio estudantil.

Clinton disse: “Nosso objetivo com esse projeto é criar novas e melhores relações com o povo iraniano.”

Os Estados Unidos romperam relações diplomáticas como o país em 1981, depois que iranianos mantiveram 25 americanos como reféns por 444 dias. Desde então não há uma embaixada americana em Teerã, capital do Irã. Da mesma forma, não há embaixada iraniana na capital americana, Washington.

De acordo com o Mashable, Clinton espera que com essa e outras medidas, os Estados Unidos e o Irã, apesar da constante tensão política que persiste entre ambos, possam se aproximar cada vez mais, para benefício mútuo. Hillary acrescentou que para que a embaixada online possa existir, o governo iraniano irá ter que diminuir as restrições impostas ao uso de Internet. Caso a censura a meios de comunicação pelo governo prossigam, Hillary teme que o projeto esteja com os dias contados.

Fonte: GEEK

7 Comments

shared on wplocker.com