Cibertaque rouba planos militares e de usinas nucleares de empresa japonesa

Segundo reportagem de jornal japonês, invasão em máquinas da Mitsubishi resultou em vazamento de informações confidenciais.

Informações secretas sobre equipamentos de defesa vitais, como aviões de combate, assim como o projeto de usinas nucleares e planos de segurança, podem ter sido roubados da Mitsubishi Heavy Industries durante um ciberataque, em agosto.

De acordo com o jornal japonês The Asahi Shimbun, uma investigação interna encontrou pistas de que dados confidenciais foram transmitidos para fora da rede da companhia.

Segundo a reportagem, é a primeira vez que as fontes reconheceram que esses dados podem ter sido copiados. Antes, a empresa dizia que o ataque havia sido identificado antes de qualquer dano.

A invasão foi descoberta em agosto, com 83 computadores infectados. Essas máquinas estavam em 11 locais, incluindo os estaleiros de Kobe e Nagasaki, onde são construídos submarinos e destróieres, bem como a instalação de Nagoya, responsável pela fabricação de um sistema de mísseis guiados.

Uma investigação mais aprofundada em dezenas de computadores em outros locais encontrou evidências de que informações sobre equipamentos de defesa e usinas de energia nuclear foram enviadas para fora da rede da Mitsubishi, diz a reportagem.

As informações militares estão relacionadas com a caças e helicópteros pesados ​​que Mitsubushi fabrica para o Ministério da Defesa do Japão. A empresa é a 26ª maior fornecedora militar do mundo, segundo um site especializado.

Já os dados sobre usinas nucleares incluíam o projeto de instalações e equipamentos, bem como medidas anti-terremoto.

Procurada pelo jornal, a fabricante não quis comentar o assunto.

Fonte: IDG NOW

11 Comentários

  1. Isto tem razão de ser ambíguo. Terremoto?.. Ataque cibernético?.. Não vai nem de longe deter aqueles do Japão que compreendem o intrínseco e milenar poder japonês de se tornar independente. Não só reergueram o país em questão de poucas décadas, como também temos hoje celulares japoneses.. =b laptops japoneses.. heheh

  2. Isso só pode ser coisa desses chineses.Toda tecnologia mais avançada que eles tem na área militar,foi conseguida dessa forma roubando ou copiando idéias dos outros.Aí é mais fácil construir armas modernas às custas da inteligência dos outros,o difícil é começar do zero e enfrentar todo tipo de dificuldades e fracasso,mas um dia vem a recompensa de alcançar o objetivo final e o orgulho de ter chegado lá,que é o mais importante.

  3. O Brasil deveria seguir o exemplo e começar a pensar da mesma maneira e agir!Todas os paises desenvolvidos fazem isso, claro que tudo em segredo, pode ser os chineses, Koreanos, os russos, os americanos, os franceses, não tem inocente nessa história não!

  4. Falha de segurança dos japoneses. As redes internas que contem informações sigilosas Nao deveriam ter contato com o exterior, deveriam ser redes isoladas como sao as redes das instalações nucleares do Iran justamente para evitar esse tipo de ataque.

  5. ahahahah pelo menos atrás do teclado os ching-ling tão contudo.
    .
    Depois daquele incidente do china jogando sua traineira contra uma NPO japa, não duvido nada de estranho vindo de lá ahahhahahaahah

  6. MAIS OUTRA DOS CHINAS
    .
    .
    *******
    Segundo revista, Chineses teriam hackeado satélites dos EUA
    .
    ‘Bloomberg Businessweek’ teve acesso a rascunho de relatório de uma comissão do congresso
    .
    .

    “(…)Uma comissão do congresso dos Estados Unidos acredita que os hackers possam ser militares chineses e que a intervenção tenha sido feita de uma estação na Noruega. (…)”
    *******
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,segundo-revista-chineses-teriam-hackeado-satelites-dos-eua,791804,0.htm
    .
    .
    .
    OBS:
    .
    Dandolo….você sabe fritar também um ovo?
    .
    É só para descontrair um pouco colega, desculpe pela brincadeira-Hahah….
    .
    meus respeitos.

Comentários não permitidos.