IMPORTANTE: Inpe fecha acordo com Nasa e se aproxima de lançar supersatélite

Maria Fernanda Ziegler, enviada a São José dos Campos

Assinatura de acordos de cooperação científica teve a presença do diretor da Nasa, Charles Bolden

Foram assinados nesta quinta-feira (27) dois acordos de cooperação científica entre o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Nasa, a agência espacial americana. Os acordos de cooperação no Programa de Medidas Globais de Precipitação (GPM, da sigla em inglês) e sobre medições de ozônio abrem caminho para um possível novo acordo, em fevereiro, para o lançamento de satélite de prospecção de vegetação.

Com o acordo assinado hoje, o Brasil passa a fazer parte da rede que recebe os dados de satélites americanos e japoneses. Dados sobre chuvas obtidos com os satélites dos dois países serão comparados com os dados do Inpe. Além disso, o Inpe também vai participar do desenvolvimento de softwares de análise dos dados.

Enquanto o Brasil não lança satélites de monitoramento de chuvas, o Inpe utiliza dados de pluviômetros e mapeamento de área de risco para desastres naturais. “A assinatura do GPM diz respeito a dados, não afirma que vamos fazer satélites juntos”, disse ao iG Marco Antônio Chamon, coordenador de gestão tecnológica.

Chamon se refere a um antigo desejo do Inpe de construir um satélite para monitorar as chuvas. Desde 2008, o Inpe já tentou concretizar a ideia, em parceria com a agência espacial europeia e com a própria Nasa, mas nas duas ocasiões o projeto não alavancou por causa de cortes de verba nas duas agências. O satélite melhoraria o monitoramento das chuvas no Brasil. “Hoje, pode chover muito por duas horas e o satélite não acompanhar”, disse.


Ozônio


Outro acordo assinado hoje visa a coooperação das duas instituições no estudo da concentração de vários componentes da atmosfera e a compreensão da camada de ozônio da Terra. A participação do Brasil neste estudo permite, por exemplo, que o país passe a receber dados do satélite americano NPP, que será lançado amanhã pela Nasa e que tem um medidor de ozônio.

Durante a cerimônia o diretor da Nasa, o astronauta Charles Bolden, elogiou as instalações e a qualidade do Inpe e agradeceu os esforços do instituto na qualificação do satélite argentino Aquarius.



Flora, o supersatélite brasileiro


A visita de Bolden e a assinatura dos acordos marcam uma reaproximação do Brasil com os Estados Unidos nesta área, já que há 10 anos nenhum administrador da agência espacial Brasileira vinha para o país. Neste período, o Inpe firmou acordos com países como a França para a construção de satélites, mas que acabaram sendo cortados por causa da crise econômica mundial.

Durante a visita o Inpe apresentou uma proposta cooperação entre a Nasa e um satélite de alta resolução espectral, o Geteo (Observatório Global do Ecossistema Terrestre), também conhecido como Flora. “Hoje o monitoramento apenas vê se há floresta ou não. O Flora é capaz de verificar as características químicas e físicas da vegetação, o que satélite nenhum faz atualmente. Ele é 10 vezes mais avançado do que qualquer satélite do mesmo tipo”, disse Chambon. “Este acordo de hoje facilita o próximo acordo em fevereiro, embora o pessoal da Nasa não admita isso”, finalizou.

Caso a parceria seja assinada em fevereiro, Nasa forneceria um instrumento, que custa 150 milhões de dólares e o Brasil entraria com o fornecimento de cerca de 110 milhões de dólares, referentes a uma parte do satélite e parte do lançamento.

Fonte: Último Segundo

44 Comentários

  1. O certo seria um Super olho da Águia vigiando a nossa Amazônia eu já falei e falo de novo vou jogar praga pra isso não sair do papel, VOLTA LULA! Não tem nada de vantajoso pra nós nisso, Os EUA não tem nenhum satélite em parceria com outros ou tem? satélites designados a segurança da sua soberania FU……….

  2. Poderia ser com outro país menos EUA,e ao invés dos capangas do INPE, com o pessoal do INMET e da Orbisat da Amazônia que fizeram o radar Saber e um radar de banda P que vê através da copa das árvores aí sim seria vantajoso

  3. Se o Brasil conseguir com isso aprender coisas úteis a nós, é uma ótima notícia, só tem que ficar de olho, pois o passado que os EUA nos reservou na área não pode se repetir no presente e no futuro.

  4. O único objetivo dos yankes é espionagem, como tentaram em aramar, onde foi descoberto espiões. Incrível como esses políticos analfas brasileiros não sacam nada de estratégias!

  5. .
    .
    Mais um tratado CARACU… cada um sabe quem entra com o que no acordo!!
    .
    NASA fornece equipamento por 150 milh… que isso, agora estão até vendendo diretamente, mas antes não tinha so embargo e mais embargo contra o Brasil??? Sera coisa nova ou ultrapassada??? So acredito na efetividade depois dos fatos consumados, ai sim veremos se ganhamos ou perdemos… e vendo todos os boicotes e embargos na área espacial que sofremos dos USA temos ja uma base para calcular o que pode acontecer com o INPE… eu vetaria se tivesse o poder pra isso… quem sabe ainda consiga esse poder um dia!!
    .
    No fim é so pra chuvas né…. mas vai começar a chover na cabeça de quem??
    .
    Valeu!!

  6. As floretas são muito perigosas, pois se pegarem fogo, contaminam todo ar atmosférico, matando a maioria dos seres vivos. Vamos loteá-las em blocos menores, para que os incêndios não se alastrem.
    O ecologista é o Grande Satã.

  7. Temos o melhor local do mundo para lançamento !E os EUA sabem disso .Espero que deixem nos gozar também desta vez .Não só um ter o prazer .

  8. O negócio é aprender o que puder, com quem puder.
    Se houver alguma boa perspectiva de capacitação, tudo bem.
    Mas se com esse ‘negócio’ vamos ficar na ‘coleira’ em avanços futuros, talvez seja o caso de ‘largar de mão’…
    Para se aporrinhado, já bastam as ONG’s…além dos ‘baba ovos’ brasucas.

  9. No Brasil só deve ter imbecil… então nossos tecnicos não saberiam se um instrumento serviria para nos espionar ou algo que o valha?… eh vermelhinhos idiossincraticos… qndo se trata dos EUA a sirene apita… rsrsrsr… eu sempre soube que quem metia medo em criancinhas eram os comunas, não os yankes… rsrsrsr… deixem de ser bestas… hoje não existe mais tal possibilidade dado o nivel de desenvolvimento tecnico alcançado em nosso pais… o real perigo são nossos politicos vendidos… esses sim são o cancer da nação… como diria um lucido amigo: 17 anos de governo socialista e continuamos um pais corrupto e demagogo… é isso que vcs querem, pelo jeito…

  10. CADA BANANEIRA,se os americanos quiserem nos espionar não presisam usar o impe,o brasil é enorme e provavelmente tem agentes americanos infiltrado na marinha exercito aéronautica,e podem crer com toda a tecnologia que eles tem sabem mais de nós que nós mesmos,e se eles quiserem invadir o brasil como muitos pensam para eles é mole,ésta mania que alguns tem de ficar vendo inimigo para todo lado foi a destruição de sadam e de muitos outros,temos é que tirar proveito do melhor.

  11. Gostaria de saber de vocês, se interesse americano seria somente espionagem, eles não fariam sozinhos um satélite igual ou melhor que este proposto.???
    Concordo com Blue Eyes…

  12. .
    .
    Pelo que eu sei os acordos para mais satélites feitos com a China em parceria estão muito bem, alias são bem modernos e funcionais… além de que com a China temos muito o que aprender na área espacial, pois faríamos um desenvolvimento conjunto, e não ficaríamos ai mendigando… e a China ainda não cometeu embargos espaciais ao Brasil como os USA sempre fizeram!!
    .
    Pois é… foram 20 anos de governo ditatorial militar e o Brasil continuou sub-desenvolvido depois, com os mesmos problemas que temos hoje… alias, saiu ainda mais servil aos interesses Yankees… e vendo como a pedofilia nos USA é galopante creio que quem mete o dedo em criança seja mesmo os Yankees!!
    .
    Sempre com a retorica do ódio né… sempre!!

  13. Essa é uma forma de espionagem compartilhada, os americanos lançam seus satélites com o nosso apoio e dentro das nossas órbitas estratégicas e aí fica tudo mais fácil e escancarado, não é preciso esconder nenhum “aparelhinho” né?.
    O equipamento (satélite) proposto por eles é dez vezes mais avançado do que os atuais e mostram tudo sobre a região amazônica em tempo real. Por que não permitem que o Brasil ou a China, a Rússia, etc coloquem um satélite desse porte sobre o território dos USA? é ruim hein! – dá mole prá ver o que acontece depois…

  14. a questão não e so espionagem, a questão e dependencia tecnologica e controle interno, eles vão nos fornecer equipamentos e não desenvolver junto conosco, mas concordo que necesitamos de um equipamento que nos ajude a prever catastofres ambientais, mas sera que depois de quarenta anos não conseguimos desenvolver nem uma parte disto ? depois de tamtos boicotes não so de estadunidenses (americano eu tambem sou) mas tambem da união europeia, não seria melhor uma parceiria com a china ou india ?

  15. Não precisamos ter desconfiança com os Americanos, eles são extremamente confiáveis, eles já provaram que são nossos AMIGOS, por isso eu acho que o blue eyes esta coberto de razão. Viva America, viva blue eyes!

  16. Boeing – Brasileira trabalha no Programa F/A-18 Super Hornet.
    .
    Nirvana Deck
    Ela é brasileira, Engenheira Mecânica, e trabalha no Programa F/A-18 Super Hornet em St Louis, Missouri
    .
    *********(entrevista)
    .

    “(…)Há quanto tempo você trabalha no Programa Super Hornet?
    (…)”

    *********
    .
    http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/3077/Boeing—Brasileira-trabalha-no-Programa-F-A-18-Super-Hornet
    .
    .
    Brasileiro está em todo canto…é que nem pão-Rsrs….

  17. eu não tenho como me considerar anti norteamericano sendo que eu uso windows, tenho um nike, jogo playsteition e minha serie favorita e two and a half men ( sem o charlie chen ficou uma merda ), maaaas este e um blog de geopolitica, sendo assim devemos considerar o que e melhor ou não para nos geopoliticamente, e para mim depois de tantos boicotes que sofremos do governo norteamericano no campo aereoespacial, não e uma boa acordos com eles nesta area, por que ? porque e uma area bilionaria, e nem eles nem ninguem na verdade quer concorrentes, querem na verdade crientes, por isso eu acho que deveriamos nos alinhar neste setor aos paises emergentes que estão mais avançados, não por achar que são santos ou demonios , em geopolitica não deve ter disto, mas sim por termos mais em comum neste momento.
    Acordos com EUA, RUSSIA, CHINA, FRANÇA ou seja la quem for, o que devemos levar em consideração o que e interessante para nos, se for bom para o brasil tamos dentro, se não for tamos fora, o que não da mais e no estagio que estamos ficar torcendo a favor ou contra nações como se fossem times de fultebol ( “eu sou anti isso, eu sou a favor daqueles, fulanos são santos, beltranos são maus “)isso e bobeira !!!

  18. A intenção visa impedir que o Brasil, obtenha o conhecimento necessário e seja auto-suficiente. Pois o que é um veiculo lançador hoje, amanhã é um míssil balístico, o satélite de comunicação ou para fins metrológicos hoje da No Hal para outras aplicações e novos satélites com aplicações militar. A nação USA, assimilou a política de dominação Romana. Á nichos que o mesmo, não permite que outros COMPITAM ou se INDEPENDENTIZEM.

  19. Mauri, retrospectiva é incrivelmente desfavorável para os EUA, os caras fecham contrato e desistem dois anos depois no derradeiro momento, só pra fazer perder tempo. Sendo assim pode ser que façam por espionagem ou mesmo pra medir a evolução nesses últimos 10 anos, quem sabe até é possível passar algo pra nós, que não seja tão bom assim. Agora o que dá pra garantir, é que não buscam o nosso desenvolvimento.
    dhou, não sei até que ponto é verdade, mas aqui uma matéria de 2004, se não me engano, que pode dizer algo.
    http://www.pampalivre.info/policia_federal__propina_federal.htm

  20. Dhou e blue eyes disseram algumas verdades. PARANOIA desse povo! Esses acordos fechados com os americanos Nao incluem NENHUM projeto na área militar. Para espionagem eles possuem seus próprios meios. Na minha opinião sao grandes as vantagens desses acordos pois o Brasil infelizmente ainda Nao domina 100% das tecnologias envolvidas na construção de satélites sendo que boa parte dos sistemas ainda tem que ser importados. Alem disso o INPE vai poder se beneficiar com dados de outros satélites e diminuir os custos de seus projetos. Temos um orçamento muito limitado para nossos projetos na aerea espacial e militar e parcerias sao a melhor solução para que continuemos avançando.

  21. Blue eyes, voce não está falando mais com “vermelinhos”, esse é um termo que meu avô usava, falava muito durante a guerra fria, vc deve ter escutado muito e possivelmente os vermelinhos invadiram seus sonhos e seus pesadelos….
    Os críticos que você chamou de vermelinhos não sao vermelhos, eles vestem a camisa verde amarela, são BRASILEIROS. Comunistas? papinho enjoativo esse viu, axo que no mundo deve haver meia duzia de comunistas, que devem enfiar rum cubano guela a baixo vendo que suas teorias marxistas são meras utopias nesse mundo globalizado.
    Quem critica esse tipo de iniciativa YANK as critica porque é brasilero, conhece nossa história e quer o melhor para o nosso país… nenhum deles ta pouco se lixando pra comunismo ou capitalismo ou imperialismo… o que queremos é uma independencia que nos foi negada durante décadas pelos yanks, ai do nada surge eles estendendo a mão para nós. Um sinal de desespero? diante do seu fatídico fim egemônico

  22. Estamos dando aos ianks a arma q vão usar no monitoriração do n país , esse caras são uns tontos, pq os ianks ñ oferecem parceria na construção de um foguete poderoso , tipo Proton ou o saturno deles ? Pq?

  23. “o que queremos é uma independencia que nos foi negada durante décadas pelos yanks”

    Me desculpe amigo, mais se o Brasil se encontra nessa situação que está hoje não foi apenas por interferência estrangeira, a culpa maior dessa nossa situação é do próprio povo Brasileiro que na sua grande maioria só quer saber se futebol, carnaval e cerveja, fora outros problemas.

  24. Blue eyes/carlos augusto, parafraseando dr johnson such an excess of naivety is not in nature. Creio que os eunucos no planalto sob o comando de Dilma esta renegando os primeiros passos de um Brasil mais independente que foi caracteristico da era Lula. Os yanques vao usar esta oportunidade para estabelecer bases militares no territorio brsileiro, onde a autoridade de nosso governo nao e acataDA. Como eles fazem em todos os paises onde eles tem bases ou postos militares.

  25. Puta que pariu (desculpem a exclamação, mas não deu para segurar) RODRIGO… ce falou exatamente o que eu iria dizer… mas parabens… e exatamente isso… não sabemos fazer porque não temos COMPETENCIA… vamos estudar, educar a população… mas perguntem se esse governo quer isso… DUVIDO… melhor comprar o governo eterno, com um povo ignorante e da-lhes bolsa isso, bolsa aquilo, bolsa miseria em troca de votos… e tem doido que ainda defende essa corja… coitadinho de nós… tamos sendo aproveitados pelos gringos… tomem vergonha na cara e vão estudar… não defendo os americanos, mas não passo mão na cabeça de gente desqualificada chorona… querem independencia?… façam por onde… cade o investimento em C&T?… chorar não resolve nossos problemas… Gustavo, quem dera vc fosse qualificado a saber dos meandros do poder que grassa por esse mundo obscuro da politicagem internacional… qndo eu achar que vc ta no ponto, te respondo… não vou perder meus neuronios com quem não tem os seus preparados… saudações…

  26. xtreme..internar o dandolo nao resolve.ele vai acabar usando a intenet e continuar com a colera. isolamento numa ilha seria a solucao..rsrsrs… p. ontem…kkkkkkkk

  27. Rodrigo é verdade e ainda te digo que nenhum cidadão que se preze desse nosso Brasil, pode retirar a responsabilidade que cabe ao próprio brasileiro nesse quadro ainda infeliz, entretanto Rodrigo ao analisarmos o contexto histórico dos dois países, não seria exagero dizer que se trata de um adulto e um adolescente ou mesmo criança. Ainda somos uma jovem democracia e em todos os setores da nossa sociedade existe uma forte influência norte americana, nossos modelos institucionais são norte americano, nossa mídia é norte americana. Aí eu chego à conclusão que se já é difícil o processo de amadurecimento, de crescimento, de evolução de um país pela própria magnitude da empreitada, imagine com um parceiro, um irmão como esse.
    Que tenhamos um bom relacionamento, mas no que diz respeito ao setor espacial ou a qualquer área sensível, já está mais do que claro que não são capazes de serem os parceiros que esperamos. É incompatível com os delírios Romanos deles.
    sds

  28. O BRASIL TEM COMPETENCIA PARA FAZER SEUS PROPRIOS SATELITES E LANÇA-LOS, O QUE FALTA É CORAGEM
    Todos sabemos que temos competência e tecnologia para construirmos nossos próprios satelites, nossos próprios VLS, nossos próprios caças e tantas outras tecnologias de ponta.
    Mas, parece que muitos brasileiors não acreitam ou não querem acreditar em nossa própria competencia e capacidade, e preferem ficar só criticando e apoiando a servidão aos ditos paises desenvolvidos.
    O que falta neste país é uma verdadeira vontade politica de tornar-se independente e acreditar no verdadeiro potencial e capacidade de nossos cidadãos.
    Mas podem ter certeza… estamo mudando… a passos de tartaruga devido a embargos que sofremos na busca por compartilhamento destes paises que se dizem defensores da globalização. Globalização para quem?
    O Brasil deve vetar este acordo e tratar de buscar implementar suas próprias tecnologias, pois temos competência e conhecimento para isso. O que falta é apenas vontade e coragem.
    Acorda Brasil. Amor ao Brasil.

  29. .
    .
    Gustavo G disse:
    28/10/2011 às 16:13
    .
    Grande comentário, concordo!!
    .
    Presta atenção que eles falam todas essas coisas politicas ai pra defenderem seus interesses, estão pouco se lixando para o povo brasileiro, se fosse assim não falavam mau da distribuição de riqueza que os bolsa isso ou aquilo levam, mesmo que seja uma esmola infame é muito mais do que a elite é disposta a oferecer… basta ver as estatísticas anteriores a essas bolsas sobre concentração de riqueza no Brasil… mas pra mim todos os Governos do Brasil desde 1889 nunca quiseram saber de educação para o povo, esse problema vem desde sempre, não é coisa de agora… pergunta pra eles quanto do PIB os AZUIS militares investiam em P&D, pode parecer muito, mas o fato é que partiam do zero, por isso parecia muito…
    .
    No mais o tema espacial está sempre sofrendo embargos e boicotes dos USA, e mesmo assim tem gente pronta a defender suas razões, e ainda dizem que temos que continuar nessa linha de submissão…
    .
    Se os USA realmente combatessem os Vermelhos Comunistas nunca teriam deixado que suas empresas investissem na China, NUNCA, teriam feito o mesmo que fizeram com Cuba, nenhuma empresa que comerciasse com a Ilha poderia comerciar com os USA, ja que a ideologia era a MORTE AOS COMUNAS… determinariam que os Comunas Chineses ficassem atrasados e subdesenvolvidos, e não teriam se desenvolvido por 40 anos com grana e exportações para o Ocidente, e alias teriam embargo como era para a URSS…e a China está virando isso que vemos hoje… Mais uma mentira dos USA em que muitos precisam acreditar…
    .
    Foi tudo somente para defender os interesses $$$ das grandes Corporações, Bancos, e industrias, era tudo para ter lucro, aumentar os ganhos dos grandes tubarões de Wall Street… nunca existiu de fato uma ideologia anti-comunista real no Ocidente, era tudo propaganda, retorica simples, e a China prova isso… menor o custo com a mão de obra maior o lucro, pouco importa se é em país vermelho comunista como a China!!
    .
    A ideologia real é a grana que se ganha com a Globalização… e se for em país Vermelho Comunista melhor, pois onde tem ditadura o capitalismo prospera, foi assim aqui também durante o regime, pois em ditadura o patrão paga o que quiser e quem reclamar leva porrada da policia!!
    .
    E Depois dos capitalistas ganharem $$$ ainda desindustrializaram o país que os deu arrego e suportou a mentira da luta contra o comunismo (USA)… incrível estão todos em Dubai curtindo os petrodólares depositados nas Caymans… isso sim que é lutar contra a praga comunista!!
    .
    Valeu!!

  30. eu na verdade acho que quanto mais acordos com muitos outros paises ajuda e muito o nosso desenvolvimento ate mesmo com os trairas gringolinos porque é preciso diversificar nossos meios ,o que nao podemos é ficar so nisso ai tem que continuar o progresso e os melhores governos que estao fazendo isso é o governo atual e o anterior ponto.

  31. AINDA HÁ ESPERANÇAS… bem falado Francoorp… tá certo que são meias-verdades, mas vejo um progresso em sua visão obscurantista da realidade… observou que a verdade passa por uma analise mais profunda da historia politica do pais?… se parar para pensar e não manipular os fatos veras que “o buraco é mais embaixo”… qndo vc parte de fatos e não de criações burlescas de sua mente distorcida, consegues algo a mais que o simples panfletorio… parabens, começou a enchergar alem do bem e do mau… não há ideologias… o que há são INTERESSES… qndo combato certas ideias, o faço em razão do uso inapropriado por certos grupos que manipulam os idealistas-uteis para faze-los massa de manobra, com intuito de controle social… na verdade, caro dislexico, aprenda a ler e entender o que vou te dizer… o meu grande combate é CONTRA TODA FORMA DE PODER QUE QUEIRA CONTROLAR O MUNDO… seja a igreja, seja o estado, seja a gostosa da vizinha… NÃO IMPORTA QUEM… se hoje a mafia internacional esta usando o discurso REVOLUCIONARIO ESQUERDISTA em sua busca pelo controle ABSOLUTISTA da humanidade, não me importando com que intuito, posto-me contra… combaterei o bom combate enquanto me for permitido… esse espaço é, de certa maneira, especial para mim… me traz informações que não conseguiria em outros sites… e orgulhe-se… vc é um dos que mais contribuem para o estudo a que me dedico… voilá…
    *******************************************************
    em tempo: parabens ao NobruRJ e Milton Bras… tão chegando lá… pelos ultimos coments deu para perceber… saudações…

  32. .
    .
    Dislexico eu… sim sim, como não…
    .
    E são os Capitalistas que querem dominar o mundo, ter mais lucro, fazer o “Economês” o estilo de vida da humanidade para assim obter mais lucro e mais poder dentro da nossa especie… sempre foi assim!!
    .

  33. Santa madre de Dios… hasta que enfin… a palavra magica: SOBREVIVENCIA… não se trata de dinheiro, mas de poder… nunca houve pais comunista pela economia, mas sim pelo “grau de intervenção estatal” na sociedade… a URSS é um exemplo claro, assim como a China… foram, ou são, comunistas não porque tem mercado capitalista, mas porque querem gerenciar até o como se deve educar seus filhos, a quantia de te-los, se deves ou não ter religião, se sim, qual, todos os aspectos da existencia humana… entendeu?… qnto ao fato esquerdista nacional, há outra vertente… ela ha muito foi cooptada por Wall Street… todos, digo, todos… não ha excessões… fazem o que o sistema financeiro internacionalista manda… são seus patrões… nosso, no caso… no discurso seguem os ditames da internacional socialista, mas na açõa seguem a ONU/financista internacionalistas (ou como queiram chamar)… novamente, não é o dinheiro pelo dinheiro… é o poder que ele proporciona… fui claro?… deixo aqui um link só para divertir e refletir: http://www.youtube.com/watch?src_vid=FAm7hWt4S-A&feature=iv&annotation_id=annotation_865310&v=tcwfg2Mb3gc

  34. .
    .
    Sim sim, então o regime militar brasileiro era comunista seguindo essa tua logica… pois nunca o Brasil teve tanta interferência estatal na economia com naquela época, Empresas estatais em todas as áreas da economia, além de leis sobre o mercado e o protecionismo da industria local… além da interferência na escola com imposição de matérias obrigatórias como o EMCB, e na família também interferia com a propaganda do controle de natalidade… tudo isso existia no REGIME MILITAR aqui no Brasil, então segundo a tua logica eram Comunistas Esquerdistas globalizacionistas né… da um tempo, fala sério… isso tudo ai é somente mais uma mentira da retorica do ódio politico que cai por terra!!
    .
    Valeu!!

  35. Ninguem odiou mais que a esquerda revolucionaria brasileira e ninguem usou mais de retorica que a mesma… são hábeis nos dois aspectos… odiar e mentir… ainda bem que comunista tambem morre… é a auto-depuração natural do que não presta… DIAS MELHORES VIRÃO…

Comentários não permitidos.