EUA enviarão soldados a Uganda para combater rebeldes

Alexander Vershbow

Forças especiais americanas serão mobilizadas a Uganda para ajudar a combater os rebeldes do Exército de Resistência do Senhor (LRA, da sigla em inglês), disse nesta terça-feira uma alta autoridade americana.

Alexander Vershbow, um alto funcionário do Pentágono, afirmou aos legisladores que é provável que a mobilização dure “alguns meses” e ficará limitada a ajudar os militares regionais a arrecadar informação e usá-la com maior eficácia para combater as forças rebeldes, difíceis de serem alcançadas.

“A maior parte do total de cerca de 100 soldados ficará em Uganda, mas pequenos grupos logo serão mobilizados em associação com as forças locais para ajudá-los a melhorar suas habilidades no front”, disse.

O presidente americano, Barack Obama, anunciou em 14 de outubro o envio de 100 soldados equipados a Uganda para ajudar a combater os rebeldes do LRA, acusados de matar, sequestrar e estuprar milhares de pessoas na África.

A LRA, conhecido por ser uma das guerrilhas mais brutais do mundo, está ativa desde 1988 no norte de Uganda, mas desde 2005 seus combatentes estão instalados no extremo nordeste da República Democrática do Congo (RDAC), assim como na África do Sul e Sudão do Sul.

Fonte: UOL

14 Comentários

  1. kkkkkkkkkkkk,Não tenho certeza mais deve ter Diego,Pra mandar tropas Nada é de graça…Principalmente dos EUA.

  2. Titulo desa materia poderia ser
    .
    EUA enviarão soldados a Uganda ATRAS DE PETROLEO EPEDRAS PRECIOSAS
    .
    acho que faria mais sentido

  3. Quem bom, que acabem com essa guerrilha maldita que mata, tortura estupra….
    Se tem ou não interesse, que se dane, pior certa rep. das bananas que defende ditador e quer ocupar o CS.

  4. o colega andersom ribeiro falou tudo, 100 SOLDADOS ???mas torço para que o numero aumente, a população de unganda precisa de muita ajuda, mas que seja uma força de mediação e não de ocupação !!!

  5. *A Uganda tem petróleo.
    *Há uma troca de favores entre o Yoweri Museveni e Obrama. Museveni mandou soldados para combater integrantes do al-Shabaab na Somália. Da parte dos EUA, US$ 45 milhões em armamentos (incluindo 4 dronezinhos), fora os 100 “valorosos” soldados e suas intenções humanitárias.
    *Intenções humanitárias? O que está em jogo são os os minerais que a região possui (alguns deles são terras raras) e o objetivo é de que eles fiquem na mão do EUA e da falida europa.
    *A Líbia foi só o primeiro passo na África na busca por negociatas e na apropriação indevida de recursos naturais.
    *Presença militar da OTAN = objetivo econômico, não tem erro.

Comentários não permitidos.