China acolhe proposta de paz do presidente de Taiwan

A China aceitou nesta quarta-feira uma proposta do presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, para considerar um tratado de paz com sua rival de longa data, mas alertou a oposição taiuanesa, cética sobre a China, para que não transforme a questão em oportunidade para gerar capital político.

A China e Taiwan têm governos separados desde 1949, quando os nacionalistas se refugiaram na ilha depois de perder o controle do continente para os comunistas em uma guerra civil. Até hoje, a China não renunciou ao direito de usar a força para retomar o controle sobre Taiwan, apesar de Taiwan ter anunciado unilateralmente o fim das hostilidades em 1991.

“Encerrar o estado de hostilidade entre os dois (territórios) e chegar a um acordo de paz está dentro dos interesses gerais da nação chinesa e é o desejo comum dos compatriotas em ambos os lados do Estreito (de Tawain, que separa os dois países)”, disse a jornalistas Yang Yi, porta-voz do Departamento Chinês para Assuntos sobre Taiwan.

“É uma posição que mantivemos durante muitos anos e é o resultado natural do desenvolvimento pacífico nas relações inter-Estreito”, disse. “A nação chinesa” é um termo usado pela China para se referir ao povo que vive tanto na China como em Taiwan, segundo sua política de “uma China”.

Ma gerou controvérsias na semana passada ao sugerir que um tratado com a China poderia ser assinado dentro de dez anos, provocando inquietação entre membros de seu partido e acusações da oposição de que ele estaria colocando em risco a segurança do Taiwan. A oposição diz que a política está permitindo muita influência da China sobre Taiwan e isso seria um primeiro passo rumo à reunificação.

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. Um pequeno passo, mas na direção certa – a reunificação.
    Isso traz paz para a China, mas talvez insegurança para os vizinhos.
    De qualquer, se vai na direção certa.

  2. CHINA BAIXA O TOM

    “Encerrar o estado de hostilidade entre os dois (territórios) e chegar a um acordo de paz está dentro dos interesses gerais da nação chinesa”

    Como já dito: Taiwan seguirá sendo ianque por décadas, já vemos na frase como a China baixou o tom dos reclamos.
    Por que os ianques deveriam entregar tamanho osso?
    Já comentei várias vezes:
    1. Taiwan não é HongKong, seguirá ianque.
    2. Vai levar tempo mas os ianques conseguem cercar China.
    3. Ainda assim BR deve se manter nos Brics, e aguardar o momento para substituir China na produção de muita coisa, helis carros etc. Ver o exemplo dos iPads, são verdadeiros computadores. (além das restantes tablets nacionais).
    .
    BR substituirá China
    A primeira vez que falei aqui do BR substituir China, fui muito criticado, mas devemos lembrar que vamos contar com o apoio do ocidente, que prefere, como demonstrado pelo aumento de investimento ano após ano, uma China aqui no ocidente, é claro é preciso resolver o tema tributário.

  3. A China ABRIU AS PERNAS, agora nunca mais recupera o território deles.
    A mesma a coisa é o Brasil no caso dos índios,o negócio é lutar com tudo agora, se não já era.

  4. “CHINA BAIXA O TOM” : “Quando estiver fraco, seu inimigo deve achar que está forte. Quando estiver forte, seu inimigo deve achar que está fraco” (SUN TZU)
    OS CHINESES SÃO ESPECIALISTAS NA ARTE DO ENGODO !

  5. Kaio, não podemos generalizar, mas a raposa do sol realmente é uma vergonha nacional.
    E miltom, infelizmente pra alcançar a china é dificil, principalmente porque lá eles tem mão de obra de graça…..

  6. Taiwan sairia ganhando muito com essa união, pois a China em 2014 será a maior economia mundial. Há 20 anos, o PIB brasileiro era maior do que o chinês, se não me engano. Só a Argentina conseguiu crescer no ritmo chinês, porque possui bons economistas.

  7. Taiwan e um pais independente. Tem sua própria política, economia, forcas armadas. E o povo de Taiwan provavelmente esta feliz desse jeito. Deve continuar separada da China continental.

  8. Dandolo, esse crescimento da Argentina é que nem o da época do Menem, quando estabeleceu por lei a paridade dólar x peso.
    A Argentina tem ótimos economistas, mas tem péssimos presidentes.

  9. O desfecho natural sera a reintegraçao de Taiwan nos moldes de HONG KOng,nao ha motivos para continuarem separados atualmente,a China sera um grande negocio para os chineses azuis.Os caras sao racionais,naquelas bandas neuronios evoluiram!

Comentários não permitidos.