Alemanha fechará 31 bases militares para cortar custos

Bundeswehr está prestes a passar por sua maior reforma no pós-guerra

O governo alemão decidiu nesta quarta-feira fechar progressivamente 31 bases militares no país, na aplicação do projeto de corte orçamentário das Forças Armadas unificadas (Bundeswehr) aprovado em maio.

A maioria destas instalações será fechada antes de 2015, e o resto antes de 2017, ou inclusive depois, atendendo às especificações de algumas delas, de acordo com o texto adotado pelo Conselho de Ministros. Várias das 381 bases militares alemãs reduzirão sua capacidade.

Este programa forma parte de uma ampla reforma das Forças Armadas alemãs, que se propõe a reduzir o número de efetivos de 200 mil para 185 mil como máximo, e torná-las mais aptas para missões internacionais. Trata-se da maior reforma do sistema unificado de Defesa desde sua criação, há 56 anos.

Dos 185 mil assalariados que dependerão da Defesa Federal, cerca de 170 mil serão soldados e reservistas, e os demais serão voluntários incorporados pelo prazo de um ano. O governo alemão suspendeu o serviço militar no fim do ano.

Com esta reorganização, a Alemanha espera dispor de um contingente permanente de 10 mil soldados prontos para desempenhar missões no exterior. Atualmente, 7 mil militares alemães participam de missões internacionais, especialmente no Afeganistão e no Kosovo.

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. Apesar de fechar as base, a infraestrutura permanecerá.
    A economia será fantástica, e a capacidade de ataque à distancia será aumentada.
    Que há de errado?
    A Alemanha é um país que deu certo porque sabe o que faz.
    Não se ilude em ser o maior ou o melhor. Simplesmente é.
    E seu orçamento equilibrado lhe permite ditar regras na Europa, mais que suas forças armadas.

  2. Se o mundo abolise as armas e a guerra viveriamos muito melhor,sobraria dinheiro para comprar alimento e saude,parabens para a atitude da alemanha, um grande exercito militar só compensa se ter o que conquistar e tiranear,caso contrario é um peso para a nação.

  3. Significa uma diminuição de 7,5% do Efetivo militar Alemão, garantias DE RECURSOS para o desenvolvimento de projetos na área militar (em virtude dos recursos que se somarão), pois o poder Militar é mais efetivo pela presença de MEIOS industrializados que homens.

    Á Alemanha é um pais SÉRIO.

  4. Interessante, mas agora que deviam aumentar o efetivo…grana não é problema!
    Mas se pudesse apostar, diria que essa informação é falsa, plantada na UE, acho que não havera corte algum.

  5. o futuro das forças armadas nao é ter muitos soldados e sim ter poucos soldados , mas estes sendo “profissionais”, um soldado do futuro valera por uns 50 de hj(ou mais) , com a tecnologia avançando cada vez mais vcs vao ver estes tipos de “medidas”.

  6. eu defendo que o brasil reduza seu efetivo em 10% mantendo o mesmo orçamento ou aumentando o que seria o ideal, muitos quarteis de conscritos são quarteis militares so na formaçao diciplinar mesmo, pois a situação e calamitosa não tem nem a ração da tropa e os soldados são dispensados no almoço, o que adianta manter uma tropa conscrita inchada e desmotivada!!!

  7. capa preta
    Por mim fechariam as portas das “forças”, manteriam apenas uma guarda, pra ser usada em desastres como a corja de brasilândia a usa desde que chegou no troninho.
    Pior que tá não fica! O povo teria o que quer, uma guarda (O povo não sabe pra que o brasil tem forças armadas) e o gasto com a pasta militar iria cair, dando “espaço” pra uma reformulação nessa area principalmente na parte de pensões e etc…

  8. nao tem comparaçao com o brasil, pois la é um pais pequeno
    e aqui o quinto pais do mundo,la eles ja tem bases americanas instaladas em seu territorio nao precisa dos deles RsRs , o nosso efetivo tem que aumentar pois tem soldado que ta puxando 1 por um ate zero por zero aqui ja fizeram cortes acabaram com o batalhao de guardas antigo bj ou melhor bicho de guarita e os infantaria em vez de fazer instruçao tem que puxar guarda que com numero reduzido de soldados é uma exploraçao de trabalho alem de aumentar o nosso efetivo tem que fazer uma reciclagem com os nb ai sim esquece os paises que ja levantaram a bandeira branca e lembra do nosso .quem é é quem não é cabela voa.

  9. Ja me conformei,a alemanha não precisa de forças armadas,ela tem o ocidente na mão,europa não vive sem ela,os EUA sem a europa perde muito do seu poder,e ela também não vai ter problemas com os chineses tomando conta da sua economia,e independente do que acontecer tem o super-euro pra salvar,hoje m dia pensar em um poderoso exército é pensar pequeno,tenha uma grande economia e uma economia forte que você não cai,Inglaterra e frança pensaram demais no seu poder militar e agora quem manda,A ALEMANHA!

  10. O Brasil tem que reduzir o efetivo da Marinha e da Força Aérea, e aumentar o do Exército. Precisamos colocar 200 mil homens do Exército na Amazônia e Fonteiras, e 100 mil no resto do país, no mínimo.

Comentários não permitidos.