Ucrânia garante contrapartida em foguete em Alcântara

Sugestão: Gérsio Mutti
ANA FLOR
DE BRASÍLIA

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, garantiu nesta terça-feira a contrapartida de seu país ao projeto da empresa binacional Alcântara Cyclone Space, que desenvolve o foguete Cyclone 4. A Ucrânia entrará com R$ 250 milhões –cerca de 43% do total. O aporte do Brasil será de valor semelhante.

Ucrânia e Brasil firmam parceira para produção de insulina

A garantia foi dada à presidente Dilma Rousseff, que se reuniu em Brasília com Yanukovych na primeira visita oficial do ucraniano ao Brasil.

A formalização do acordo permitirá o início de lançamentos de foguetes na base de Alcântara, no Maranhão, em 2013.

Segundo o Itamaraty, o plano é que no início de 2013 seja lançado o chamado teste de qualificação e, ainda no mesmo ano, se possa iniciar os lançamentos de foguetes.
O plano brasileiro é permitir o lançamento de seis satélites ao ano. Caso este ritmo se mantenha, o governo espera recuperar o investimento em três anos.

A presidente Dilma afirmou na manhã desta terça-feira que o Brasil irá enviar engenheiros à Ucrânia para serem treinados em empresas produtoras de veículos lançadores de satélites.

“A instalação do sítio de lançamento do Cyclone 4 em Alcântara terá efeitos multiplicadores em atividade de sensoriamento remoto, serviços meteorológicos e controle do espaço aéreo”, afirmou Dilma, que garantiu ainda que significará o “ingresso [do Brasil] no mercado de lançamento de satélites”.

No encontro, também se firmou um memorando para produção de insulina que pode beneficiar o Brasil, que ainda depende de material importado para atender a demanda interna.


13 Comentários

  1. CAPA PRETA
    .
    .Ukrania vive na colera dos YANKES
    .
    .Brasil ta perdendo tempo com eles.Nunca foi interese dos Yankes que o Brasil tivese esa tecnologia.
    .
    So nao ve quem ja morreu. pq ate cego ouve noticia
    .

  2. Esse país se fizer a lição de casa pode construir uma parceiria sólida com o Brasil,entrar no mercado brasileiro e ainda ser bem quista pelo Governo e pela Fab,coisa que os Russos estão tentando fazer,entrar no mercado brasileiro de forma concreta,pois hoje o brasil tem a capacidade de influencia as outras nações da America do Sul,foi assim com o padrão de TV DIGITAL,no qual a primeira aceitar o nosso Padrão foi a Argentina,os japoneses deve estar felizes…srs.Os franceses já estão,falta os Russos,os Ingleses e Italianos tirarem uma casquinha desse sorvete de bilhoes,os Ucranianos pode se aproveitar disso,pois tem uma chance de ouro,os russos certamente gostaria de estar no lugar deles,caso eles falhem chamemos os camaradas russos.

  3. Bom, segundo o presidente Viktor Yanukovych, esse conversa de interferência yanke na TT é boato. Vamos ver o no que vai dar. Bem que poderíamos transformar esse foguetão num novo VLS nacional. Mas com essa mixaria de verba liberado pelo GF, acho difícil. Avante Brasil!

  4. São possibilidaes interessantes que estão se descortinando, é esperar para ver se isso vai resultar em tranferencia de tecnologia ou capacitação; acho que podemos a partir da observaçao direta aprender alguma coisa ou comprar mesmo deles por debaixo dos panos!

  5. Ainda penso que os russos seriam melhores pois não se curvam ao tio sam,espero que os ucranianos acordem e deixem de engraxar os sapatos dos americanos,ai sim essa parceria pode melhorar!

  6. DEMOSTRADO QUE “BOA VONTADE” DA POLITICA BRASILEIRA ESTÁ MUDANDO
    .
    .
    .
    O atual e o passado Governo brasileiro esta determinado,desde que saiu totalmente da influência politica das doutrinas ideológicas dos EUA,a investir politica e recursos financeiro nos projetos espacial brasileiro e em outra áreas afins.
    .
    Empecilhos ocorrerão,más se prestarmos atenção um pouco mais,antes bastava Washington dar um telefonema para Brasilia,no período da subserviência brasileira,que tudo desandava.
    .
    Hoje as pressão do governo americano para sabotar o programa espacial brasileiro é sobre os terceiros com ocorrera com a Ucrânia;só que não sei como está o bolso dos Yankes para persuadi-los.
    .
    No futuro bem próximo,o mercado de satélite brasileiro será bem promissor e é a verdade do grande temor dos EUA, perder esse mercado.
    .
    A única maneira deles(os americanos) ganhar com isso,é deixar de lado a hipocrisia e ter um pouco de humildade e sinceridade;então buscar parceria conosco…que duvido muito!
    .
    .
    Com esse exemplo ai,os projetos de defesa trará ótimas novidades no futuro bem próximo para nós.
    .
    .
    PENSAMENTO POSITIVO….BRASIL!

  7. Tenho que concordar com os colegas acima…já tem mais de 10 anos que ouço falar dessa parceria com a Ucrânia nesse tal Ciclone…e até agora só no papel. Não sei se a culpa é nossa ou deles; mas acho que essa parceria já melou faz tempo..

  8. A noticia é otima,e não saio antes por poblemas politicos,pois a ucrania teve poblemas em reconhecer as eleições no pais ,e quando não é la é cá,ai veio as eleições aqui e tudo parou e contunua parado andando muito lentamente,o que não para é a corrupção.

  9. Eles vão transferir o quê? Se tudo que eles têm é conhecimento???

    Onde eles ganhariam de fato com uma contrapartida brasileira?

Comentários não permitidos.