Os brasileiros brilharam, mais uma vez

http://www.worldskills.org/images/stories/promo/results.png

Por José Pastore publicado no Estadão

A imprensa deu pouca atenção aos jovens brasileiros que, no início de outubro, disputaram o mais difícil torneio mundial de qualificação profissional, realizado em Londres – o “World Skills”, que reuniu 944 competidores de 51 países das mais diversas profissões. Pois bem. Pela segunda vez, os 28 estudantes brasileiros do Senai conquistaram o prestigioso 2º lugar, ficando atrás apenas da Coreia do Sul, e na frente do Japão, Suíça, Alemanha, França, Estados Unidos e muitos outros super desenvolvidos.

Os brasileiros obtiveram oito medalhas de ouro nos campos do desenho mecânico, eletrônica industrial, mecânica de refrigeração, mecatrônica, joalheria e webdesign e ganharam três medalhas de prata em polimecânica, design gráfico e tecnologia da informação. Além disso, conquistaram várias medalhas de bronze e certificados de excelência, o que os coloca entre os jovens mais bem preparados do mundo. Essa é uma notícia maravilhosa e que merece ser mais divulgada. A necessidade da boa formação profissional é mundialmente reconhecida. Passou o tempo em que as famílias rejeitavam essas profissões por serem de “mãos sujas”.

Numa pesquisa feita em junho de 2011 na União Europeia, 71% dos entrevistados indicaram que as escolas profissionais desfrutam de uma imagem altamente positiva. Cerca de 80% consideram o ensino técnico como absolutamente necessário para as empresas e para as pessoas que, com ele, passam a ter melhores oportunidades de trabalho. A maioria discorda frontalmente de que as profissões técnicas sejam menos apreciadas pela sociedade (Attitudes towards vocational education and training, European Commision, 2011).

No Brasil, igualmente, as famílias disputam freneticamente as matrículas nas boas escolas profissionais, em especial as do Senai. Cada vez mais os prefeitos e as lideranças locais pressionam os empresários para ampliarem as vagas naquelas instituições. Felizmente, as oportunidades de ensino neste campo começam a aumentar.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, em 2001 as matrículas no ciclo profissional representavam apenas 5% do total de alunos no ensino médio regular. Em 2009 essa proporção passou para 10%. Ainda é pouco, mas já é um avanço.

Os que passam pelas escolas profissionais se empregam mais facilmente e têm renda 20% superior aos que fizeram o ensino médio regular. Para os que cursaram as boas escolas técnicas, a diferença é muito maior. São profissionais disputadíssimos. Tomei conhecimento de um empresário que está construindo uma refinaria de petróleo no Nordeste. Seu maior desespero no momento é constatar que, todos os meses, a empresa contratante lhe “rouba” 50% dos seus melhores funcionários, desde mecânicos, soldadores e eletricistas até projetistas, gestores e mestres de obras.

Essa pilhagem está em toda parte. As redes de hotéis, por exemplo, só conseguem pessoal qualificado quando os tiram de outras – um alerta aos organizadores dos eventos esportivos de 2014 e de 2016. Nas montadoras de veículos, os técnicos aposentados estão de volta ao trabalho. No setor de óleo e gás, as empresas estrangeiras que chegam ao Brasil fazem de tudo para seduzir os técnicos que a duras penas foram formados pela Petrobrás. Muitas firmas já buscam candidatos nos bancos das universidades ou das escolas técnicas, e as grandes mantêm suas próprias unidades de ensino.

A competição por talentos bem preparados está se transformando numa verdadeira guerra. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), dois terços das indústrias brasileiras estão com dificuldades para preencher os cargos disponíveis. Por tudo isso, os resultados que indicam a boa qualidade do ensino do Senai e a expansão do ensino profissional merecem ser comemorados. O Brasil descobriu o caminho das pedras: educar mais e melhor.

José Pastore é professor da FEA-USP, membro da Academia Paulista de Letras, presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomércio de são Paulo.

Fonte: Jornal da Ciência

12 Comentários

  1. MUITO ORGULHO DOS NOSSOS GAROTOS, PELA DIFICULDADE DE INCENTIVOS QUE TEMOS NAS AREAS TECNICAS E PELA CULTURA DE SEMPRE SE ESTUDAR O MAIS FACIL NO BRASIL TEMHAM CERTEZA QUE CADA MEDALHA DESTA VALE MAIS QUE DEZ DE OUTRA NAÇÃO DESENVOLVIDA, PARABENS !!!

  2. espero que o governo crie condições, principalmente tributarias para que empresas brasileiras absorvam estes talentos, e que as empresas brasileras tenham coragem de inovar, de ousar, como diz o amigo DANDOLO de incentivar mentes criativas e inventivas no brasil, e não ficar na cultura do ” manda de fora que eu administro”.
    cada um tem o direito de tentar sua carreira proficional, e buscar sua felicidade onde quiser, mas eu ficaria muito feliz de saber que estas mentes do fulturo estejam sendo aproveitadas em projetos nacionais mesmo, precisamos muito deles para mos desenvolver !!!

  3. Quero destacar a grande iniciativa do governo federal de criar o PRONATEC, minha esposa é diretora de um colégio estadual e está participando deste programa que visa captar estudantes da rede pública dos 2 e 3 anos do ensino médio para cursarem cursos técnicos oferecidos pelo SENAI, SENAC e Escolas Técnicas Federais, os mesmos serão bancados pelo GF sem custo algum para os alunos, é um PROUNI para os alunos que querem fazer um curso técnico, muito boa essa iniciativa do governo . Abcs.

  4. Já fiz Senai, especificamente quase tudo de metal mecânica(me faltou a ferramentaria), o conteúdo é muito bom mesmo. Para um cara que almeja alçar voos na engenharia mecânica/eletrônica entre outros, lá é o melhor lugar pra descobrir se te existe vocação para essas áreas. OBS: Se descobre muitos dandolinhos por lá! Rsrsrsrs

  5. A EDUCAÇÃO E O TRABALHO HONESTO,É O ÚNICO MEIO QUE LEVA O HOMEM A UMA TRANSFORMAÇÃO PARA O BEM!
    .
    .
    .

    O meu querido SENAI…me trás boas recordações da adolescência assim como a escola técnica.
    .
    Espero que o meu filho antes de entrar em uma faculdade tenha já uma profissão,um ofício;
    .
    Toda garotada na adolescência,deveria ter uma profissão ensinada nas escolas,os ofícios deveriam ser uma disciplina obrigatória como as clássicas,em toda instituição de ensino no Brasil.
    .
    Pode muito bem unir harmoniosamente os ensinos clássicos e profissional sem problema algum e além do mais,aumenta a auto-estima da garotada…quem de nós não se lembra carinhosamente do primeiro salário…do primeiro rolé com a namoradinha ou com os colegas sem o “pai-trocino”!

  6. É que reconhecer isso torna mais dificil para nossa midia fazer sua oposição partidária. Seria o mesmo que reconhecer que sua luta contra as novidades na educação, que a midia tanto rotula como ruim, não se revela verdadeira, desmarando-a ainda mais, revelando-a.

  7. A imprensa prefere falar da mulher melancia mulher melão ou qualquer outra bobagem do que divulgarem essas conquista…eu sou aluno do SENAI Mecatrônica de Caxias do Sul RS, do qual meus colegas foram medalha de ouro…e acho que que faltou divulgação dos meios de comunicação em geral..fico muito triste mas lamentavelmente é o Brasil…

  8. A imprensa prefere falar da mulher melancia mulher melão ou qualquer outra bobagem do que divulgarem essas conquista…eu sou aluno do SENAI Mecatrônica de Caxias do Sul RS, do qual meus colegas foram medalha de ouro…e acho que que faltou divulgação dos meios de comunicação em geral..fico muito triste mas lamentavelmente é o Brasil …

  9. Meus parabéns aos brasileiros, fizeram bonito neste evento. “Que nos países com US$ 50 mil per capita só tem gênio…” Conversa fiada.

    A mídia no Brasil é usada pra atacar os outros (é de fundo partidário e da oposição), é claro que não divulgariam brasileiros sendo premiados em uma competição internacional.

  10. “por serem de “mãos sujas”” Vai nessa!.. tem tecnico já com salario de alto-executivo!.. Os caras TOP do conhecimento, auto-didata depois de se formar, vão longe mesmo.

Comentários não permitidos.