Mi 28N fora da competição Indiana

Texto: Plano Brasil

Informações: Ria Novosti

O helicóptero de ataque russo KAZAN Milmi  Mi-28N Night Hunter (caçador Noturno)  foi desclassificado da concorrência na Indiana para que visa a aquisição de 22 helicóptero de ataque promido pelo ministério da defesa indiano.

O helicóptero russo foi eliminado e as autoridades consideraram o norte amerciano Boeing AH-64D Apache uma aeronave mais satisfatória segundo  uma fonte do Ministério da Defesa da Indiano estimado em US$ 600 milhões.


“Não escolhemos o Mi-28 por razões técnicas. Nossos especialistas afirmam que o Mi-28N não atende a 20 pontos nos requisitos da concorrência, enquanto o Boeinhg AH 64 Apache apresenta melhor performance”.


Ambas as aeronave sforam submetidas aos testes de voo em regiões desertas e em grandes altitudes na região dos Himalaias em 2010. O helicóptero norte americano teria cumprido mais satisfatóriamente as provas as quais foi submetido.

Atualmente o fabricante russo ainda participa de outras duas concorrências para o fornecimento de helicópteros para as forças armadas indianas.

A índia pretende adquirir cerca de 12 helicópteros de transporte pesado,  dos quais concorrem  o KAZAN Milmi Mi 26T2 e o Boeing  CH47 F, os indianos pretendem ainda adquirir outros 197  utilitários leves dos quais concorremo também russo Kamov Ka-226T enfrenta e o Eurocopter AS550 Fennec.

O mercado global de helicópteros militares Indiano previsto para a próxima década é estimado em cerca de 700 aeronaves.

Mi-28N Night Hunter: The main attack helicopter of the Russian Air Force

Fonte: Ria Novosti

50 Comentários

  1. Isso está cheirando a especulação. Mas tem uma pergunta que está na minha cabeça: Por que os indianos estão minando os esforços russos para venda de armamento a seu país? Será que é só inferioridade mesmo ou tem uma questão política e estratégica por detrás disso?

  2. os indianos são pragmaticos, não poem todos os ovos na mesma cesta, diversificam o maximo seus fornecedores, muito bom !!!

  3. A India tb desclassificou os caças Americanos, ou seja , equipamento americano tb tem suas limitações. Quem está na final são os caças Typhoon e o RAFALE tão criticado por alguns.

  4. Eu dúvido que um helicóptero russo seja débil em 20 aspectos. Acho isso mentira dos indianos. Sem contar que eu nunca achei os indianos capazes de conduzir uma complexa concorrência sobre armamento.

  5. Se eu pudesse especular uma possivel versão para o ocorrido, poderiamos dizer que os indianos querem dar uma satisfação ou o compensação aos norte americanos depois da exclusão do f18. alias , pelo que foi divulgado, os norte americanos espernearam e tomaram satisfações qdo seu f18 foi eliminado.

  6. Porcaria?

    Só porque ele não foi escolhido não quer dizer que seja procaria meu amigo.

    E assim pensa um povo do terceiro mundo, talvez nem de terceiro seja ainda.

  7. Caro bradock não é bem assim,reconheço que o Apache é melhor mas o Mi-28 tb é um excelente Heli de ataque,claro que quando vc pesa numa compra aonde vc pode escolher o melhor vc tem por obrigação optar pelo melhos,mesmo que por pouca diferença,veja o texto que o Mi-28 tb efetuou as tarefas mas porém o Apache se saiu melhor,não vejo essa goleada de 10 a 0,talvez 10 a 7 ou 8,os equipamentos russos são ótimos,alguns superam os feitos no ocidente.
    Obs:Não sou fanatico pelos equipamentos russos,acho fantastico os materias feitos por eles,mas tb não idolatro,e tb não gosto de ver injustiça.

  8. bradock vou te apresentar um brinquedinho feito pelos russos,chamado SHKVAL 200 nós e há a versão de 300 que alcança 560kmh,ele é se não me engano 4 ou 5 vezes mais rápido que o melhor torpedo ocidental,até hoje não igualado,os alemães tantaram desenvolver um a anos atrás mas não sei como anda o projeto,provavelmente não conseguiram.

  9. Tudo tem a ver com pecas e controle de qualidade. No quesito helicoptero de ataque saiu a frente os Apaches, que sao os melhores. Nos avioes o F-18 esta fora do pareo com um Rafale,que pode estar fora do pareo de um Eurofighter.

  10. matheus.. Os Indianos nao estao minando nada. Eles tem muita experiencia com equipamento Russo e devem saber que nao sao “reliables” O Brasil que e que nao deve se entregar as essas geringoncas Russas. eles vendem mas nao atendem depois. Existem varios artigos no google sobre problemas que a India tem com equipamento Russos. Quando os Russos liberarm os Indianos fazem suas propias pecas de reposicao, uma vez que a Russia nao da assistencia.

  11. Só uma ressalva. As escolhas indianas são sempre técnicas e não politicas ou ideologicas, foi assim com os caças, logo isso mostra que os APACHES são mesmo superiores ao heli russo.

  12. BlueYers, está história está mal contada, e vc vendo as especificações técnicas dos mesmos , vc nota a nítida superioriudade do MIlMI 28 dod Rússos…tem algo além disto nesse rolo. Q me expliquem então, quem entende, Sds.

  13. o mundo das armas é complicado,mas que as armas americanas para serem aprovadas tem que passar por um rigoroso processo,sem falar no abusado congresso americano, agora se vendem o mesmo produto que usam é outra historia tenho la minhas duvidas,mas o f-5 tai ainda dando muito serviço,se fosse russo talvez estivesse la no afeganistão abandonado,digo isso porque ficou muita arma russa abandonada no afeganistão como muitos sabem.

  14. Rsrs rsrs mas são tolinhos rsrs Eles repassarão a seus aliados Russos sensiveis do Apache rsrs rsrs Como Ocidentais podem serem tolos achando que a India é uma importante nação que pode formr com eles rsrs Eles e os Russos acompanham o ocidente ate aonde lhes interessam pois afinal o inigo comum é o mesmo A CHINA rsrs Mas Russia e India tem pacto militar reciproco.Fazem constantes manobras de intercambio e adestramento alem de serem parceiros em tecnologia belica.Eles não vendem Apaches para o Brasil rsrs vendam para a India tolinhos rsrs rsrs

  15. caze5110 Quando voce vai acordar que nenhum dos dois servem a nos? parece que nao pensam que devemos nos investir ! e Fazer os nossos e nao comprar dos outros aff. ate quando dependeremos de tec dos outros!!!!!!!

  16. Mas sei de algo….. Esses indianos nao posso dizer que nos vencem, mas mais preparados tecnologicamente pode ter certeza que estao!

  17. .
    .
    .
    Senhores, sem querer entrar no mérito da capacidade técnica de cada aparelho em suas prestações, em minha opinião, ESTA É UMA DECISÃO POLITICA, [por sinal, como sempre deve ser e foi, qualquer compra séria de material bélico].
    .
    Por favor, antes de serem dominados pelo espanto, avaliem friamente o contexto politico das relações dos dois países em questão.
    .
    O momento entre as partes é politicamente histórico, e isto é de conhecimento dos dois países [Índia – EUA], ambos querem “capitalizar”, politicamente é claro, este momento.
    .
    Porém, é notório que os interesses de cada uma destas nações são bem distintos.
    .
    Por favor, avaliem esse fato no todo, e não isoladamente para que possam realmente entender o que está em jogo, e qual jogo está sendo jogado.
    .
    Os F-16 e F-18, já ficaram de fora . . .
    .
    Sem querer de forma alguma desmerecer as qualidades do aparelho Boeinhg AH 64 Apache, mas consciente das qualidades do Mil Mi – 28N, posso com serenidade afirmar que, dentro do nosso contexto [Brasileiro], ficaria extremante satisfeito com o Mil Mi – 28N em nosso Exército, digo isto no que tange ao aspecto politico e técnico-bélico.
    .
    Só os tolos acreditam prontamente em tudo que vê e em tudo que ouvem.
    .
    “O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz.”
    .
    “Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem.”
    .
    ‘CAPITE’ . . . !??
    .
    Mas, o caça de quinta geração indiano será de tecnologia russa.
    .
    Saudações,
    .
    Konner.

  18. eles compraram o mi 17 de transporte que sao primos do mi 28 se um nao vale nado o outro e bom
    eles tam querendo e diversificar o fornecedor ganha outros tipo de tecnologias com apache

  19. Na minha opinião é bastante possível, não acho ser improvável que o apache tenha se saído melhor.
    quanto aos 20 critérios pesam questões comerciais, tecnológicas, ToT, pós venda e armamentos.
    Decisão política? pode ser, mas se assim for, olhemos para o MMRCA, os desclassificados foram também submetidos aos testes e por algumas razões desclassificados, cada um com as suas, portanto, ou aceitamos que os indianos aplicaram a corretamente em ambos as concorrências, ou desctarmos a as duas pois estão viciadas.
    eu pessoalemnte acredito mais na primeira.
    sds
    E.M.Pinto

  20. Minha opinião respeitando as demais,o apache é um belo helicoptero de combate provado e aprovado em combate os indianos realmente souberam escolher,e quanto ao caça de 5ªgeração o f-22 raptor não esta a venda nem os ingleses o podem comprar israél japão,dos chineses não poderia ser pois eles tem disputas contas a acertarem,só poderia ser da russia,que de serto modo não amam os chineses negociam mas se respeitam e não se confiam um no outro,capito.

  21. Quanto absurdo, então porque um dos helicópteros selecionados para avaliação não foi escolhido para fechar o negocio ele logo se torna “porcaria” quanto ignorância, quanta bobagem e quanto fanatismo ridículo! Pior que tamanha besteira é dizer que todo equipamento russo é ruim, pois o Mi-28 não foi escolhido – ridículo meus caros – se fosse assim porque o F/A-18E não foi escolhido nem o F-16 todo equipamento americano seria “porcaria”? O que seria outro absurdo de se dizer.
    Lembro que o Mi-28 disputou contra o AH-64D Apache, mas não é porque ele se saiu pior na disputa que faz do Mi-28 um helicóptero ruim, para isso falta muita paranóia e torcidinha pró-EUA. A mim parece que os indianos são rigorosos em suas escolhas por isso escolhem AH-64D Apache, Su-30, PAK FA, (Rafale ou EF-2000), Mi-17, Scorpene entre outros equipamentos, mas todos de qualidade referencial.
    Infelizmente tem gente que adora provocar, não sei o que esses filhos de Deus ganham com essas bobagens, mas fazer o que se querem passar por tietes sejam muito felizes.

  22. Como disse respeitando as demais opiniões,cada um tem a sua,não acho os produtos belicos russos porcaria,tem tecnologia sim,tem beleza o su-35 é um belo caça e faz manobras incriveis,porem os produtos russos não passam pela prova de fogo como passa um produto americano,e nem tem o acabamento a beleza a istetica o conforto e a qualidade durabilidade americana,f-16 f-18 na mão de pilotos americanos da uma surra em muito caça de 4.5 na mão de aéronauticas despreparadas mundo a fora são poucos os paises que tem caças e pilotos treinados para incaralos de igual para igual,porem esteticamente psicologicamente eles querem um que se diz 4.5 mas na hora do be a ba acontese que nem a força aérea da libia fica no chão ou levanta para cair.

  23. Acredito que essa é uma questão que deve ser muito bem analisada, a compra de helicópteros estadunidense em detrimento dos russos, está diretamente ligada às características físicas do país que o compra e para qual função será designado. Vide o caso dos caças, enquanto a FAB considerou o Rafale, Gripen NG e F-18 SH, a FAI considerou apto Eurofighter Typhoon e Rafale, não que esses necessariamente sejam melhor que os escolhidos pelo Brasil, são as necessidade e as realidades de emprego que são diferentes

    Nelore

    Essas histórias de falta de assistência técnica por parte dos russos em grande parte são verdadeiras, mas no caso indiano é complicado afirmar isso, já que eles não param de comprar armamentos de procedência russa, inclusive os dois principais caças da FAI serão russos (Su-30 e “PAK-FA T-50”). Lembro-me que muitas dessas notícias que falavam mal da logística russa estavam vinculadas aos Su-30 indianos, mas esses são produzidos sobre licença pela Hal, lembro-me até de uma que falava que os caças indianos (Su-30) não podiam voar por falta de pneus, se eles produzem de maneira licenciada o caça não fazem os pneus?
    É aquele velho ditado “se eu não botar a culpa em alguém ela fica comigo”.

    Konner
    Concordo plenamente com você.



  24. penso que…

    Armamento Russo ..seja qual for …aguenta porrada pesada…

    Armamento Ocidental…seja qual for… aquenta tapa as vezes um murro …rsrs

    Tecnologicamente.. EUA na frente dos Russos…

    Esta escolha indiana não retrata necessariamente … que esse ou aquele armamento é melhor…

    A parceria militar Russo-Indiana é extensa e antiga…. e não é por amor aos olhos dos integrantes..rsrsrs

  25. Existe grande equivalência da capacidade técnica dos armamentos de russos e americanos, alguns segmentos os russos possuem inegável vantagem tecnológica, em outros,l os americanos.
    No quesito helicóptero de ataque, o AH-64D coloca os americanos à frente de todos, sejam russos, europeus, etc.
    Não há equivalente no mundo ao helicóptero americano, que é sem dúvida um dos mais eficientes sistemas de armas já desenvolvido, que alia uma sofisticada aeronave a um sistema de radar e de mísseis que não tem paralelo.
    Se os indianos querem o helicóptero mais apto a cumprir os objetivos relativos a um helicóptero de ataque independente de quem seja o “inimigo” e de quão capaz ele seja disponível hoje para comercialização, e escolherem o Apache, terão escolhido certo.

  26. A escolha deles foi referente em muito relacionado ao meio ambiente. Não vamos dizer aqui jamais que o Apache é completamente superior ao Mi28N, isso jamais, eles escolheram o que configurava de melhor para eles.
    Se o Mi28N viesse pro Brasil sería ótimo em 95%, já o Apache estaria cheio de restrições e bichado.

  27. Como ja disse antes opinião é opinião e cada um tem a sua,não sou um proficional,não tenho bolinha de cristal,nem dono da palavra,mas sim admirador de boas coisas de trabalhos bem feitos obras bem acabadas,e digo gostaria muito que nosso pais tivesse em seu arsenal alguns helicoptero da qualidade sofisticação modernidade tecnologia,maquina perfeita como o A-H 64 apache,na minha opinião não há no momento nenhum igual quanto mais superior, que ja foi batizado por seus inimigos como anjo da morte.

  28. bradock disse:
    sem conparação equipamento militar americano da de 10 a 0 nas porcarias pós-sovieticas…
    _____________________
    мусор????нет ми-28 это новое слово в вертолетостроении!!! просто это политика и ИНДИЯ НЕ ХОЧЕТ ЗАВИСЕТЬ ОТ ОДНОГО ПОСТАВЩИКА РОССИИ-И ЗАКУПАТЬ ОРУЖИЕ У РАЗНЫХ СТРАН
    _________
    МУСОР ЭТО ПОКУПКА БЫВШЕЙ В УПОТРЕБЛЕНИИ ТЕХНИКИ ЭТО ДА!!!
    МО БРАЗИЛИИ В ОСНОВНОМ ЭТО И ДЕЛАЕТ ПОКУПАЯ СТАРЬЕ НА РЫНКАХ,А ТЕПЕРЬ ПОСМОТРИ НА ВЕНЕСУЭЛЛУ КОТОРАЯ ЗА 6 ЛЕТ ПРАКТИЧЕСКИ НА ПОЛОВИНУ ОБНОВИЛА СВОЮ АРМИЮ НОВЕЙШИМ ОРУЖИЕМ
    _________
    ТЕНДЕР В ИНДИИ ЭТО ПОЛИТИКА И БОЛШЕ НИЧЕГО
    ПО ГРУЗОВЫМ ВЕРТОЛЕТАМ ВЫЙГРАЕТ РОССИЯ СО СВОИМ МИ-26Т2
    http://www.youtube.com/watch?v=nwXlRcoRhdY

  29. nelore disse:
    25/10/2011 às 17:28
    ______________
    ПРОБЛЕММЫ С РУССКИМ ОРУЖИЕМ???ЭТО ЖЕЛЕЗО И ОНО КОГДА НИБУДЬ СЛОМАЕТСЯ БЕЗ НАДЕЖНОГО УХОДА ЭТО КАК МАШИНА
    ВАШИ ЛЮБИМЫЕ США-ДО СИХ ПОР НЕ МОГУТ РАЗОБРАТЬСЯ СО СВОИМ F-22 RAPTOR В КОТОРОМ УМИРАЮТ ИХ ПИЛОТЫ-И ЧТО ТЕПЕРЬ F-22 ПЛОХОЙ
    ИЛИ БРАЗИЛИЯ КУПИЛА ЕВРОКОПТЕР А ТАМ ПРОБЛЕММА С ДВИГАТЕЛЯМИ КОТОРЫЕ НЕ РАБОТАЮТ В ЖАРУ-ПОЛУЧАЕТСЯ ЕВРОКОПТЕР ДЕРЬМО???
    ЗА ЛЮБОЙ ТЕХНИКОЙ НАДО ПРАВИЛЬНО УХАЖИВАТЬ И ОНА ПРОСЛУЖИТ ВАМ ДОЛГИЕ ГОДЫ

  30. Os doentes levam até uma compra de helicoptero pro lado politico…. esse Blue Eyes precisa de trtatamento…. GARDENAL JÁ

  31. bradock disse:
    25/10/2011 às 13:23

    sem conparação equipamento militar americano da de 10 a 0 nas porcarias pós-sovieticas…
    BRADOCK leiste o que te respondi sobre a sua ignorância,falando do tema já gastoria que os nossos exercitos (mar,terra e ar),tivesse a metade dos armamentos russos,se fosse tão merda como vc diz,porque os americanos tem tanto medo dos russo,aparte que os 2 são potencias nuclear,amricanos só ajudão se tem algo em troca si não que se foda,si não pregunta a mozambique,etiopia,somalia,etc…só tem petroleo verdade,é mentira que só tem terra seca.

  32. Voces jamais olham nada do ponto de vista da estrategia militar no que tange o jogo de interesses.Nas licitações recentes na India os equipamentos Russos sempre são desclassificados.Se os Indianos não confiassem na tecnologia Russa não teriam com eles sociedade no PAK-FA T50,não estariam desenvolvendo com os Russos fora o T50 um caça 5.0 Na India e nem tampouco com assesssoria deles desenvolvendo em segredo um 6.0.Eles e os Russos são aliados militares,isso mesmo eles tem um pacto militar reciproco ou seja declarar guerra a um esta fazendo o mesmo com o outro.Estão muito envolvidos em tecnologia aeronautica militar,balistica e aerospacial.Isso tudo que voces estão vendo é jogada estrategica.Tudo o que eles vierem adiquirir de ponta sera exposto a seus aliados que encima disso desenvolverão material e aprimoramentos.Assim eles vão conhecendo as demais tecnologias e delas se beneficiando.Quem pensa que a India esta atraida pelos EUA e para ele tende VOCE ESTA EM UMA BOIA PENEUMATICA A CENTENAS DE QUILOMETROS DA COSTA MUNIDO DE UM BINOCULO DE TERCEIRA MADE IN CHINA CONTRABANDEADO ATRAVEZ DO PARAGUAI ACHANDO QUE ENCHERGARA A COSTA rsrs rsrs rsrs rsrs E COMO FANTASIAM AS ESCRAVINHAS SADOMAZOQUISTAS DO VAMPIRO E AS ANCIÃNZINHAS INDIGNADAS DE SIÃO rsrs rsrs rsrs rsrs

  33. É incrivel,jente foi graças ao poder belico americano,que hoje estamos livre das garras do nazismo,e a russia,antiga união soviética deve sua existencia há asistencia militar americana,e o mundo tem uma enorme divida com os alhados e não se esquesam a russia éra um aliado e levou sobre si a maior carga belica nazista,e apartir daquele momento os paises do eixo começaram a dominar armas nucleares,mas quem estava desenvolvendo a bomba atomica éram os alemães,e existe o misterio,alguns disem que cientistas que trabalhavam para hitler na bomba enviaram cartas com o conhecimento matematico quimico fisico e mecanico da construção da bomba atomica,as principais potencias da época outros disem que foi na divizão da alemanha que paises acharam laboratorios e documentos com formulas, fico com as cartas sendo assim quem abasteceu os aliados da época com alimento viveres e armas,na época a alemanha tinha o conhecimento e militarmente éra muito superior tecnologicamente, mas esbarou nos EUA e se deu mal sendo assim não vivi a época mas sou agradecido aos americanos e seja la como for eles sempre lutam pela liberdade embora muitas veses abusam do poder.

  34. Então as ESCRAVINHAS SADOMASOQUISTAS DO VAMPIRO não se libertam desse cordão umbilical rsrs rsrs Nazismo,Holocausto,11 de Setembro,Homem na Lua rsrs rsrscomo se isso obrigasse-nos e obriga-se a maioria da humanidade a estarmos eternamente atrelados aos padrões deles rsrs rsrs Continuem sendo Plutos e Patetas do Universo Disney rsrs Peter Pan cresceu e passou o ferro na Fada Sininho rsrs e o Espinafre do Popeye nõ faz mais efeito e o Brutus é quem papa a Olivia Palito agora rsrs Coitadinha da Magrela rsrs

Comentários não permitidos.