Fumaças no Rio comemoram Dia do Aviador com duas apresentações Campo dos Afonso e em Copacabana
Por Elcilene Borcard
Para o Plano Brasil
No dia 23 de outubro ocorreu no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro, o tradicional show aéreo. Há exatos 105 anos, o Pai da Aviação, o brasileiro Santos Dumont, realizava o sonho milenar dos homens: voar como os pássaros. Esse grande feito na época repercutiu o mundo inteiro através dos noticiários e fotógrafos, que registraram o feito extraordinário do primeiro piloto no mundo a pilotar o famoso 14 Bis.
A comemoração do “Dia do Aviador” começou cedo com lançamento de pára-quedistas, demonstrações aéreas , sorteios de brindes durante as festividades e apresentação empolgante Esquadrão de Demonstração aérea há 60 anos. Apesar do forte calor, mais de 30 mil pessoas prestigiaram o evento.
O MUSAL – Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro, localizado no lendário Campo dos Afonsos, berço da Aviação Militar Brasileira, abriram seus portões para receber um público, que veio de diversas localidades e regiões do país, para um grande show aéreo, oferecendo um domingo alegre e possibilitando a todos conhecerem o rico acervo onde preservam material aeronáutico e documentos históricos.
Acesse a galeria de imagens clicando sobre elas para ver em maior resolução
Fotos: Elcilene Borcard para o Plano Brasil
Pode-se desfrutar da exposição de aeronaves civis e militares de todos os tipos, permitindo assim que os visitantes e amantes da aviação pudessem apreciar e celebrar junto com os amigos e familiares assistindo a emocionantes exibições de saltos de pára-quedistas e vôos de diversas aeronaves.
Para abrilhantar a Esquadrilha da Fumaça, com os melhores pilotos do Brasil e do mundo, brindou a cidade maravilhosa, com duas demonstrações: ás 11 horas em Copacabana com a passagem de nº 3524 e às 16 horas no Campo dos Afonsos a demonstração nº 3.525, emocionando a todos com sensacionais manobras nos T-27 (tucanos) e despertando orgulho de ser brasileiro.
A equipe, composta por 8 pilotos (Esteves, Caldas, Boery, Reno, Alexandre, Escobar, Carvalho e Marcelo e 8 anjos das guarda (Robert, Vargas, André Luis, Dávils, Reginaldo Queirós, Célio Luiz e R. Teixeira) sob o Comando do Coronel Esteves.
A recepção calorosa do público e alegria eram notórias. Conversei com muitos oficiais e todos unânimes sentiam-se lisonjeados em estar fazendo parte da festa, como por exemplo o Major Brilhante, do Exército que exibiam os modelos de helicópteros Pantera e Fennec (esquilo) participando pela terceira vez e disse sentir-se muito contente e que é gratificante perceber a curiosidade que as pessoas têm quanto a atividade que exercem e como o Sargento Eber, que no momento encontra-se em missão no Rio, perceber o entusiasmo, carinho e reconhecimento do público.
Estiveram presentes diversas autoridades, civis e militares como o Major-Brigadeiro-do Ar Gracza , o Diretor do Musal, Brigadeiro Behringer. A frente do comando da equipe de organização do evento os Senhores Ivan Roberto Soares e José Henrique Tomaz parabenizam a todos os pilotos pelo seu dia e aos organizadores do evento.
E deixo no ar a seguinte pergunta: – “Qual a principal característica para ser um piloto da esquadrilha da fumaça? Que características são necessárias para a escolha ?”
O Bizu é que isso modifica a vida de muita gente, fornece um up grade na sua existência como profissional e ser humano, em qualquer área da vida, tanto que a receita de sucesso nunca foi modificada e dá certo a 60 anos, comemorados no próximo ano.
Por Elcilene Borcard
elcileneborcard@hotmail.com
Assunto sério.
http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/3289/Colombia-%E2%80%93-Do-sucesso-Construido-a-Derrota-Planejada
Sem dúvida! =b Adoro estes eventos!
Eses Uniformes Emprestado pelos Yankes sao Ridiculos.
.
Parecen que forao Inspirados nos primeiros Uniformes da
‘
United Parcel Service (UPS) SEM FALAR NO FAMOSO CAPACETE CABECA DE FORMIGA.
.
o resto das fotos tao otimas parabens pelas fotos
Pela cobertura do evento, esse ano fico um pouco fraco mais valeu pela cobertura do Dia do Aviador 2011 no Rio, Agora fico bom com um toque feminino,Plano Brasil inovando.
Pára de falar besteiras tiririca!
Dispensável este comentário, já nem é ideológico.
Seja feio ou bonito, era o uniforme da época, não muito diferente dos demais.
sds
E.M.Pinto
Obrigada pelo carinho e confiança do Plano Brasil e de meu grande amigo Ricardo. Deus os abençoe sempre!