Deu no CAVOK: Helicóptero H-36 Caracal realiza primeira missão na FAB

A primeira missão operacional do novo helicóptero H-36 Caracal da FAB foi realizada juntamente com a Polícia Federal. (Foto: FAB)

Em uma operação conjunta com o Exército e a Polícia Federal, o Esquadrão Falcão (1°/8° GAv), sediado em Belém (PA), empregou pela primeira vez o helicóptero H-36 Caracal (EC-725). A missão tinha o objetivo de resgatar sete pessoas na tribo Kayabi, próximo a cidade de Jacareacanga, no Pará. O grupo ficou refém dos indígenas, que protestavam contra a construção de uma usina hidrelétrica, em fase de licenciamento ambiental, e contra a demora na demarcação a área da reserva.

O helicóptero H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1°/8° GAv), sediado em Belém (PA), foi utilizado numa missão conjunta com a Polícia Militar. (Foto: FAB)

Após a acordo com a comissão de negociação da Secretaria Geral da Presidência da República, os reféns foram liberados e transportados, no dia 21 de outubro, para Altamira (PA). De lá, seguiram para Brasília, em uma aeronave C-105 Casa do Esquadrão Onça, (1°/15° GAv).

A primeira missão do H-36 Caracal foi realizada no Pará. (Foto: FAB)

O H-36 Caracal é um helicóptero biturbina de porte médio de 11 toneladas com capacidade para até 29 combatentes equipados. Concebido em um consórcio composto pela empresa brasileira de helicópteros Helibras e pela européia Eurocopter, o H-36 desempenha múltiplas missões, como busca e resgate, transporte tático de longa distância, transporte aeromédico, apoio logístico e missões navais.

Fonte: 1°/8° GAv, via Cavok

7 Comentários

  1. Ferreira Junior
    Isso eu li tamben muito, disseram que era um projeto obsoleto até, cade os bobos que disseram isto??!!

  2. se as ongs boazinhas patricinadas pela cia achavam que era so intigar o medo e a ignorancia de indios isolados, depois de verem um caracal lotado de agentes federais armados ate os dentes vão ter que repensar sua estrategia, que sejam todos indentificados e deportados esses conspiradores !!!

  3. E um bom helicóptero. E que a maioria do pessoal gosta de comparar Nao só o EC725 mas qualquer equipamento adquirido pelas nossas FA com outros supostamente melhores. Podem ate existir melhores mas o que importa e que estamos reequipando nossas FA com equipamentos que conseguem suprir nossas necessidades.

  4. E os índios sequestradores foram presos???

    Resposta: os índios nem pagam impostos e podem fazer o que querem ! ISSO É BRASIL !!!

  5. Fico triste quando vejo uma foto dessas,a policia federal uma instituição muito respeitada no brasil, porem tenho observado uma falta de profissionalismo enorme, os agentes nessas fotos se aproximam de bandoleiros, nenhuma padrinização, achei muito legal a mochila da okley nas costas do agente, o armamento sem nenhuma padronização, deve ser muito legal na hora que acaba munição de um colega(mp5,m16,escopeta), isso é que da colocar advogado com gel no cabelo pra organizar uma instituição com esse porte.

Comentários não permitidos.