Chile quer conhecer plano brasileiro de fronteiras e estreitar parceria na área de defesa

O ministro da Defesa da República do Chile, Andrés Allamand, quer usar a experiência brasileira para montar um plano de fronteiras para seu país. A solicitação foi feita no encontro com o ministro da Defesa, Celso Amorim, durante almoço de trabalho na tarde de hoje, em Brasília.

Lançado em junho, pela presidenta Dilma Rousseff, o Plano Estratégico de Fronteiras foi desenvolvido para combater o narcotráfico, o tráfico de pessoas e o contrabando de armas. Em apenas quatro meses, a iniciativa apresentou resultados expressivos.

“Temos problemas semelhantes e podemos nos beneficiar do trabalho desenvolvido pelo Brasil”, afirmou Allamand, que viajou, em seguida, para Manaus para conhecer os sistemas de Proteção (Sipam) e de Vigilância da Amazônia (Sivam).

Durante o encontro, o ministro Celso Amorim prometeu dar todo o apoio necessário ao futuro programa chileno, que se encontra em fase de elaboração. O modelo brasileiro envolve o uso integrado de veículos aéreos não-tripulados, satélites de sensoriamento remoto, radares de terra e aviões de vigilância eletrônica e de reconhecimento.

Cooperação industrial

No almoço, os dois ministros discutiram também a possibilidade de incrementar a cooperação industrial nas áreas naval e de manutenção de blindados.

Celso Amorim solicitou ao secretário de Produtos de Defesa, Murilo Marques Barbosa, uma breve explanação sobre as medidas de incentivo ao setor, recentemente promulgadas em medida provisória.

Após a apresentação, o secretário ressaltou a necessidade de maior integração dos países da América do Sul na produção militar e dual: “Todos devem se beneficiar com o aparelhamento da indústria de defesa do subcontinente.”

Presente também à reunião, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Júlio Soares de Moura Neto, lembrou que os estaleiros chilenos já realizam alguns trabalhos de manutenção em navios brasileiros e destacou a necessidade de uma maior cooperação entre as duas esquadras.

Haiti e estratégia

No decorrer da conversa, Andrés Allamand mencionou também a questão do Haiti, para onde o Chile, à semelhança do Brasil, enviou efetivos militares para compor a missão das Nações Unidas para a estabilização do país (Minustah). O ministro chileno destacou a necessidade de uma política integrada na nação caribenha. Ele acredita que sejam necessários entre cinco e dez anos para o final da missão. “Mas uma coisa tem que ficar certa. Não sairemos um dia antes e nem permaneceremos um dia depois do Brasil”, garantiu.

O ministro chileno terminou a conversa com dois convites ao colega brasileiro. Solicitou que Celso Amorim mostre a experiência da Estratégia Nacional de Defesa em seu país e, em seguida, visite a Antártida.

O ministro brasileiro aceitou os convites e propôs que haja um maior intercâmbio de pessoal entre os centros tecnológicos militares e de estudos estratégicos dos dois países.

Fonte: Ministério da Defesa

17 Comentários

  1. O Chile realmente é pragmatico mesmo. Temos de mante-los sempre próximos a nós pois eles estão as nossas costas praticamente, o Atlantico seria a nossa frente.

  2. O Chile tem fronteiras com a Bolívia e com o Equador, 2 países razoavelmente complicados e produtores de coca etc.
    Tem um imbroglio com a Bolívia, por conta da saída para o mar, função de guerra de 1870.
    Daí, necessita e bem de um plano como esse do Brasil.
    Sairá mais barato porque a inteligencia do plano já está montada.
    Eles gostam de fazer o dever de casa.
    *****
    Por outro lado, vejam bem o tópico inicial – “manutenção de blindados”. O Chile usa o Leopard, como o Brasil, embora de modelos diferentes, mas a fábrica agora está no Brasil, em Santa Maria.
    Acho que a Argentina não irá gostar muito, ou tratará logo de fazer um acordo de cooperação semelhante.

  3. O Chile é um país sério,eu simpatizo mais com os chilenos do que com argentinos por exemplo que pra mim esses sim são uns traíras,é isso ai acho que vai ser bom ter um relacionamento mais estreito com o Chile!

  4. Os que não acreditam ou não acreditavam na END devem estar se mordendo, se auto-flagelando, pois é, a UNASUL está começando a colher os seus primeiros frutos maduros. A Argentina já se tornou parceira no KC-390 e pode até ajudar a EMBRAER construir pequenos caças para formação e instrução de pilotos.

    Agora o Chile já demonstra interesse nos nossos sistemas de defesa de fronteiras, estamos fazendo escola. Logo mais Venezuela, Colômbia, Paraguai, Peru e os demais vão entender que é mais barato e sobretudo mais seguro interagir com o Brasil nas questões de defesa da e segurança dos seus parques industriais e dos seus respectivos territórios do que abrirem as portas para os velhos lobos e hienas tradicionais que estão vorazes em seus interesses na América do Sul.

    O Brasil não tem aspirações colonialistas, e os nossos recursos estratégicos são mais do que suficientes para as nossa gerações atuais e futuras, desde que utilizadas e gerenciados com equilíbrio e sabedoria. Portanto, é mais seguro fechar acordos com o Brasil e compartilhar os avanços sociais e tecnológicos que com certeza estão por vir e todos lucrarão o suficiente.

  5. “Não sairemos um dia antes e nem permaneceremos um dia depois do Brasil, garantiu.”
    Andrés Allaman
    ———-
    Senti firmeza na cunversa do dotô.
    Na verdade Brasil , Argentina, chile e Venezuela são os que tem o comando do continente, a Venezuela um tanto prejudicada pela ideologia e talvez o Chile por forte influência dos royal, mas estamos melhorando. Toca pra frente a relação.

  6. Os chilenos são sérios. Nunca ouvi falar em corrupção política e impunidade.O STF de lá funciona. Eles levam a sério as suas Forças Armadas. Bom exemplo para nós.

  7. Resumindo Brasil e Chile são as duas grandes potências latino americanas, por isso é importantíssimo essa união.
    Principalmente com vizinhos de suas fronteiras bem instaveis.

  8. O Chile, ao contrario do Brasil é um pais serio… não se deixou contaminar pela farsa socialista… ainda não… mas essa doença contamina… eles que tomem cuidado em entrar em contato com doentes terminais… abra o olho Chile…

  9. .
    .
    O Chile utiliza os dois modelos de Leopard, o 1 e o 2, ter comprado o 2 não quer dizer que tenham acabado com os 1 automaticamente…
    .
    E no mais o Chile tem ainda governos de esquerda no poder a mais de 20 anos…
    .
    Sempre valida uma parceria com o Chile, pessoal sério! E pelo jeito querem copiar a END e o SISFRON… então estão funcionando bem !!!

  10. Falou mega-bobão… como sempre defendendo seus patrões… viralatismo é isso ai… tem sempre um neo-otario fincado em uma base partidaria bisbilhotando o que se passa no dia-a-dia dos comuns… é o jeito KGB de se tornar importante no partido… seu futuro é brilhante… vai ter uma carteirinha de agente do sistema e vai poder tomar coletivo de graça, entrar no cinema de graça, entre outros beneficios… quem sabe uma chopana na amazonia qndo aposentar… o gulag brasilis… entre o rio negro e o solimões… vai ser vizinho de jacaré-açu e trairas…

  11. .
    .
    Depois de falar isso tudo ai vimos realmente quem és… ficou claro quem trabalha pra partido aqui, ja que precisa sempre falar em politica em todo post que faz…
    .
    Mais uma vez o senhor alto denuncia-te!!
    .
    E vou me poupar de dar-te adjetivos pejorativos como fizeste, ja que as pessoas não são bobas e tem discernimento… quem precisa de palavrões nunca tem razão ou a verdade ao seu lado, alias é sinal de desespero!!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.