Petrobras muda tecnologia e monta supercomputador
Por Cibelle Bouças
O Centro de Processamento de Dados (CPD) da Petrobras mudou o paradigma em matéria de computação, nas palavras de membros da equipe de tecnologia de informação da unidade. Há cerca de seis meses, a companhia colocou em operação o Grifo04, um supercomputador com capacidade de processamento de 1 petaflop – ou 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo.O equipamento deve constar no próximo ranking do 500 supercomputadores mais potentes do mundo, atualizado semestralmente pela organização americana Top 500.
Luiz Rodolpho Rocha Monnerat, analista de sistemas sênior da Petrobras, que encabeçou o projeto, afirma que a nova tecnologia permitirá à Petrobras aumentar em dez vezes a capacidade de processamento de imagens de áreas com potencial de produção de gás e óleo. Para obter um desempenho semelhante com um cluster que usa processadores comuns, a estatal teria de desembolsar R$ 180 milhões. “E teríamos que construir um novo CPD para receber um conjunto de equipamentos desse.”
O Grifo04 foi projetado pela equipe de tecnologia da informação (TI) da Petrobras, em parceria com o grupo de exploração e produção (E&P) e custou para a estatal R$ 15 milhões. “O que motivou a busca por outra tecnologia foi perceber que o espaço estava acabando e o consumo de energia já estava alto”, afirma Carlos Henrique de Albrecht, analista de sistemas sênior da Petrobras. Ele diz que o Grifo04 consome 90% menos energia que um supercomputador vendido no mercado atualmente.
O supercomputador da Petrobras consiste, na verdade, em um conjunto de computadores de grande porte que operam em conjunto (cluster). Ele é composto por 544 servidores, com 500 mil núcleos de processamento de memória, somando uma capacidade de memória de 16 Terabytes (16 milhões de megabytes). A estatal desenvolveu ainda softwares de algoritmo para que o Grifo04 seja capaz de processar mais de 6 trilhões de amostras sísmicas por segundo.
Para comprar os equipamentos, a Petrobras abriu uma concorrência em 2010, que a Itautec venceu. “O processo foi demorado porque a tecnologia é nova e não havia oferta no Brasil”, afirma Monnerat.
A tecnologia solicitada pela Petrobras e que mudou o paradigma da computação é a de processadores gráficos (GPUs), especializados em manipular imagens, vídeos e gráficos. Eles são capazes de realizar vários cálculos matemáticos de forma simultânea. Além disso, as informações são processadas sem passar pelo processador central (CPU). Com isso, os equipamentos são mais velozes que computadores que só usam a CPU.
Atualmente, os processadores gráficos estão presentes em três dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, de acordo com o ranking da organização Top 500. O líder da lista divulgada em junho é o Fujitsu K, localizado no Riken Advanced Institute for Computational Science, no Japão. O supercomputador tem capacidade de processamento de 8,16 petaflops (8,2 quatrilhões de cálculos por segundo).
Montar o supercomputador brasileiro foi difícil não só por conta da pouca oferta de componentes no país. A estatal também enfrentou problemas para instalar o conjunto de softwares, afirma Bernardo Fortunato Costa, analista de sistemas júnior da Petrobras. Esse foi um dos fatores que levaram a companhia a desenvolver os programas internamente. “Os softwares comerciais ainda não estão adaptados para operar em GPUs”, observa Costa. “Mas é provável que nos próximos editais todos os pedidos sejam de softwares adaptados para funcionar com GPUs.”
Esse não é o primeiro projeto de cluster desenvolvido pela Petrobras. Em 1997, a estatal começou a desenvolver conjuntos de equipamentos usando sistema operacional Linux, com processadores x86, substituindo o sistema Risc Unix, que naquele período era adotado como padrão no mercado empresarial. “Tivemos um ganho de dez vezes em desempenho, mas não houve redução do consumo de energia”, compara Monnerat.
O analista observa que o parque de computação de alto desempenho tem saltos tecnológicos a cada dez anos. A mudança atual é a substituição de CPUs pelas GPUs. “Nossa meta é acompanhar esses saltos tecnológicos”, diz. A Petrobras começou a testar GPUs em 2006. O primeiro cluster foi feito em 2008, com 180 placas gráficas.
No Brasil, é o mais veloz
O Grifo04, desenvolvido pela Petrobras, é o primeiro supercomputador no país a alcançar a capacidade de processamento de 1 petaflop (1 quatrilhão de operações por segundo). Com essa marca, ele torna-se o supercomputador com maior potência e velocidade em funcionamento no Brasil, deixando para trás o Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que estreou em janeiro e é capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo.
É considerado oficialmente um supercomputador um grupo de máquinas que operam em conjunto e que tem capacidade de processamento acima de 25 teraflops (ou 25 trilhões de cálculos por segundo). O ranking elaborado pela organização americana TOP500 inclui atualmente em sua lista apenas dois supercomputadores brasileiros.
Um deles é o Tupã, do Inpe, e outro pertence ao Núcleo de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), com capacidade 64,63 teraflops.
A Unicamp, a USP e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) também têm supercomputadores, mas com potência máxima de 46 teraflops.
A Petrobrás está de parabéns.
Esse Grifo04 detoooona !!!
Avante Brasil !!!
Manda um desse aqui para casa hahahahah ia servir mto msm
não e nada perto do supercomputador da china
se nos retirarmos cirurgicamente o cerebro do dandolo, e instalarmos dentro de uma CPu teremos o computador mais poderoso do mundo !!!
É A CONTRIBUIÇÃO DO PETRÓLEO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA BRASILEIRA.
.
.
.
Um certo político inglês,que não me lembro o nome,quando esteve aqui neste ano,falou da importância do desenvolvimento do petróleo para o brasil e da Petrobrás.
.
Também fez uma comparação com esse desenvolvimento do petróleo com a corrida espacial americana,pois para ele tal situação faria o país dá um salto na qualidade de pesquisas no modo geral.
.
Como essa matéria,entendi o que ele queria dizer.
Parabéns , antes tarde do q nunca, avante BRASIL, sds.
Combatente, não desmereça simplesmente por desmerecer.
É nosso, feito com tecnologia que reduz o consumo de energia em 90% para um similar de mesmo porte.
Produzido por brasileiros, com tecnologia brasileira – Itautec e os engenheiros de sistema da Petrobrás.
Parabéns.
Entra tranquilo na lista dos 500 maiores supercomputadores existentes, bem no alto.
fica feliz q tem ao menoss poxa suahuhsua jah quer comparar com lá fora
hsauhusah ante nem tinha um de tanta potencia sem ser o tupã
Computador é a minha área. Todos os supercomputadores do mundo já estão obsoletos, pois aparecerão circuitos digitais, entre 10 a 50 x mais rápidos, e o sistema binário dos processadores irão se transformar sistema decimal e no futuro milesimal.
Muito Bom! Boa Brasil e Petrobras!!
.
.
.
.
(já podemos calcular matematicamente em uma máquina só todo o ciclo da explosão de armas nucleares. A nossa W87 Vem aí!!rsrs.. )
Tem pessoas aqui neste fórum que se comprazem em exaltar a China e a Rússia, nos mais diferentes aspectos, em contraposição ao Brasil. É China para lá e para cá. É Mãe Rússia para cá e para lá. Apesar de todos os nossos grandes, sérios e graves problemas, o Brasil tem muitas coisas boas a apresentar.
cala a boca idiota que china o que, só aparece idiota desmerecendo tudo que o brasil faiz .
Um desses na Embraer e outro na Ávibras viriam bem a calhar!
È um avanço, temos que repeti-lo Brasil a fora, nas industrias, nas universivadades e govern;, pra fazer logo a adminstração digital e melhorar o controle da máquina pública, sobretudo do nosso dinheiro mal gasto!
“se nos retirarmos cirurgicamente o cerebro do dandolo, e instalarmos dentro de uma CPu teremos o computador mais poderoso do mundo !!!” …….. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o Brasil esta avançando mais rápido do que eu pensava
Sera que roda GTA ? KKKKKKK’
UHU! Da pra rodar CRYSIS 2 no máximo!rsrsrs
brincadeirinha. Muito legal a notícia.
Eu acho o Dandolo um desperdício… tanta capacidade e não se aproveita nada… ele poderia estar ajudando o país e ganhando muito prestígio e dinheiro… que pena!!
–
–
cada maluco… um com sistema decimal ..mile-os-cambaus..rsrs (sendo o Dandolo é maluco beleza..rsrs)
–
outro com a China sendo a mãe de todos os super computadores…
–
computação GPU-GPU (uso intensivo do parelelismo – CPU não tem esse enfoque – um dos motivos da maior velocidade das GPUs) é o novo paradigma..Fato !
–
no futuro será a computação quântica.. a abordagem binaria .. 0 (sim) ou 1 (não) dara lugar a uma terceira variável (a quem diga ate sendo possível uma quarta)
–
em 2012 as pastilhas GPU serão fabricadas com uma litografia com 28nm (mais rápida com menor consumo de energia e consequentemente menor geração de calor)
–
a IBM estuda a decadas… uma arquitetura 3D para CPU .. .. quando conseguir seu intento… o paralelismo da GPU sera incorporado a CPU … ai o bicho pega..rsrsrs
Felizmente, hoje não é difícil montar um supercomputador e os EUA não podem restringir as exportações já que os componentes são basicamente os que usamos nas nossas máquinas. Por exemplo, há supercomputadores feitos com clusters de PS3. O maior problema é a rede de alta velocidade que pode estrangular o processamento. O meu comp. que não é lá grande coisa processa >1TFlops. Com umas boas placas gráficas, uma placa mãe e uma baita fonte pode-se chegar 20.4TFlops (4×5.1TFlop)… sem com placas de processamento como da Mercury etc.
Fico feliz com a notícia, aqui na minha universidade tem um Altix 4700.
Informações Técnicas
Fabricante: Silicon Graphics, Inc (SGI) – EUA
Modelo: Altix 4700
Memória: 272 GB
Processadores Duplos: 68 Dual-Core Intel e Itanium
Sistemas Operacionais: Linux (SUSE) e Enterprise Server 10
Capacidade de Disco: 30TB, combinados em dois núcleos (InfiniteStorage 350 e InfiniteStorage 120)
Custo: R$ 2 milhões
Isso do Grifo tá parecendo mensagem subliminar do Gripen NG, ein! HAHAHAHA
Já ia me esquecendo, leiam isto:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5412782-EI8147,00-Brasileiros+fazem+descoberta+que+pode+levar+a+computacao+quantica.html
NobruRJ , eu pensei a mesma coisa, na n W87…estão ferrado.Sds.
–
–
w87 ja tem o esquema todo na internet … tendo os “insumos” .. easy montar…
Nem precisamos fabricar uma bomba Nuc, basta calcular, deixar o material separado e montar quando necessário. Ai não desrespeitariamos a Constituição e manteriamos os falsos amigos bem longe.
A noticia seria melhor ainda se este super computador fosse construído com componentes 100% nacionais.
A China construiu um super computador o segundo mais rápido do mundo mas com componentes de outros países o CPU é do EUA…
O Fujitsu K do Japão foi construído com tecnologia 100% japonesa inclusive os CPUs,GPUs e Memoria, afinal ninguém que ficar atrás ou depender do outro.
Com o acordo da Tv digital entre Brasil e Japão, se firmou um acordo de transferência de tecnologia ao Brasil e os primeiros engenheiros brasileiros apreenderam no Japão como desenhar e desenvolver chiphs de sistemas integrados.
Para Frente Brasil!!!
Parabéns Petrobrás , agora poderiam usar as GPU,s ( Processadores Gráficos P , fabricados ou nacionalizados pela CIETEC ou IETEC ,( Empresa Brasileira fabricante de circuitos eletrônicos ) não me lembro bem .
Com associação da SMDH ( Empresa do Rio Grande do Sul , que fabrica circuitos eletrônicos.) .
Com a tecnologia desenvolvida pela Petrobrás /Itaú-tec , poderemos desenvolver super computadores mais potentes e livres de obrigações , para pesquisarmos o que quiser-mos.
Entendam o que quiserem , ” quando digo pesquisar-mos o que quisermos ” rs.
o Grifo04 deve estar entre o décimo terceiro e décimo oitavo lugar no top500