União Europeia ameaça Irã e Síria com novas sanções

http://www.publicserviceeurope.com/dyn-graphics/image-430/rafa-sanudo-cartoon-libya-syria.jpg

Países alertam sobre o impasse nuclear e pedem que Irã “evite possíveis medidas restritivas no futuro”.

Líderes europeus alertaram o Irã neste domingo que poderá haver sanções mais duras contra o país, caso ele não dê respostas às preocupações sobre o seu programa nuclear. Os líderes também disseram que ampliarão as restrições à Síria se o país continuar a reprimir a sua população.

Numa reunião em Bruxelas, os 27 países da União Europeia (UE) fizeram um chamado para que o Irã tome parte de “negociações construtivas” com as potências ocidentais para chegar a uma solução sobre o impasse nuclear e “evitar possíveis medidas restritivas no futuro”.

Os líderes da UE, num comunicado, defenderam a preparação de novas sanções, “para serem implementadas no momento apropriado, caso o Irã continue a não cooperar, sem cumprir as suas obrigações”.

Eles também fizeram um alerta para a Síria. A UE “irá impor mais medidas contra o regime se a repressão à população civil continuar”.

A UE e os Estados Unidos já impuseram quatro rodadas de sanções por intermédio das Nações Unidas ao Irã, por conta do programa nuclear. Também foram tomadas medidas específicas para impedir o investimento no setor de petróleo iraniano e dificultar a movimentação de recursos para dentro e para fora do país.

No sábado, o Irã rebateu uma ameaça de Washington de impor sanções contra o banco central do país, em resposta a uma suposta conspiração para assassinato. Os iranianos afirmaram que as Nações Unidas bloqueariam o plano, e outros bancos centrais não o aceitariam.

Tais sanções tornariam ainda mais difícil para o Irã receber o pagamento por exportações.

Qualquer nova ação das Nações Unidas dependeria do consentimento da Rússia e da China.

Fonte: Reuters via Último Segundo

24 Comentários

  1. ECOMIMIA DE GUERRA,É O QUE O CIDADÃO E CONTRIBUINTE AMERICANO E EUROPEU ESTÃO VIVENDO E NÃO SABEM DISSO.
    .
    .
    Como eu escrevi aqui,nesse dominó pode cair duas pedras de uma só vez ou seja,Irã e a Síria,não é a toa que os EUA e a Europa redirecionaram o dinheiro dos seus contribuintes para isso,os desprovendo de um bem estar social.
    .
    Aliás o governo americano coloca tal tema,bem está-social como uma coisa de comunistas….uma cortina de fumaça para os contribuintes e lá.

  2. A velha Mesopotâmia quer a bomba e vai fazê-la. E todo mundo sabe disso. E o que poderia impedir? Somente a eleição de um republicano para presidir os Estados Unidos. E tio Sam iria afogar em mais dívidas, mas alguns milhares de empregos estariam garantidos. Mundo podre!

  3. engraçado porque niguem ameaça a arabia saudita com sanções ?
    aos sauditas fazem o mesmo que a siria para reprimir protestos por democracia e apedrejam mulheres no meio da rua como o IRÃ, que coisa não ?!!

  4. >>”Numa reunião em Bruxelas, os 27 países da União Europeia (UE) fizeram um chamado para que o Irã tome parte de “negociações construtivas” com as potências ocidentais para chegar a uma solução sobre o impasse nuclear e “evitar possíveis medidas restritivas no futuro”.”< Irã se você continuar negando se ajoelhar diante de nós e insistir em fazer armas nucleares como as nossas e dos seus vizinhos, vamos te apertar mais!!(seus malditos persas; vcs não usam Dólar nem cobram juros para a gente pressionar com o sistema bancário..droga 🙁 )
    .
    heheheheh…

  5. “O líder do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mustafa Abdel Jalil, disse neste domingo que a sharia (lei islâmica) deve ser a base para o novo governo da Líbia.”
    ———————-
    Fonte: BBC/Brasil”Atualizado em 23 de outubro, 2011 – 17:03 (Brasília) 19:03 GMT

    .

    .

    Xiiiii…rs Acho que algo deu errado no plano da OTAN/EUA/N.O.M. para Líbia…hehehehe. A Sharia(Lei Islâmica) NÃO COBRA JUROS!!!!!!!!!!!!!! Acho que como mágica vai começar a ter “mortes acidentais” e “disputas por poder” dentro dos rebeldes salvadores dos Líbios rsrsrs…

  6. Tudo o que os EUA quer é outro radical burro e pouca gente percebe, mataram Kadhafi justo porque ele deixou de ser radical e nunca foi burro.

  7. É, mas qualquer hora vão fazer de Tel Aviv uma imensa fogueira de fumo e fogo. Eu queria só ver os comparsas do Bibi sofrendo o mesmo que sofrem hoje os palestinos,

  8. todas essas pressoes so vao durar ate o primeiro teste nuclear iraniano,depois,eua e todo mundo vao se aproximar e baixar muito a bola.
    “se voce nao pode derrotar o seu inimigo,junte-se a ele”

  9. Siria tem Pelotões Quimicos de Ataque e defesa …. seria uma batalha muito penosa aos soldados americanos ou europeus.

  10. Pensando bem , uma guerra contra o iran ta passando da hora , é agora ou vai esperar a bomba-h ? acho q é isso q israel fica falando no ouvido dos yankes , uma guerrinha com iran iria recuperar a econômia america e europeia .

  11. Estão querendo secar os recursos financeiros do Irã e da Síria. O Brasil deve ser pressionado a não vender nada para esses países.

  12. Capa preta diz que ninguem ameaca a Arabia Saudita. Nao ainda, mas esta na lista de paises a serem desmembrados de acordo com o projeto norte americano de mudar o mapa da Asia e Africa. Goggle Col Ralph Peters, Remapping the Middle East, nao sei se ha documentos traduzidos em portugues. De acordo com o projeto, Libia, Lebano, Siria e Iran, serao os primeiros paises a serem atacados, desmembrados e redivididos em pequenas nacoes de acordo com os diversos grupos etnicos e religiosos que compoe cada pais. Depois sera a vez da Turquia, Arabia Saudita e Paquistan. Um pais de cada vez. Guerras de conquista lenta, prolongada mas inexoravel. Um vez que Iran e dividido, deixara de ser adversario perigoso para Israel e os EUA, dai comecarao processo de desmembrar a Arabia Saudita. A area onde estaos postos de petroleo e a area populada pelos xiitas, que hoje sao manipulados pelo Iran, dai a neutralidade norte americana quando o governo da Arabia Saudita os massacram militarmente. Mas ma vez o Iran e desmilitarizado, subjugado e dividido, os EUA passara apoiar os xiitas da Arabia Saudita.Os EUA nao tem objecao em principio que xiitas passam ter controle nominal do petroleo. Aos principes que hoje formam a classe politica dominante do pais, sera reservado a area em volta de Mecca, area onde nao existe petrole.

  13. “Se aqui e no exterior todos perceberem que estamos
    prontos para a guerra a qualquer momento, com todas as unidades das nossas forças
    na linha de frente prontas para entrar em combate e ferir o inimigo no ventre,
    pisoteando-o quando estiver no chão, para ferver seus prisioneiros em azeite
    e torturar suas mulheres e filhos, então ninguém se atreverá no nosso caminho”.”

    **********
    (*)Sir.John Arbuthnot Fisher, Primeiro Lord do Almirantado da Marinha Real Britânica_(cit. in Norman Angell, A Grande Ilusão, Editora UNB, 2002, p: 275)
    .
    .

  14. A Líbia, a OTAN e o grande Médio Oriente
    .

    “(…)Assim mesmo, o que se deve esperar que ocorra depois da guerra? Na Líbia, haverá um longo período de caos, seguido da formação de um governo de coalizão tribal, instável e autoritário, sob o patrocínio e a tutela militar da OTAN.
    .
    Ao mesmo tempo, estará dado um passo decisivo na construção de uma força de intervenção “ocidental”, capaz de projetar seu poder militar sobre todo o território islâmico do Grande Médio Oriente.
    .
    E de passagem, estará criado o primeiro “protetorado colonial” da OTAN, na África. Triste sina da África!(…)”


    **********
    .
    (*)PorJosé Luís Fiori/outraspalavras

  15. É ridículo.. não é possível que a mídia seja tão comprada assim.
    Esta OTAN/ONU é uma gangue!
    “irá impor mais medidas contra o regime se a repressão à população civil continuar” Só acredita nisto quem é cego!.. Vejam a África!.. NÃO EXISTE PIOR GUERRA DO QUE LUTAR POR BEBIDA E COMIDA! E não escolheram guerrear por isto! Já os soldados escolherem muitas das vezes!

  16. Interessante, o pessoal do Iraque já tem emprego, nova guerra a vista, Será? Israel que se cuide, seus amigos não são mais os mesmos. Obama que o diga.

  17. criem sansões contra o Bharein então e contra a arábia saudita pô!
    tao fazendo o mesmo…
    eles sao amigos dos eua né? esqueci

  18. Gustavo G, Repito o que disse muitas vezes: De acordo com o ex presidente norte Americano Hamilton e o ex chefe da Cia, John Foster Dulles, os Estados Unidos nao tem amizade, tem interesses. Sadam Hussein acreditando nessa amizade invadiu o Iran, causando uma guerra instigado pelos EUA, onde morreram 1000.000 de pessoas. Qual foi seu fim? Noruega, do Panama, se considerava amigo dos Estados Unidos, facilitando o transporte de cocaina da Colombia para os Estados Unidos que a Cia estava se envolvendo para conseguir verbas para suas atividades no exterior, que ela, Cia, nao queria que o Congresso tivesse conhecimento. Que fim levou. E por ultimo Gadaffi. Acreditou na amizade, suspendeu a producao de armas nucleares que a Libia estava envolvida, para agradar os amigos, e foi recompensado com tiros na cabeca, como thank you very much. Os Saudis que se manquem!

  19. Carlos Argus disse:
    23/10/2011 às 21:45
    Só vão ficar nisso, tanto a China qto a Rússia ñ vão dar o seu sim a novos atakes…sds.
    =============================
    Concordo! Acho que a Russia e a China já entraram em acordo para começar a melar essa festa…

Comentários não permitidos.