Obama: “conquistas no Iraque e Líbia renovam liderança dos EUA”

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que as conquistas no Iraque, de onde todas as tropas sairão no final de ano para dar por terminada a guerra, e na Líbia com a morte de Muammar Kadafi lembram como seu país renovou sua “liderança” no mundo.

“Agora a nação que precisamos construir é a nossa”, ressaltou Obama em seu habitual discurso dos sábados transmitido por rádio e internet. O líder lembrou que nessa sexta-feira anunciou “orgulhoso” a retirada definitiva dos cerca de 40 mil soldados que ainda permanecem no país árabe, o que, “após quase nove anos, porá fim à guerra dos Estados Unidos no Iraque”.

“Além disso, a morte de Kadafi demonstrou que nosso papel na proteção do povo líbio, para ajudá-los a se libertarem de um tirano, foi o correto”, acrescentou Obama. “Estes sucessos são parte de uma história mais ampla. Após uma década de guerra, estamos virando a página para seguir em frente com força e confiança”, destacou o presidente.

Nessa nova página que começa, Obama promete se concentrar na “reconstrução da economia” americana, esmagada por um débil crescimento e por um nível de desemprego de 9,1%. “Durante a última década, os EUA gastaram US$ 3 bilhões na guerra, se endividou fortemente e investiu muito pouco na maior fonte de nossa força nacional: nossa gente”, disse o presidente. “Temos que enfrentar este desafio com a mesma urgência e unidade que nossas tropas brigaram no exterior”, acrescentou.

Por isso, voltou a insistir com o Congresso sobre a necessidade de aprovar seu plano de criação de empregos, avaliado em US$ 447 bilhões e que já sofreu duas derrotas no Senado nos últimos dez dias.

“É tempo de nos unirmos e de mostrar ao mundo por que os Estados Unidos continuam sendo a maior fonte de liberdade e oportunidades que o mundo jamais conheceu”, concluiu Obama.

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. Esses comunistas não tomam jeito mesmo… Os EUA continuam com a sua supremacia mundial e vão mantê-la por muito muito tempo, enquanto isso… os vermelhuxos ainda caêm no conto da carochinha que a toda “poderosa china” terá a supremacia mundial em 10 anos…

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsr

  3. Poxa David você ainda esta na guerra fria, “comunistas”, cara você viajou no baseado. Qualquer pessoa seja a sua cor da pele ou partido politico sabem que os EUA são um país facista. A Hillary DEVIA ESTAR PRESA. ENCOMENDOU A MORTE DE KADHAFI. DISSE ELA “VIVO OU MORTO”, Os gringos cheiram tanta cocaina que acham que tudo é filme de John Wayne.

  4. Nesse aspecto, os americanos e europeus estão certíssimos, pois o mundo não pode mais aceitar ditadores e reis no poder,e nem políticos populistas corruptos. Vamos ajudar o povo do OM a se livrar de grupos que exploram a população em nome de Deus. Não podem usar o nome de Deus para manipular as populações e fazer guerras. Matam em nome de Deus. Que absurdo! Pessoal, Obama está me parecendo ser um Grande Profeta. A Terra possui 6 grandes profetas no momento, e Obama poderá ser um deles. Eu já identifiquei 3 Grandes Profetas: Eu, Joana Yoko e Obama.

  5. Os estadonidenses não nos cansam de fazer rir, os líbios, que assassinaram o Kadafi a mando da OTAN/EUA não sabe o que os espera, se eles achavam que estavam sob a custódia de um ditador, não vão querer saber o que a trumpe formado por “Destino Manifesto”+”Deus Salve a Rainha”+”Le Petit Gateau”+”Oktoberfest” trará a eles! Kadafi roubava e matava desordenadamente, o quarteto fantástico aí não, eles fazem isso muito bem, de forma muito coordenada, o que Kadafi fazia, eles farão 10 vezes mais.

  6. Cesar, quem precis acho que tbn é o David…
    Desde a época do meu avô que eu nao escutava uma dessa…”esses comunistas….”, “vermelhuxos”…. hahahhaha
    Qualquer um que lute por um mundo mais justo e menos unilateral é comunista? quem nao deseja mais que paises sejam invadidos para simplesmente garantir o acesso dos grandes á materia prima dos pequenos também é um vermelhuxo?

    Eu so muito capitalista, inclusive um consumista assumido. Mas nem por isso eu devo assinar embaixo dessas declarações hipocritas dos yanks. Quem não ve essa materia, como extremamente tendenciosa ou é muito ignorante ou é muito sínico.

  7. 4 PRESIDENT……vale tudo!
    .
    .

    A campanha para presidente da república por lá é que nem cá…..Heheheh!
    .
    .

    “São três fases que um homem mente mais na viada;antes de uma eleição,durante uma guerra e depois de uma caçada”

    *****
    (*)Otto Leopold Edvard von Bismarck-Schönhausen
    .
    .
    .
    METIROOOOOOSO!….-Hehehehe
    .
    É a campanha leitoral por lá que começa pega fogo,pode qualquer coisa;desde mentir que é o normal até distribuir bombas nos outros por ai e assim mostrar que é o “matcho-mem” para os pobres incautos eleitores americano.
    .
    Mais a maior mentira em que envolveu o Obama,foi aquele quando ele receberá o nobel da paz….cara essa vai ser muito difícil de superar….nem se ajuntasse todos os pescadores e caçadores do planeta!_Hhahaha…..

  8. Dandolo…você só pode estar de sacanagem…tu é/foi do exército mesmo?? Ou é só mais um mentiroso na grande rede??
    Eu só tenho uma pergunta porque os EUA/UE/OTAN não fazem a mesma coisa que fizeram na Líbia por exemplo na Arábia Saudita?? Por que os EUA/Reino Unido criam os ditadores e depois derrubam o mesmo, assim como fizeram com o Kadafi?? Você realmente acha que eles ligam para o povo de qualque país??? Então porque eles não ajudam a acabar com a fome do planeta, ao invés de somente fazer propaganda??(lembram-se do Haiti,daquela palhaçada toda depois do terromoto?? Cadê a ajuda milionária anunciada na CNN??) Enfim, acreditar na bondade desses paises é simplesmente não querer ver a realidade…

  9. Quanto a Líbia eu não sei mas no Iraque acho que não houve conquista,e os E.u.a tem que rezar para os xiitias iraquianos nunca tomarem o poder pois se acontecer isso,os iraquianos xiitias vão correr para os braços dos seus irmãos iranianos,esse Obama está se mostrando um brincalhão,tem um discurso para cada platéia.

  10. É UMA LEITURA SÓ PARA MATUTAR UM POUCO
    E SE O IMPÉRIO PERDER OS DENTES?
    .
    .
    Tal leitura nos mostra os bastidores onde os conchaves entre os EUA es os ditadores aos quais o governo americano apoia e que nada mais são agentes duplos como Mubarak(Ex. ditador do Egito);que durante 20 anos atuou como uma peça de pião no xadrez da politicagem americana no Oriente Médio.
    .
    .
    .
    ***********
    Se o império perder os dentes?
    .
    Uma ampla rede de alianças com elites nacionais foi, por décadas, peça-chave do poder norte-americano. Este trunfo está se dissolvendo
    .
    Por Alfred W. McCoy e *Brett Reilly, TomDispatch | Tradução Coletivo Vila Vudu
    .
    .

    “(…)Assim como as “revoluções de veludo” que varreram o leste europeu em 1989 tocaram as trombetas do fim do império soviético, também as “revoluções do jasmim” que se espalham pelo Oriente Médio podem bem estar sinalizando o começo do fim do poder global dos EUA.(…)”

    ***********
    .
    .
    http://www.outraspalavras.net/2011/04/25/e-se-o-imperio-perder-os-dentes/

  11. China e bosta é mesma coisa… não sobrevivem sem amparo externo… FATO… qnto aos vemelhuxos, somente a constatação do óbvio… acham que comunismo é só a vertente economica… acham que não há comunistas nos EUA… acham… alias, nada sabem, por isso acham… esses sim são CINICOS, porque de SINICOS a China tá cheia… rsrsrsrsr… alô Aurélio…

  12. Pessoal, político é sempre cínico e hipocrita mesmo.
    O “Obama banana” não seria diferente.
    É incrivel que o cinismos deles chega ter proporções planetária!! rsrsrsrsrsr

  13. Blue Eyes, China e bosta e a mesma coisa. Sei nao. Voce deve estar exagerando. A nao ser se voce come feses, China e bosta nao pode ser a mesma coisa porque voce come o que e produzido na China. China hoje e o que Inglaterra foi no seculo XIX, a fabrica do mundo. Nao sobrevivem sem amparos externos. Hoje e Italia, Espanha, Franca, Holanda, Belgica, Grecia, Inglaterra e os Estados Unidos que mendigam a China investirem suas reservas financeiras em seus paises. China poderia ter sido a primeira potencia capitalista do mundo, no seculo XIII, inventou muito da tecnologia que permitiu a implantacao do sistema capitalista em paises europeis e que levou estes a conquistarem o resto do mundo. Mas um imperador chines decretou o fim do comercio da China com o exterior e mesmo destruiu a marinha chinesa que havia permitidos os chineses a serem os primeiros povo a navegarem todos os oceanos e mapearem o mundo antes dos europeus faze-los. Os turcos tinham o mapa Piri Reis, que veio ao conhecimentos dos portugueses no seculo XV, mapa esse que mostrava o continente de Antartica seculos antes desse ter sido descoberto por europeus. A origem desse mapa nao e fenicia, ou atlantis, como escreveu Graham Hancock mas chinesa, seculo XII ou seculo XIV. China se fechou ao resto mundo, os europeus, a forcas das baionetas e balas forcaram eles reabrir suas fronteiras. Agora e tarde, o gigante que estava se hibernando por muitos seculos se despertou. O resto que se cuide.Corbin 07, pergunta porque os EUA nao invase Arabia Saudita. Nao sei se ele ja leu sobre o plano neo conservador norte americano de recriar um novo mapa para Asia. O plano esta sendo executado. Iraque sera dividido em 3, Libano em tres, Iran em varias partes de acordos com as nacionalidades que compoe o pais, Siria, Turequia, Afeganistao e Pakistao. Agora voce pode se surpreender, mas a Arabia Saudita esta no plano dessa nova redivisao. Uma vez que o Iran e desmembrado, a facao xhiita que forma a maioria da populacao da arabia saudita e que vivem nas areas onde estao localizados os postos de petroleo do pais, Arabia Saudita sera redividida. Com o Iran redividido, a populacao xiita da arabia saudita podera ser cooptada e a ela passara o controle do petroleo do pais. Aos principes que ora dominam todo o pais, lhes sera reservados a area em volta de Meca. Esse material existe no net e so procura-lo. David Queiroz, Os vermerhuxos que dizem que a China vai ultrapassar os USA nos proximos 10 anos. Concordo com voces. Sao uns tapados, e portantos desinformados. De acordo com documentos produzidos pelo Fundo Monetario Internacional, publicados em Abril deste ano, a CHINA ULTRAPASSARA ECONOMICAMENTE OS ESTADOS UN IDOS, SERA A PRIMEIRA POTENCIA ECONOMICA MUNDIAL, NOS PROXIMOS 5 (CINC0) ANOS. Concordo inteiramente com voce. Sao umas bestas tapadas esses vermelhuxos. Mande eles ir pesquisarem! Dandolo esta bravo, o mundo nao podem aceitarem mais ditadores e reis no poder. Mas tenho minhas duvidas que o as forcas armadas inglesa vao depor a comandante suprema deles a rainha. Quanto ditaduras, li hoje um artigo escrito pelo ex secretario do tesouro Norte Americano, na administracao republicana do president Reagan, que os Estados Unidos estao se tornando uma ditadura. A constituicao marginalizada, separacao dos poderes eliminadas, fortalecimento do poder do presidente, que agora pode mandar prender pessoas sem autoridades do legislativo etc. O nome do articulista e Craig Paul Roberts. Google o nome e vera o que tem escrito sobre a ameaca de fascismo nos EUA. Nao ha saida democratica e pacifica para esta crise economica. De acordo com o Presidente do Banco Central da Gran Bretanha, creio que um homen com informacao sobre o situacao economica do mundo,- Londres ainda e ao lado de Nova Yorque o maior centro financeiro do mundo-, que esta e a maior crise economica financeira que o mundo conheceu em toda sua historia. A crise economica iniciada em 1907/8 so terminou definitivamente apos 2 guerras mundiais, onde mais de 100 milhoes de pessoas morreram em campos de bastalhas, revolucoes proletarias na Russia, Hungria, Fascismo na Italia, Alemanha,Espanha e Portugal, greve geral na Inglaterra, Franca, varias tentativas de conquistar o poder pelo proletariado da Alemanha. E essa crise de acordo com o presidente do Banco central britanico foi uma crise menor em comparacao com a crise que estamos dando os primeiros passos. Voce nao viu nada. DITADURAS VAI SUBSTITUIR DEMOCRACIA EM TODO MUNDO, se as classes capitalistas desejarem impor uma solucao burguesa para a crise. E eles estao preparando para isto.

  14. ESSA É PARA TODOS OS MENTIROSOS INVETERADOS,como este ai.
    Inclusive os já conhecidos do PB
    .
    .
    ********

    Toda verdade atravessa 3 fases:
    .
    1) é ridicularizada;
    2) é violentamente contrariada;
    3) é aceita como a própria prova.

    ********
    (*)Arthur Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão

  15. A unica fonte de noticias que o David Queiroz deve ter para estas tais conclusões que ele citou deve ser o canal DisneyXD de tv paga que nem meu sobrinho de 7 anos assiste ele fala esse canal é uma porcaria, Os Eua tão ai, já já eles vão tomar as dores de todos dos povos raivosos contra eles já já o mundo vai acionar a guerra contra a nova Alemanha os EUA só que eles não tem só um Hitler tem vários Hitlers.

  16. Jojo, que nojo!!!… não compro porcarias chinesas… qnto a comida chinesa, só as feitas no Brasil, até porque não gosto do cardapio chines “variado”… Ao que eu saiba, a china importa alimento e não exporta… dai sua dependencia… alimentar e de commodities em geral… caso houvesse uma guerra sino-americana, a 1ª coisa que os gringos iriam fazer é cortar o cordão umbilical via navegação e matar os chinese de fome, como moscas… é simples assim… não é facil alimentar 1.5 bilhões de gafanhotos…

Comentários não permitidos.