Vídeo: Viatura Engesa EE25 – Boomerang

http://engemotors.com.br/wp-content/blogs.dir/1/files/ee25/ee2502.jpg

Incrível demonstração de capacidade do EE-25 com suspensão traseira tipo boomerang em transpor subidas inacessíveis a grande maioria dos fora de estrada.

Fabricada pela saudosa Engesa – Engenheiros Especializados SA, um show de tecnologia nacional.

http://engemotors.com.br/wp-content/blogs.dir/1/files/ee25/ee2503.jpg

O Caminhão EE-25 alcançou 2416 unidades vendidas, sendo que o maior comprador foi Angola que adquiriu 1377, vindo a seguir Bolívia com 597 e o Brasil com 254 além da Colômbia (17), Equador (35), Gabão (7), Guiné (36), Iraque (2), Paraguai (5), Suriname (32) e Venezuela (54). fonte: Geo sites

Engesa EE-25 Especificações
Dimensões:(metros) 6,82X2,25X2,50(comprimento X largura X altura)
Pesos: 6,9T(normal) 11,9T(Máximo)
Carga: 5T
Motor: V6 Diesel, OM-352A, 174HP
Velocidade:

80km/h

Combustível:

200L
Autonomia:

600km

26 Comentários

  1. Formidável veículo de transporte, aquele sistema de suspensão e transmissão trazeira eu nunca havia visto… é muito comum?

  2. Sem dúvida um veículo bom na sua época, mas confesso que já vi os KAMAZ e TATRA ao vivo enfrentando paredões muito mais verticais.
    Um crime o fechamento da engesa, estes caminhões eram dos anos 70, imaginem evoluções de modelos sucessores tal como o EE 50?
    Outro ponto contra, a Fábrica poderia ter se dedicado a produção de motores próprios o que a lançaria ao mercado comercial.
    SDs
    E.M.Pinto

  3. deixa de conversa dizer que o brasil quebrou a engesa quem quebrou foi o nosso grande tanque osorio e a propia empresa que tinha dividas de bilhões, como uma empresa que vendeu 2416 fora o urutu,o cascavel e muitos outros vai quebrar a engesa não quebrou do dia pra noite foi falta de capacidade admistrativa. de seus donos o propio lobby americano quebrou ajudou o venda de osorios que tever uma compra só em sonhos.

  4. Eu invisto, crio o produto e não vendo. Isso quebra qualquer um.
    Mas por que investir? Porque tenho orientação para isso, porque tenho mercado, porque tenho apoio para isso.
    Epa, algo deu errado, cadê meu apoio, cadê meu mercado?
    Colaborado, ser empresário na área de defesa no Brasil dá nisso.
    Você é empresário ou assalariado? Empresa ou serviço público?
    Pense um pouquinho nisso.

  5. O que me deixa indiguinado é que o Brasil quem devia ser sempre o maior comprador de suas armas e equipamentos normalmente não é, conforme este que foi apenas 254, em um país grande desses.
    colaborado
    O Osório não foi pra frente pois não houve compras internas, já os ASTROS foram pois teve aquisição, como exemplo.

  6. A morte da ENGESA foi um crime de lesa-pátria mesmo. Poderiam ter estatizado e mandado o Whitaker embora, mas mantido todo o corpo técnico de engenheiros e técnicos especializados. O Brasil regrediu 30 anos com a falência dessa empresa.

    🙁

    []’s

  7. O Brasil quebro sim ha Engesa porque produzir algo no Brasil principalmente militar sai muito caro ainda mais se não houver compras do propio país.

  8. AJ oque falou você prova que não sabe de nada só o projeto do osório a engesa perdeu 200milhões você sabe quem é o dono da engesa vai procurar e não é engenheiro oque aconteceu a engesa deu um paço maior que aperna e quebrou . ouviu falar do tapete voador ? ´so vivia de generais 4 estrelas protudo belico não é barraca de pastel .

  9. Adriano o osorio não foi projetado pro exercito brasileiro não seguia especificação do exerccito foi uma perda de dinheiro e acabou de fechar as portas da engesa e se avibras esperar pelo apoio do brasil ela quebrava Avibras ta viva hoje é graça as bombas de cacho e não ao brasil .



  10. sem querer ser o advogado do diabo…mais ja sendo..rsrs

    o teste nao deveria ser com PESO…vazio ate celta com pneu mucho sobe…rsrsrs

    ha (com H mesmos..rs).. testes e TESTES..Fato !!!

  11. Vendam as viaturas antigas e comprem todas como esta nova .Um padram só , o Brasil deveria ser o maior comprador deste veiculo !

  12. as empresas nacionais não conseguem competir com o lobby das extrangeiras, o din din por fora, a boca livre, tanto de politicos como de militares de alta patente !!!

  13. Jose,
    E quem disse que o Guarani precisa?
    O Guarani conta com uma suspensão independente hidropneumática que é considerada o melhor sistema hoje em dia.
    É muito bom para o ego acharmos que não há nada melhor no mundo que nossos produtos e que deveríamos ressuscitar o Osório e até o 14 Bis, mas a realidade é crua e nua e não está nem aí para nossos sentimentos patrióticos.

  14. “que é considerada o melhor sistema hoje em dia”
    cuidado, “o melhor” é um argumento perigoso, procurando ‘o melhor’ podemos deixar de desenvolver ‘o nosso’.
    Se ocorresse uma guerra podemos fabricar milhares do que é nosso.
    .
    Ver China, como começou?
    Também queriam “o melhor”?
    é claro que não, algo compravam dos russos, o restante fabricavam.
    .
    Desenvolver e fabricar gera emprego e garante soberania
    .
    Nem ‘o melhor'(se estrangeiro) nem ‘o mais barato'(doutrina FAB).

    Não é fácil não, tem que estudar trabalhar e investir, não é fácil não, mas não fica outra, é o único caminho.

    “O Brasil não deve almejar desenvolvimento militar” FHC

  15. É.. Nick. No país é absurdo atrás de absurdo. A 30 anos o Brasil tinha várias industrias fortes nacionais. Mas talvez pelo panorama político incerto da época, e risco Brasil gigante, tais escolhas não poderiam ser dadas com um mínimo de viabilidade.
    ‘Agora que o Brasil está amarrado por cordas, fica se remechendo pra ver se folga mais. De que adianta poder nadar o oceano todo, se está amarrado a um peso, e ainda infestado de tubarões?..’

  16. Talvez seria interessante uma MODERNIZAÇÃO desse veiculo , lembrando mais uma vez, que o EB tem todos os projetos e instrumentais da extinta ENGESA.
    Seria muito conveniente para EB & Defesa Nacional o licenciamento do projeto desse veiculo , para uma indústria nacional ( quem sabe AGRALE , TECTRAN,INBRA VEÍCULOS , COLUMBUS .), para uma Modernização & Evolução de projeto.
    Com as tecnologias que dominamos hoje , não será um grande desafio .
    E esses caminhões poderão substituir os caminhões ” comerciais ” ( FIAT , WOLKSWAGEN ,GM etc..) que equipam EB/CFN/MB/FAB .
    Seria um projeto para o Ministério da Defesa Brasileiro , e não para as FAA,s .

  17. Vou dizer quem deixou a Engesa quebrar: Fernando Henrique Cardoso. OP governo tinha ue ir atrás dos ex-funcionários e mon tar outra Engesa, desta vez estatal.

Comentários não permitidos.