Índios contrários à construção de usina no Rio Teles Pires mantêm sete reféns

Impasse já dura 5 dias. Presidência cria grupo para acompanhar negociações

Danielle Nogueira


Sete pessoas estão sendo mantidas como reféns, desde segunda-feira passada, por índios das etnias kayabi e munduruku, na divisa do Pará com Mato Grosso. Os índios se opõem à construção da hidrelétrica de São Manuel na região e exigem agilidade na demarcação de suas terras. Afirmam ainda que a libertação dos reféns está condicionada à presença do presidente da Funai na tribo.

Devido ao impasse, o caso foi levado à Presidência da República. Um gabinete de crise, com representantes de Secretaria da Presidência, Ministério da Justiça e Funai foi formado e acompanha as negociações. Mas ainda não há previsão de a Funai enviar um representante ao local.

Ontem, o Ministério Público Federal do Pará ordenou que as audiências públicas relacionadas ao empreendimento fossem adiadas por 90 dias. Duas delas estavam previstas para ocorrer neste fim de semana. A procuradoria também exigiu que os estudos de impacto ambiental da usina sejam traduzidos para as línguas indígenas dos povos que serão afetados pela obra.

http://paranaitanews.com.br/noticias/20110819172053.jpgA multa diária para descumprimento da decisão é de R$50 mil e poderá ser aplicada tanto ao Ibama como à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pelo projeto. A previsão é que a usina, que seria erguida às margens do Rio Teles Pires e licitada em dezembro, tenha capacidade instalada de 700 Megawatts (MW).

Entre os reféns estão quatro funcionários da Funai, dois funcionário da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e um antropólogo. Eles haviam sido enviados ao local no início da semana para debater o projeto da hidrelétrica com os índios, mas foram surpreendidos ao serem impedidos de sair da aldeia.

Clima na aldeia é tenso, diz parente de um dos reféns

Segundo Letícia Santana, mulher de um dos detidos, eles estão sendo bem tratados, mas o clima começa a ficar tenso.

– Os índios colocaram todos os reféns no centro de uma roda, pintados com a marcação típica de prisioneiros, e fizeram uma dança típica – conta Letícia, que conseguiu conversar com seu marido por meio de um telefone público que existe na aldeia.

Ainda segundo ela, caso uma solução não seja alcançada nos próximos dias, os reféns serão levados para aldeia próxima, a 900 quilômetros do local onde estão hoje. A Funai diz desconhecer a informação. A instituição diz ainda que foram enviados dois ofícios aos kayabi e munduruku esta semana, propondo que eles participassem das audiências públicas. Os índios, no entanto, se negam a comparecer a qualquer audiência.

Esta não é a primeira vez que índios protestam contra a construção de usinas nos arredores de suas terras. Em 2008, um engenheiro da Eletrobras foi ferido no braço com uma faca, por uma integrante da aldeia que se opunha ao projeto de Belo Monte (PA). Vinte anos antes o então engenheiro da estatal José Antônio Muniz também fora ameaçado por uma índia contrária a instalação da mesma usina.

Fonte: O Globo via Resenha

36 Comentários

  1. Indios( controlados pelas ONG’s) são contra o desenvolvimento na região. Porém governo tem de rever os impactos de uma hidrelétrica. Porém, sem jamais! deixar de lado o plano de desenvolvimento da região. Se for resultado do projeto a hidrelétrica, que assim seja.

  2. Olha só oque os incompetentes políticos e ministros do STF conseguiram; todos os índios agora querem ter seu território. Isso já virou um cancer. E o pior de tudo é que esses indios podem sequestrar, matar que não acontece nada com eles. Já passou da hora de civilizar esses índios, que de “selvagens” não tem nada!

  3. Isso é um absurdo !!
    Sequestrar sete trabalhadores para chantagear toda uma nação ?
    Os cerca de 200 milhões de brasileiros não podem ficar a mercê da vontade de meia dúzia de índios. O Brasil necessita de fontes de energia renováveis para manter as indústrias e o bem estar do povo e não podemos abrir mão de construir hidrelétricas em locais que ofereçam potencial de produção de energia por conta da preservação de alguns peixinhos, alguns índios e alguns outros animais. Claro que quanto mais pudermos preservar melhor, pois os projetos de hoje em dia são bem menos destrutivos que no passado. Código Penal já nesses índios sequestradores.

  4. Esses índios são bastante conscientes para pagar pelos crimes que cometem, isso é carcere privado, a PF já deveria está lá para libertar os refens e prender os responsáveis pelo ato criminoso.
    Enquanto isso continuamos tendo a nossa soberania entregue pela Dilma, e anteriormente pelo Lula, demarcando territórios incrívelmente gigantescos para algumas dezenas de índios.

  5. Caramba os indios manipulados cometendo crimem,vamos ver si els estão por encima da lei por ser indios o são uns Brasileiros mais que tem que respeitar a lei, seja qual for sua etinia.Brasil é de tod@s os brasileir@s,não é uma parte seja dos indios que levão celulares,carros,ropas,tv,etc…,não pagão impostos e por encima o governo dão ajudas aos indios,ASSIM EU TAMBÉM QUERO SER INDIO.

  6. Diarium
    .
    – Você tem a informação que os índios são controlados por ONGs????
    .
    Acho mais provável apenas achar que os índios não são tão burros a ponto de não perceber que a hidroelétrica alterará o estado de coisas da região.
    .

  7. A lei é severa e exige estudos de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental. Passou disso, é chororô de índio. O Brasil não só quer, como precisa construir hidrelétricas.

  8. são brasileiros, carcere privado e crime, que sejam submetidos a lei e sejam presos
    mas que sejam verificados as condições em que esta hidreletrica esta sendo construida, se esta dando o atendimento necessario para os povos indigenas da região e para população ribeirinha,e muito facil vc dar uma merreca de indenização para quem viveu numa região a vida inteira e manda-los sair de la, o resutado disto a gente ve debaixo das pontes das inchadas metropoles brasileiras e na favelização das mesmas,a idreletrica e necessaria MAS UQE SEJA FEITA DE FORMA JUSTA! alguem aqui acredita em coomprometimento social de empreiteras?, eempreiteras estas que junto aos bancos são as maiores financiadoras de campanha de politico safado no brasil !

  9. ja passo da hora da borracha comecar arde nas costa desses indios ….tao achando que podem esculaxar todo mundo assim,,,,,,,e so montar um base do exercito la que fica tudo indio bonzinho….pra ontem

  10. O Rogerio tenta intimidar ao perguntar se alguem tem informação que ONGS manipulam indios. Ora Rogerio TODO MUNDO SABE, CONSTA EM RELATÓRIOS DA ABIN, DA POLICIA FEDERAL E DOS SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA DAS FORÇAS ARMADAS. Quer encontrar algo a respeito coloca ai no Google.

  11. O lado negro da força obscureceu a visão do senado é suas retóricas foram para o brejo o Gen: Heleno tinha alertado sobre isso o governo foi lá ver realmente como é a situação indigena desse país, é a burrice de dar terras aos indios agora o movimento MST, migrou para nos indios aonde eles vão querem terras, agora que não tem mais arrozeiros para lhe servirem agora querem tudo de volta, a burrice dos nossos políticos foi atestada nessa poha de demarcação de terras, é outra se fosse um catarina, el ninô, etc… eles não iam reclamar certo, Gen: Heleno sua santa sapiência ultrapassa o intelecto dos políticos de Brasilia com sobra 10×0 de goleada, como vc previu se coloca eles no exercito eles agradecem, mais quando não tem funai, medicamentos, grana, é ainda sofrem persuação de ONGS picaretas promentendo mundos é fundos a coisa fica preta, porque não civiliza-los logo é acabar com essa putaria.

  12. Havia comentado em um tópico anterior…
    Coloca esses índios ao lado do exercio, ensinem-os, tragam-nos para o nosos lado
    eles são tao brasileiros como nós.. também devem pagar pelos seus atos eu creio…
    Passaram do limite, mas isso é o que acontece com as vitimas de um modelo indigenista que ao mesmo tempo obriga o indio ao oscio(dai surgem os vicios, todos sabemos como alguns gostam de uma cachaça), destruindo a sua oportunidade de se integrar á sociedade..
    o exercito é a ferramenta pra aproxima-los do sentimento de ser brasileiros, e os ensinam a viver em sociedade, serem homens, responsáveis. Não como esses bandidos que sequestraram os coitados dos inocentes….. prendam-nos e mudem esse cenario

  13. OBS: ja fui pescar no rio teles pires, é um rio espetacular, com uma biodiversidade gigantesca… acho que uma usina ali deveria ter de ser muuuuito bem pensada, pois muitos peixes precisam se deslocar para diferentes pontos do rio para procriar e buscar alimentos…. acho triste a possibilidade de perdermos uma dessas maravilhas que so o brasil tem.

  14. Agora temos que ficar estagnados a mercê? Sinceramente, índio com telefone público, celular, que assiste globo e afins não é mais índio e isso aí é mais uma tentativa mesmo de barrar o desenvolvimento nacional. O índio que tem que ser preservado é o que aponta arco pra helicóptero o resto é só massa de manobra pra um punhado de poderosos.
    Sinceramente Rogério, resolve essa equação aí. Como continuar crescendo o que se espera crescer sem energia? Como tirar milhões da miséria e pobreza sem energia? Por acaso achas melhor e menos impactante investir na nuclear? é sem dúvida a mais suja e provavelmente custosa, levando-se em conta o que precisa pra se manter os resíduos incluindo o tempo. Outras como eólica ajudam mas ainda é uma tecnologia muito cara e limitada com relação a geração. Podem e devem ser usadas mas sozinhas não resolvem. Pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias claro também devem constar no cronograma mas por hora o que se tem disponível?
    Realmente o país precisa amadurecer e dar a devida importância aos temas que se apresentam tratando-os de maneira responsável e esse em particular é mais um de suma importância para o país e também bastante delicado visto que começam a ficar mais evidentes os focos de resistência ao estado de direito(é a maneira de manter a AS subdesenvolvida), então precisamos sim ter clareza de pensamento e ponderar com cuidado aquilo que é de interesse nacional e portanto da maioria.
    sds

  15. Estou totalmente de acordo com o ACPF!
    E digo mais, o que esses “índios” realmente querem é dinheiro! Burro ou ingênuo é quem acha que eles querem proteger a natureza…

  16. ÍNDIO NÃO QUER MAIS CAÇAR E PESCAR….ÍNDIO QUER VIAJAR E VESTIR ROUPA DE MARCA
    .
    .

    índio quer é dinheiro cara-pálida para colocar gasolina no seu posante importado e a índia Jussara ir no shoping center pintar e comprar colar em Paris e fazer copras em Miame.

  17. É isto que os últimos quatro governos(1 PSDB e 3 PT) que tivemos está incentivando para o Brasil lambendo essas ONGs estrangeiras! Acredito que já ultrapassamos o ponto sem volta no norte do Brasil…Agora é se preparar para a guerra, separatismo e invasão de “forças pacificadoras internacionais”…

  18. Aconselho as empresas e empreiteiras que trabalhem ou venham a começar projetos desse tipo e tamanho na região norte do Brasil. A contratar escolta fortemente armada e especializada para acompanhar seus funcionários e instalações de agora em diante! Esses casos se tornarão cada vez mais corriqueiros, e a vida e integridade física de engenheiros e funcionários especializados poderá correr risco. É aconselhável contratar seguro de vida especial para esses empregados também. A estratégia deverá ser semelhante a usada em território estrangeiro hostil com instabilidade política ou zona de guerra como: Angola, Iraque, e ex-repúblicas soviéticas. A Odebrecht já tem alguma experiência nisso…

    * Não pensem que estou brincando, sendo irônico ou fatalista. É uma posição realista.

  19. Não sei neste caso em específico, mas em Belo Monte, foi provado que há boicote de ONGs estrangeiras (dos EUA, inclusive – “James Camarão” que o diga). Engraçado que essas reporcagens contra a construção de usinas SEMPRE aparecem no PIG.

  20. Indios cretinos… manipulaveis… o fim deles é triste… na cachaça… pior é essa legislação mais cretina ainda, fruto de interesses inconfessos dos ladrões da nação que habitam o planalto… assim como teremos uma mudança na legislação ambiental, tornando-a factivel, devemos mudar a legislação indigena… vem ai a nova constituição… espero que mude alguns pontos negativos da atual… se bem que não há nada que não possa piorar no Brasil… “façam um brasileiro feliz… matem um politico traira por dia”… rsrsrsrsrs…

  21. Manda o exercito lá pra dar uma surra nessa indiaiada sem vergonha…será que eles acham que o país tem que se manter como na epoca do descobrimento,ora se eles não sabem o progresso já chegou e é preciso aceita-lo!

  22. Indio é unanimidade no blog.
    Indio brasileiro não é mais indio, é malandro orientado para ter o melhor de 2 mundos – quer terras para caçar, pescar (o que nós também queremos) e os gadgets do mundo moderno – celular, Ipad, Iphone, TV LCD, Hilux.
    Se um indio atropelar alguém com sua Hilux, o que lhe acontecerá? Será considerado inimputável?
    Estamos todos p… com isso.

  23. Uma coisa eu digo se fizessem isso em terras dos EUA oque sera que o governo deles fariam??? – eu respondo, haveria pena de indio voando para todo lado.
    No deles não, mas no nosso !!! ha …. no nosso pode né

  24. la e o pais u.s.a mais democratico do mundo so que nao pode fazer greve..la nao pode nada…simples assim…..eles pendem democracia em todos paises do mundo pq e o jeito mais facil de dar permissao pro ladrao roubar sem dar problema

  25. i o pior que eles sempre achao algumas pessoas pra lezar a patria e roubar o que e nosso e da pra eles em troca de mixaria…..fuzilamento pra traira ja….

  26. Cadê a plocia p resgatar os reféns? E acabou, isso e crime.Mt bomba de …esqueci o nome delas, e pronto…e se preprarem a maldita da OEA poderá “investigar” esse crime…Dona dilma cadê n capoacide de reação mlitarmente falando?”?” Lembre´-se da Líbia e da arrgentina… p ontem.

Comentários não permitidos.