“Após nove anos, chega ao fim a guerra no Iraque”

Soldados norte-americanos devem deixar o país no final de 2011, mas quase 5 mil seguranças privados de diplomatas dos Estados Unidos continuarão em atividade. Violência étnica no país estaria menos intensa.

“Após nove anos, chega ao fim a guerra no Iraque”. Com esta frase, dita nesta sexta-feira (21/10) aos repórteres reunidos na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, virou mais uma página na história da política externa norte-americana no Oriente Médio.

A declaração de Obama à imprensa foi feita após conversa com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki. Obama ressaltou que ambos chegaram a um acordo sobre como os dois países irão se relacionar no futuro. A retirada das tropas até o final de 2011 foi definida ainda na administração do antecessor de Obama, George W. Bush, num acordo assinado em 2008.

Ao mesmo tempo, com o fim da guerra, também termina a imunidade legal dos soldados estadunidenses em território iraquiano. A negociação de um prolongamento da atividade militar dos EUA no Iraque falhou.

Nuri al-Maliki já havia declarado que militares norte-americanos poderiam continuar treinando tropas locais, mas não gozariam de imunidade legal. Para os Estados Unidos, porém, a imunidade é uma condição para continuar operando no país.

“Os EUA estão satisfeitos”

Obama deixou claro que as relações entre os Estados Unidos e o Iraque inauguram agora uma nova fase. “Será um comportamento normal entre Estados soberanos, uma parceria equilibrada, baseada em interesses comuns e respeito mútuo”, disse. Ele convidou Al-Maliki para uma visita à Casa Branca em dezembro. Obama espera discutir com o primeiro-ministro iraquiano uma forma de os Estados Unidos continuarem apoiando a formação técnica das forças de segurança do país do Golfo Pérsico, “como já é feito com outros países”.

O representante da Casa Branca no Conselho Nacional de Segurança, Denis McDonough, classificou a guerra no Iraque como bem sucedida. Para ele, a estratégia de treinar as forças de segurança iraquianas funcionou. “Vários relatórios sobre as forças de segurança do país deixam claro que estes jovens estão prontos e qualificados. Estes jovens foram testados em várias situações de ameaça que eles deverão enfrentar mais adiante”, disse McDonough.

Ele afirma que Washington ficou satisfeito, mas continuaria com o treinamento dos soldados iraquianos para adaptação ao sistema de armas vendidos pelos EUA ao Iraque. De 4 mil a 5 mil agentes privados foram contratados e deverão continuar provendo segurança aos diplomatas, embaixada e consulados estadunidenses em território iraquiano.

Promessa de campanha

Sobre a segurança no país, Tony Blinken, consultor de segurança nacional do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, considerou que a democracia começou a ser estabelecida nos últimos dois ou três anos. “Cada vez mais, os iraquianos estão descobrindo como resolver suas diferenças através de processos políticos”.

Os números também indicariam que houve redução nos confrontos envolvendo grupos étnicos. Nos anos de 2007-2008 “havia cerca de 1,5 mil incidentes toda semana; agora este número caiu para 100” apontou Blinken.

Com o retorno dos 40 mil soldados que restam no Iraque, Obama vai cumprir uma de suas promessas de campanha. A guerra iniciada no dia 30 de março de 2003 mobilizou de mais de 1 milhão de soldados norte-americanos, dos quais cerca de 4,4 mil morreram em território iraquiano. O empreendimento militar custou, segundo relatórios, mais de 719 bilhões de euros.

Autora: Christina Bergmann (MP)
Revisão: Augusto Valente

Fonte: DW-WORLD.DE

14 Comentários

  1. J.W.BUSH,um nome maudito, e pensar que nas proximas eleições norteamericanas o tea party esta preparando algo pior (se e que se pode chamar aquilo que eles fazem de eleição rsrsrsrs)

  2. O Sassá Mutema (a.k.a Salvador da Pátria) americano vai deixar o trabalho a meio… Com o Osama fora de cena, agora é que ele devia apertar o cerco.

    Este fim-de-semana Espanha deu-nos a lição. Limpa-se o sebo sistemáticamente aos cabecilhas e aperta-se o cerco ao financiamento. A ETA entregou as armas.

    Dá-me a sensação que agora é que o forró vai começar no Iraque e em breve no Afeganistão/Paquistão Ocidental.

    Este mundo carece de líderes políticos fortes.

  3. “s. f. – 1. Inimizade declarada e luta à mão armada entre nações ou partidos.”
    .
    Se a descrição dada pelo dicionário Priberam estiver correta, não houve guerra, pois pela parte do Iraque não houve inimizade e muito menos “luta à mão armada”.

  4. Acho que a guerra vai continuar. Os americanos estão saindo de fininho, cantando vitória. Estão jogando para a mídia. A história se repete.

  5. Vão sair nada..q balela. O texto mesmo declara que ficarão de 4 a 5mil “agentes contratados” ( CIA, Forças Especiais, Black Water, etc), isso sem contar os quer foram “esquecidos de ser computados”. Me diz quantas bases eles controlarão depois da saída? E o fato do Iraque ter sido obrigado a comprar SOMENTE armamento americano sem licitação internacional? Somente empresas estadunidenses podem explorar com monopólio o petróleo Iraquiano! Até parece que os EUA vão sair do Iraque; sendo este uma posição central estratégica do OM e fronteira com o Iran; HAHAHA!! Vai se catar Obama…pilhagem, dominação, governo fantoche e controle. O Romanos eram mestres nisso..vcs são um cópia barata e falida. Sem mais.

  6. Afonso fala de uma perspectiva salarazista imperialista portuguesa. Isso e normal. Defende o seu interesse. Se nao fosse pela exploracao economica do mundo, como o povo europeu, do qual Portugal e parte, poderia manter um padrsao economico e social de vida muita vezes acima do padrao vivido pelo resto do mundo. Nao creio que gente que vive no resto do mundo, os que produzem 80% da riqueza do mundo que e consumido por 20% da populacao mundial que vive na Europa e Estados Unidos, tem que ouvir o que esses 20% de parasitas pensam do mundo. O resto do mundo tem e que se preparar para defender seus interesses economicos usando de qualquer meios necessarios, preparar para lutas contra aqueles parasitas, porque a crise economica em que se afundaram estao tornando eles mais belicosos e portantos mais nocivos. Sao os Draculas que vivem do sangue da humanidade que vive no que considerado por eles a periferia. Felipe Augusto, se houve guerra ou nao de acordo com os docionarios ou mesmo os post modernistas, desconstrucionistas, um deles mesmo negou que houve guerra, houve um massacre da populacao daquele pais, mais de um milhao de mortos, a destruicao da infraestrutura daquele pais, o fim do processo de secularizacao que vinha ocorrendo no Iraque desde meados de 1960 e portanto ewtorno ao poder dos lideres religiosos e a consequente perda de direitos adquiridos pelas mulheres naquele pais, a destruicao do padrao de vida da populacao, a transferencia do direito de exploracao do petroleo para companhias norte americanas e britanicas e exclusao de outras companhias, como a Petrobras por exemplo, o roubo de mais de 20 bilhoes de dolares de dinheiro iraquianos que tinham sido congelados nos bancos norte americanos e europeus durantge o periodo entre a primeira e a segunda guerra contra o Iraque. Capa preta, Bush como presidente esta morto hoje se reincarnou em House Negro Uncle Tom Obama, presidente laureado como presidente da paz pelos herdeiros do inventor da dinamite. Eu digo, este Bush redivivus piorado esta cometendo mais atrocidades que seu antecessor, e como criminoso de guerra, merece uma pena maior.

  7. Se eu fosse do governo Iraquiano eu dava essas armas a Russia, China e Irã em troca das deles. Montava uma embaixada na Coréia do Norte e ficava bem amigo dos chinas como o Pakistão faz. Finalmente ajudava o Talibã a encher as veias e sociedades ocidentais falidas de heroina e narcóticos.
    A guerra continua e medidas tem de ser sempre tomadas.

  8. SÓ FICARAM OS ÓRFÃOS PARA CHORAR
    .
    .

    ************
    Oriente Médio: retrato do Império em apuros
    .
    .

    “(…)Madeleine Albright chamou os Estados Unidos de “nação indispensável”.
    .
    O país ainda é o gigante na cena mundial;mas é um gigante desajeitado, incerto sobre onde e como quer chegar.
    .
    A medida do declínio dos Estados Unidos é o grau em que os aliados próximos de antes estão prontos para defender seus desejos e manifestar isso publicamente.
    .
    A medida do declínio dos Estados Unidos é a incapacidade do país em declarar publicamente o que está fazendo, ou a insistência em dizer que tudo está realmente sob controle.
    .
    Os Estados Unidos efetivamente tiveram que desembolsar uma quantia muito grande de dinheiro para liberar da prisão um simples agente da CIA no Paquistão.(…)”

    *********
    .
    (*)Por Immanuel Wallerstein | Tradução: Daniela Frabasile
    .
    .
    http://www.outraspalavras.net/2011/04/19/oriente-medio-retrato-do-imperio-em-apuros/

  9. POR RESPEITO AO POVO IRAQUIANO E PRINCIPALMENTE AS VIÚVAS E ÓRFÃOS SUGIRO QUE A MODERAÇÃO EXCLUA O COMENTÁRIO DE DANDOLO

  10. “Afonso fala de uma perspectiva salarazista imperialista portuguesa. Isso e normal. Defende o seu interesse. Se nao fosse pela exploracao economica do mundo, como o povo europeu, do qual Portugal e parte, poderia manter um padrsao economico e social de vida muita vezes acima do padrao vivido pelo resto do mundo. Nao creio que gente que vive no resto do mundo, os que produzem 80% da riqueza do mundo que e consumido por 20% da populacao mundial que vive na Europa e Estados Unidos, tem que ouvir o que esses 20% de parasitas pensam do mundo”.

    O teu argumento é tão rasteiro que quase não merece contra-argumentação. Quase.

    Perspectiva Salazarista Imperialista… mas sabes ao menos ao que te referes??? É que não podia estar mais nos antípodas do que escreveste.

    Mas acredita mesmo que 20& do Mundo explora os outros 80%??? Uns são os vampiros os outros os coitadinhos??

    Que visão tão simplória do Mundo. Esqueçam lá teorias económicas, filosóficas, políticas, comerciais, etc… Uns exploram porque são Maus, os outros são explorados porque são Bons…

    Ainda não deu para perceber que são esses 20% que COMPRAM o que há para vender?

    É alarmente ver repetidamente essa ideia por aqui. Mostra… um ensino público completamente vesgo.

  11. Afonso parece-me um pouco furioso. Salazarismo ainda domina a perspectiva politica de muita gente em Portugal, ainda que diluida dentro da ideologia imperialista de Europa como um todo. Quanto a questao se minha visao de que Europa e os Estados unidos sao civilizacoes que vivem como vampiros do sangue e suor do resto da humanidade e muito facil para ideologistas do sistema formularem teorias filosoficas, economicas e sociologicas que parece dar uma cobertura cientifica ao sistema politico economico que produzem esses parasitas. Para formularem tais ideologias as nacoes capitalistas gastam verbas com os departamentos das chamadas ciencias humanas das universidades. Mas o nosso lado hoje sabe como tratar essas ideologias. Um dos aspectos da luta de libertacao das massas oprimidas dos paises perifericos e o trabalho de desmitificar o que esses vampiros/parasitas escrevem,ou divulgam nas televisoes, como investigacoes cientifica mas que nada mais sao que mistificacoes, isto e ideologia

Comentários não permitidos.