União planeja instalar polo de defesa no ABC


Rodrigo Pedroso

O governo federal tem planos de incentivar a instalação de empresas ligadas à indústria da defesa no ABC paulista. O assunto foi discutido ontem, em seminário sobre o tema, do qual participaram José Genoino, assessor especial do Ministério da Defesa, Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

A intenção do governo é oferecer linhas de crédito do banco estatal para as empresas. Para atrair investimentos, um dos primeiros passos foi a Medida Provisória nº 544, publicada no fim de setembro, que prevê a desoneração do setor e acelera licitações públicas.

A existência de uma forte base industrial coloca o ABC como um local atrativo às novas empresas, disse o coronel Alexandre Lemos, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). “Temos indústrias de plásticos, química, autopeças e automobilísticas. Já temos uma infraestrutura.”

Enquanto o Ministério da Defesa terá a função de coordenar os projetos, caberá ao BNDES liberar as linhas de crédito. Outro suporte serão as universidades da região. Um passo foi dado em maio com a inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), em São Bernardo do Campo, que já reúne 30 projetos ligados à indústria da defesa. A iniciativa é fruto de um acordo entre a prefeitura e a sueca Saab, fabricante do caça Gripen, um dos concorrentes na licitação da força aérea Brasileira (FAB).

Fonte: Valor via Notimp

6 Comentários

  1. Ronin,
    São Paulo um Estado segregador, oportunista e racista?
    Por favor, não me faça rir. Bairrismo infantil…
    Agora, políticos safados tem em todos os Estados, mas coronelismo, como disse o Dandolo, é típico do norte/nordeste, isso é FATO.

  2. POLO DE INDUSTRIA DE DEFESA.

    A iniciativa do Estado Brasileiro de incentivar o polo no ABC, parece totalmente coerente, pois esta perto das grandes Empresas do setor existente no vale do paraíba.

    É visível que estamos caminhando. Vem mais novidades.

  3. essa ai é boa boatar Um polo de industria defesa e Bélica na região do ABE Paulista perto de Ribeirão Pires perto do alto tiete como Suzano Mogi das Cruzes esse tipo de industria é que mais atrai empregos para toda região do ABC e do Alto tiete eu gostei dessa inciativa do Governo

Comentários não permitidos.