União planeja instalar polo de defesa no ABC


Rodrigo Pedroso

O governo federal tem planos de incentivar a instalação de empresas ligadas à indústria da defesa no ABC paulista. O assunto foi discutido ontem, em seminário sobre o tema, do qual participaram José Genoino, assessor especial do Ministério da Defesa, Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

A intenção do governo é oferecer linhas de crédito do banco estatal para as empresas. Para atrair investimentos, um dos primeiros passos foi a Medida Provisória nº 544, publicada no fim de setembro, que prevê a desoneração do setor e acelera licitações públicas.

A existência de uma forte base industrial coloca o ABC como um local atrativo às novas empresas, disse o coronel Alexandre Lemos, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). “Temos indústrias de plásticos, química, autopeças e automobilísticas. Já temos uma infraestrutura.”

Enquanto o Ministério da Defesa terá a função de coordenar os projetos, caberá ao BNDES liberar as linhas de crédito. Outro suporte serão as universidades da região. Um passo foi dado em maio com a inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), em São Bernardo do Campo, que já reúne 30 projetos ligados à indústria da defesa. A iniciativa é fruto de um acordo entre a prefeitura e a sueca Saab, fabricante do caça Gripen, um dos concorrentes na licitação da força aérea Brasileira (FAB).

Fonte: Valor via Notimp

50 Comentários

  1. Tem que sair desse eixo, levar o desenvolvimento pro oeste brasileiro, a industria de defesa é a forma inteligente de se industrializar o oeste, ou seja, o centro oeste e a região amazonica! Esses caras estão perdendo a oportunidade de fazer uma revolução social e insdustrial deixando para o mercado resolver isso, nessa industria precisa-se do dirigismo EStatal direto, sempre foi assim no mundo!

  2. Pergunto: o que Zé genoino cueca entende de defesa? ta fazendo o que junto com o morim? temos que ficar de olho nas cuecas que sairem do ABC… podem estar levando os 80% das comissões no novo polo de defesa…

  3. Pq ñ colocar esse pólo de defesa + no interior do país, pq tem de ser em um ponto só, pq ñ pulverizar o mesmo p diversos pontos de vários estados…os ovos num cesto só ,se cair vão td p o espaço…se é q me entendem.Sds.( estamos no horário de verão,acertem o relógio do blog )

  4. Boa iniciativa,mas acho que além de desenvolvermos outras regiões como o centro oeste por exemplo.Precisamos afastar nossa infraestrutura bélica do litoral.Se não,vira a Líbia é só encostar uma força-tarefa e mandar uma chuva de Tomahawks para pulverizar nossas bases,fábricas,usinas de energia,etc…

  5. Concordo, temos a UFABC aqui na região do ABC que já tem o curso de engenharia aeroespacial, instrumentaçao automação e robótica, energia, biomédica, entre outras que dão um bom suporte para este pólo.

  6. o José Genuino entende muito de legislação… a maoria das pessoas q entende de defesa gostam da idéia do Genuino se envolver no assunto…… Ademais, parabens ao Governo Federal por mais esse GOL

  7. O Brasil é um país de políticos corruptos (fato notório e comprovado). Se politizar a produção de Material Bélico, 30% desses recursos irão para os bolsos dos políticos safados.

  8. Não podemos colocar a indústria de defesa centralizada, pois o inimigo poderá destruí-la de uma só vez. Vamos criar 5 grandes polos, longe do litoral. No Maranhão do Rei Sarney não, por favor. Só se a família Sarney deixar o Maranhão definitivamente. Vamos tirar as plataformas de foguetes do Maranhão. Enquanto o Rei Sarney dominar o Maranhão, não devemos investir nesse Estado, que na verdade é o país dos Sarneys. Precisamos acabar com o Coronelismo no Brasil.

  9. É como disseram, a região do abc tem estrutura pra começar isso pra já, não é o que querem ?

    E teve professor aqui da federal já que diz ter participado e disse que as chances de dar certo esse projeto são grandes.

    Viva empregos pra mim! hahaha

  10. Nordeste está se desenvolvendo, Pernambuco, Bahia por exemplo estão com crescimento econômico acima da média nacional. Uma indústria voltada aos bens de consumo no nordeste equilibraria tudo. Infraestrutura é o essencial, claro que tem que ficar em cima por causa da corrupção, mas a região do ABC está preparada para receber isso aí…

  11. Rafael, o Nordeste está cheio de coronéis políticos. Não tem a mínima condição de levar as indústrias de armas para esses locais, a não ser que se acabe com o Coronelismo. O Senado está sendo controlado pelos nortistas e nordestinos, o que é um absurdo. SP tem 42 milhões de habitantes e possui o mesmo número de Senadores (3) do que Roraima, que tem 500 mil habitantes. Esse país está de pernas para o ar. O povo não aguenta mais a impunidade de políticos corruptos. Deus me livre !

  12. Ao querido Blue Eyes, Na Resistência.

    Cara, para de ler a “foia”,”óia” e assitir “grobo” – você pode até não gostar deste pessoal – agora pelo jeito você está com saudades do “FFHH” aquele que os diplomatas brasileiros tem que tirar os sapatos para entrar nos EEUU.

    Só de lembrar que esta turba neoliberal fez com o Brasil – estuprou literalmente – pensar que as telecominicações militares brasileiras estão na mão do Carlos Slim porque Serjão e turma venderam até satélite de comunicação…é de chorar….

    Pode não gostar do Amorim e etc… mas larga mão de ser burro literalmente!!

  13. Dandolo, o coronelismo é consequencia justamente da pobreza que subjulga os pobres…. o Nordeste ja avançou muito pra superar o coronelismo, pode acreditar…. só restam resquicios, mas isso se supera com o tempo, com o sistema se aperfeiçoando….. e com investimentos pra superar a pobreza

  14. Uma coisa é certa: concordo q o parque de defeza tem q ser diversificado, e mais coisas tem q ir pro centro e por Nordeste…….. Mas é certo tb q o Brasil tem pressa pra avançar, e o ABC é uma região q vai propiciar isso com mais rapidez

  15. Amigos, centro do brasil?
    voces fazem idéia do que é logística?
    Quantos cientistas de ponta são formados naquela região?
    Pra montar uma fabrica é so levantar o galpao e começar a produzir?
    precisa-se de mão de obra qualificada, infra-estrutura, portos, aeroportos abundantes..
    Constrói uma fabrica de motores a jato la no mato grosso pra voce ver quantos engenheiros estariam dispostos a deixar suas familias no sudeste para ir trabalhar la pro norte…..
    Tem sempre alguns pra botar defeito nas noticias sobre os novos projetos e outras coisas do governo. parem de cornetar sem ao menos analisar a situação galera…

  16. O Brasil tem que parar com essa mania de instalar tudo em SP, o país é grande, precisa descentralizar, se continuar assim, como seria fácil num futuro conflito inutilizar a indústria bélica brasileira, isso é de uma burrice tão grande!

  17. Dandolo, o Senado representa os Estados, por isso São Paulo tem o mesmo numero de senadores do que o Piaui, por exemplo… agora, a Camara representa as pessoas, dai o pq de São Paulo ter 80 deputados e o Piaui ter menos deputados que São Paulo… essa é a logica

  18. Dandolo,
    Sei que pra você e difícil mas se esforce para de falar merda, só um pouco, e vai estudar o porque do número de senadores ser igual para os estados e o de deputados não.
    O Brasil não é nem de longe controlado pelos nordestinos e faz muito tempo que não ouço falara de coronel por aqui! (desde que ACM foi dar aula de ética no inferno, diferente do centro oeste onde adora-se um plantation, um latifúndio então, nem se fala!) afinal, se não fosse pelo coronelismo (o real), não seríamos os mais pobres, discriminados e marginalizados do país. Prova disso é a SUDENE e a SUDAM criadas no governo Vargas (extintas por FHC e recriada por Lula), órgãos com a função de descentralizar os pólos industriais do país que durante décadas foi prioritariamente levado para o sudeste. O motivo? interesse dos políticos da época que pensavam (como hoje) primeiro em seus bolsos e depois na população fazendo da alternância de poder, durante a política do “café com leite” onde o coronelismo se impunha de forma marcante, algo mais importante que o desenvolvimento do seu povo.
    Sinto muito por você mas, instalar MAIS UM POLO industrial por lá vai contra o projeto de um Brasil grande, e eu não aceito, como nordestino e brasileiro, ser preterido em função de corruptos dos quais você sequer entende, e que também são o motivo para o estarmos no estado de desenvolvimento desigual em que estamos.
    Por vezes vemos suas críticas aos “fidalgos” mas no fim das contas você age da mesma forma preconceituosa e mesquinha, punido milhões (sim, nós somos milhões de PESSOAS) que sempre contribuem e quase nuca recebem nada em troca, por conta do seu conceito de justiça, ética e moral que só você compreende e põe acima dos outros 6 bilhões.

  19. Quem te disse ferdentino que o socialista FHC é diferente no entreguismo que o pessoal do PT e afins… vendem tudo, entregam tudo… o FHC privatizava diretamente… o lula e a dilma entregam serviços em troca de favores pessoais… ce nunca ouviu falar da tramoia do lulinha e as teles? então alem de burro é mal informado… Rafael, o genoino entende de leis tanto qnto vc… provavelmente foi formado no largo, mas não o do São Francisco, mas o da praça Maua… os cooptados do partidão não deixam de se alvoroçar qndo levam um chibatada… como manada se alinham e partem para cima… podem vir cambada de avestruzes… aqui a chibata da verdade dói… não tem crocodilagem com socialpata…

  20. AS industrias tem que ser distribuidas estrategicamente em pontos longe do litoral, pois aglomeradas são alvos fáceis, tocantins, goias, sul do pará são areas dificeis de acertar pela distancia, possuem areas enormes apropriadas para testes, desenvolveria tais regioes etc etc, nao coloquem todos os ovos na mesma sacola …..

  21. Tem que tirar o Eixo RIO/SÃO PAULO dos benefícios que TODOS os brasileiros são contribuintes. Esses centro de Defesa tem que ser na AMAZÔNIA.

    Luiz Marinho é um CANALHA. Na FIESP só tem BANDIDO Maçon!!! Nas forças Armadas só tem CARPIDEIRA ENTREGUISTA saudosa do Golpe Militar de 64.

    São Paulo é um estado SANGUESSUGA controlado pelos OPUS DEI do PSDB e pelos ELITISTAS do PT.

    São Paulo é um estado SEGREGADOR, OPORTUNISTA e RACISTA.

  22. Do ponto de vista logístico o ABC é perfeito,como foi dito acima,mas torna a vida do invasor mais fácil,e só centralizar as forças e mandar bala.
    Acho que o estado deveria criar pólos industriais de defesa com cada região com um tipo de indústria.
    Mas tenho que admitir que não temos muito tempo para levantar pólos industriais do zero e São Paulo já possui uma grande infraestrutura montada.

  23. O Rafael tem opiniões compatíveis com a minha, também acho que o ABC vai propiciar tudo isso com mais rapidez e sem utilizar daquela máxima: “A pressa é inimiga da perfeição”, pois aqui há estrutura.

  24. Esse polo deveria ser nas proximidades de Brasilia.
    Contruiram aquela cidade para interiorizar o desenvolvimento, e ter algo produtivo naquela terra, ao inves de apenas politicos,diplomatas e funcionarios publico, seria otimo…

  25. Meu Deus, esse Blue Eyes é traumatizado……… e foi na infancia q fizeram mal a ele…. pqp, nunca vi tanto rancor……….. cara, isso só te faz mal amigo, é serio…. procure ajuda

  26. Industrializar o Norte e Nordeste não querem, né…

    Desenvolver as regiões mais pobres que seria o mais sensato não é nem sequer debatido pelo GF.

  27. Na minha modesta opinião, deveria instalar um centro de testes & avaliação de novos armamentos no SERTÃO NORDESTINO.
    Motivos , ( pouca densidade demográfica , sigilo para testes,desenvolvimento local.) , mesmo caminho que E.U.A fizeram , com seus centros de testes de mísseis no deserto de MOJAVE .
    Lá poderia-mos testar nossos novos armamentos sem se preocupar com questões já ditas acima , um centro de testes & desenvolvimento conjunto entre as 3 FAA,s .

  28. Não é que o seu madruga tem razão!!!… mais industrias para o Mato Grosso… descentralização já… não se esqueçam da Amazonia paraense… precisamos de mais uma zona franca no Para… poderia ser voltada para armamentos com um indice % de nacionalização…

  29. dá pena…. Graças a Deus esse tipo de gente é uma minoria… resquicios empoeirados e mofados de um Brasil hierarquizado que aos poucos vai ficando pra tras…. lembranças de um passado cheio de mofo……

  30. Gente, claro que no centro do Brasil seria melhor, mas e a logística e infraestrutura ? LEVARIA MUITOS ANOS! Mas o ABC sendo bem protegido com mecanismos de defesas de última geração evitaria muito tais problemas.

  31. aquele Brasil uma elite de olhos azuis e com dinheiro pisa nos outros e ainda humilha…. parece q esse tipo de gente não se conforma com avanços e progressos sociais, com o desenvolvimentismo, com a distribuição de renda, com o desenvolvimento equanime…. é por causa desse tipo de gente (que governou esse pais por 500 anos) que viviamos anos se espectativa de melhora social……. só há pouco tempo as coisas vem mudando… e a elite azul não se contenta com isso

  32. Blue Eyes deveria ser mais educado, respeitando a opinião alheia. Críticas aos comentários são sempre bem vindos, mas rebaixar-se a falta de educação (chamar o outros de burro) é estar “jogando um feixe de palavras” perpendicularmente a um espelho.

  33. Acho válido no nordeste e no centro-oeste começar investir mais em infraestrutura e logística para num futuro próximo instalar outros tipos de indústrias, ou até mesmo pólos de pesquisas que necessitem de grande espaço e etc.

  34. Kaio disse: 21/10/2011 às 20:12 “Blue Eyes deveria ser mais educado, respeitando a opinião alheia. Críticas aos comentários são sempre bem vindos, mas rebaixar-se a falta de educação (chamar o outros de burro) é estar “jogando um feixe de palavras” perpendicularmente a um espelho.”… vc deveria prestar mais atenção na continuidade dos comentarios, caro Kaio… observe o comentario do “ferdinand em: 21/10/2011 às 15:46” e me diga de que modo deveria responde-lo?… não costumo agir assim, mas nesse caso abri uma excessão… ademais, mesmo quando alguns, que não me cativam com seus discurso, fazem uma colocação honesta e correta, eu, com toda naturalidade, reconheço o feito e posto considerações e parabenizo-os… tá certo que é raro… mas a culpa não é minha… as alienações ideologicas não lhes permite analisar com claridade os temas postos… agora, há uns entre eles que são de doer… meros muleques chatos… esses tem que ser tratados na ponta da bota… enchem o saco, além do aceitavel… saudações…

  35. meu vai ficar em sao paulo porque tem um polo industrial completo, simples assim tem toda uma logistica presente em sao paulo

  36. Desculpe-me,BlueEyes, não tinha visto o comentário infeliz do Ferdinand, então peço-lhe desculpas mais uma vez e concordo que a alieanação por parte das pessoas, como por exemplo o próprio Ferdinand, é lamentável, mas creio que o melhor sentimento que podemos ter em relação à eles é pena, são apenas armas governamentais para se manter a “coisa” como está.
    Tudo que é publicado na imprensa hoje, até mesmo nas mais alternativas, deve ser visto de modo a desconfiar de tudo um pouco, pois as informações por mais exatas que sejam nunca são 100% corretas, por isso a busca a diferentes fontes de informação são válidas! Saudações!

  37. pois é… infelizmente tudo isso depende de infra-estrutura, centro oeste, nordeste e norte estão décadas atras do sudeste e do sul quando se fala em infra-estrutura.
    Sou mato grossense, acho isso triste, mas no caso do meu estado mesmo, estamos preparados somente agora para receber algumas poucas industrias.. mesmo que algumas regiões estejam se desenvolvendo em índices 5 vezes maiores que o restante do país, seja no quesito idh quanto no quesito industrialização

  38. Pessoal, indústria hoje em dia não funciona como antigamente.
    Afinal, que infraestrutura precisa para se ter indústrias em outras regiões?
    Veja o exemplo da Fiat em Betim e da Ford em Camaçari, na Bahia. As indústrias mãe ou ancoras (usando o jargão de loja ancora de shopping) criaram em torno de si ou dentro da sua estrutura espaços para os seus fornecedores.
    Com isso, diminuiu-se a necessidade de estoques monstruosos.
    Estabelecida a meta do período, os fornecedores dentro da indústria mãe produzem o necessário. Estoque “just in time”.
    Logo, em qualquer região do País que possua um mínimo de acesso – aéreo ou rodoviário ou aquaviário – e energia elétrica, pode ter uma indústria.
    Ou pensam que essas indústrias precisarão de áreas imensas como a Embraer ou a Boeing em Everett?
    É realmente uma boa chance de diversificar a industrialização. Brasília tem pólo de informática, tem até uma empresa de defesa israelense – a Harpia, Itajubá tem dezenas de indústrias eletro-eletronicas, Anapólis é a capital economica de Goiás, o triângulo mineiro é muito poderoso em indústrias.
    Agora, não vamos exagerar. Enfiar um pólo desses no meio da floresta amazônica ficaria muito oneroso.
    Uma pequena correção – o Nordeste não é pouco povoado, mas algumas regiões com menos água tem espaços com maior rarefação populacional, tipo o Raso da Catarina, na Bahia, onde se pretendia jogar nosso lixo atômico e o ACM conseguiu brecar. Alguma dessas áreas poderia ser utilizada para testes de armamentos. Isso eu concordo.
    ****
    Uma observação final – as vezes perdemos uma excelente matéria para discutir idéias e começamos a discutir uns com os outros. O que é isso? É o mesmo que os nossos políticos fazem e nós condenamos.
    Não vamos perder o foco.

  39. Dandolo o número de senadores é por ente federativo, o de deputado federal é pela população, se nota o seu desconhecimento. Quanto centralizar a defesa no ABC tá ótimo, no dia que atacarem é só bombardear a região do ABC, pronto acabou a guerra, não teremos mais industria defesa por estar centralizada.

  40. Rafael, Kaio, mas do que adianta usar da estrutura que foi erroneamente criada só em SP para o rápido e barato, se num futuro, uma 4ª frota da vida poderá colocar tudo no chão com os pés nas costas? É muito melhor já desde agora iniciar a estratégia da localidade da indústria bélica, o Brasil tem um tamanho continental mas terá sua indústria devastada tão fácil quanto foi com o Japão na 2ª Guerra, tudo porque comete o erro de centralizar.

  41. nao faz muito o Jobim tinha prometido um polo para o interior do RS (santa maria)… de qq forma, o ABC eh manter a concentracao fabril no mesmo estado fabril de sempre, nada contra SP, mas nao faz sentido colocar em uma regiao ja bem urbanizada, sera necessario muito espaco fisico e no ABC isso ficara MUITO caro…

  42. Nada é perfeito e da maneira como queremos, primeiro vem a galera falando que quer que as forças armadas se equipem logo, que tenha logo uma indústria de defesa. Muitos pólos industriais espalhados pelo país, são meros “encaixadores de peças” sem que a pesquisa e o desenvolvimento propriamente ditos sejam feitos nestes locais. São Paulo possui ótimas universidades para dar o apoio necessário e são essas: ITA(TOP das TOPS), USP(MAIOR DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO DO PAÍS) , UFABC (A primeira a ter engenharia aeroespacial), UNIFESP, UNESP, UNICAMP, FEI, MACKENZIE, PUC, entre outras. Creio que para um consenso geral o melhor seria: As pesquisas aqui e o trabalho final e linha de montagem em outros estados para que assim a PRODUÇÃO EM SÉRIE não corra riscos de ser interrompida em casos de conflitos. Um pólo de pesquisas gigantesco aqui é indiscutível, agora parte de produção concordo em partes com o pessoa.

  43. Besteirada ,só um motivo decente para ser la ,cheio de empresa multi nacional .Se for para explodir vai a chevi a wolks e a forde pro pau.Sempre mais imposto para São Paulo .

Comentários não permitidos.