Defesa & Geopolítica

MORALES CEDE A INDÍGENAS E ANULA CONSTRUÇÃO DE RODOVIA

Posted by

http://www.humornanet.com/files2/imgs2008/politica/0689_humornanet_com_po.jpg

O presidente da Bolívia, Evo Morales, cedeu às pressões do movimento indígena e desistiu de continuar com o projeto de construção de um trecho de uma rodovia que cortaria a maior reserva indígena e florestal do país.

O anúncio foi feito ainda antes da reunião entre o mandatário e as lideranças do movimento, que cruzaram o país a pé para protestar contra a estrada, financiada pelo Brasil.

O boliviano afirmou que modificará o projeto de lei do Congresso que permitia a suspensão definitiva da construção apenas após uma consulta popular.

Os indígenas querem ainda uma lei que proíba que qualquer estrada seja construída sobre Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis). Morales, por sua vez, assinalou que proporá ao Congresso que a reserva receba o conceito de “inatingibilidade de preservação ecológica” e que pedirá uma convocatória imediata à Assembleia Legislativa para a aprovação dessa norma.

O presidente havia aceitado se reunir com 20 indígenas no palácio presidencial para analisar as outras demandas, mas manteve a negativa em permitir que os indígenas entrem na praça principal de La Paz, após caminharem durante 66 dias em direção à capital.
http://2.bp.blogspot.com/_oT_Or6ocZc8/R1C5sGP_HlI/AAAAAAAAA48/bbBx2NTrvrI/s1600-R/MoralesBoliviaNationalization-thumb.jpg
Os dirigentes indígenas ainda não se pronunciaram sobre a decisão presidencial, mas alguns participantes já assinalaram que o anúncio é um ‘bom sinal”, pois satisfaz a reivindicação, que tem recebido grande apoio social.

Fonte: AnsaLatina

27 Comments

shared on wplocker.com