Defesa & Geopolítica

EQUADOR PEDE A UNASUL INVESTIGAÇÃO DE ‘TENTATIVA DE GOLPE’

Posted by

http://wcminformativo.files.wordpress.com/2010/10/ecuador-golpe1.jpgO governo do Equador oficializou seu pedido para que a União das Nações Sul-americanas (Unasul) realize uma investigação sobre o levante policial de 30 de setembro de 2010, que foi classificado pelo presidente Rafael Correa e por autoridades internacionais como uma tentativa de golpe de Estado.

A solicitação foi apresentada na tarde de ontem pelo mandatário equatoriano durante uma reunião com a secretária executiva do organismo, a colombiana María Emma Mejía.

Segundo a diplomata, é provável que a próxima cúpula Ibero-americana em Assunção sirva para adiantar “critérios básicos” para formar a comissão que investigará o evento.

Mejía garantiu que serão escolhidas “pessoas independentes, que tenham muito prestígio, como se fez no caso da Bolívia” em 2008.

Correa já afirmou que gostaria que a Organização das Nações Unidas (ONU) enviasse uma delegação ao país para investigar o caso.

Em 30 de setembro do ano passado, um grupo de policiais iniciou um protesto por reivindicações salariais que acabou em uma rebelião que reteve Correa e um hospital militar, de onde ele foi resgatado em meio a um tiroteio entre policiais e militares.

Até o momento, seis policiais foram julgados pela justiça equatoriana a sentenças de 18 e 12 meses de prisão. Eles foram responsabilizados por impedirem a realização da sessão da Assembleia Nacional no dia, em apoio ao protesto.

Fonte: AnsaLatina

5 Comments

shared on wplocker.com