Atualizado: 36 Gepard para o Exército Brasileiro ?

http://3.bp.blogspot.com/-GGw6v5vEEYc/TqEuChDhYUI/AAAAAAAACyY/VG_vjD4pEsw/s320/gepard1.jpg

Sugestão de vídeo e comentário Gérsio Mutti

O canhão antiaéreo Sistema Gepard KMW do tanque (FlakPz) é um complexo de alta tecnologia aprovado para todos os climas; o  sistema de armas atua contra a ameaça de aeronave a baixa altitude. A Krauss-Maffei Wegmann já produziu 570 carros da configuração Sistema Gepard KMW, dos quais têm sido empregados pela Alemanha, Holanda, Bélgica e Romênia.

Gérsio Mutti

Nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa (GO), a KMW promoveu, com o apoio do Exército Alemão, uma demonstração do sistema Gepard – blindado antiaéreo montado sobre o chassis do Leopard I e com torre dupla de 35mm, da Oerlikon, dentro de um exercício maior que movimentou a artilharia antiaérea do Exército Brasileiro (EB).

Vídeo: Sistema Gepard KMW – blindado antiaéreo em ação


Segundo apurou T&D que compareceu ao evento, com o repórter Roberto Caiafa, há uma oferta para a venda, a preço de ocasião, de 36 veículos, mais todo o material de apoio e com assistência técnica garantida, agora que a KMW está se instalando no País, em Santa Maria (RS). Maiores detalhes, na edição 127 da revista, no final do ano.

Fonte: T&DVia Hangar do Vinna

21 Comentários

  1. Diarum,
    Contra algumas armas mais recentes até um Pantsir, isoladamente, se mostra ineficaz. Agora, junto com seus “amiguinhos bombados”, tais como o BUK e o S-300/400, aí já complica o meio de campo. rssrrs
    O grande algoz desses sistemas atualmente, além dos mísseis lançados por caças a partir de distância segura, fora do envelope dos sistema sup-ar, é o helicóptero de ataque que se mantém oculto atrás do relevo.
    O helicóptero é um adversário difícil para um sistema de defesa antiaéreo, inclusive para o Pantsir, já que em geral ele consegue se manter protegido mesmo estando dentro do alcance do sistema.
    A defesa mais efetiva que pode ser implementada por forças de terra contra o helicóptero de ataque parece ser os mísseis de médio alcance com orientação terminal (radar ativo ou imagem térmica) atualizados por data-link, trabalhando de forma cooperativa com plataformas de sensores aéreos (AWACS, UAV, balão cativo, etc). Essas “plataformas” conseguiriam detectar o helicóptero oculto, já que se encontram a grande altitude, e conseguem “vetorar” mísseis antiaéreos ao ponto onde ele se encontra, e através do método LOAL (travamento após o lançamento), o míssil consegue sozinho, detectar, travar e interceptar a aeronave.
    Alguns desses sistemas são o SLAMRAAM, o VL-MICA, o IRIS-T-SL, etc.
    Claro que caças e helicópteros anti-helicópteros também dão resultado.
    Os EUA por exemplo costumam treinar seus OH-58 armados com Stingers em combates ar-ar, de modo a se capacitarem a defender suas tropas em terra dos helicópteros de ataque inimigos.
    Um abraço.

  2. O Pantsir-S1 é uma ótima peça de artilharia antiaérea, tem capacidade de proteger uma área de até 20 Km, acredito que para defesa de colunas blindadas seria interessantíssimo. Para defesa de pontos acredito que o melhor é o Buk M2.

  3. acho que o brasil so vem adquirir esse blidado apesar de ser bom ja ultrapassado, é que ele tem um otimo software e sistema ainda modernos para paises em densenvolvimento e o brasil quer obsorver isso…quem sabe no futuro nos teriamos os nossos antiaérios…

  4. Como o Bosco bem disse, um míssil curta ai ia muito bem, no futuro o desenvolvimento de uma nova torre poderia levar em consideração isto com um míssil mais capaz, O veículo é bom, mas sozinho não faz milagre, requer uma rede integrada de armas.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. Isso é um LIXO. Os gepard estão sendo desativados no mundo todo por serem obsoletos. Eles nao possuem capacidade anti-missil real, ou seja, nao valem nada. Os unicos paises capazes de atacar o Brasil sao as grandes potencias. E todos eles possuem misseis de longo alcance. Ninguem vai fazer um ataque de curta de distancia a ponto de ficar ao alcande de um gepard. A unica função ATUAL de um sistema de defesa aerea de curta distancia é no combate anti-missil, pois na atualidade, a chance de um gepard pegar uma aeronave “de surpresa” é ZERO, dada a capacidade de levantamento do teatro de operações pelos satelites e UAV’s. So na cabeça de vento de algum general brasileiro ultrapassado para se comprar essa “M”. Ou se compram mísseis (de medio e longo alcance) ou estaremos comprando equipamento para ingles ver (ou rir…).

  6. Orator. Possuímos diversas divergencias com os países vizinhos, inclusive quanto à território. São estas abafadas pela nossa diplomacia digamos.. cordial!.. Mas cai bem sim para regimentos de tanques sem qualquer acompanhamento de defesa anti-aérea! Qualquer caça de hélice uma vez nossa FAB não detectando-o, em movimento o exército já estaria ‘frito’! Aliás, uma vez cortando as comunicações entre as diferentes forças.. cadê?.. Apoio da FAB.. da Marinha.. Cadê? =0
    E como o general do setor de tecnologia do exército expos num dos posts anteriores. Futuramente modernizando o tal, aprenderemos para avançarmos na tecnologia própria. Já que a KMW está se instalando no sul.
    Por isto o país moderniza até cabeça de fósforo. Heueheh

  7. Esse sistema esta ultrapassado com os caças modernos que existem hoje mesmo voando baixo vc nao consegueria derrubar um caça o radar localizaria primeiro e o destruiria nem contra helicópteros ele nao é´eficaz ele poderia ser usado com proteçao a uma coluna de blindados. O brasil tem que parar de comprar armas antigas de pouca utilidade nós estamos no sé21 nao década de 80

  8. Quanto a utilização desta máquina, acredito que seja , como o colega disse, defesa pontual de estádios,centros e vilas olímpicas contra aviões simples, talvez monomotores suicidas para atentados terroristas, sem dizer que a presença simples desta máquina tem forte apelo psicológico, acredito seja esse o motivo de seu estudo e não algo como um pilar base da defesa antiaérea brasileira.Então acho que sua aquisição está PLENAMENTE JUSTIFICADA .
    Minha opinião.

  9. Nessas altura tudo que atira pra cima é bem vindo,provavelmente sejam os mesmos que o chile devolveu,o cano de 35mm deve tão gasto, que dá pra usar munição 40mm também.Essa é uma grande vantagem,se a de 40mm for mais devagar o resto do grupo de artilharia fica assoprando de baixo que ela pega velocidade.Mas no final da tudo certo ,o Brasil com esse tremendo poderio bélico ,ninguém vai se atrever a estragar a nossa copa do mundo e as olimpíadas e ainda vamos dar um show de segurança que vai dar inveja.

  10. Olá pessoal. Existem outros motivos para implementação de DEFASA com (D) maiúsculo no nosso Brasil-zão, que vão alem de impedir uma possível agressão armada. Qual seja? Compartilhamento do interesses no comercio exterior, com regras justas para ambos os lados, estabelecimento dos interesses da nação em áreas criticas e etc. Portanto, vendo o quadro geral da situação gostaria de sugerir que se adquiram os meios necessários oferecidos por deus e o diabo, em grandes quantidades, com financiamentos intermináveis e principalmente dos Russos, e não se preocupem, pois a nossa turma tem condições de absorver a tecnologia como fazem os Chineses, os Indianos e etc. POIS O MAIS URGENTE É A PROVISÃO DE MEIOS DE DEFESA QUE SE FAZEM NECESSARIOS.

  11. Complementação. A Emgepron tem condições de projetar balsas marítimas e oceânicas com motor de poupa, lanchas de porte médio para rebocar as balsas até pontos estratégicos? Se os tem, deveriam construí-las e rechear de sistemas de detecção marítimo e aéreo, outras com armas de variada gama de emprego segundo as especificações necessárias, pois isto já valeria como plataforma estratégica até a chegada dos submarinos em quantidade suficiente para garantir nossa sobrevivência (40) e uma frota de superfície respeitável. Os RUSSOS teêm sistemas montados em uma espécie de containers interessantíssimos, que nos valeriam a supremacia na nossa zona exclusiva.

  12. Pessoal quando postei que seria uma boa aquisição, quis dizer que será uma boa peça em um grande QUEBRA-CABEÇAS que é as defesas modernas. Temos como atualiza-lo e mante-lo perfeito aqui, mesmo até podemos inserir os foguetes que utilizamos neste sistema.
    O Ocidente no geral não usa este tipo de defesa por que os países da OTAN esta configurado para estes furiosos ataques aéreos que eles sempre fazem e não para defesas anti-aéreas, pois os inimigos deles não dispoem de forças aéreas grandes, as defesa da OTAN e EUA que acho quase inuteis, são esses sistemas anti-mísseis de armas de destruição em massa que eles mentem sobre os difamados por eles ter.
    Assim é porque o URSO e o DRAGÃO utilizam desses sistemas, pois mesmo tendo forças aéreas grandes, eles sabem a importancia de se manter o QUEBRA-CABEÇAS das defesas sempre completos.

  13. Muito bom… só algumas abservações:
    .
    Os Gepards como visto na matéria estão vindo aos moldes dos Leo1A5, revisados e até com o “cheirinho” de carro novo ahahah
    .
    Não acho que o EB irá integrar o Igla, não é viável$, poucas unidades e acho que não há conhecimento completo pra isso.
    O que não significa que não seja eficaz, o Gepard é um complemento, não se deve delegar a defesa AA pra ele, a função dele é a defesa de colunas blindadas, sempre foi problema da nossa cavalaria, um helicóptero faz a festa!!!
    Ao menos espero que o EB saiba que o gepard é apenas um complemento e deve ser usado na cobertura da cavalaria, não dúvido nada se porem em brasilândia……
    .
    Se o heli inimigo bobear olha o que ele leva na lata
    http://www.youtube.com/watch?v=mr3QSva89jo&feature=related

  14. ah esqueci de mencionar…
    Parceria com a Alemanha é outra coisa, não é novela mexicana!
    A Alemanha tem muito a nos ensinar, é um exemplo de potência mundial, se não fosse espremida territorialmente seria império até hoje!

  15. Sr Bosco.
    Sim o EDT FIla encontra-se operacional.
    Inclusive no campo de Formosa, pois foi ultilizado no mesmo dia da demonstração do Gepard, que alias em termo de Sistemas (identificação e rastreamento de alvos) demonstrou-se inferior ao EDT Fila atual..

Comentários não permitidos.