VANTs ganham espaço na pesquisa aeronáutica

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/08/orbisat_SARVANT-1.jpg

Sara Nanni

Em pouco mais de três décadas, os VANTs passaram da ficção científica à realidade. Os VANTs são Veículos Aéreos Não Tripulados, um tipo de aeronave que não precisa de pilotos embarcados para ser guiada. Por meio deles, por exemplo, não é mais preciso que militares arrisquem suas vidas em operações militares. De uma sala de comando à distância, os VANTs são controlados através de meios eletrônicos de alta tecnologia.

Muitas vezes não é necessária sequer a intervenção humana, e utilizam-se Controladores Lógicos Programáveis, um computador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário. Semelhanças com os videogames não são mera coincidência. Afinal, o joystick surgiu inicialmente como controle de aeronaves, e somente algumas décadas depois virou controlador do Atari.

Os fins militares justificaram o desenvolvimento dos primeiros VANTs, que foram inspirados nas bombas voadoras alemãs V-1, produzidas na década de 40 para ataques ao solo. Elas pesavam pouco mais de 2 toneladas e atingiam uma velocidade de 640 km/h. Essas máquinas voadoras de última geração foram projetadas para missões muito perigosas para serem executadas por humanos.

Hoje, pesquisas em tecnologia para o desenvolvimento e a fabricação dos VANTs são estimulados principalmente pelas Forças de Defesa de Israel e dos EUA.

Para que servem os VANTs

No Brasil, recentemente aconteceu a Operação Ágata 2, uma operação de segurança de fronteira realizada pela FAB (Força Aérea Brasileira), em que foi utilizado o VANT RQ-450, que fica baseado em Santa Rosa (RS), na fronteira com a Argentina. Esse VANT ajudou a FAB a interceptar mais de 30 aeronaves que estavam em espaço aéreo brasileiro de forma ilegal.

O primeiro VANT desenvolvido no Brasil foi o BQM1BR de propulsão a jato, um protótipo que serviria como alvo aéreo e que realizou um voo em 1983. O projeto não vingou por falta de recursos. A partir de 2000 começaram a aparecer outros projetos voltados tanto para a área militar quanto para a civil.

Na área civil, o VANT tem inúmeras aplicações e pode ser usado para a inspeção de oleodutos e de redes elétricas e de transmissão, vigilância policial e cobertura de fronteira, identificação de queimadas e metereologia. Porém, a área mais requisitada para seu uso ainda é a militar, atuando em operações de risco. Além de identificar alvos inimigos, ele pode ajudar na avaliação dos danos logo após os disparos e da necessidade de novos ataques.

Segundo especialistas, o mercado de VANTs no Brasil é bastante promissor, visto que não há nada semelhante em operação no país, portanto um vasto campo a ser desbravado. No mercado mundial as perspectivas são de crescimento. Os americanos investem cerca de US$ 300 milhões por ano neste tipo de aeronave.

VANT fabricado no Brasil

Com apoio da Finep, que destinou recursos do Fundo Setorial Espacial no valor de 9 milhões de reais, o CTA (Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial), em parceria com a Avibras Indústria Aeroespacial, está retomando o projeto do primeiro protótipo de VANT brasileiro desenvolvido na década de 80. Na época o projeto não vingou por falta de recursos do governo federal.

As pesquisas começaram em 2004. Quando sair da fábrica, espera-se que esse VANT alcance até 200 quilômetros, com autonomia para 10 horas de voo e altitude de 5 mil pés. O VANT de reconhecimento será dotado de sensores de estabilização e navegação autônoma, capazes de fazer o monitoramento de uma determinada área. E todos os comandos que seriam controlados por um piloto serão feitos por um computador de bordo. Se há perda de sinal, a aeronave é programada para retornar a uma área pré-determinada.

Fonte: 360 Graus via NOTIMP

9 Comentários

  1. Iremos construir somente VANTS de reconhecimento ? e os VANTS militares,verdadeiros caças não tripulados, que a crônica especializada vive dizendo ser o futuro da aviação de caça?
    Vamos começar como sempre pensando pequeno,poderíamos deixar os VANTS de reconhecimento a cargo de indústrias civis e usar a EMBRAER, a AVIBRÁS o ITA para desenvolver um caça VANT !

  2. O único sistema de codificação que existe no mundo, para guiar um Vant sem a interferência da guerra eletrônica do inimigo, creio que seja o meu. Tal sistema de codificação, também serviria para proteger a rede internet dos hackers.

  3. Me corrijam se eu estiver errado , mas esse vant em pesquisa e desenvolvimento entra AVIBRAS & DCTA , na verdade se trata do ACAUÃ ( que na verdade é apenas uma plataforma desenvolvida nos anos 80 , baseado num vant Israelense.).
    O que o autor na verdade quis dizer é que, o PROJETO VANT , em desenvolvimento entre AVIBRÁS & DCTA , futuramente atingirá essas caracteristicas ( sensores de estabilização e navegação autônoma, capazes de fazer o monitoramento de uma determinada área. E todos os comandos que seriam controlados por um piloto serão feitos por um computador de bordo. Se há perda de sinal, a aeronave é programada para retornar a uma área pré-determinada.).Esse projeto Vant, já terminou sua primeira fase , com mais de 56 voos bem sussedios . A segunda fase , será dotar esse vant de um ” Piloto Automático ” que fará pouso e decolagem automáticos , e já se encontra em andamento.
    Na primeira fase fora desenvolvidos os sistemas de Navegação & Controle ( softwere & hardwere nacionais .).
    Desse projeto derivou o vant FALCÃO da Avibrás , que tem as seguintes caracteristicas ( 630kg , 150kg de caraga , voa a 5km de altura máxima , com uma antena de comunicações via satélite pode alcançar 2.500 km . ).
    Pode transporta sensores Eletro Ópticos , Radar de Abertura Sintética ( radar SAR )& Câmeras IR.
    Futuramente a Avibrás pretende desenvolver um vant derivado do Falcão para ataque contra alvos , esse projeto se denomina Vant-C , a empresa também tem planejado uma ” família de Vant,s.
    Estou louco para ver os testtes dos seguintes vant,s nacionais .
    FALCÃO ( AVIBRÁS )
    HORUS-100 ( FLIGHT TECNOLOGIES )
    Vant-SAR ( ORBISAT DA AMAZÔNIA + AERO-ALCOOL )

  4. As verbas destinadas à vants são muito baixas ainda, o Brasil tinha que sair na frente e ver que esse mercado tem futuro e chegar no futuro antes dos outros e não desenvolver hoje o que as potências desenvolveram no passado. Façam as contas comigo. No Brasil, cerca de 83 bilhões de reais de dinheiro público são embolsados pela corrupção. Com 83 bilhões seria possível:

    – Iniciar em fase avançada um projeto de caça de quinta geração e MEIA (30 bilhões já dá um ótimo andamento);

    – Iniciar projetos avançados de vants de próxima geração (10 bilhões);

    – Resolver parte do nosso atraso no programa espacial (23 bilhões);

    – Realizar um projeto de um Helicóptero de ataque (10 bilhões já da um ótimo andamento também)

    – Fazer a partir do já existente MBT Osório, uma nova versão AVANÇADA (1 bilhão de reais, baseado no valor do desenvolvimento do novo TK-X (MBT-X) japonês)

    – Desenvolver um sistema de defesa anti-aérea semelhante ao russo (2 bilhões de reais)

    – Construir um porta aviões (4 bilhões de reais construiria quase ele todo, tirando o valor do projeto para desenvolvê-lo)

    Bom, acho que é isso :S desculpa se exagerei ou pequei em algo.

Comentários não permitidos.