Deu no Cavok: Novo motor do caça Gripen provavelmente vai esquentar a competição no Brasil

A atualização da Saab no motor de seu caça Gripen dá ao fabricante de defesa sueco uma vantagem na corrida para ganhar os bilhões de dólares do Brasil na concorrência de caças F-X2. Depois de uma vitória no início das negociações pelo caça Rafale da França, feito pela Dassault Aviation, a Boeing iniciou na competição uma campanha de lobby silencioso que conquistou o apoio do presidente dos EUA, Barack Obama, quando ele se reuniu com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, em março.

A Boeing está na corrida com o caça F/A-18 E/F Super Hornet, enquanto o JAS-39 Gripen NG da Saab está esperando ganhar uma vantagem sobre o Rafale, que permanece sem vendas fora da França. O Rafale está depositando esperanças em negócios na Índia e os Emirados Árabes Unidos para definir precedente para outros potenciais compradores do jato de caça.

A concorrência F-X2 do Brasil tem sido notícia desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu planos em 2008 para modernização da defesa, que incluia os gastos adicionais para a marinha e as forças terrestres.

Um acordo do FX-2 foi relatada como ao longo de 2010, mas foi adiado para 2012. Brasileiros citaram cortes orçamentais e variadas ofertas de transferência de tecnologia, que eles vêem como um degrau para o desenvolvimento de sua própria indústria de aviação de defesa.

O Gripen é visto por analistas de defesa como um sério rival para os dois caças, da Boeing e da Dassault, mas tem enfrentado críticas de que sua aeronave depende muito de peças fabricadas nos EUA. O anúncio da Saab, de uma atualização do motor, sinalizou a determinação do fabricante de ofuscar seus rivais na licitação FX-2.

O Brasil planeja comprar até 36 caças de última geração, mas ainda não determinou as quantidades finais da encomenda ou o prazo de pagamentos e entregas.

Com melhorias no motor do Gripen, a Volvo Aero se afasta da dependência norte americana.

Em setembro, a Volvo Aero AB anunciou planos para aumentar o empuxo produzido pelo motor RM12 utilizado em caças Gripen. Uma série de soluções técnicas para atingir essa capacidade foram apresentados numa conferência internacional importante de motores aeronáuticos em Gotemburgo, na Suécia.

A Volvo informou que vai aumentar a propulsão entre 2% e 15%, dependendo dos requisitos do cliente, através do desenvolvimento de um novo fan ou alterações aerodinâmicas que proporcionarão um aumento da massa do fluxo de ar através do motor e uma turbina nova com materiais capazes de suportar temperaturas mais elevadas e um fluxo de resfriamento aumentado.

A Volvo Aero disse que seus engenheiros vão conseguir isso, adaptando e modificando uma versão mais recente da turbina da General Electric.

“Temos afirmado anteriormente que é possível aumentar significativamente o empuxo do existente motor RM12 a um custo muito competitivo”, disse Henrik Runnemalm, chefe de pesquisa da Volvo Aero. “Teremos então um motor mais potente e econômico. Isso também significa que podemos atualizar os 220 motores que a Força Aérea Sueca já possui, mantendo a competência de fabricação do motor dentro do país.”

Ambos os Gripen e Rafale aproveitaram a campanha da OTAN sobre a Líbia para mostrar as suas habilidades de batalha.

O governo sueco insistiu que a caças Gripen estão limitados a apoiar a zona de exclusão aérea e não vão realizar missões de ataque ao solo. Relatórios da mídia sueca disseram que o envolvimento do Gripen na Líbia pode incentivar as vendas.

Fonte: UPI – Tradução: Cavok

36 Comentários

  1. E rafale não,de momento não vendeu a nenhum pais o caça.Para que ter um caça para dpois não poder mantener os gastos que tem.2 turbinas x 2 os gastos,para mim o mlhor e ter uma boa defesa antiaérea espalhadas pelo territorio nacional que ter fenomenais caças com pilotos regulares e são abatidos pelos antiaéreos.



  2. já nasce limitado…so um motor … independe de ter 50% mais empuxo..

    capacidade levar armamento… e creio… de manobras…não se compara a um caça com dois motores

    e caso o único motor for atingido … adeus … vai pro chão…

    nem entramos na seara do vetor de empuxo by F-22 The king of kings…rsrsrsrs

  3. Caros só para esquentar a concorrencia a SAAB bem que poderia conseguir licença para o Brasil produzir o motor por aqui assim como transferir tecnologia do mesmo da parte que lhes compete, de resto este anúncia nada muda tudo continua como antes nas terra tupiniquins.
    SDS

  4. robertobozzo disse:
    20/10/2011 às 18:53
    então o F35 já nasce limitado, xtreme ??? ele também só tem um motor…
    CONCORDO COM VC, SEMPRE O MESMO PAPO FURADO.

  5. Xtreme
    O Gripen NG não nasceu limitado só por possuir um único motor, até mesmo porque essa é uma visão muito simplista. Os caças que possuem dois motores não levam o dobro de carga, não tem o dobro de potência, nem de velocidade, nem de alcance, a única coisa que eles possuem em dobro é gastos de manutenção em ralação a motores, que não muito por acaso é o mais alto de todos. Não se pode garantir que caças bimotores tem mais chances de sobrevivência em um teatro real de operação.
    O F-22 não pode ser comparado diretamente com nenhum caça do FX-2, são de gerações diferentes, ao contrario do Gripen NG e do Rafale e tem condições igualitárias de combate.

  6. XTREME os F15 são limitados por terem um motor?Para mim o Gripen NG é perfeito para o uso Amazonico e perfeito para a MB teriamos assim uma padronização que baratearia custos e serviços.Mas ainda acho que devemos ter um caça de superioridade como o SU35 mesmo condicionado sob conseção fabricado e montado aqui.Assim alem de estarmos com boa força aerea ainda aprenderiamos encima do Sukhoi e desenvolveriamos encima do Gripen NG.



  7. 01 motor … limita sim.. se pifar .. for atingido.. vai pro chão ..tenha super eletronica embarcada ou nao…

    02 motores … sempre serão mais potentes que 01 … no mesmo estagio tecnologico…FATO !

    falar em economia …numa arma de guerra.. é o mesmo que perguntar se aquela Ferrari de 650cv … gasta pouco…rsrsrs….Hilário.

    importa capacidade de carga.. raio de ação.. velocidade..porque depois que o piloto usar todos os misseis… vai ter que voar rapido ..muito rapido…rsrsr

  8. A turbina continua sendo da GE, então não houve mudança, continua sendo um caça que pode sofrer embargo por parte dos EUA, no meu modo de ver essa novidade não vai melhora em nada pra FAB e pro Brasil.

  9. 1maluquinho acho que quis dizer f-16. Mas e fato que o gripen e uma ótima aeronave e o motor da volvo, sendo derivado americano ou Nao e o mais confiável do mundo sendo o que mais horas voou sem nenhuma falha. A desculpa tbm que numa batalha 2 motores tem melhor chance de sobrevivência caso um seja atingido Nao cola. No atual campo de batalha dificilmente teremos um “fogfight” onde seria usado o canhão. Numa arena onde a onda sao os mísseis BVR pode ter ate 3 turbinas, se for atingido vai pro chão.

  10. Na minha ignorância técnica sobre caças ( e demais assuntos militares), acho que seja grippen, seja rafale, o importante nas atuais circunstâncias é adquirir o que for possível de capacitação (pois a tal ToT total é quimera) para fazer AQUI o próprio material de defesa.
    A exemplo do que tem feito de modo realista a MB.
    36 ou mesmo 120, se não pudermos nós mesmos fabrica-los tanto faz…
    Em um conflito, simplesmente cortariam nosso suprimento.
    Que seja grippen ou rafale, não faz assim tanta diferença de imediato (não estamos em vias de guerra, isso é fato, ameaças são uma projeção para daqui alguns anos…), o que importa mais a médio e longo prazo é aprender a fazer. No FX-2, creio que vai dar rafale, é o que acho melhor no momento (repito, sou leigo, é apenas achismo…), embora ache também que a proposta do grippen não é desprezível.
    Só não quero nada com os EUA, nesse assunto de aviação de guerra ( de foguetes também não, embora sejam os mais avançados no mundo, em ambos os assunto), pois não haverá nenhuma garantia de adquirir capacitação com eles. Será sempre uma relação de dependência.
    Concordo com uma aproximação maior com a Rússia ( e outros países emergentes), em todos assuntos de defesa (além de outros, claro). Isso não significa não ter relações nessa área com o eixo Otan/EUA, apenas não se amarrar com eles. Alias, não se amarrar com ninguém, ou seja, nada de colocar os ovos todos na mesma cesta.
    Nós precisamos mais de uma visão de ‘andar com nossas próprias pernas’, e menos de sermos ‘fregueses’ de armamentos importados.

  11. O FATOR SARKOZY DEIXOU O GOVERNO BRASILEIRO COM RECEIOS
    .
    o alinhamento do Brasil com a França passa por uma situação de espera,depois das ultimas cruzadas do Sakozy na África.
    .
    Em questão de compra de armas qualquer coisa pode azedá,Sarkozy provavelmente tinha em mente um Brasil sem opinião crítica e própria sobre absuntos externo,como muitos países que ainda acha que ainda somos aquela república de bananas;como eramos vistos principalmente na época da ditadura militar.

    ***********
    Amorim diz que escolha de caça será econômica
    .
    .

    “(…)Amorim disse também que a presença da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar) no norte da África preocupa o Brasil. “Ontem foi na Líbia. […] Amanhã, poderá ser a África ocidental e então a Otan se aproximaria do Brasil. Isso nos incomoda.” (…)”

    ***********
    .
    http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/10/20/amorim-diz-que-escolha-de-caca-sera-economica/
    .
    .
    Se o rafale perder essa no Brasil,não foi porque ele era pior que os outros dois e sim,por que o canastrão sarkozy melou tudo,de novo.

  12. O Brasil só não teve jatos novos para sua força aérea devido aos interesses comerciais que permeiam a nossa midia “isenta” que é muito $u$cetivel ao lobby e conseguiu mitigar o processo com suspeitas de má condução tudo para beneficiar aos preferidos de fato dela os americanos, não aos jatos, mas a tudo que eles produzem, que são vendidos por aqui como melhor. Inclusive seu povo.

  13. Ninguém falo até agora em comprar Baterias Anti-Aérea falo?
    Só compra tudo isso não adianta se tudo for destruído!

  14. Se e pra ficar enrolando pq ta sem dinheirinho(para Copa,Olimpiadas,trem bala..nao falta, ne?). Compra logo uns 150 cacas de prateleira!!! E fica enrolando e decidindo com muuuiita calma qual modelo vai se comprar miseros 36 depois…Aff. Brasil pais de tolos!!
    Sem mais.

  15. Quando o assunto é comprar os caças partem logo para o economês, diplomacês.. mas pra copa que é a fifa ganhando os tubos patrocinadores ganhando os tubos e o brasileiro pobre feliz que comprou seu ingresso mesmo nao podendo jantar por isto aí não falta.

  16. Os três são ótimos projetos o importante é os modos em que os contratos forem feitos para agente.
    Se não vier ter dinheiro então faça um programa de aquisição mais barato e juntamente um programa para caça com duas turbinas gerado com exemplo de acordos Turco, Brasil e Suécia…

  17. Esse assunto de numero de motores é bobagem, nao significa nada, se fosse assim o f 16 seria um lixo… o gripen é o melhor pra nos ja que nao podemos ter o su 35 bm nem o su 34 full back para ataques navais…

  18. Felipe Rodrigo disse:
    21/10/2011 às 09:59

    Ninguém falo até agora em comprar Baterias Anti-Aérea falo?
    Só compra tudo isso não adianta se tudo for destruído!

    Eu já falei umas 4 vezes aqui,mais ninguem que falar do assunto.Voltando ao assunto,o problema não é que caça e melhor ,de 1 turbina ou 2,o problema é manterlos,por exemplo eu posso comprar uma carro de grandes cilindradas,a preguntar é: vou ter dinheiro para poder manterlo ou darei uma volta nele uma vez ao mes e despois deixar estacionado no garage,já que se eu dou mais de 3 volta eu fico duro,leso e louco.Para mim a melhor opção para o brasil é o gripen NG,por preço ecustos de mentenimento para as 3 forças (com transf. de tecnologia,claro),despues com a transferencia de tecnologia invertir,investigar en fazer o nossos proprios desnhos de caças 100% nacional já que vamos ter conhecimento de como fazer os caças e temos acesso as tecnologias.

  19. Eh bem verdade, que um conlito pode surgir a qualquer momento, e o melhor, eh quando se esta mais bem preparado para tal. Eu vejo a FAB com consideravel dificuldade em manter os Rafales; todavia, considerando que uma ameaça não venha a surgir, pelo menos digamos 5 anos, eu diria que talvez valha a pena, operar os poucos Rafales que a FAB tenha condição de manter no ar. O importante eh ja ir ganhando conhecimento. Então o Brasil desenvolveria um avião nas bases de conhecimento do Rafale. A outra linha de pensamento seria ter os Gripens, mais economicos e por isso, um maior numero deles nos ceus. Então, teriamos que desenvolver um caça de 2 turbinas, a partir do conhecimento adquirido de um caça de 1 turbina? Eu não sou especialista de aviação. Eu “chutaria dizer” me desculpem o termo, que o melhor momento seria Rafale NOW (AGORA)e jato projeto brasileiro, quando, quem sabe…

  20. Eu Não havia pensado nisso! O Brasil poderia fazer mais dinheiro, vendendo Rafales ou Gripens ? Com certeza, venderia mais Gripens aqui na America do sul do que os Rafales. Esse eh um ponto muito importante, que deve ser colocado no conjunto a ser decidido. Agora, eu ja ate estou mudando de ideia e ja estou pensando que o Gripen seria uma melhor escolha. Eu mudo de jato igual ao que mudo de mulher; uma moreninha hoje, uma lourinha amanhã 🙂

  21. O problema não é a quantidade de Turbina, é a procedência, se é americana, existe risco de embargo, e a história de embargo por parte dos americanos é grande. Um caça Bi-turbina consegue levar mais mísseis, no caso é mais eficiente, pois leva uma carga maior para atacar e se defender.

  22. Foi mal errei o buraco do F16 e acertei no meio da baiuca do F15 rsrs XTREME seu maluco com aeronave desmuniciada ate OVINIs se afastam o mais rapido possivel do teatro rsrs Na maioria das vezes se raciocina apenas em conjucturas e especificações mas a logistica é que é a essencia e não estou falando na excelente logistica e serviços prestados por Americanos mas na necessidade do momento crucial que quando voce precisar ter ficara sem ter rsrs e neste caso confiaveis são pouquissimos e mesmo assim deve-se escolher bem.Em Americanos neste caso não confiamos,podemos confiarmos me Franceses?Tenho minhas duvidas.Vejo nos Suecos a possibilidade de parceria produtiva onde se complementaria de forma reciproca.Eles são inteligentes e nós criativos,assim o nosso investimento com eles produzira bons frutos.Eles tem na Africa do Sul parceria interessante na area de monitoração e balistica e nós tambem temos interesses extensivos com a Africa do Sul.Surge ai uma outra possibilidade de complementação.Apenas vejo uma parceria com a Turquia no momento apenas como uma oportunidade tecno-industrial.A França teoricamente é a opção mais viavel fora do eixo EUA-Russia-China mas na pratica da execução de compromissos deixam a desejar.E não comecem a citarem Sub Nuck pois apenas compramos e pagamos serviços e a tecnologia é nossa e nem pensem em quererem endossarem citando EC-725 porque ja praticamente afirmaram que não cumprirão na integra o que prometeram para ganharem o contrato que era a TT Total e ja mandaram o Brasil conversar com os donos dos sensiveis.O que tem de fantasias,mentiradas e manipulações voces não fazem ideia da profundidade e dos envolvimentos.

Comentários não permitidos.