Amorim critica ações da Otan fora de sua área: ‘isso nos incomoda’

http://diariodopresal.files.wordpress.com/2011/05/otan-petrc3b3leo-libia.jpg

O ministro da Defesa, Celso Amorim, se mostrou reticente sobre operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fora de locais previstos para operações. “Ontem era a Líbia, é verdade que com um mandato do Conselho de Segurança (da ONU) e da Liga Árabe. Amanhã poderia ser na África Ocidental e aí a Otan se aproximaria do Brasil. Isso nos incomoda”, afirmou, em entrevista publicada nesta quinta-feira no jornal Le Monde.

A respeito da cooperação com a Argentina, Amorim afirmou que “é essencial para toda a América do Sul” e disse que nenhum dos vizinhos constitui ameaça para o Brasil. “Mas a defesa não precisa de um inimigo identificado. Assim, a complexidade da vigilância da Amazônia exige tecnologias avançadas”, disse.

Sobre o potencial de produção de alimentos e de água brasileiro, Amorim afirmou: “temos que estar prontos para defendê-los em caso de conflito entre potências que careçam deles. Também há grupos criminosos, narcotraficantes e outros atores”.


Compra de caças


O ministro afirmou que os critérios econômicos serão mais fortes na decisão sobre a renovação da frota de aviões de combate, entre o caça americano F-18, o francês Rafale e o sueco Saab. “A consideração fundamental para tomar uma decisão é de ordem financeira e econômica”, afirmou Amorim, em entrevista ao jornal francês Le Monde, publicada nesta quinta-feira.

“Entramos em um período de incertezas. O Brasil vai bem, mas não sabemos quais serão as consequências da crise internacional para nossa economia. É preciso ser prudente, esperar o bom momento”, disse. Ele não quis dar um prazo para a decisão, mas considerou a possibilidade de divulgar a escolha em 2012. O ministro, que no governo anterior ocupou o Ministério de Relações Exteriores, fez uma vista de dois dias a Paris que terminou na quarta-feira.

Amorim foi recebido pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, e por seus ministros de Relações Exteriores, Alain Juppé, e Defesa, Gérard Longuet. O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que encontrará Sarkozy em Paris na sexta-feira em uma conferência do G20, tinha demonstrado ao líder francês em 2009 a intenção de optar pelo Rafale, fabricado pela Dassault. Apesar disso, os militares brasileiros preferem o F-18 e inclusive o Gripen ao caça francês.

Sobre a transferência de tecnologia, que aparecia como ponto chave das negociações para a escolha do avião de combate francês, Amorim afirmou que a “cooperação no submarino nuclear conseguiu superar os obstáculos”. O ministro fez alusão ao acordo que estabelece a venda da França ao Brasil de cinco submarinos de propulsão nuclear do tipo Scorpène com transferência de tecnologia. Algo semelhante ocorrerá com 50 helicópteros de transporte militar Eurocopter EC725, que no futuro também serão fabricados no Brasil.

Fonte: Terra

46 Comentários

  1. de que adianta “se incomodar” com isso se não faz nada a respeito ?? quando digo “fazer algo” quero dizer equipar as FA com algo, pois temos fuzis da década de 70, caças da década de 70, navios da década de 70… esse povo (governo) parou na década de 70… o círculo se fechará e nada poderemos fazer…

  2. então meu amigo deixa de bla bla e vamos nos armar já chega ! fala p/ dilma tirar o escorpião do bolso e começar ja a adquir o que nos precisamos para nos defender não dar p/ produzir tudo em nosso pais da noite p dia , porem precisamos desperadamente nos reaparelhar pois estamos completamente vulneraveis e a mercêr dos lobos.

  3. SE REALMENTE TEMOS PREOCUPAÇÕES PORQUE NÃO TOMAMOS AS DEVIDAS MEDIDAS NECESSÁRIAS.
    O Brasil é uma potência e como tal deve exercer seu direito de auto-afirmação no cenario internacional. Não com intenções imperialistas, mas com inteções de manter sua soberania em todos os sentidos.
    Para tanto, este país deve investir sim, em sua defesa e deve ter armamentos atomicos, como uma forma de defesa.
    Observamos as atuais potências, com discursos obscuros de desarmamento, de democracia, mas isto somente para os outros, pois estas potências impõem usuas vontades pela força, seja economica e/ou militar e, portanto, o Brasil deve estar preparado para defender sua soberania, ante qualquer ameaça que porventura possa ocorrer.
    Acorda Brasil.

  4. Ou seja com relação aos caças :
    Antes era critério político, agora é critério econômico + preferência dos militares por Gripen e F-18, fazendo as contas vai darrrrr, tchan tchan tchan…
    Não sei.

  5. Calma gente, em vez de reclamar do Celso Amorim, vamos lembrar que o Pré-Sal é bebê e, oriundo do Pré-Sal há de vir um bom orçamento para a Defesa Nacional.

  6. Muito sensato o Ministro Celso Amorim. É isso mesmo, até porque, se a FAB esperou até agora, pode esperar mais alguns meses. Além disso, todos sabemos que esses caças não irão dissuadir nada nem no Atlãntico e nem tampouco na Amazônia e que o que realmente é dissuasório é nossa capacidade missilística e nuclear. Assim, da mesma forma, pouco importa também se os caças serão suecos, frances ou ianques. Não tenho dúvidas de que se quisessemos desenvolveriamos nossos próprios caças, mesmo que demore um pouco mais e os caças inicialmente não fossem tudo isso. Nossos inimigos só respeitam mísseis de longo alcance que atingem o alvo e com alto poder de destruição, e nada mais!!!!

  7. Al Carvalho, concordo com você, não é 3 duzias de Rafale que vai parar um EUA,ou uma Inglaterra, mas umas 3 duzias de mísseis nucleares tiraria a valentia de qualquer um dos dois países citados.

  8. Com certeza, Carlos Augusto, mísseis de médio, longo e ICBMs, juntamente com um bom sistema de radares e artilharia antí-aérea ficaria um campo minado de alta periculosidade para qq inimigo, do tamanho que fosse. Lembrando que bases de submarinos não tripulados, já sendo desenvolvidos por Portugal e Brasil pode fazer a vida de qq intruso no Atlântico sul um inferno. Tudo isso ficaria relativamente barato e rápido, comparando-se com o desenvolvimento e compra de caças, especialmente os de 5a. geração, podendo ser desenvolvidos à toques de caixa, se realmente quisessemos. Não menos importante também seria a independencia de informações via satélite, com um GPS nacional. Uma boa frota de subs, também ajuda e já estão à caminho. Até porque, guerra nos mares se ganha por baixo d’agua e não na superfície. Na guerra das Malvinas, por exemplo, nos navios de superfície da Argentina ficaram no porto e seus subs convencionais também, são ruidosos limitados e lerdos demais, contra submarinos nucleares. Um abraço amigo.

  9. o amorim ta incomodado, PUTS os saqueadores da otan não vão nem mais dormir direito aff, e quanto aos caças esqueçam, quando os atuais derem baixa virão outros usados,so não sabem como dizer isso para os concorentes que ja gastaram muito com propaganda e lobby, a fab não tem moral com o governo federal, POIS SEU COMANDO E TUCANO, se fosse apartidario como deve ser, como a marinha e o exercito seus projetos estariam andando tambem, essa e a verdade so não ve quem não quer !!!



  10. “Amanhã poderia ser na África Ocidental e aí a Otan se aproximaria do Brasil. Isso nos incomoda”.

    incomoda é a falta de aparelhamento das FA … seu entreguista disfarçado de patriota…

  11. xtreme, o Ministro Celso Amorim tem moral ilibada, comprovada competencia, etc…mas aqueles que deveriam fazer a sua parte e ao menos saber selecionar um caça que preste para o Brasil, não tem competência. Ao contrário, vemos sim uma comprovada e notória incompetencia daquela “Força” comandada por um TUCANO, também conhecido pela vira-latice e não tem moral com o governo federal, como diz o colega capa preta!!! Isso que realmente incomoda a quem quer um bom sistema de defesa nacional!
    Sds.

  12. Nada adianta ‘comprar’ de prateleira. Já sabemos disso, não sei o motivo do ‘comprismo’ de alguns.
    Necessitamos com rapidez (mas nem é urgeeeencia assim…) é adquirir capacitação para produção AQUI de nosso material de defesa. E que as encomendas sejam feitas às industrias DAQUI, nacionais de preferencia. Mesmo com as multis, a industria tem de estar NO PAÍS, e importar o minimo necessário, mantendo estoques AQUI do que vier de fora…
    Concordo com quem diz que 36 caças são dissuasório. Creio que nem que fossem 360, se houvesse grana para tantos. Além disso, é justamente da Otan que vem a ameaça (isso parece transparecer com nitidez nos recentes comentários do MD desse e de NJ…), comprar material bélico justamente da ameaça?
    Creio que os caças do FX 2 destinam-se mais à adquirir o que for possível de conhecimento e partir para caminhar pelas próprias pernas. Copiando, adaptando, produzindo sob licença versões nacionalizadas, o que for possível de inicio…
    E nem somente com caças se defenderá um país…tem muita coisa a ser feita, para as 3 armas. E dinheiro é algo finito…
    Um ponto importante é o programa espacial, pela capacitação em mísseis de longo alcance. Dane-se o tal MTCR…E estar capacitado a colocar algumas ‘mushrooms seeds, na ponta de mísseis, uma ideia nada desprezível.
    Uma parceria mais firme com Rússia e talvez a China (prefiro a primeira…),e bons contatos com outros emergentes (Turquia, Índia, Africa do Sul…) talvez fosse uma boa ideia. Também fazer parcerias locais, o continente é de todos daqui.
    Sem ‘abandonar’ o ‘ocidente’, claro, apenas ser mais ‘ressabiado’ com essa turminha…Aliás, ser ‘ressabiado’ com todo mundo.
    Muito investimento em educação (em todos os níveis) e pesquisa (em todas as áreas…)
    Fora isso, fazer um baita estoque de armas ‘importadas’ creio que não é o melhor caminho, mesmo que tivesse grana para tanto.

  13. O problema dos militares hoje é o aumento de seus soldos. Depois, temos que resolver o nosso Sistema Político, que não consegue colocar os políticos corruptos na cadeia, e bons políticos no Congresso Nacional. Em seguida, temos que expulsar todas as ONGs estrangeiras do nosso solo, e povoar com empresários e fazendeiros a região Raposa Serra do Sol. Nesse ínterim vamos ter que fabricar armas nucleares, caso contrario os países imperialistas irão nos invadir para nos tomar a Amazônia e Pantanal. O Brasil tem muitos inimigos em potencial por todos os lados.

  14. Posso falar besteira mas acredito que com investimento em pesquisa a própria Embraer pode produzir até caça de 5G em nosso país sem necessidade desse carnaval todo para adquirir 36 aeronaves que nem podem defender um país do tamanho do Brasil ou esses caças são somente para defesa da Amazônia

  15. É a politica de defesa entreguista da esquerda brasileira… não posso falar da latino americana porque o chaveco tá se armando a muito… nós, porem, tamos fadados a sermos capacho de qualquer paiseco que se arvorar em nos invadir… defesa requer tempo, mas não a eternidade que esses ai estão levando…

  16. A curto prazo sera 1 submarino nuclear, mas a projeção a longo prazo é de cerca 20 submarinos, sendo 6 nucleares. Consta dos documentos oficiais. Ja houve materia sobre isso.

  17. Q charge inteligênte,fala tudo. E sr, Amorim p deixar de ficar incomodado , arme n FAs de verdade e p ontem, faça ela se profissionalizar,q td eleas tenha equipamentos novos ,modernos, como os caças pa FAB( eu prefiro so Su 35BM p a FAB e os 38 rafales p a MB) e os satélites p ajudar na vigilância de n fronteiras e mares, cadê tudo isso. meu caro sr.? E vem desde os tempo do sr,mLula..só agr q o sr viu isso?Então, vai ficar incomodado por um bom mt tempo, se ñ vier a ser a próxima vítima deles.O sr. será um dos mt culpados por isso;trágico.

  18. Esse ministro altivo representa bem o estado e a cidadania brasileira. Aqueles que gostavam do ministro anterior que servia melhor aos States que ao Brasil, devem ir se acostumando com homens preparados para colocar o país no nivel de respeito que sempre deveria ter estado.

  19. Tá incomodado e aí, só vai ficar olhando ou fazendo discurso, isso nós também fazemos aqui?Ou vocês acham que esses caras não vão vir para o hemisfério sul?A doutrina da OTAN mudou exatamente para alcançar o hemisferio sul, já que no modelo da guerra fria ela perdeu o sentido!a quarta forta foi criada também com esse propósito!O kadafi caiu por causa do petróleo, como aconteceu no Iraque, não tem nada a ver com fim dos tiranos ou civilidade humana, e a voracidade deles não terminou não, estão de olho no Brasil e na Africa, graças ao pré-sal!

  20. Com todo respeito, mas a FAB é um pé no saco, não fomenta corretamente o setor dela, fica fazendo birra de tudo, alguém lembra quando ela estava brigadinha com a Embraer e chegou a falar em construir aviões(“FAB pede licença para fabricar avião em Lagoa Santa”)para substituir os Bandeirantes, os Fuzileiros usam Vants faz tempo, a PF comprou e não podia usar porque a FAB ameaçou derrubar(“Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) ouvidos pela revista IstoÉ disseram que o comandante da FAB, o brigadeiro Juniti Saito, ameaçou interceptar os aviões não tripulados que a Polícia Federal está prestes a receber de Israel, caso eles levantem voo sem autorização.”), dos projetos no governo Lula, o FX-2 foi o que ficou no tempo, teve um escolhido não levou e nós já estamos construindo o Subs, os Helis, o Guarani e a FAB??? Cadê o programa dela? Cada dia que passa o F-18 fica mais velho e o Rafale o que mais completa nossas necessidades.

  21. O Celso Amorim é um experiente diplomata brasileiro e sabe o que está falando, assim como também das nossas fraquezas. Só ingênuos para imaginar que sua fala é vazia e sem consequências. Não adianta falar grosso e não ter bala na agulha. Então o melhor caminho é o da denúncia prudente e firme, sem arrogância imatura, como tem feito Celso Amorim. Enquanto isto, precisamos sim armar nossas Forças Armadas, mas dotando o país de independência tecnológica, pois do contrário ficaremos “a ver navios” quando precisarmos de usar armamento importado contra eventuais fornecedores. Fora disto, somente os ingênuos para acreditar que falar grosso basta. Não basta.

  22. Celsom Amorim, tu ta vendo que cerco ta fechando, até o Chavez, sabe bem disso é olha que ele foi alertado pelo Fidel Castro pra se arma antes de 2012, com essa nova lei da ONU, que não reconhece independencia maritima nas costas litorais banhadas pelo oceano atlantico com certeza absoluta eu digo a parti do momento que o Brasil se ver mais independente tanto financeiro como tecnologico digo deixa de compra mercadorias dos yankees, é produzimos as nossas próprias é sua cede por petroleo estiver escasa aonde eles vão pegar mais, já inventaram varias histórias que o Brasil ta fazendo armas atómicas não é de hoje tudo isso para intervir aqui, se eles invadiram o Iraque dizento que eles tinham armas imagine quem não tem, quem vai contraria-los, varias vezes esses miséraveis vieram aqui AIEA na marinha é nas usinas nucleares do Brasil procura uma brecha para usar como motivo de guerra todos viram a preocupação do Lula na época quando eles queriam invadir o Irã, alegando tais fatos oque o irã fez, produziu mais misséis, pois viu que se não tivese um arsenal para revidar com certeza já teriam invadido o Irã a muito tempo.

  23. Só para completar com mais exemplo o que falei:
    “em 1957, foi criado o 1º Grupo Aéreo de Aviação Embarcada da FAB, para impedir que a Marinha operasse e detivesse a posse das aeronaves que o Governo viesse adquirir para equipar o navio”, depois em 1965 virou lei.
    “A Marinha foi perseverante em seus objetivos enquanto a FAB permaneceu calada até que, em junho de 1997, recebeu a informação de que a Força Aérea do Kuwait tinha posto a venda um lote de 23 aviões A-4 KU SKYHAWK norte-americanos. Em 19 de dezembro de 1997, foi assinada uma Carta de Intenção de aquisição das aeronaves.
    Agora, a polêmica da posse dos aviões estava na ordem do dia, tanto no interior da Marinha quanto fora dela, pois a Aeronáutica não queria abrir mão do seu direito de operar as aeronaves da Aviação Naval, alegando exclusividade na defesa do espaço aéreo sobrejacente”, a prepotência da FAB ferra geral.
    Também no inicio dos anos 70 a MB tentou construir um Heli brasileiro na Embraer e claro não foi para frente em parte porque a Embraer era “FAB”.
    “A rivalidade entre a Marinha e a Aeronáutica acelerou a criação da Câmara das Relações Exteriores de Defesa Nacional (CREDEN), instituída em 1996, devido à preocupação do Governo Fernando Henrique Cardoso com a falta de harmonia no setor militar que, historicamente, tanto prejudicou a ação conjunta das Forças Armadas”

  24. Al Carvalho disse:
    20/10/2011 às 22:07

    Disse muito bem meu caro, o que REALMENTE nos dara capacidade dissuasoria sao ARMAS NUCLEARES e MISSEIS BALISTICOS!!! Cacas apenas nao irao nos proteger…( Veja o ex da Alemanha e do Japao…sao ricos e muito bem armados, mas sempre correm para as asas dos EUA quando o bixo e grande, ou abaixam a cabeca..rs)

  25. antonio, é que o vídeo deve ser da época que a Sukhoi ainda era concorrente do FX-2, e os russos pintaram a bandeira como propaganda.

  26. Caro antonio, os russos tem um serviço secreto muito eficiente e provavelmente tem a informação sobre os planos dos ianques e seus aliados nos seus assaltos às nações civilizadas do mundo. Sabem que o Brasil será assaltado muito em breve e o recado é que se não quiser ser assaltado, defenda-se com nossos Suckoys ou vão se dar mal!
    Xeque-mate!: o Brasil se arma para dissuadir ou entrega tudo o que tem para os ianques e o resto da quadrilha, de graça; as bases na Colômbia e a IV Frota só aguardam o dia “D”, que será informada pelos vira-latas 5a. colunas demonstucans separatistas de sp, sempre ávidos para receberem propinas por apunhalarem o povo brasileiro por frente e pelas costas. O golpe já está em avançado estagio de gestação para derrubarem a Presidenta Dilma e mais um assalto ao povo brasileiro. Sempre disse que os maiores inimigos do Brasil estão aqui, não lá fora. Franca e infelizmente, a segunda possibilidade é mais realista que a primeira.
    Aos que não acreditam, fiquem atentos a certos comentários exacerbados contra a corrupção, totalmente desequilibrados, raivosos, com agressões totalmente infundadas e sistematicas contra autoridades do governo.

  27. Se isso de fato o incomoda, ministro, então lute por dotar as Forças Armadas do melhor tipo de material: caças, mísseis, torpedos, baterias antiaéreas, etc.
    O seu discurso de que o país irá considerar critérios econômicos na compra dos caças não irá resolver o seu receio.
    Nessa área não pode haver economia. Tem q ser comprado o melhor vetor.

  28. Caros Carlos Augusto e NobruRJ,vcs estão totalmente certos somente com armas nucleares,o cancer da humanidade(americanos e ingleses),irão ficar quietos e nos temer,fora isso tudo é paliativo.E vc Al Carvalho tambem está certo,só que com os traíras daqui o jeito é,sendo traidor não tem jeito,morte a eles e a sua prole que tambem a esta altura está contaminada.Desculpem srs,mas não é uma questão de ser xiita ou não,é uma questão de ser higienico,ou seja se eles são sujeira temos que varre-los do mapa.Obr.e Brasil com S,acima de tudo.

  29. Blue Eyes, Na Resistência :

    É a politica de defesa entreguista da esquerda brasileira… não posso falar da latino americana porque o chaveco tá se armando a muito… nós, porem, tamos fadados a sermos capacho de qualquer paiseco que se arvorar em nos invadir… defesa requer tempo, mas não a eternidade que esses ai estão levando…

    Se a política da esquerda é entreguista a do FHC foi qual,gostaria de saber de vc qual foi a do FHC.

    Não existiu governo mais entreguista do que o do FHC,até mesmo o Collor foi melhor do que FHC,Cara os E.U.A usaram seu sistema de espionagem no caso do Sivam,o borra botas do FHC como represalha por esse ato assinou o contrato com a empresa americana,para o fornecimento de uma tecnologia experimental,impropria para o Brasil,esse foi o ato patriotico do Fhc.Na venda da Embratel para a americana World Com as comunicações de nossas forças que passavam pela Estatal,não tiveram seu sigilo resguardado nem uma Gold Share para proteger os interesses minimos,FHC teve o merito de ser o queridinho do PIG.

  30. Mário o seu comentário foi o mais sensato de todos..
    Respeitem mais o Amorim, o cara chegou a 2 meses e os psicopatas que ficam nesse forum com a faca entre os dentes ja ta reclamando que ta demorando pra compra fuzil novo, avião novo, tudo novo.
    Esse nosso problema se arrasta a décadas, e ao contrário do que alguns dizem, nosso programa de defesa pelo menos está se encaminhando de maneira organizada, sistemática, ainda nao chegaram materiais e fabricas, mas ta tudo no papel. Demora?
    DEMORA CLARO! entao fiquem sentadinhos comportados e esperem que pelo menos 50% do que está no papel saia. Pois só isso ja vai ser muito. Nunca teremos tudo de uma vez, e nao precisamos ter medo do chavez nem mesmo da colombia por enquanto.
    Vamos nos equipar devagar, sistematicamente mas de maneira eficiente. CHEGA DE CHORORO, parecem criancas mimadas que querem tudo na hora.

  31. agora o amorim fala que o brasil nao gosta de ver a otan fora de sua jurisdiçao e depois fal que a compra dos caças tem que ver se tem uma melhora no cenario economico entao fica meio esquisito ,uma esquerda fraca e uma direita entrequista ai fica dificil para com a patria

  32. ta incomodado com o que?? E dai. Nao temos forcas Armadas e as que estao ai nao tem feijao pro almoco. resolve os problemas internos e DEPOIS fala alguma coisa.

  33. Tu é alienado… em barca!!!… a quanto tempo venho postando que FHC, lula, dilma, genoino e cia são tudo farinha do mesmo saco… esquerdistas trambiqueiros… eles gostam mesmo é de dinheiro… no fundo não são alienados idealistas como vc e outros que passeiam por aqui… usam do discurso revolucionario mas gostam do dinheirinho de Wall Street, de George Soros, dos banqueiros nacionais, dos lobistas, dos donos de teles… vc acha que gente como os Supricis foram alguma vez na vida algo diferente de burgues? vc acha mesmo que eles são sociais democratas (comunistas civilizados)? é muita ingenuidade sua… esse povo, desde o Sarney tem discurso de esquerda mas gosta mesmo é de encher os bolsos… vc vai ver… se o bloco eurasiano for criado, e vai ser, os americanos vão tomar conta das americas e os socialistas brasucas vão ser os primeiros a se venderem… escuta só… tudo que vc falou do FHC eu concordo em nº, genero e grau… ele é um socialista fabiano… asfaltou a estrada para o PT chegar ao poder… sem ele, o PT ainda seria um partidinho tipo PC do B… acorda OH…

  34. Blue Eyes não sou alienado vai me desculpar amigo mas essa sua neura com a esquerda cansa,o FHC era um social democrata mas chegou ao poder e implantou a agenda da direita conservadora e entreguista do brasil,no qual seguia a famosa receita do Consenso de WASHINTON,saida do estado da economia,venda do patrimonio público,e tantas outras coisas terríveis,a mesma direita que apoiou o golpe de 64 e depois criticou os militares,meu amigo vc até pode me achar alienado é um direito seu mas por favor cansa esse seu discurso de direita boa e esqueda má,até porque o FHC foi sim um representante da Direita,entreguista,Memen na Argentina e FHC no brasil,as vedetes dos neoliberais na america do Sul,agora vamos trocar a fita pois ficar só com esse discurso da veja cansa amigo.

    Abraços

  35. O Ronin, caro barca, é indesculpável… com todas as letras… mas, um poema define a nossa questão…
    **************************************************************
    Romance da barca furada
    (Cordel de Guilherme de Faria)

    Contarei coisas do povo
    Com o mesmo entusiasmo,
    Não vou repetir de novo
    (Que é puro pleonasmo).
    Não me canso de contar
    Causos que admirei,
    Que pude testemunhar
    E os que eu mesmo inventei.
    Este é um que considero
    Que a verdade está nele,
    Não há o que se assemelhe
    Mais à mentira que o vero.
    Pois: vive naquela ilha
    Um sujeito amargurado
    Por ter perdido a família
    Num barco velho e furado.
    Há anos a travessia
    Era feita ao continente
    Pra buscar uma bacia,
    Pra buscar cama patente.
    Tudo naquela barca
    Era trazido de longe
    Uma cuia ou uma arca,
    Jovem padre ou velho monge.
    Genivaldo, nosso homem
    Vivia daquele barco
    Pois lá as pessoas comem
    Sem nem fabricar um arco.
    Quero dizer, dependentes
    Dessa civilização
    Para uma faca ou um pão,
    E pra palitar os dentes.
    Mas Genivaldo contava
    Com sua barca querida
    Que no entanto não cuidava
    Com a atenção devida.
    Nunca de tinta um demão,
    A barca arquejava e gemia,
    Esturricava e pedia
    Por um pouco de alcatrão.
    Até que naquele dia
    Sua mulher quis ver a tia
    E aproveitar pra trazer
    Mais um pouco o de comer
    Já que de peixe e farinha
    Ela e a filha estavam fartas,
    Precisando menos linha
    E mais tinta para as cartas.
    Aboletadas no barco
    Com chapéu e a melhor roupa
    As duas seriam marco
    De mudança, ainda que pouca,
    Que se fez naquela ilha
    Depois que mãe e filha
    Em sua última travessia
    Sumiram sem garantia
    Pois a verdade é que não
    Vieram a dar nas praias
    Os corpos e aquelas saias
    Que virariam canção.
    Genivaldo então virou
    Aquele santo eremita
    Que o contato humano evita,
    Que não mais se procurou
    Nem barca e nem família,
    Nem tesoura, nem um banho
    No meio daquela ilha
    Que ao menos teve um ganho
    Pois começaram a plantar
    E seus potes fabricar
    Em honra à mãe e filha
    E ao homem santo da ilha.
    Por isso, apesar do ranço
    Não há injustiça no mundo
    Pois para haver avanço
    Alguém tem que ir ao fundo…
    Ou então fugir das Ilhas
    Que muito perto ou a milhas
    Isolam a alma e a mente:
    Somos todos Continente!
    *************************************************************

  36. Tem gente que diante de fatos novos e incontestáveis os ignoram, desconversam, tiram o foco da conversa, citam poesias e musicas, mas não colocam argumentos que rebatam os apresentados pelo nosso colega barca por exemplo…
    barca que falou pouco e disse muito! parabens
    (quase)todos por um mundo com menos ultra-direitistas fundamentalistas… sim fundamentalistas, mas não estou falando de fundamentalistas islamicos(muitas vezes satanizados)

  37. OTAN fora de órbita, IV Frota na nossa órbita.
    Tudo preocupa.
    Como disse a turma, o Celso Amorim é experiente etc.
    Mas como disse a mesma turma, então compra ou manda fazer Amorim.
    Muito bom o Cordel no post do Blue Eyes.
    Parem de brigar entre si, guardem a energia para a IV Frota.

  38. Quando alguém ou alguma istituição não quer lutar, cumprir a missão constitucional, não adianta dar-lhe a melhor arma do mundo, o Ministro Celso Amorim não pode fazer absolutamente nada!!! Se ele fizer isso, vão chama-lo de sapo barbudo, comedor de criancinha, vermelho, comuna, ratazana, etc e etc…Ela não quer desenvolver nem o míssil balístico de longo alcance e nem tampouco um caça multi-funções rápidamente, não perceberam ainda? Faz 15 anos que ela está enrolando e até atrapalhando o FX-2, se dependesse do Presidente Lula ele já teria batido o martelo no ano passado, mas a vendida não quiz, só não vê isso quem não quer!!!. Se ela quisesse, nós ja teríamos os caças em serviço há muito, e o VLS teria saído do chão há muito tempo. O Ministro não pode fazer nada, se fizer, vão chama-lo de barbudin, ratazana, comedor de criancin,vermelho,sapo barbudo,…etc…O Ministro Celso Amorim é BOM DEMAIS para um MD como o nosso, esse que é o problema, não tenham a menor dúvida disso!!! Vamos ter paciência com tal instituição, quem sabe uma das outras ou as outras duas lhes dão um puxão de orelhas e uns safanões, para deixarem de ser vira- …., …., …. da nação!!!

Comentários não permitidos.