Guiana Francesa se prepara para lançar Soyuz pela 1a vez

http://i0.ig.com/bancodeimagens/ek/ob/lc/ekoblctmbo4kfaj2a30iaqz3x.jpgUm foguete russo Soyuz será lançado na quinta-feira (20) da Guiana Francesa, numa nova parceria entre Ocidente e Oriente para redefinir a concorrência comercial no espaço.

As naves Soyuz voam desde 1966, e são mais antigas até mesmo que os primeiros mísseis balísticos intercontinentais da Guerra Fria. Mas esta é a primeira vez que ela será lançada de fora do território da ex-União Soviética. A bordo da nave viajarão os dois primeiros satélites europeus da rede europeia de geolocalização Galileo.

No final da década, quando estiver plenamente operacional, esse sistema dará autonomia aos europeus em relação ao sistema GPS, que é norte-americano. A Rússia diz que concluiu no começo deste mês um sistema semelhante.

O lançamento ocorre após anos de adiamentos e problemas orçamentários envolvendo o Galileo, além de quase uma década de discussões desde que França e Rússia firmaram a cooperação nos lançamentos das naves Soyuz, em 2003.

O foguete russo foi adaptado para permitir que a empresa europeia de lançamentos Arianespace, que opera o “mamute” Ariane-5, leve para órbita uma carga considerada média, 3,2 toneladas.

A Rússia deve receber dezenas de milhões de dólares por cada lançamento, dinheiro que ajudará a financiar suas atividades espaciais. Ao mesmo tempo, a presença dos foguetes russos na base espacial europeia de Kourou, perto do Equador, ajudará a Arianespace a reduzir custos.

Fonte: IG ÚltimoSegundo

6 Comentários

  1. ta mais do provado que EUA, FRANÇA, RUSSIA e seja la quem for não ganharia nada com nosso programa espacial evoluindo, não iriam querer concorrencia num mercado promisoR e bilionario, ou alguem acha que iriam ?
    nesse setor o brasil não deve confiar em parceiria alguma, a solução e formar milhares de tecnicos e cintistas e não faladores e batedores de carimbo diplomados, e investir bilhoes e pesquisa e desenvolvimento, A TRASFORMAÇÃO SO TEM VALOR SE VIER DE DENTRO NÃO DE FORA !!!

  2. ####
    Um fato relevante é a economia, que faz diferença, muito relevante nos projetos espaciais,
    Ai as sabotagens, boicotes, e outras sacanagens contra nosso projeto espacial, e nossa posição certamente falarão mais alto, já que uma base de lançamentos nas imediações do equador a economia fala muito alto,
    Ou melhor, grita, principalmente nos momentos de crises, e como dindin não são tão fáceis, estas posições, a francesa e brasileira, estratégicas, vale muito mais do que interesses outros, e tudo isto (como atuam em nome da competitividade (entenda se economicidade) das bases de lançamento, tanto francesas como brasileira acabarão vencendo,
    Viva o projeto espacial brasileiro, avante Brasil que o futuro é nosso, desde que políticos e ou executivos entreguistas não entreguem tudo pros imperialistas ou facilitem as coisas para que eles tomarem tudo (entenda se privatizações) e ou pelas armas,
    ####

Comentários não permitidos.