EUA estão prontos a confirmar por escrito que sistema europeu de defesa antimíssil não será orientado contra Rússia

http://wonkroom.thinkprogress.org/wp-content/uploads/2010/03/missile-defense-europe.jpgTem-se a impressão de que nas conversações entre Moscou e Washington a respeito do problema do sistema europeu de defesa antimíssil se delineou um certo progresso. Os EUA estão prontos a confirmar por escrito que o sistema de defesa antimíssil não será orientado contra a Rússia. Esta declaração – quase sensacional – foi feita pela vice-secretária de Estado dos EUA, Hellen Tosher.

Já há vários anos Moscou procura obter dos EUA garantias de que o sistema americano de defesa antimíssil, cujos elementos serão instalados na Espanha, Romênia, Turquia e Bulgária, não será orientado contra a Rússia. E eis um paradoxo: Washington que não parava de afirmar verbalmente que os mísseis não serão orientados contra a Rússia recusou-se reiteradas vezes a confirmar estas suas asseverações por escrito. Mas parece que agora os americanos estão dispostos a admitir esta concessão. Hellen Tosher, vice-secretária de Estado para o controle de armamentos e segurança internacional fez a seguinte declaração.

O sistema de defesa antimíssil, que estamos criando na Europa, não está orientado contra a Rússia. Falamos disso em público e no quadro de palestras particulares de diversos níveis. Estamos prontos a confirmar isso por escrito. Poderíamos colaborar na qualidade de parceiros plenipotenciários na defesa antimíssil lutando contra as ameaças que provêem de fora dos limites da Europa e não um contra outro.

Ao mesmo tempo Hellen Tosher reconheceu que o sistema de defesa antimíssil na Europa não possui parâmetros técnicos necessários para resistir a forças nucleares da Rússia. “Aliás, jamais tivemos em vista esta tarefa”, – asseverou novamente.

Muitos peritos consideram este passo dos americanos como um sinal positivo. Moscou e Washington obtêm uma possibilidade de escapar do beco sem saída, em que ficaram devido a ações unilaterais dos EUA. Fazemos lembrar que Washington ajustou a instalação de elementos do seu sistema antimíssil na Turquia, Espanha e Romênia sem levar em consideração a opinião de Moscou. Mas agora, afirma o diretor do centro de Pesquisas Sócio-Políticas, Vladimir Evseev, existe uma chance de organizar um diálogo e uma cooperação normais.

A concessão de garantias por escrito será não somente um passo importante, mas também irá contribuir para a busca de novos desenlaces. Agora está sendo examinada toda uma série de iniciativas da parte americana. Trata-se, em particular, da criação de dois centros conjuntos. Um dos centros, onde será realizado o intercâmbio de informações, será virtual. O segundo centro com a participação de militares dos dois países irá comandar os elementos de ataque. Além disso, analisa-se a possibilidade de assinatura de um acordo sobre a troca de tecnologias de defesa, o que pode resultar num avanço radical.

Todavia enquanto não existem parâmetros juridicamente formalizados de colaboração na esfera de defesa antimíssil, Moscou preparou sua resposta a ações de Washington. O Ministério da Defesa anunciou a criação da primeira brigada armada com complexos sistemas de mísseis tático-operativos modernos “Iskander-M”. Alguns deles já foram instalados na cidade de Luga, região de Leningrado, parte noroeste da Federação Russa. Estes mísseis são capazes de neutralizar os elementos do sistema de defesa antimíssil americano.

Fonte: Voz da Rússia

14 Comentários

  1. Sadam também acreditou nos papéis ‘críveis’ dos orgãos internacionais. Sambou!
    Os EUA fez o que fez deliberadamente.
    Na Duvida, Putin que permanece no poder, abriu uma força de balística convencional e nuclear próximo aos locais onde estarão tais escudos. Especialistas em defesa acreditam que tal escudo não tem capacidade de aguentar um ataque do Urso.
    ‘Hipocrisia pela hipocrisia, mudam as posições das peças, mas o tabuleiro continua o mesmo!..’

  2. Jogada política para favorecer o Putin na eleição russa. O escudo não segura os russos e os ursos não tem como impedir a criação deste sistema.



  3. “malditos”.rsrsrs..

    sem os EUA o mundo ja estaria chafurdando na M a muito tempo… Fato !!!

    nem vou discutir com as antas-miopes/bitoladas/inclusas do PB…rsrsrsrs



  4. concordo isso por escrito… é so para ambos os lados se beneficiarem junto ao seu eleitorado…

    na pratica … eu cuido do meu galinheiro e vc. o do seu… ou seja… guerra nas estrelas modo on… e agora com tecnologia para isso…na época do Regan era só retorica…

  5. cara ja tem tempo que fala sobre esse escudo tudo que eu conseguir entender que sempre no final da matéria falam os especialistas não acredita que esse escudo tem alguma capacidade de para misseis russo ?

  6. com uma simples escrita os yankes acham que irão convencer Moscou.Isso tudo me parece apenas um ganho de tempo por parte dos eua mas todo o mundo sabe qual é a realidade desse joguinho dos escudo antimísseis.

  7. quem me dera ao menos uma vez
    ter de volta todo ouro que entreguei a quem
    conseguiu me convenser que era prova de amizade
    se alguem levase embora ate o que eu não tinha…
    (renato russo era soda rsrsrs)

  8. O Forte Inox agradece vão la resgatarem seus ouros e vejam se lhes serão entregues rsrs Bom se essa promessa por escrito fosse redigida por contraventores Brasileros poderia-se acreditar pois VALE O QUE ESTA ESCRITO rsrs mas como sera redigida por mafiosos Yankees não tem valor e confiabilidade nenhuma rsrs Adoro esse mundo otario rsrs

  9. QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL AQUI….LEVANTE À MÃO!
    .
    .
    .
    Vamos ver……aquele todo azul….aquele de camisa tricolor escrito “I love make usa”…..aquele que diz que é judeus más tem cara de aloprado…..aquele com cara de sapo….aquele dorminhoco…._Hahahaha….!

  10. colaborado, com a tecnologia atual a probabilidade de interceptar mísseis icbm/slbm russos TopolM e os em fase final de pesquisa, não é significativa, o problema é que a tecnologia não para e de tendo a plataforma pronta, é questão de tempo….
    .

  11. Logo, logo meus amigos esse conflito acabará, logo nos primeiros lançamentos dos misseis SS-NX-30 BULAVA, somente assim os Yankees de merda calaram suas bocas antes de fazer suas ameaças aos outros.

  12. Assinar papel. O atual presidente russo pode ser um Chamberlain reincarnado e acreditar em papel assinado, mas nao Putin. Relembra, foi chefe da KGB.

Comentários não permitidos.