Deu no Cavok:Alemanha pretende fazer cortes nas aquisições de caças e helicópteros

A Alemanha pretende cortar as encomendas de caças Eurofighter encomendos para a Força Aérea da Alemanha. (Foto: Ministério de Defesa da Alemanha)

O Ministro da Defesa alemão Thomas de Maiziere planeja cortes profundos nas encomendas militares da Alemanha, como parte de reformas profundas nas forças armadas do país (Bundeswehr), incluindo uma redução na encomenda de jatos Eurofighter e helicópteros Tiger e NH90.

A nota de De Maiziere detalhou a comissão de defesa do parlamento o planejamento para cortar 37 unidades da encomenda de 140 caças Eurofigher, reduzir uma encomenda de tanques Puma de 410 para 350, e cortar uma encomenda de helicópteros de combate Tiger de 80 para 40 unidades, de acordo com um documento interno obtido pela Reuters.

A encomenda de helicópteros de combate também terá um corte grande por parte da Alemanha. (Foto: Eurocopter)

O ministro também quer reduzir o número de helicópteros de transporte NH90 para 80 de uma encomenda original de 120.

Os cortes liberariam fundos para o ministério, o que permite melhorar a eficiência das forças armadas, escreveu De Maiziere.

As aeronaves de caça afetadas pelos cortes são fabricadas pelo consórcio europeu de aeronáutica e defesa do Grupo EADS, da BAE Systems da Grã-Bretanha e da Finmeccanica da Itália. Os tanques Puma são fabricados pela Rheinmetall e Krauss-Maffei Wegmann (KMW) da Alemanha.

De Maiziere disse que ele iria se encontrar com representantes da indústria de defesa na quarta-feira para discutir as encomendas, e ele tinha certeza que uma solução mutuamente satisfatória poderia ser encontrada.

Ele se queixou no passado que grande parte do orçamento de defesa da Alemanha foi prejudicado por grandes encomendas, algumas das quais datadas da época da guerra fria.

A Alemanha planeja reduzir o número de suas tropas para 65 mil a partir do atual número de 185.000, e este ano terminou o serviço militar obrigatório. A Alemanha tem cerca de 5.200 soldados mobilizados como parte da missão da OTAN no Afeganistão, a maioria deles no norte.

Dentre os cortes detalhados no documento de Maiziere, incluiu uma redução da encomenda de veículos aéreos não-tripulados de 22 para 16, e para aeronaves Euro Hawk de 6 para 4.

Fonte: ReutersTradução: Cavok

9 Comentários

  1. Antes que a porca torça o rabo, a Alemanha fez cortes na defesa. A Alemanha é um exemplo a ser seguido, viu Grécia, Itália, Inglaterra, EUA…?

  2. Como se bota um descendente de francês idiota pra comandar um ministério de defesa na alemanha?esses ministros da defesa lá só sabem fazer cortes,pra adquirir um novo caça,e transformar a alemanha de novo numa potência militar cadê que não tem.

  3. Off topic… li http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-impasse–boliviano-,787352,0.htm e digo que o Aldo Rebelo foi de uma lucidez invejavel qndo escreveu tal artigo… ao contrario do que muitos aloprados que por aqui transitam, acharem que sou pro americano, blablabla, conversinha de cabeça de pinico, eu considero que o deputado federal COMUNISTA em questão fez a coisa mais certa em alertar o estado brasileiro atualmente administrado por uma curriola de entreguistas leiloeiros que seus atos terão severas consequencias ao futuro do pais… louvo-o pela grandeza de espirito, que, ademais, parece faltar em seus pares… sinal de que nem tudo esta perdido no reino da Dinamarca… saudações…

  4. Wi, grande sugestão, já li no Plano Brasil.
    Veja meu comentário lá.
    Pessoal, nada de criticar a Alemanha pelo cuidado com as finanças. É isso que faz dela a potencia que é. Equilibrio.

Comentários não permitidos.