Afeganistão: dez anos de guerra imperialista

http://openanthropology.files.wordpress.com/2010/09/cartoon2.jpg

Trágica a situação do povo que sobrevive na miséria

Correspondente Georges Pezmatzoglu

Istambul – Completaram-se dez anos, no dia 7 deste mês, desde o dia em que forças armadas norte-americanas, levando a tiracolo contingentes militares de alguns dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), decidiram “exportar a democracia” invadindo o Afeganistão para “libertá-lo da tirania do Talibã”.

Os invasores iniciaram a guerra prometendo, também, “democracia tipo ocidental”, ocultando o objetivo de, ao ocupar o Afeganistão, controlariam a região que constitui a encruzilhada da Ásia Central, por onde atravessam oleodutos e gasodutos, além de explorar a riqueza de minérios estratégicos do país e da região.

O Afeganistão entrou no 11º ano de invasão e ocupação de ex e neocolonialistas, registrando dezenas de milhares de mortos e feridos, dramático aumento de pobreza, elevados percentuais de corrupção e vergonhosa exploração de áreas de narcocultura e livre comércio de ópio, enquanto a situação das mulheres tornou-se desesperadora.

O resultado dos conflitos armados de forças norte-americanas e européias (Otan) e forças afegãs “de segurança”, supostamente, contra o Talibã, segundo dados estatísticos oficiais, baseados em avaliações, não refletindo, portanto, a realidade, é de 37.208 mortos civis desarmados, incluindo mulheres e crianças.

Destes, pelo menos, 9 mil mortos são consequência de fogo dos invasores, enquanto os dados oficiais registram aumento de assassinatos de civis desarmados no primeiro semestre deste ano em 15%.

Simultaneamente, provocam revolta as revelações de perversidades cometidas contra a população civil, segundo as quais soldados norte-americanos e europeus da (Otan) matam civis por puro divertimento, com a tolerância de seus superiores.

A tudo isso somam-se, também, as terríveis torturas dos presos, mantidos na famigerada base norte-americana de Bagram. É característico, aliás, que enquanto na maioria dos casos de ataques das forças estrangeiras de ocupação existem vítimas civis desarmadas, os mortos são relacionados sempre como “combatentes do Talibã”, evitando assim que haja reações, fato confirmando de que os mortos são em número superior do que registram as pesquisas oficiais.

Amigos viram inimigos

Vale a pena questionar como o Talibã, inicialmente, aliado dos EUA e dos neocolonialistas europeus contra o governo popular do país e dos países socialistas da região, evoluiu para inimigo e razão de guerra para os até então seus financiadores.

A Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA, o Paquistão, o Irã, assim como a China, desde a década de 1980, organizam bases, campos de treinamento e armam o Talibã, criando as condições para uma guerra não declarada oficialmente. Assassinatos são cometidos tendo como vítimas homens desarmados, mulheres e crianças; grandes extensões de terra cultivada são destruídas; paralelamente, são destruídas as infra-estruturas viárias, elétricas e de transporte, provocando o caos, com objetivo de aproveitá-lo em seu benefício.

Neste jogo participam, também, a Arábia Saudita, o Estado de Israel e a Grã-Bretanha, apoiando os planos dos imperialistas neocolonizadores. São forças que, na realidade, desempenham, mais ou menos hoje o jogo, em nome do combate do suposto “terrorismo” que, na realidade, eles criaram, com objetivo de controlar a região da Ásia Central e de suas ricas fontes de recursos naturais.

Narcóticos e pobreza

O Afeganistão sempre foi um país basicamente agrícola, mas, depois da invasão e de dez anos de ocupação, seu único produto de cultivo e exportação é o ópio. O narcocomércio é apoiado pelas forças de ocupação, cujos componentes – em sua maioria – são consumidores do produto da papoula. O aumento do cultivo de ópio no Afeganistão neste ano atinge 61% em relação com ano passado, enquanto as áreas de cultivo da papoula aumentaram em 7%, totalizando mais de 1.310.000 hectares.

As áreas agrícolas destinadas a outros produtos são mínimas. Todos os itens básicos de alimentação, assim como petróleo e tecidos são importados, principalmente, dos EUA, Paquistão, Alemanha e Rússia. Mas, mesmo assim, de acordo com dados oficiais, cerca de 40% da população sobrevive abaixo do nível de pobreza absoluta, enquanto o mesmo percentual representa a população economicamente ativa desempregada.

Entretanto, maior exploração e especulação em detrimento do povo do Afeganistão espera-se com a denominada “reconstrução” do país, de cujas obras reivindicam generosas fatias, além dos EUA e Grã-Bretanha, os países europeus membros da Otan e “sócios” dos EUA na pilhagem do rico butim que é o Afeganistão. Mas, há também, novos players na região – Rússia e China – os quais, embora não participem da pilhagem, já formalizaram vários contratos de obras da “reconstrução” do país.

Paralelamente, os imperialistas neocolonialistas estão criando o ambiente adequado a fim de garantir sua permanência no país, assim como seu controle total, mesmo depois da eventual retirada das tropas dos EUA e da Otan. Será um ambiente rigorosamente controlado, corrompido em grau elevado e, principalmente, dependente. A presença imperialista será redobrada com sua consolidação, inclusive nas instituições do país.

Pseudodilemas

Neste ambiente, o perfil do Talibã é fortalecido, considerando que surge na consciente do povo como a única saída para livrar-se da ocupação estrangeira. É característico que o povo afegão, que no passado era contrário ao regime do Talibã, hoje proporciona-lhe cobertura ou, premido pelo pseudodilemas, cerra fileiras no Talibã, por considerar que desta forma contribui ao esforço de minar a ocupação.

Ao que tudo indica, neste momento, o Talibã já cortou os “laços de sangue” que mantinha com os EUA, assim como encerrou os cenários do apoio subterrâneo que recebia dos EUA representado por dinheiro em espécie, armas, munições, alimentos e outros equipamentos.

A única grande realidade desta década de guerra é a situação precária do povo que, a cada dia que passa, piora. Tudo que existiu durante a República Popular Socialista do Afeganistão foi destruído. Infra-estrutura, escolas, universidades, hospitais e direitos humanos desapareceram. Hoje, Talibã e os imperialistas neocolonialistas atrasaram o relógio anos, com única realidade aquela que cria e mantém a guerra. A barbárie dos ocidentais neocolonialistas comprova-se com toda a sua trágica magnificência.

Fonte: MonitorMercantil

13 Comentários

  1. BOM SE A IDEIA ERA COMBATER O TERRORISMO E O EXTREMISMO, O TIRO VAI SAIR PELA CULATRA, O NUMERO DE TERRORISTAS VAI TRIPLICAR, E QUE VAI TIRAR A RAZÃO AGORA DE QUEM TEVE A CASA BOMBARDEADA O PAI TORTURADO E ASSASINADO E A MÃE E IRMÃS ESTUPRADAS POR MULEKES FARDADOS SEM PESPECTIVA OU BOA ESTRUTURA FAMILIAR, OU ALGUEM ACHA QUE FILHO DE RICO AMERICANO VAI PARA GUERRA ? SOLDADOS AMERICANOS SÃO RECRUTADOS EM ESCOLAS PUBLICAS E GUETOS E NÃO EM WALL STREET, LEMBREN-SE DISTO OS QUE DEFENDEM AQUI O FIM SO SERVIÇO MILITAR OBRIGATORIO E UM EXERCITO FORMADO POR MERCENARIOS !!!

  2. aliais por falar em mercenarios, vi uma reportagem em que apareciam um monte de brasileiros lutando ( saqueando) no iraque e afeganistão?? e vi a cena dantesca de de fulanos que falavam ingles com um sotaque danado, daqueles ingles de cospondencia, jurando lealdade a bandeira estadunidence, e cantando o hino nacional deles, e dopois voltam pra ca pagando de traumatizados ^,^
    peço desculpas aos senhores editores pelo linguajar chulo que vou dijitar, mas pra mim esses mercenarios tem que tomar e no c% !!!

  3. quero resaltar desde ja que em meu primeiro comentario, não foi minha intenção associar falta de estrutura familiar, guetos e escolas publicas com falta de carater, eu tambem sou de familia humilde e me formei em escola publica com muito orgulho, pelo contrario mais vale uma vida humilde mais digna e honesta, do que viver nas classes abastardas graças a corrupção e o vira-latismo, o que quis resaltar foi a forma que a USARMY usa para reclutar jovens sem perspctiva para matar e morrer do outro lado do mundo, enquanto os riquinhos americanos ficam nos cassinos e surfando na california !!!

  4. É TUDO ESQUEMA….ESTA TUDO DOMINADO!
    .
    .
    .

    A História se repete na Líbia meus camaradas….de novo lá!
    .
    Os caras sabem o que querem…desestabilizar a ordem mundial;.
    .
    Quando se quer uma casa “arrumada” no seu gosto, primeiro se deve desarrumar o que antes estava “organizado”,de uma certa forma o que aconteceu e acontece;é a lógica do anarquismo internacional!

  5. O MAL HOLIWOODIANO.
    .
    .
    *********
    A indústria do cinema americano é perigosa.
    .
    .

    “(…) No entanto, não importa se o filme é plausível.
    .
    A demonização da Rússia e agora da China é um dos pilares da produção cultural e política americana, assim como a difamação do governo iraquiano de Saddam Hussein, sobre acusações tão idiotas e banais, foi uma justificativa para uma campanha militar.
    .
    Em vez de fazer filmes que construam pontes culturais, em vez de educar o público americano, para o que se passa no mundo real exterior, em vez de fazer amizades e neutralizar as tensões, o que faz a MGM? Insulta a Rússia e a China.(…)”

    .
    **********
    .
    (FONTE:http://dinamicaglobal.blogspot.com/2010/06/industria-do-cinema-americano-e.html)
    .
    .
    Como se pode vê,tem gente barbuda que acredita piamente em papai noel_Rsr…..

  6. Uma frase própria basta para resumir esta verborreia diletante. Eis, porém, chegados ao zénite, ao nirvana:

    “Tudo que existiu durante a República Popular Socialista do Afeganistão foi destruído. Infra-estrutura, escolas, universidades, hospitais e direitos humanos desapareceram. Hoje, Talibã e os imperialistas neocolonialistas atrasaram o relógio anos (…)”

  7. ELE VAI VIRÁ IÔ IÔ !
    .
    .
    ************
    -Kadafi foi capturado e ferido, diz fonte do governo provisório.
    .
    .

    O líder líbio deposto Muamar Kadafi foi capturado e está ferido nas duas pernas, disse Abdel Majid, uma autoridade do Conselho Nacional de Transição (CNT), o governo provisório do país, nesta quinta-feira.
    .
    “Ele foi capturado. Ele está ferido nas duas pernas…Ele foi levado pela ambulância”,
    (disse o oficial de alta patente do CNT à Reuters por telefone)

  8. Outra derrota, será q vão aprender desta x? ^N acredito, sõ qdo explodirem uma bomba atômica ,pode ser até suja,dentro de suas fronteiras,espero q nunca ocorra tal coisa,será trágico.

  9. a morte do Muamar Gaddafi Vejá esses vídeos da conferencia realizado a 8 anos atrás, e vejpa se está acontecendo ou nao estamos caminhando para uma possível guerra fiquem de olho no que está acontecendo no Norte da Africa e na Ásia. Inicio http://www.youtube.com/watch?v=oOnSk2_vjWU Segunda Paerte http://www.youtube.com/watch?v=leQiiQLyD7w Terceira Parte http://www.youtube.com/watch?v=gazQEqvMK74 Quarta parte http://www.youtube.com/watch?v=PnnDq4a6lVc Vejá se não é isso que ele falou que está acontecendo!!!! http://www.youtube.com/watch?v=fgxOnFKO4xs Projeto Beam http://www.youtube.com/watch?v=ixlb7HevTLA Carvalho http://www.youtube.com/watch?v=ppdA45V39lo

  10. Eu só tenho pena que quando a OTAN sair do Afeganistão e os taliban tomar conta daquilo de novo todas a raparigas, mulheres que foram a escola,que tentaram ser alguma coisa na vida, porque dentro de pouco tempo vão voltar a ser escravizadas, e sendo vistas apenas como simples objectos que podem ser trocadas,vendidas e outros coisas que podemos imaginar

    http://img.timeinc.net/time/photoessays/2010/afghan_women/125_afghan_women_tout_a.jpg

    Vejam o que aconteceu a uma mulher que fugiu do marido que tinha mais mulheres

Comentários não permitidos.