Tapete voador flutua sem usar mágica

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010160111017-tapete-voador-1.jpgO tapete voador, no centro inferior, precisa ficar preso aos fios que o alimentam. Mas os cientistas já estão trabalhando em uma versão wireless.[Imagem: Jafferis et al.]

Transporte sem rodas

Cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, criaram o primeiro tapete voador autêntico.

Por enquanto, ele não seria capaz de levar ninguém em um passeio pelas arábias, já que tem o tamanho aproximado de um envelope.

Mas Noah Jafferis e seus colegas afirmam que sua criação pode ser o princípio de uma nova forma de transporte sem rodas.

Os cientistas estão pensando nos hovercrafts, ou aerodeslizadores, veículos que flutuam sobre um colchão de ar.

Movido por ondulações

O tapete voador tem 10 centímetros, é transparente e é movido por ondulações de alta frequência em sua superfície.

As ondulações são geradas por fitas piezoelétricas que ondulam sob a ação de uma corrente elétrica.

Essas ondulações “aprisionam” o ar embaixo do tapete voador, carregando essas “bolsas de ar” da parte frontal para a parte traseira do tapete, promovendo a sustentação do material.

“Nós usamos atuadores piezoelétricos e sensores para demonstrar a força propulsora produzida por ondas controláveis viajando em uma folha fina de plástico suspensa no ar acima de uma superfície plana,” escrevem os pesquisadores.

Isto mostra que o termo “voador” também precisa ser visto com cautela, uma vez que o tapete voador do Dr. Jafferis se parece mais com um aerodeslizador, que usa um colchão de ar para se manter a alguns centímetros acima da superfície.

Tapete voador pode dar nova vida aos hovercrafts

O princípio de funcionamento do tapete voador é simples, embora o sistema de controle tenha dado bastante trabalho para ser devidamente ajustado. [Imagem: Jafferis et al./APL]

Frequência e velocidade

O controle das ondulações da folha de plástico é feito dosando-se precisamente a corrente que é disparada em pulsos em cada uma das fitas piezoelétricas coladas ao material.

“Nós geramos ondas com amplitudes de até 500 micrômetros e, a 100 Hz, nós medimos forças acima de 100 microNewtons, resultando em velocidades acima de 1 centímetro por segundo,” dizem os pesquisadores.

Este primeiro protótipo é alimentado por fios, o que significa que ele não poderia sair flutuando pelo chão do laboratório, devendo ficar ancorado no equipamento que o controla.

Mas os cientistas afirmam que já estão trabalhando em uma versão alimentada por energia solar, o que permitirá eliminar os fios e observar o “tapete flutuante” em condições reais.

“A força aerodinâmica propulsora que nós demonstramos é teoricamente suficiente para fazer a folha ‘voar’, desde que ela seja liberada das suas amarras,” afirmam.

Partes ondulantes

Se o conceito puder ser ampliado para grandes escalas, ele se tornará uma opção a ser levada a sério para motorizar os aerodeslizadores, que hoje empregam grandes motores e hélices para gerar seu colchão de ar.

Um hovercraft motorizado por um tapete voador seria muito mais leve e mais simples, essencialmente com uma motorização sem “partes móveis” – no sentido tradicional de engrenagens, rolamentos e hélices.

Fonte: Inovação Tecnológica

13 Comentários

  1. Que droga! Usamos até hoje motores! Só pode ter conspiração nisto! A descoberta da eletricidade foi ainda com o âmbar! Em seculos atrás descobriu-se a existência de saturno!.. Não é possível! Que não saibam outro método viável!

  2. Essa é o tipo de invenção que à primeira vista parece com a pílula de “matar” a sede que o Prof. Pardal inventou, basta “umazinha” tomada com dois copos d’água que é “batata”.

  3. Não descobriram nada de novo, é um avanço do trem magnetico nada mais, tem os mesmos principios e não sou engenheiro, mas esta na cara.

  4. Mais uma vez a ficção virando realidade hehe…

    Devo também dizer, como nosso amigo JClaudio…

    MESTRE! ONDE ESTÁS?

    haha =D

    Abraços,

    // Tukith

  5. É o princípio dos peixes. Vai funcionar, mas creio que o sistema a jato seja melhor. Tenho em mente um sistema por emissão eletrônica bastante interessante, e também um por onda sonora de alta intensidade. Todos esses sistemas funcionam, porém o rendimento não seja interessante.

Comentários não permitidos.