Satélite brasileiro e sul-africano lançado pela Índia estudará fenômeno magnético

http://www.dee.ufcg.edu.br/~gutemb/satellite.gifOs líderes de Brasil, África do Sul e Índia devem anunciar nesta terça-feira – durante o encontro de cúpula dos três países – um acordo para o lançamento conjunto de um satélite para estudar um fenômeno magnético do Atlântico Sul.

Segundo o ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, a ideia vem sendo discutida há bastante tempo, mas ganhou contornos finais no último ano.

O ministro diz que o satélite terá o objetivo de fornecer informações aos pesquisadores sobre uma anomalia que acontece no espaço sobre o Atlântico Sul – uma interferência magnética que causa ruídos e problemas de comunicação em satélites desta região.

Vídeo: 

O satélite será construído com tecnologia da África do Sul e do Brasil – através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – e será lançado de uma base na Índia. Por se tratar de um fenômeno que afeta mais o Brasil e a África do Sul, a Índia terá uma participação menor no projeto.

“Como se trata de um satélite leve, ele poderia ser lançado pela Índia em qualquer um dos foguetes deles”, afirma Mercadante. O Brasil ficaria com a parte de desenvolvimento de tecnologia mais complexa, cabendo à África do Sul a elaboração da plataforma de lançamento.

Segundo o ministro, toda a parte técnica já foi acordada entre as partes, faltando apenas a formalização por parte dos chefes de Estado. Depois do anúncio oficial, Mercadante prevê que demorará três anos para o lançamento do satélite.

O ministro diz que orçamento do projeto do Ibas – R$ 17 milhões – é pequeno se comparado com outros planos mais ambiciosos do ministério.

Ele cita a contratação de um satélite geoestacionário de grande porte – de R$ 700 milhões – que será usado para toda a comunicação do setor de defesa do Brasil e aumentará a capacidade de banda larga no país. Hoje o Brasil aluga satélites estrangeiros para esse tipo de serviço.

O ministro também ressaltou que, além do Inpe, outras empresas como Telebras e Embraer também serão envolvidas no projeto do satélite geoestacionário.

Fonte: BBCBrasil

10 Comentários



  1. NBR a TV DO PT… que ninguem ve…rsrsrsrs

    e consome $$$$ que dizem nao ter para aparelhar as FAs

    mais um exemplo de como se gastar mal o $$$ público.

  2. Eh isso ae Rafael

    Continue dando suas estocadas nessas viúvas de Demotucanos.

    Viva todos aqueles que trabalham, mesmo que com uma certa lentidão, pelo engrandecimento econômico, tecnolígico e militar do nosso país.

    Quanto aqueles que quando tiveram no poder, trataram a defesa com descaso, eu só sinto por eles, o sentimento que devemos sentir por gente que em nada contribui por uma nação livre e soberana que eh o desprezo.

    Abraço

  3. dizer que parcerias estrategicas com a africa do sul so trara bons frutos, e chover no molhado, dos brics e o pais que mais tem semelhanças conosco, e geograficamente o mais proximo

  4. Aqueles que sao contra essa parceria creio que estao com o cerebro por demais entorpecido por ter tomado muita coca cola e comido muito hot dog, que ate estao pensando que sao norte americanos

  5. De fato, Africa do Sul está mais próxima de nós do que os Brics… Emergente e em trajetória de “certa independência” tecnológica…

    … Pena que o México, Turquia e Coréia são filiais dos americanos, e Israel, apesar de inovar depende muito dos mesmos…

  6. Mais uma vez o Brasil mostra que os Yankees são burros mesmo, tenta nos barra no programa espacial mais damos um jeito nisso com a china é a Africa do Sul, driblamos os Yankees, é ainda comperamos com nossos aliados os sabotadores da CIA, Fuckers for you…

  7. Marksman
    para seu esclarecimento, e o farei de forma elegante, pois o mesmo não procede quando o Sr. utiliza o nosso site para insistentemente ( e não com outro intuito ) fazer propaganda de outro site e não satisfeito tenta enaltecê-lo buscando denegrir o Plano Brasil .
    Como qualquer outro site de defesa as vezes publicamos uma matéria que agrada aos nossos leitores outras não, as vezes publicamos uma matéria a frente de outros sites as vezes com atraso, mas em nenhum momento deixaríamos de publicar uma matéria de interesse de nossos leitores porque só vimos alguns dias depois, o PB preza em primeiro lugar o leitores e seus comentários, não a soberba pessoal do Editor ou seus colaboradores.
    Mas é preciso deixar claro que O Plano Brasil possui autorização da RIANOVOSTI, assim como temos autorização e somos parceiros do DIÁRIO DA RÚSSIA, assim como tem comunicação direta com os seus editores.
    O Editor felizmente tem outras atribulações diárias e recebeu news letter da matéria direto da fonte como não fui informado e o mesmo não repassou a mim publiquei quando tive a oportunidade.
    Saudações
    Harry

Comentários não permitidos.