Presidente Dilma Rousseff visita Denel para avaliar avanços no programa do míssil A-Darter

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/10/2010522173230797.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

A Presidente do Brasil, a Sra. Dilma Rousseff, visitou nessa segunda-feira, dia 18 de outubro, a fabricante de defesa sul-africana Denel, para avaliar o progresso feito no programa de desenvolvimento conjunto de mísseis entre os países.

Talib Sadik, o CEO do Grupo da Denel, disse que a sua subsidiária, a Denel Dynamics, está trabalhando em conjunto com várias empresas da indústria brasileira no desenvolvimento do míssil ar-ar de curto alcance (SRAAM) de quinta geração A-Darter, para atender às necessidades das Forças de Defesa de África do Sul e do Brasil. Este projeto é de propriedade conjunta dos Departamentos de Defesa da África do Sul e do Brasil. Na África do Sul, o míssil será integrado às aeronaves da Força Aérea da África do Sul (SAAF) Hawk e Gripen.

A Presidente Rousseff está na África do Sul para a Cúpula do IBSA (Índia, Brasil e África do Sul), encabeçada pelo Presidente Jacob Zuma e também com a presença do Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh.

O míssil A-Darter é um projeto de cinco anos, avaliado em mais de US$ 125 milhões. Testes avançados do míssil ar-ar infra-vermelho foram concluídos no início deste ano e os produtos finais deverão ser entregues para as forças aéreas sul-africano e brasileira no início de 2013.

“O A-Darter é o primeiro programa de defesa cooperativo implementado nos termos do acordo trilateral do IBAS”, disse Sadik. ”A visita da Presidente Dilma vai fortalecer nosso relacionamento com a indústria de defesa brasileira e pode levar a projetos similares no futuro.”

O Brasil vai hospedar tanto a Copa do Mundo 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016 e está no processo de planejamento para melhorar as suas capacidades de defesa aérea.

“Subsidiária da Denel, a Denel Dynamics, com a sua capacidade comprovada na concepção, desenvolvimento e fabricação de mísseis – e sua forte relação com as empresas brasileiras – vai estar preparada para beneficiar as possíveis oportunidades decorrentes deste processo”, disse Sadik. Isto é amplamente divulgado pelo CEO da Denel Dynamics, Jan Wessels, que destacou o excepcional espírito de colaboração entre as equipes de engenharia do Brasil e da África do Sul, trabalhando lado a lado neste ambicioso programa.

“Não tenho dúvidas de que as relações de trabalho bem sucedidas forjadas sobre este programa irão resultar na colaboração a longo prazo ainda mais estreita entre nossas indústrias”, disse Wessels.

10 Comentários

  1. O Brasil deveria seguir essa política,fazendo acôrdo com Suécia,Coréia do Sul,Itália e Espanha,a África é um bom exemplo.
    Abraço.

  2. Boa, Dilma !!!! Mostrando interesse pelos assuntos estrategicos….. deixe os imbecis rancorosos da direita mordendo a lingua….. eles não importam !!!

  3. Avisem a Dilma que é necessário um caça pra lançar o míssil!
    Presidente míssil sem Fx é tão inútil quanto o governo sem apoio do PMDB!

  4. A Dilma agora viu de perto os gripens sulafricanos que estam sempre parados sem voar. Piada de portugues que eles sao baratinhos de sustentar.
    Sao alugados por outros ao inves de comprados…q vergonha!!

  5. Certo! Bonito! Cadê os caças? Quando finalmente decidirem. Vai demorar quanto tempo para chegar os primeiros caças ao país, e quantos deles? Porque a situação já está caótica!..

  6. Vamos torcer pra que ela se sensibilize e passe a pensar em defesa tanto qto pensa em economia e dê a mesma prioridade!

  7. Já deveriam estar desenvolvendo versões SUPERFICE-AR & TERRA-AR para defesa ant-aérea de médio curto alcance.
    Bastaria para isso , adaptar um booster de motor foguete no A-DARTER e alterar alguns parâmetros de sofhtwere .
    Daria uma excelente arma de defesa de área ( para navios & veículos.).
    É esperar para ver , só espero que não demorem muito para pensar nisso , a mesma coisa poderiam estar fazendo com o MAA1-B .
    E por falar em MAA1-B , alguém tem informações á respeito ???



  8. quando esse missil estiver equipando nossa FA meu meto vai estar importando kit coreano do monte seu missil e use seu iphone 10 para guia-lo… rsrsrsrsrs

Comentários não permitidos.