Defesa & Geopolítica

Deu no Informante: Submarino estratégico russo “Alexander Nevskiy” está pronto para testes em mar

Posted by

O estaleiro russo JSC PO Sevmash, localizado na cidade de Severodvinsk, no Oblast de Arkhangelsk, terminou a primeira fase de construção do submarino nuclear lançador de mísseis K-550 Alexander Nevskiy, o que permite o submarino iniciar os testes em mar. Nos próximos dias, o K-550 Alexander Nevskiy será lançado pela primeira ao mar para testes. Os testes acontecerão no Mar Branco.

A decisão acerca dos testes de mar com o segundo submarino da classe Borey foi tomada em 30 de setembro, pelo comandante da Armada Russa, o almirante Vladimir Vysotskiy.

O submarino K-550 Alexander Nevskiy começou a ser construído em 19 de março de 2004, sendo esse lançado em 6 de dezembro de 2010. O submarino já passou por alguns testes, tal como o teste de amarração.

De acordo com uma fonte da agência de preparação do submarino para testes em mar, o submarino K-550 Alexander Nevskiy passou por uma desmagnetização, afim de diminuir a magnetização do mesmo para protege-lo de minas submarino no mar e aumentar a precisão dos equipamentos de navegação.

O submarino K-550 Alexander Nevskiy percetece a “sub-classe”Projeto 955A, que difere um pouco do submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy, que pertencente ao Projeto 955. A diferença entre o submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy e o K-550 Alexander Nevskiy, é que o último possuiu 4 mísseis balísticos R-30 “Bulava” a mais (20) do que o submarino insígnia da classe Borey.

Atualmente o estaleiro JSC PO Sevmash está construindo o terceiro submarino da classe Borey, o “Vladimir Monomakh”, que teve sua construção iniciada em 19 de março de 2006. O estaleiro também está se preparando para iniciar a construção do quarto submarino da classe Borey, o Svyatitel Nikolay.

Os submarinos da classe Borey deslocam 24 mil toneladas, medem 170 metros e tem 13,5 metros de largura, podem desenvolver uma velocidade de 29 nós e tem uma autonomia de 90 dias de viagem. Além de serem armados com mísseis Bulava, os submarinos possuem seis tubos de torpedos de 533 mm.

Fonte: O Informante

6 Comments

shared on wplocker.com