Defesa & Geopolítica

Operação Vento Constante

Posted by

Vídeo mostra como foi a Operação Vento Constante (Operation Constant Wind) um  plano de uma operação de emergência de evacuação de americanos e sul vietnamitas  que lutam juntos,  da cidade de Saigon por helicópteros, realizado pelos Estados Unidos durante os últimos dias da Guerra do Vietnã, em 1975.

Com tantas pessoas desesperadas e tantos civis de posse do conhecimento dos códigos de segurança, a segurança foi quebrada assim que as notas foram tocadas na rádio. Quando a operação em si começou, na manhã de 29/04/75, milhares de vietnamitas aliados dos americanos que estavam para ser abandonados tentaram fugir para a embaixada.


A guarda de segurança da embaixada, formada por marines], foi o último contingente de cidadãos norte-americanos a deixar o solo sul-vietnamita, às 07:58 da manhã de 30/0, do teto da verdadeira embaixada.

A operação durou aproximadamente 24 horas, imediatamente antes da entrada das forças comunistas em Saigon, e retirou 1.373 cidadãos norte-americanos, 5.595 vietnamitas e pessoas de outras nacionalidades, utilizando helicópteros militares dos dois países e da Air America, transportadas até os porta-aviões e navios da frota americana estacionada ao largo de Saigon. A quantidade de helicópteros sul-vietnamitas chegando aos navios era tal, que vários foram jogados ao mar para abrir espaço para os que pousavam. Alguns, não tendo onde pousar, arremessavam  próximos aos navios, com seus pilotos esperando até o último instante para saltar e ser resgatado pelos barcos de salvamento. Texto tirado do (UOL mais – título “ Fuga do Vietnam).

19 Comments

shared on wplocker.com