Operação Vento Constante

Vídeo mostra como foi a Operação Vento Constante (Operation Constant Wind) um  plano de uma operação de emergência de evacuação de americanos e sul vietnamitas  que lutam juntos,  da cidade de Saigon por helicópteros, realizado pelos Estados Unidos durante os últimos dias da Guerra do Vietnã, em 1975.

Com tantas pessoas desesperadas e tantos civis de posse do conhecimento dos códigos de segurança, a segurança foi quebrada assim que as notas foram tocadas na rádio. Quando a operação em si começou, na manhã de 29/04/75, milhares de vietnamitas aliados dos americanos que estavam para ser abandonados tentaram fugir para a embaixada.


A guarda de segurança da embaixada, formada por marines], foi o último contingente de cidadãos norte-americanos a deixar o solo sul-vietnamita, às 07:58 da manhã de 30/0, do teto da verdadeira embaixada.

A operação durou aproximadamente 24 horas, imediatamente antes da entrada das forças comunistas em Saigon, e retirou 1.373 cidadãos norte-americanos, 5.595 vietnamitas e pessoas de outras nacionalidades, utilizando helicópteros militares dos dois países e da Air America, transportadas até os porta-aviões e navios da frota americana estacionada ao largo de Saigon. A quantidade de helicópteros sul-vietnamitas chegando aos navios era tal, que vários foram jogados ao mar para abrir espaço para os que pousavam. Alguns, não tendo onde pousar, arremessavam  próximos aos navios, com seus pilotos esperando até o último instante para saltar e ser resgatado pelos barcos de salvamento. Texto tirado do (UOL mais – título “ Fuga do Vietnam).

19 Comentários

  1. Hsuahasuhas A FAB deve está chorando nesse momento, só os helicopteros que jogaram no mar dava pra cobrir um grande buraco que está aberta na nossa defesa isso na quela epoca kkkk

  2. Imagens épicas e grandiosas de uma grande derrota dos EUA, e uma vitória decisiva do povo vietnamita em busca da sua autodeterminação

  3. Impressionante o vídeo !Americanos correndo para se salvar e os Soviéticos invadindo a cidade com seus tanques .O fim de mais uma guerra idiota .Ratos correndo de novo.

  4. imagina as atrocidades que o povo sul vietnamita sofreu quando o norte ganhou de vez.(um pouco covarde da parte americana fazer o que eles fizeram(deixar todos para tras), mas entendo que nao tinha o que fazer, como evacuar milhoes de vietnamitas e para onde?.)
    sds a todos.

  5. Retrato claro de uma guerra política, sem apoio da população.
    Estou aguardando ansioso nosso Vietnã interno, para derrotar esses nossos malditos políticos, que não tem apoio popular.

  6. OPERAÇÃO VENTOS CORTANTES,aqui se soltar um no elevador….meu Deus!,o que tem gente que faz essa operação no banheiro….um fedor hein…Hahaha…
    .
    Neste momento os milicos americanos borraram as calças,realmente houve muitos desses “ventos cortantes” quando viram os vietcongues indo com tudo para cima deles-Hahahahaha…….
    .
    QUE CENA…..SAINDO PELA PORTA DOS FUNDOS COM AS CALÇAS ARREADAS…..Hahahahah…..é muito patético…Hahahah….
    .
    Fico só imaginando como é lá no Iraque e no Afeganistão,já que eles estão saindo “à francesa”-Hahahaha……..
    .
    E tem gente que fala que isso não aconteceu,não é mesmo…Hahahaha…….

  7. AJ, realmente nossos politicos são lastimaveis… mas quem pode garantir que o populacho sabera o que fazer caso isso venha a se concretizar… o povo nunca serviu para governar… o que precisamos é forçar a elite nacional a se preparar para governar, assim como é na europa/asia/EUA. Cobança, cobrança, cobrança e liberdade de imprensa sempre… assim vamos depurando o sangue politico nas veias do estado…

  8. ERRATA:
    .
    .
    .
    OPERAÇÃO VENTOS CORTANTES,aqui se soltar um no elevador….meu Deus!,o que tem gente que faz essa operação no banheiro….um fedor hein…Hahaha…
    .
    (lucena disse: 16/10/2011 às 16:53)
    .
    .
    Devido a euforia não me atentei quando escrevi o nome da operação:OPERAÇÃO VENTO CONSTANTES
    .
    MÁS CONTINUA O MAU CHEIRO DE CAQUINHA-Hahaha…….

  9. Nessa época estava entrando na adolescência, mas desde criança via no Jornal Nacional, as cenas da guerra do Vietnan, me lembro destas imagens dos Huey sendo jogados ao mar, me marcou muito. Eram o governo militar, do jornal Notícias Populares, havia o Esquadrão da Morte, silêncio total; tinha a Arena e o MDB, os hippies, Médici e Geisel, das músicas, da matineé…
    —————
    http://www.youtube.com/watch?v=SboRijhWFDU&feature=fvwrel

  10. caro compatriota leonardo, vc tem toda razão, criaram ilussões nos sulvietnamitas e os deixaram o propria sorte, da mesma forma que o povo de cabul vai sofrer nas mãos do talebã, quando quando a usarmy sair de la de fininho com o rabo entre as pernas !!!

  11. Provavelmente vamos ver algo assim no Iraque e no Afeganistão logo em breve esse regimes títeres e artificiais tipo os da Arabia Saudita só se mantem com base na repressão e no dinheiro se um desses elementos cair o regime cai na mesma hora.

Comentários não permitidos.