EUA levarão complô do Irã ao Conselho de Segurança

http://www.foxnews.com/images/440900/3_62_092308_Ahmad_NY01.jpgFoto: Fox News

Antes, porém, querem ter certeza de que terão o apoio de outros países na ONU

Agência Estado

Os EUA devem levar para o Conselho de Segurança a acusação de que o Irã organizou um plano para matar o embaixador saudita em Washington. Antes, porém, querem ter certeza de que terão o apoio de outros países na ONU. Uma das alternativas seria esperar pela publicação, nas próximas semanas, de um novo relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que expressará preocupação com o programa nuclear iraniano. Assim, o Irã seria pressionado em duas frentes: no envolvimento com o terrorismo e na possibilidade de desenvolver armas nucleares.

Segundo o Estado apurou, dois fatores dificultam a ação americana. Primeiro, é preciso convencer outros países do Conselho de Segurança de que as provas são críveis. Diplomatas e analistas desconfiam da história apresentada pelos EUA. De acordo com Washington, um iraniano que vendia carros no Texas tentou contratar um cartel mexicano para matar o embaixador saudita. Para outros países, não tem muita lógica Teerã agir de forma tão amadora.

Em um caso assim, os EUA precisariam apresentar as provas no Conselho de Segurança, como aconteceu com a crise dos mísseis em Cuba, em 1962, e com as armas de destruição em massa do Iraque, em 2003. O problema é que o último episódio passou a ser visto como um dos maiores fiascos da diplomacia americana, porque Saddam Hussein não tinha os armamentos.

O segundo obstáculo, segundo diplomatas, é a divisão do Conselho de Segurança entre EUA e europeus, de um lado, e os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), do outro. Este ano, os dois blocos estiveram em lados antagônicos na segunda resolução contra a Líbia e, mais recentemente, na iniciativa contra a Síria e na questão do reconhecimento do Estado palestino. Para complicar, o país árabe no Conselho de Segurança atualmente é o Líbano. Beirute, com suas divisões sectárias, sintetiza o conflito entre iranianos e sauditas ao redor do Oriente Médio e, dificilmente, o governo libanês se envolveria na questão.

Fonte: Jornal do Commercio

19 Comentários

  1. vao fazer a msm coisa q fizeram com o iraq
    enganar na onu pra invadir o irã
    a onu eh eles q mandam msm

    tambores de guerra

  2. a Raposa Velha e podre dos EUA já prepara o inferno para a população iraniana, COITADOS DOS IRANIANOS, a batata deles já tá assando.

  3. espero que dessa vez o brasil vote conciente. Irã centro de intolerância e fundamentalismo islâmico. O fundamentalismo islamismo destruio a imagem do Império Persa. Morte aos radicais.

  4. Esta história do atentado ao embaixador saudita não tem credibilidade…
    .
    E haja hipocrisia!
    Israelenses e estadunidenses costumam tentar assassinar cientistas e físicos iranianos, a tal ponto que estes cientistas tem sua identidades ocultadas, para tentar diminuir os riscos de serem mortos pela CIA e Mossad. Porque vários já foram mortos!
    .
    Isto sim teria que ser levado ao Conselho de Segurança da ONU, se justiça houvesse…

  5. Más sendo donos da mídia e portanto da “verdade” criada pela repetição exaustiva de mentiras… O EUA pode se dar ao luxo de inventar disparates, que povo da “Disney da inlusão”, como diz o colega KLM, sempre vai acreditar.
    .
    Um clássico dos disparates (e muita gente acreditou…) inventados pela CIA é este:
    ———————————————
    “Alguns pensam que é piada ou ironia a frase sobre comunistas, além de todos os pecados, serem devoradores de criancinhas, mas a origem do que hoje é considerado piada vem de um tempo em que os Estados Unidos tentaram realmente vender a acusação inacreditável de que o regime de Fidel Castro pretendia usar crianças para alimentar os povos supostamente esfaimados do Leste Europeu. Só que, de tão ridícula, a acusação não foi oferecida ao mundo, mas, tão-somente, ao povo cubano, dando origem à segunda grande diáspora desse povo rumo à ensolarada Miami, e sob o beneplácito e o incentivo do governo ianque.
    .

    Em outubro de 1960, uma das rádios montadas pelos cubanos exilados em Miami que, devido à proximidade com Cuba, faziam chegar à ilha transmissões contra o governo do país exortando o povo a emigrar para os Estados Unidos passou a veicular mensagens às “mães cubanas” acusando Fidel Castro de pretender tirar a guarda de seus filhos pequenos. Em seguida, aviões civis pilotados quase sempre por cubanos exilados despejaram toneladas de panfletos sobre a ilha contendo a reprodução de um suposto decreto governamental que concretizaria a extinção do pátrio poder dos cubanos sobre filhos maiores de cinco anos e menores de vinte.
    .
    Apesar de todos os desmentidos do governo cubano, cerca de 14 mil crianças e adolescentes deixaram Cuba rumo aos Estados unidos. Sozinhos, sem pais, sem ninguém, enviados para supostamente serem postos a salvo de “canibais comunistas”, pois os vigários das paróquias da Igreja Católica passaram a difundir a versão macabra de que as crianças “expropriadas” seriam enviadas à União Soviética para serem trituradas, enlatadas e usadas como alimento para os povos famintos que supostamente penavam sob regime comunista europeu.
    .
    O fim da história não é bonito e muito menos feliz. Grande parte dos pais que enviaram seus filhos para o exílio no afã de salvá-los da “voracidade comunista” jamais voltaram a vê-los. Como Peter Pan, as crianças e adolescentes que os Estados Unidos usaram em sua guerra sem limites contra a ilhota caribenha ironicamente foram de fato para uma espécie de Terra do Nunca, só que era a terra do nunca mais verei meus filhos de novo…”
    ………………………..
    (Texto de Eduardo Guimarães : Peter Pan e os devoradores de criancinhas)

  6. Deus salve a america por ter recebido e educados as crianças de cuba… seriam hoje mais alguns milhões de esfamiados cubanos frente a fila da comida regrada…

  7. mais um fiasco dos eua,eu queria postar uma coisa aqui,que tenho quase certeza sobre o embaixador saudita”o embaixador morre tragicamente em territorio yank,é claro eles vão escolher um alvo para testar sua armas,e o proximo alvo eu não preciso nem falar”só que irã não é iraque!!!talvez seja verdade,a história em quadrinhos dos yanks,mas eles ja aprontaram muito pelo mundo a fora,e quando se trata de eua, tudo é suspeito.

  8. O SHOW DEVE CONTINUAR!
    .
    .
    .
    Com certeza os EUA irão sair com mais uma ação de invasão chancelada pela CS/ONU nas mãos;afinal o plano tem que ser cumprido à risca,se não o rabudo pega.Rsrsrs…..
    .
    Qual será a parte da Rússia e da China nessa mutreta é uma incógnita????
    afinal não é a primeira vez que os russo vende o seu voto,assim como os chineses….o Brasil nem fede e nem cheira,aliás ele deve é abrir os olhos,pois com certeza terá o seu dia de Iraque.
    .
    E a despeitos dos parvos de plantão;quem sai ganhado é a grande família mafiosa que controla tudo,inclusive a cor dos arreios que estes parvos adoram usar-Hehehehe…..
    .
    ah!…o zé povinho….OH! DÓ!.

  9. “antes querem ter certeza que terão apoio”…ou seja. Vão levar a panelinha e os puxa saco pra bater palma.
    ————–
    sugiro um bolão pra adivinhar quem vai apoiar o “complô”..rsrs
    .
    >>>> meu votos: Alemanha(escravo – não soberano), Itália( desesperado endividado), Espanha( já falido..), Inglaterra( colônia dos EUA), Israel( Capital dos EUA), Arábia Saudita( morrendo de medo da primavera árabe..rs), e potências mundiais como Togo, Trinidade Tobago, Ilhas Geogias do Sul, Ilhas Maldivas, etc , etc..( e outros q por uma graninha fazem qualquer negócio)

  10. vão levar a comedia pastelão criada pela cia para discultir la no clube do bolihha, depois do iraque a onu não tem mais moral nem para conferir se o troco na padaria ta certo !!!

  11. Blue Eyes disse:
    16/10/2011 às 16:50

    Deus salve a america por ter recebido e educados as crianças de cuba… seriam hoje mais alguns milhões de esfamiados cubanos frente a fila da comida regrada…
    ——————————————–
    Esta não é a questão, o que abordei foi o exemplo das mentiras deslavadas com fins políticos, que o governo estadunidense inventa, como este caso do atentado ao embaixador saudita…
    .
    Quem inventa uma história como esta: “Comer criancinhas”, ou as armas de destruição em massa do Iraque… para denegrir seus inimigos, não tem nenhuma credibilidade.

  12. Más já que você abordou a questão da “fome em Cuba”, olha só que curioso:
    .
    “Um dos mais importantes indicadores da qualidade de vida em um país é a taxa de mortalidade nos menores de 5 anos, considerada como o número de crianças que morrem antes de completar 5 anos de idade para cada mil nascidos vivos. Embora seja considerado como a 8ª economia do mundo, o Brasil ocupava, em 1999, a 89ª posição no ranking da mortalidade dos menores de 5 anos (40 crianças por mil nascidos vivos), posição dividida com o Vietnã.”
    .
    “Para se ter uma idéia do que isso significa, o 1º lugar é ocupado por Serra Leoa (316 crianças/mil nascidos vivos) e a última posição (187ª) é dividida pelos países: Japão, Noruega, Cingapura, Suécia e Suíça (4 crianças/ mil nascidos vivos). Acima de nós estão: México, na 97ª posição, Paraguai, na 98ª, Argentina, na 123ª e Uruguai, na 139ª posição.
    …………………………………..
    ” Por curiosidade, Estados Unidos e Cuba dividem a mesma 158ª posição… ”
    ……………………………………
    Estes índices são de 1999, quando a economia estadunidense estava no auge, hoje com a crise econômica , os índices de mortalidade infantil de Cuba devem estar melhores do que os do EUA…

  13. Não tem a menor chance de passar.
    Esse factoide foi criado para tentar minar os protestos em wall Street.
    Rússia e China tem poder de veto, e vetarão!

  14. Tem toda a razão wii…
    a população cubana não tem nada de faminta, pobre ou mal educada. pelo contrário.. lá não se vive com luxo, mas todos tem o direito e o acesso a coisas básicas que nem os eua fornece a seus cidadãos.. pode olhar os indices de mortalidade infantil, analfabetismo e mortes de cuba e comapre-os com os do brasil por ex. ganham de lavada..
    Voltando á questao do topico, porque não foi aberto inquérito contra os atentados aos cientistas iranianos mortos recentemente pelo mossad?
    hipocrisia tamanha não existe, o teatro se perpetua

  15. O Saddan que o diga, ta mormurando lá no inferno, ta chegando a hora dos Yankees de merda, baterem as botas não vai ser assim tão facil, eles pensam que o mundo acredita em suas falastras metaforicas como o Saddan fez, desta vez, os iranianos estão muito mais muito preparados é outra se eles tem os misseis dúvido que os Yankees vão entra nessa empreitada agora, olhem a Korea do Norte eles estouraram uma bomba ali outra aqui é ae oque aconteceu viram um missel atravesar o Japão, so não tava armado agora se menter com eles é fria, ainda mais o Irã de agora, todo dia lança uma novidade em armamento dúvido os yanekes fazerem algum nessa altura sem o apoio da maioria dos paises membros, é se acontecer pode se prepara que a guerra vai chegar aqui também.

Comentários não permitidos.