EUA deixarão Iraque ao final do ano, diz agência

Os Estados Unidos estão abandonando seus planos de manter tropas após o fim do ano no Iraque, prazo final que havia sido acordado entre os governos, segundo disseram altos oficiais da administração Obama, sob condição de anonimato, à agência Associated Press (AP). A decisão irá terminar os mais de oito anos de envolvimento americano na Guerra do Iraque, apesar de preocupações com as forças de segurança iraquianas e o alto potencial de instabilidade.

Se confirmada, a decisão acaba com meses de inquietação do governo dos Estados Unidos sobre manter ou não o prazo de retirada, que foi acordado em 2008, ou optar por uma nova data. Um porta-voz do Pentágono afirmou, nesse sábado, que ainda não encontrada uma decisão sobre o futuro relacionamento dos americanos com o governo do Iraque.

Um alto funcionário da administração Obama em Washington, no entanto, confirmou que as tropas americanas deixarão o Iraque, exceto por 160 soldados da ativa ligados à Embaixada do país. A partida também foi confirmada por um oficial militar.

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. Os EUA ganharam a guerra em apenas um mês, o objectivo era deitar abaixo o Sadam,o problema foi manter o pais estável graças as milícias que combatiam entre si e contra os EUA

  2. Vamos ver que tipo de política vai ter o governo iraquiano, independente ou fantoche estadunidense…
    .
    De toda maneira é sempre bom lembrar que no Iraque a maioria é xiita, maioria esta que era controlada pela minoria sunita através da ditadura de Sadan Hussein, que por sinal, mantinha o Iraque como país laico…
    .
    Com um governo da maioria xiita, no caso de não ser fantoche do EUA…Um cenário possível é uma aproximação entre Iraque e Iran, ambos com maiorias xiitas.

  3. e com guerra civil que os paises resolver seu problema interno , quando os americanos sairem vai começa a luta pelo poder no iraque.

  4. EUA deixarão Iraque ao final do ano,….más que ano????????
    .
    Afinal eles estão tão perto do Irã,vão só mudar de enderenço….de Bagdá para Teerã!
    .
    E quanto isso al’quadeda deita e rola por lá….as vezes penso que Bin ladem nunca existiu e se existiu,ele nunca morreu e se morreu com certeza não foi nas mão dos Seals e sim nos braços de uma odalisca bem gostosa-Hahaha…..

  5. Bush: O que é que o Iraque teve a ver com o que?
    Repórter: Com o ataque ao World Trade Center.
    Bush: Nada.

    Donald Rumsfeld: Ao que parece, não há armas de destruição em massa lá (no Iraque).
    Repórter: Mas vocês disseram que haviam.
    Donald Rumsfeld: Eu não.

    Pobres estadunidenses, são mais bobos do que os brasileiros alienados pela mídia golpista.

Comentários não permitidos.