Dilma só compra Rafale a preço de banana

Sugestão: Gérsio Mutti
A presidente Dilma encontrou um modo de não melindrar o ex-presidente Lula – que assumiu o compromisso com o presidente francês Nicholas Sarzoky de comprar os caças supersônicois Rafale – mas, ao mesmo tempo, impor suas condições:que a Dassault rebaixe o preço dos equiamentos de tal modo que o negócio se torne uma barganha para o Brasil.
Esse novo posicionamento do governo brasileiro foi exposto com todas as letras a Sarkozy na úiltima conversa que manteve com Dilma à margem da assembléia-geral da ONU. Lula a repetiu na sua recente ida a Paris.
Desta forma as condições de preço – que se mantêm sob regime de caixa preta pelos negociadores franceses – se adequariam às condições orçamentárias brasileiras, que já não são sorridentes como nos últimos anos do governo Lula. A proposta teria que ser renovada. Começaria do zero.Outros tempos, outros lobistas.
Dilma firmou outra regra que nada tem a ver com as de Lula:A Aeronáutica, se adquirir os Rafales, só o fará uma vez, não se obrigando a repor os caças da mesma tecnologia da Dassault depois que atingirem a idade operacional útil.
Nessas condições,a França lograria apenas uma vitória moral com a venda dos Rafale à FAB ao Brasil, a qual não deixaria mal o presidente Sarkozy, agradaria a Lula, satisfaria em parte a Aeronáutica – que ainda prefere os caças suecos Gripen – mas não propiciaria ao fornecedor os lucros imaginados com a transação.Os lobistas pasariam mal.
Mas,mesmo se chegar a essa solução harmonizadora, se apresenta a Dilma um novo problema pela frente: preencher o espaço de transição com o fim do prazo de validade dos Mirage, que será 2014. A FAB precisará de equipamentos para cobrir a lacuna dos Mirage até a entrega dos primeiros Rafale. E não pode gastar muito com a solução provisória.
Nessa circunstância, os norte-americanos com o amplo apoio do governo Obama e do Congresso – teriam meios para suprir a FAB tanto na transição dos Mirage – cedendo-nos caças provisórios – como na definitiva, vendendo-nos os F-18 Super Hornet da Boeing, é claro, com todas as garantias de uma plena transferência de tecnologia.
Como se vê, será uma decisão afunilada pelos novos matizes de variáveis politicas, econômicas e estratégicas, que já não são mais as mesmas vividas por Lula. O quadro da crise econômica internacional se agravou e vai fechando novas hipóteses de trabalho, deslocando as peças de xadrez no tabuleiro mundial.
No Brasil, sentem-se mudanças visíveis no foco estratégico que definem as prioridades de equipar as três forças armadas. A Marinha ganhou maior peso ultimamente devido as apreensões que se adensam na proximidade do início da exploração do petróleo do pré-sal, o que exigirá nível mais ampliado de defesa territorial.
Como já expressam abertamente os integrantes da Frente Nacional de Defesa Estratégica, da Câmara dos Deputados, a proteção das reservas do pré-sal deverá ser feita pelos submarinos, o que implicará a implementação de uma sólida infraestrutura de apoio com outras embarcações navais,cobertura aérea, além de cais e atracadouros ao longo do litoral petroleiro.
Sendo assim, o enfoque marítimo será cada vez mais convergente nos esforços de defesa que o aéreo ou o terrestre, na medida da escolha das prioridades orçamentárias brasileiras dos próximos anos, no setor da defesa.

50 Comentários

  1. Primeiro precisamos ter certeza se esta notícia é verdadeira, e se for o Brasil parece ter um plano ” B “, ” C” … nesta jogada, quer o Rafale, o Gripen, F-18, tampões,planos c/ a Turquia , conversa com a Rússia etc e tal.
    Haja plano. Só falta mesmo tomar a decisão.

  2. Neca de F-18, se vierem provisórios que sejam Su-30 Russos, depois Su-35 e PAK-FA – T.50. Os Rafale passariam para a Marinha e entrariamos do UCAV francês, que envolve a França e a Suécia.

  3. Vcs não entenderam ainda que nem FHC, Lula e Dilma, pretenderam, e querem dar condições de defesa para nossa nação.
    Essas delongas sem fim é tudo enrolação em cima do povão brasileiro.

  4. que noticia mais furada…….aviao americano aqui nunca mais …..chega de embargo em componentes u.s.a …….essa jaca a preco de ouro tambem nao

  5. Só neste país mesmo. A FAB quer o gripen, mas porque o presidente tomou seu vinho com o francês, tem que comprar o rafale, pra não ferir a ‘moral’ dos que fizeram a burrada de prometer. Putz!.. Podemos fazer tantos outros acordos estratégicos com os franceses. Esqueçam o rafale!..

  6. A Franca quer vender Rafale ao Brasil a preco de F-22, tudo na linha de transferencia de tecnologia. Uma farsa. Ainda bem que a dilma pos um parao na dinheirama que seria enviada a Suica.

  7. infelismente passou da hora de cairmos na real, NINGUEM VAI COMPRAR NADA, so não sabem como dizer para as empresas envolvidas, a realidade e que quando se aposentarem os mirages se comprara outros usados, idem para os f5, politico de todos os partidos no brasil são populistas eleitoreros, ninguem quer responder num debate presidencial na tv cisas do tipo, ” a saude, educação e sei la mais o q do jeito que ta e vc comprando aviõs bilionarios ?”

  8. “A Aeronáutica, se adquirir os Rafales, só o fará uma vez, não se obrigando a repor os caças da mesma tecnologia da Dassault depois que atingirem a idade operacional útil.” não entendi esta parte; quer dizer que seremos obrigados a comprar sempre os caças da França ????

  9. O texto diz total transferencia de tecnologia no F-18???
    Que mentira de lobista, e mesmo com todos os embargos estadunidense já feitos ainda essa Carta Polis divulga um texto assim, é muita hipocrisia de direitista mesmo…
    Nenhum deles podem transferir 100%, isso só aceita quem desconhece o mínimo do assunto. Esse negócio da FAB preferir o Gripen é outra mentira de lobista nessa imprensa maldita tamben, e a Dilma quer pagar os caças com bananas mesmo pois no país dos macaquitos a moeda de troca é banana mesmo.

  10. NEGÓCIO DE BANANA
    .
    .
    .

    Dilma só compra Rafale a preço de banana,a dica para a charada já foi dada.
    .
    BANANA,pois é a única proposta que tem o preço da fruta é a proposta sueca,o Gripem.
    .
    Já o F-18 não pode ser pois a fruta é banana e não jaca;pelo que estou percebendo a Dilminha deu uma banana para o canastrão Sarkozi…espero que não termine em uma verdadeira bananada esse programa do FX brasileiro.
    .
    PARA O PROJETO DEVERIA CHAMAR A CHITA,disso ele entende muito bem.Hahahaha……..

  11. Quer dizer qua a prioridade é não melindrar Lula né rsrs Americanos nos supririam na integra né rsrs E ainda continuam pensando limitadamente na estrategia de defesa de nossos interesses né rsrs Politicos entendem de estrategia de defesa né rsrs A mais sabia escolha seria um hi-low com o SU35 consecionado e o Gripen NG como projeto escolhido pois alem de adequar-se as necessidades sempre teve a preferencia dos pilotos e especialistas avaliadores embora de forma vergonhosa os tenham desmerecido.Não é questão de preço mas de possibilidades de desenvolvimento industrial de sensiveis e criação alem de estrategia de estado e tambem questão de real auto-suficiencia.acom o SU consecionado estariamos montando,aprendendo e aprimorando assimilando futuros.Com o NG a possibilidade de padronização FAB-MB,adequamento a segurança Amazonica com um caça rustico e robusto adequadissimo a esse emprego.França e EUA HASTA LA VISTA BABY.A crise economica,o contigenciamento são coringas para blefes e imposições de adequações.Jamis tive nenhuma duvida quanto a capacidade e esmerada dedicação e exigencia da Presidente Dilma,ela é a Mulher certa,no lugar certo,embora rodiada de pessoas erradas.Senhores politicos a defesa do pré-sal não limitasse a submarinos mas em estrategico posicionamento de defesas antiaereas e antimisseis com suporte de caças anti-submarinos e no caso a aquisição de algumas unidades de SU34 supriria.Temos as cartas na mão e o momento oportuno onde os fornecedores estão lutando por contratos e com contas no limite,sejamos inteligentes e aproveite-mos.Se não tivessem prostituido a licitação do FX ja que a tinham descaracterizado com a eliminação do SU30 que sempre foi a preferencia dos Caçadores que tivessem batido o martelo a favor do Gripen-NG.Porem vossas ganancias e armações nos favoreceram pois agora as negociações encaminham-se mais satisfatorias desde que deixem de pensarem em preferencias proprias vantajosas mas realmente na capacitação do Brasil sem esquecerem a prioridade que sempre foi a autosuficiencia tecno-industrial.

  12. Que artiginho é esse meus caros, o governo optou por fazer a defesa do Pre-Sal com submarinos e com uma cobertura aerea com F-5, quem disse isso Celso Amorim, a sei uma interpretação,….de quem é mesmo o artigo?.
    Como é: ” Desta forma as condições de preço – que se mantêm sob regime de caixa preta pelos negociadores franceses “.
    Quer dizer que o Brasil nestes anos de negociação não sabendo o que esta comprando e pelo que esta pagando e nem sabe o valor do que esta adquirindo?.
    Isso vale para só para os franceses ou também vale para os americanos e suecos também.
    Ou só é uma interpretação do….quem é mesmo que escreveu o artigo?.
    Como é mesmo:” Nessa circunstância, os norte-americanos com o amplo apoio do governo Obama e do Congresso – teriam meios para suprir a FAB tanto na transição dos Mirage – cedendo-nos caças provisórios – como na definitiva, vendendo-nos os F-18 Super Hornet da Boeing, é claro, com todas as garantias de uma plena transferência de tecnologia “.
    Tá, Tá, Tá.
    Agora Entendi. Enquanto o governo não tomar a decisão veremos esses Oraculistas dizem o monte de M….
    Conjectura minha: se o governo esta mesmo dispensando os franceses devera aceitar a sugestão desse especialista…como é o nome deles mesmo???
    SDS

  13. A preço de banana só se compra banana, não caças, isso é só bla bla bla pra justificar o injustificável que é o descaso com a defesa do nosso país, claro, existem alguns avanços , mas tímidos e insuficientes em face a nossa REAL necessidade.
    Quero ver pulso firma é com os gastos para a copa do mundo e olimpiadas no Rio.

  14. Comprar Rafale só pra agradar ao ex-presidente Lula é uma piada e demonstra a falta de seriedade no trato de reequipamento da Aeronáutica e da manutenção da soberania brasileira.
    Se a Dilma desse por encerrado o FX-2 e iniciasse o FX-3 com a inclusão de caças Sukhoi, faria a coisa mais certa.

  15. Será que entendi direito? ela quer salvar o acordo entre o Lula e Sarkozy comprando apenas um unico lote a preços mais acessiveis e o restante que a FAB precisa vai comprar de um outro fabricante? bem, se for isso, abre-se uma estrada de oportunidades para a Boeing ou SAAB.

  16. A FAB precisa mudar URGENTE de doutrina, como podem chegar ao GRIPEN????

    O povo brasuca está apostando, desde o empresário até o pedreiro a um BRASIL potência, e a FAB apostando a uma parceria com a Suécia (!!!) que nem com a Suécia, porque a Suécia não compra esse avião.

    O POVO BRASILEIRO NÃO MERECE ESTA FAB
    Eu quero uma FAB que pressione para gastar mais, não para comprar o mais barato.
    A nova classe média que são o 50,5% já entende de defesa, sim, todos sabem que as torres foram demolidas, o povo brasileiro se politizou nos últimos anos, é assim. Tudo mundo já sabe do projeto americano, ainda que soe ridículo, de “dominação mundial”. Grande parte do trabalhador e do empresário brasuca trabalha 10/12 horas apostando a deixar para seus filhos um país digno, e tem gente falando de Gripen!!!, me poupa.

    Vou falar direto: o Brasil precisa parceiros que tenham grana, Rússia ou Índia. Que tenham grana durante as próximas décadas e que precisem investir em defesa TRILHÕES!

    E deve ser um parceiro com projetos espaciais, imagina, e tem CANSEI e viúvas do Brasil colônia insistindo com a coitada Suécia!
    Com todo respeito para os vikings, mas o BRASIL precisa parceiros do mesmo patamar, com necessidades parecidas.
    .
    E é preciso desenvolver no Brasil, cada compra que se faz no exterior adia o momento da nossa independência militar.
    Com o Guarani fecharam a porta por duas décadas para um desenvolvimento nacional. uma aberração, em 5 anos viramos reféns! Em 5 anos já precisamos mudar o projeto, porque a tecnologia vai ficar obsoleta, e aí viramos reféns, quanto vai cobrar Iveco para fabricar algo distinto? Em 5 anos já viramos reféns da Iveco, como podem pensar num blindado para entregar 150 por ano durante 20 anos? Um subnuclear pode ser, 10 anos, mas um blindado muda muito, porque o inimigo muda suas armas, imagina, deveria ser um negócio para 5 anos, máximo.
    .
    Generais e Brigadeiros devem reclamar como colocou um colega hoje, que se desenvolvam os projetos aqui, é preciso PARAR DE COMPRAR PRATELEIRA.
    Parcerias sim, mas parcerias verdadeiras, não como no caso da Iveco ou como neste caso. Agora só 36, e onde está o desenvolvimento próprio? quero dizer é um negócio sem parcerias é óbvio que vai virar PRATELEIRA. Embraer (!) montará esses 36 e ponto, fim.
    Junta coragem Dilma, e faz uma parceria de verdade, para muitos anos, para continuar com UCAVs, com Dassault Sukhoi ou Mig, com todo respeito para o ex-presidente, mas comprar só para que o Lula fique feliz não dá (se é verdade o que fala a matéria).

    Qua a Marinha desenvolva um caça em paralelo, que a Marinha escolha seu próprio caça, que a Marinha faça uma proposta, eles FABRICAM o “mais caro”(subnucleares) mas são profissionais, correm atrás dos projetos.
    A Marinha do Brasil TEM AMBIÇÃO, a Marinha do Brasil representa o espírito do povo brasileiro, lutar lutar e lutar até realizar seus sonhos.

  17. Concordo com muito de vcs. Dinheiro pra copa/olimpiadas, nunca falta e é prioridade, mesmo que isso tudo tenha sido decidido depois , muito depois do inicio do projeto fx. A impressão que da mesmo é que esse tipo de exigencia é so pra criar uma situação de “impasse”, onde não se decide nada. Picaretagem pura, e nisso vai empurrando com a pança, que por sinal é bem grande. Puta insatisfação

  18. Não estou comentando muito ultimamente, mas esse artigo me parece tão idiota que não vou só me contentar em ler-lo. Imaginar que a FAB prefere o Gripen NG faça-me o favor é obvio que os “dinossauros” da FAB preferem mesmo aquele avião de ataque que insistem em chamar de caça (SH)- muito provavelmente, fruto da herança maldita do pensamento do século passado, onde imbecis (ainda mais que hoje) acreditavam que os americanos são nossos aliados. Para piorar o texto trás a idéia que por que o Lula disse ou deixou de dizer agora a Dilma tem que se justificar perante o presidente francês, o que é outra imbecilidade que muitos aceitam ou por se conveniente na hora de criticar o antigo presidente ou por pura ignorância mesmo. Seja como for certamente que essa Dilma por mais ridícula e patética que seja não deve está tão preocupado com promessas não cumpridas pelo antigo presidente, aliás, nem o próprio deve se importar com tais palavras mais.
    Quanto ao preço de “banana” o digníssimo jornalista poderia explicar de onde ele tiro tal informação, claro deve se da mesma fonte onde o cara tira que o Brasil vai comprar Su-35BM ou do outro cara que dizia que o SH seria comprado em um “pacotão” junto com outros equipamentos americanos.
    E fonte boa essas em…
    sds

  19. Se realente querem defender o pré-sal que comprem submarinos russos, com certeza o custo-benefício de um Amur de dar de lavada nos scorpené.

  20. Esse negócio de fabricar aqui só é bom pra galera da OTAN porque dá mais tempo para eles que são nossos prováveis inimigos num futuro próximo. E, esse negócio de só ter caça da OTAN no FX-2 é uma PALHAÇADA com a SOBERANIA nacional, será que ninguém se atenta a isso. FABRICAR no BRASIL é um ENGODO, a gente deveria era ir na PRATELEIRA RUSSA.

  21. Mais um desconto?? Pode ser… Mas se o Rafale fechar nos EAU e vencer na Índia, não vai ter mais desconto nenhum.

    E se a Dilma acha a proposta do Rafale caro, comparado às outras duas, que reveja o escolhido pelo antigo MD. Gripen NG continua a melhor proposta, apesar de que atualmente, o melhor mesmo é ir para uma seleção de um 5ª geração.

    []‘s

  22. O que nos interessa no Rafale é a tecnologia, será que a preço de banana dará pra pagar a tecnologia?Não é esse o discurso, o gripem porque está no forno e nós aprederemos a receita e blá, blá, blá!Parece que mais do que jogo de espertos está se esquecendo de se priorizar a defesa como ela merece, só submarino é equivoco, defesa é um conjunto de armas operando integrativamente; afinal, eventuais inimigos também terão sub nuclear; um vetor aereo capaz de interceptação e ataque também é imprescindivel!Tá faltando honestidade nesse caso, se enrolou anos pra chegar nesse novo dispersar, lamentável!

  23. A FAB elogia na área aeronáutica a sempre rápida reposição de peças que os americanos fazem! com relação à os aviões. Com relação à o VLS já é outra história!
    E quanto aos franceses, já soube de casos de demora de reposição! de peças. A logística deles não tem histórico bom.
    Já abocanharam os submarinos, que eu nem sei se de fato vai ser interessante.
    Bora de gripen! Que a Suécia vai ter o Brasil como salvador da pátria deles em caso de crise econômica maior na europa. E só temos a ganhar! Com os Suecos. Não to so falando das loiras lindas de lá não. Mas toda a tecnologia deles. De ponta. E não são ‘escrotos’ como os americanos.
    Leopard’s – acordo com os alemães. Perfeito. modernização no Brasil, aprende-se mais sobre os mesmos, compra de uns 2a5 seria interessante.
    Gripen’s – fx2. + umas unidades de f-18 de pronta-entrega. – apoio economico brasileiro + transferencia de tecnologia sueca + logistica americana.
    fragatas – vamos aos coreanos! + Precisam de reservas naturais, possuem tecnologia de ponta nos setores tecnologicos de vanguarda. + nisto inclui-se automação e hibridização de veículos! + Nos aproximarmos dos mesmos teriamos um mixto de tecnologia asiatica com a americana, ja que os coreanos tem este acordo mutuo com os americanos. Seria uma vertente dos coreanos para sair do eixo americano em declinio economico sem abraçar a china.
    submarinos nucleares – frança. é isto mesmo. Pelo acordo estrategico.

  24. O assunto é complexo, longo e obscuro mas, em resumo, como disse anteriormente logo acima o ViventtBR, está cada vez mais claro (está tudo cada vez mais às claras)que nem a Dilma, nem o Lula, nem FHC, nenhum destes líderes políticos estão comprometidos realmente com os interesses e segurança da nação brasileira em primeiro lugar. Isto é muito sério e compremete o futuro do país como nação soberana.

  25. Esse site carta polis é lobista, não vale nada, só inventam lorotas, são mentirosos, foram eles que criaram o factoide sobre o Gripen eslovenos. Perda de tempo comentar esse monte de besteiras.

  26. meu o pior que vai sobrar para o exercito ter que lutar sozinho pois a marinha ate sair esse sub a aeronaltica ate escolher depois fabricar os gringos estaram batendo em nossas portas. direita e esquerda brasileira dois lixo vermes que so fazem peso na terra mas para nao ser hipocrita a esquerda é menos entreguista que os comedias piniqueiros de gringo que e a diretita

  27. Parabéns PauloRick concordo em Gênero,número e grau,esse artigo está mais com cara da velha obcessão pelo EX-PRESIDENTE LULA.

  28. A FAB escolheu o GRIPEN por ser mais barato nem os suecos sabem em quanto vai ficar o preço final do gripen ng em artigos divulgados o preço final vai ficar mto próximo do rafale. A ideia da DILma é comprar os 36 rafales de prateleira sem tot so assim ela consegueria preços baixos e depois partir para um outro acordo para caças de 5º geraçao com uma novo fornecedor. Ela nao pode comprar um caça só para agradar o lula o vencedor tem ser o que tem a melhor proposta para o BRASIL tanto do lado financeiro com tecnológico. A proposta dos russos com o SUB35 sairia menror do que os 3 concorrentes é acabar com essa novela mexicana chamada fx2 e fazer o acordo com os russos os caças deles soa mais baratos é isso que ela quer.

  29. so Falo uma coisa
    se comprarmo os F18 eu nao so mais brasilheiro estariamos presos por mais 10 anos com os yankes q poderiam tomar o brasil a hora q quiser

  30. MAURICIO MATOS meu nobre quem te disse que a FAB escolheu o Gripen NG por ser mais barato?Sabe meu amigo um piloto que não voou mas que integrava a equipe dos que voaram,testando e aprovando o prototipo NG me confidenciou entusiasmado sobre a performance do vetor.A FAB escolheu o NG por muitos motivos tecnicos e o avaliou com a melhor nota entre os demais concorrentes.É tanta mentira e tanta manipulação que ate mesmo desqualificaram o trabalho dos especialistas avalistas da FAB e forçaram-nos a elaborarem uma nova avaliação favoravel ao Rafale e posteriormente ja ate viravam o jogo para o F18.O preferido da FAB desde o começo foi o SU30 que desclassificaram por imposição Americana.Perguntem a nossos caçadores qual vetor eles quereriam ter dando-lhes a oportunidade de incluirem o SU35BM na escolha e verão qual sera o vetor que eles escolherão.Essa licitação é vergonhosa e ridicula ou ela tem de ser encerrada ou finalizada em favor do NG qualquer outra escolha saberemos que é imposição ou de Americanos ou dos prostituidos politicos e empresarios.Todo mundo pitacou todo mundo interferiu mas aqueles que vão pilotar os caças jamais forão oficialmente consultados.Não acredite meu amigo no que nos apresentam midialiticamente e nem se empolgue com debates e raciocineos comparativos de porcas e arruelas de A ou de B porque a essencia do FX que autosuficiencia e independencia tecnologica deixam em segundo plano.Os Russos meu caro ja nos oferecerão de tudo e não so venda mas parceria,associações.Eles criam e tem dificuldade de execução por contigenciado orçamento.São os melhores parceiros que poderiamos ter em aviação de caça e area aeroespacial mas que a xenofobia-ideologica de alguns não nos permitem.

  31. Submarinos Russos aqueles touletões que quando submergem não voltam a tona rsrs Então faz um generoso cardapio alimentação pra Marujada so com ovos cozidos,batatas cozidas,repolho,couve e feijoada bem carregadinha assim a emissão de gazes metano anais nos tarão a tona de volta rsrs rsrs Se tiver dificuldade de submersão é so fazermos com os Iranianos e deixarmos todas as escotilhas abertas rsrs para o fundo e avante rsrs

  32. Acordo militar estrategico França-Brasil e tem tolo que ainda acredita nisso rsrs se a França forma com quem boicota nosso programa aeroespacial e com eles se afinam em “COALISÕES HUMANITARIAS” ou seja amanhã veremos a nossa parceira estrategica vir ao Brasil junto com Americanos e Europeus-Ocidentais fracionarem a nossa Nação em defesa dos oprimidos levarem de mão beijada nossas riquesas com a conivencia dos folhinhas verdes,kits gays,maconhas livres e a QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS rsrs BRASIL TOLINHO rsrs BRASILEIRO OTARIO rsrs E quem podera nos salvar?Ah a estrategica aliança latina das Republicas de Banas e SUAS RATAZANAS INVEJOSAS rsrs rsrs Ainda bem que esta chegando 21 de dezembro de 2012 e as ETzudas Cintilantes de Imens complacentes me Abduzirão rsrs

  33. o gente escolha logo gripen e entremos no su35 ai fica bom ne:ai em 15 anos sai o aviao de 5 geraçao c/ russia e turquia.mas sonhar nao paga nada ne.

  34. Gripen, 90% peças americanas…
    Mas pelo menos os sistemas são em grande parte suecos.
    A EMBRAER poderia comprar uma boa parte da MIG russa, que está falindo…
    Ninguem nunca levantou a possibilidade de comprar produzir uns migs aqui?
    a preço de banana, de graça. Claro que os caças mig são conhecidos pela imprevisibilidade…. a sukhoi ta dominando tudo por lá… a MIG ta à margem dos investimentos russos em defesa.
    A MIG nnão é estatal ne?

  35. Ferreira Junior disse:
    16/10/2011 às 20:32
    Neca de F-18, se vierem provisórios que sejam Su-30 Russos, depois Su-35 e PAK-FA – T.50.
    ===========——==========

    FJ, é exatamente o que imagino como ideal. Agora, temos que pensar que são muitas coisas envolvidas em um negócio como esse. Além do preço, da transferência de tecnologia, da capacidade de entrega da mercadoria etc, outra coisa que tem um peso talvez maior,que quase nunca é analisada por nós, é o da geopolitica. Temos que ter em mente que seja qual for o país que venhamos a fechar negócio, nós estaremos amarados com eles durante uns trinta anos no mínimo; o Brasil é a porta de entrada para a América Latina e com a gente vem os outros países LA. Um grande mercado sem dúvida, pq quem tá vendendo para nós está de olho tbém nesse imenso mercado. Se fecharmos com os Russos estaremos ameaçando nossa relação com os americanos? Apesar dos pesares, vale o risco das rusgas?

    Sem entrar no mérito, essas coisas tem que serem sopesadas, ou seja, o buraco é muito mais embaixo, tem muita coisa em jogo. Saudações,

  36. Quando a Dilma assumiu a Presidencia tinha em mente SU35BM e Destroyers Sulcoreanos.Mas as forças ocultas logo vieram persuadi-la.É uma vergonha como a condução de estrategias neste pais a decadas é manipulada por esta casta invisivel que apenas escraviza e suga os nutrientes dos Brasileiros.Continuarmos meros extratores medievais é estrategia de AMOS PASSARMOS O BRASIL A LIMPO.

  37. Que lastima…Pelo visto o Governo brasileiro esta “preocupado” em nao magoar o Lula, Sarkosy e meia duzia de brigadeiro. A seguranca e independencia militar/estrategica do pais deve ser a ultima das preocupacoes da Dilma…

    >>>> ELES QUE DANEM!!! Ja passou da hora desse pais de donzelas sonhadoras acordar!! Ou compra logo qualquer um desses do FX, ou compra J-10 tampao de prateleira!!! Porque ate 2014 nao vai dar tempo de comecar a produzir do SU-35BM…E a nossa FAB que ja esta uma porcaria, pode comecar a ir fechando as portas!! ( Ficar de ufanismo e sonho nao serve para nada, o F-5 e o Mirage 2000 sao umas carrocas. Pecas de museu; essa e a verdade!! Nao temos forca aerea, nem defesa anti-aerea )

  38. O Velho de Volta.
    Qual a opinião de vc sobre o interesse de dividr-se o Esatdo do Pará em mais dois(02) outros estados?? Sabem qual é alocalização geofísica dos minerios estratégicos da Região Amazônica ?? O Velho Patriota -Luiz.

  39. O Velho de Volta !!
    Pasmém os senhores que a Excia Senhora Dilma está muito bem informada nas necessidades legitimas mais urgentes do Brasil.Já determinou inúmeras medidas técnicas para fazer frente a grise que cresce de forma alarmante na velha europa e proteger, de forma racional nossa economia. ELA sabe muito da necessidade de redistribuir a programação financeira do Orçamento Nacional. Conhece a urgência de reduzir o tamanho administrativo do Brasil e seus Custos de Manutenção. Mas também já foi avisada da cautela que deve ter fazer a “reforma política – administrativa” que a Nação necessita.Pessoalmente, quando tive conhecimento destes detalhes, confesso que fiquei muito surpreso, e estou admirado com a sabedoria que Sua Excia tem manifestado. A situação é desgastante para qualquer um, que em Brasília esteja. Vamos torcer para acabar tudo bem !!!! Luiz O Velho Patriota.

Comentários não permitidos.