Celso Amorim viaja neste sábado a Portugal e França

http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/files/gallery_assist/3/gallery_assist639399/3fde4d4883d70.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O ministro da Defesa, Celso Amorim, começa neste sábado uma viagem que o levará a Portugal e França, parceiro estratégico que tem interesse em vender caças de combate ao Brasil. Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores entre 2003 e 2010, fará neste domingo em Lisboa uma visita de cortesia ao ex-chanceler português Luís Amado.

Na segunda-feira, Amorim será recebido pelo presidente português, Aníbal Cavaco Silva, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, antes de viajar a Paris, onde só terá compromissos oficiais no dia seguinte.

Na capital francesa, Amorim manterá uma reunião de trabalho com o chanceler Gérard Longuet, que o receberá na terça-feira no Hôtel de Brienne, sede do Ministério da Defesa da França, em um encontro inscrito no acordo de associação franco-brasileira na área militar.

A França é um dos países interessados em vender 36 caças-bombardeiros para atender à demanda feita pelo Governo do ex-líder Luiz Inácio Lula da Silva, adiada pela presidente Dilma Rousseff por tempo indeterminado para contenção de gastos.

Em setembro, durante um encontro bilateral realizado de forma paralela à Assembleia Geral da ONU, Dilma afirmou ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, que estuda retomar a licitação para a compra dos aviões em 2012.

Além da França, que pretende vender os Rafale da companhia Dassault, os Estados Unidos, com o modelo Super Hornet F/A-18 da Boeing, e a Suécia, com Gripen NG da Saab, também têm interesse na licitação.

18 Comentários

  1. Sera a França um parceiro estratégico do BRASIL?
    até quando podemos confiar nesse país,que repassou o código que desarmava os mísseis Exocet para a Inglaterra em detrimento da sua cliente a Argentina na guerra das
    Malvinas !

  2. hun! pq nao encerram esse fx,e começa logo um mais discreto ou mais serio ,pois virou uma guerra de disse me disse ,para começar pelo [copac] ou entao casa se logo c/ os russos no su35s e no fx turco ou russo de 5geraçao?.ja ta na hora de encerrar isso ou definir o vencedor disso,pois ta pior que VERGONHA. saudaçoes a tds.

  3. o gripen é bom p/ paises pequenos,mas p/ o brasil fica adesejar,se querem o gripen:pq nao desenvolvem um biturbina? ai seria o ideal p/ o brasil, como foi definido essa lista de concorrentes? nunca vi um caça monoturbina concorrer c/ caças biturbina numa concorrencia internacional como essa como tbm na india,ñ desmerecendo o caça pois o mesmo é melhor q o melhor que temos nas fileiras da fab.mas definitivamente isso nao é correto.
    saudaçoes a tds.

  4. Pra que comprar esses caças? Não dá tempo de nada mais, as FFAA já foram desmanteladas de forma concreta. Gastem esse dinheiro com corrupção será um dinheiro aplicado aqui no nosso país pelo menos. O Brasil não precisa de armas, aqui só tem gente boa e simplista juntamente com políticos safados e um judiciário apodrecido.

  5. O Amorim vai é comprar bacalhau em Portugal e baguetes na França. O Chile sim quando sai pra negócios de defesa vem com produtos de defesa para a sua nação.
    Cristovão
    Respeito sua idéia mas se é pra falar de judiciario vai a blogues que discutem tal coisas e não diga aqui que não deve-se aparelhar as defesas.
    NobruRJ
    Pois é!!!
    César Pereira
    É que lobo não come lobo…
    claruss
    Isso é uma vergonha mesmo!!

  6. para evitar decepções, diminuam as espectativas, isto infelismente ta cheirando a turismo dipromatico do que algo relevante a pasta de defesa, ou seja, E SO BOCA LIVRE !!!

  7. Morim Térnim de Tergal vai comer bacalhau e beber chanpangne de graça rsrs França parceira estrategica militar rsrs rsrs Conta outra Térta rsrs rsrs

  8. Bem notado por algum cometário ali, o CHILE ta tomando a dianteira no que se refere a aquisição de equipamentos de defesa… imagino que já são as forças armadas mais bem equipadas da américa do sul. Posição que deveria ser obviamente do Brasil

  9. eles vao deixar nosso exercito lutar sozinho a guerra com um fuzil que tem um carregador que so cabe quarenta muniçoes.e que de tao idoso vive dando incidente de tiro

Comentários não permitidos.