Defesa & Geopolítica

Celso Amorim viaja neste sábado a Portugal e França

Posted by

http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/files/gallery_assist/3/gallery_assist639399/3fde4d4883d70.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O ministro da Defesa, Celso Amorim, começa neste sábado uma viagem que o levará a Portugal e França, parceiro estratégico que tem interesse em vender caças de combate ao Brasil. Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores entre 2003 e 2010, fará neste domingo em Lisboa uma visita de cortesia ao ex-chanceler português Luís Amado.

Na segunda-feira, Amorim será recebido pelo presidente português, Aníbal Cavaco Silva, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, antes de viajar a Paris, onde só terá compromissos oficiais no dia seguinte.

Na capital francesa, Amorim manterá uma reunião de trabalho com o chanceler Gérard Longuet, que o receberá na terça-feira no Hôtel de Brienne, sede do Ministério da Defesa da França, em um encontro inscrito no acordo de associação franco-brasileira na área militar.

A França é um dos países interessados em vender 36 caças-bombardeiros para atender à demanda feita pelo Governo do ex-líder Luiz Inácio Lula da Silva, adiada pela presidente Dilma Rousseff por tempo indeterminado para contenção de gastos.

Em setembro, durante um encontro bilateral realizado de forma paralela à Assembleia Geral da ONU, Dilma afirmou ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, que estuda retomar a licitação para a compra dos aviões em 2012.

Além da França, que pretende vender os Rafale da companhia Dassault, os Estados Unidos, com o modelo Super Hornet F/A-18 da Boeing, e a Suécia, com Gripen NG da Saab, também têm interesse na licitação.

18 Comments

shared on wplocker.com