Moscou prepara resposta ao escudo antimísseis dos EUA, diz jornal

Moscou já trabalha em uma resposta militar ao escudo antimísseis dos Estados Unidos, uma vez que Washington reconheceu oficialmente que não dará garantias jurídicas de que seus mísseis não apontarão para a Rússia, revelou uma autoridade do Kremlin em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo diário Kommersant.

“Em linhas gerais, já sabemos o que é preciso fazer. Nossa resposta (militar) será barata, mas excepcionalmente efetiva”, antecipou o funcionário do Kremlin ao jornal russo.

Para a Rússia, “as intenções dos americanos são cada vez mais óbvias: pretendem construir o escudo antimísseis sem levar em conta nossa postura”. A autoridade russa ressaltou que nem sequer as garantias jurídicas, se fossem oferecidas em última instância, satisfariam a Rússia neste momento.

“Já não nos conformaríamos, uma vez que estas garantias teriam uma validade máxima de cinco anos. O próximo presidente (dos Estados Unidos) poderia anulá-las”, explicou.

Na quarta-feira, o diretor do departamento russo do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael McFaul, indicou no Congresso americano que as exigências da Rússia em matéria de defesa antimísseis não podem ser assumidas por Washington, pelo que as negociações se encontram em ponto morto.

Fonte: Terra

41 Comentários

  1. É só mandar as spetsnaz para o irã e fazer um exercício de simulação de resistência a uma invasão estrangeira… 😉

  2. Spetsnaz? Aqueles que invadiram aquela escola pra caçar terroristas e mataram mais de 100 crianças?? Enfim..

    Os Seals estão ai para neutralizar qualquer resistencia.

  3. Só tem bomba, aqui ponto chegamos, não se pode viver em paz, cansa, não sou religioso, mas acredito em Deus, e acho que chegou a hora de botar um ponto final em tanta imbecilidade.

  4. Até parece… Será que NINGUÉM se lembra que os IANQUES, além de GENOCIDAS e CRIMINOSOS de GUERRA, são COVARDES??? Alguém, em algum momento já viu os IANQUES enfrentarem alguém de igual pra igual???? Ou mesmo numa vantagem de 7 para 3???? Os IANQUES só fazem COVARDIAS!!!

  5. INFERNO NA TERRA
    .
    .
    Aos poucos,o terrorista sênior internacinal,Tio Sam,esta transformando o planeta terra ideal para ele e os seus adoradores morar….como eles gostam….adoram-Rsrsrs….

  6. tenho do desses paises que tem o escudo anti missil…..tao comprando briga dos outros por causa de mixaria….vc acha que quando a russia atacar esse escudo vai sobrar alguma coisa nesses lugares…coitados….vai acontecer igual na georgia……nada de americano ajudar

  7. Ronin, calm down, friend. As intencoes podem ser boas mas nem toda operacao de guerra sai de acordo com os planos. Seja especifico na sua ‘diatribe”
    Simplesmente os Russos falam pelos cotovelos. Nao tem a grana, sao corruptos, e ‘materiel de guerre” sao ‘unreliables”

    Lucena..imaginem o mundo com poder Chines ou ate mesmo os super barbaros, Russos.Numa guerra qualquer, Georgia em 2008, assumen seu papel de criminosos, genocidas em pouco tempo. De todos os males no mundo, esse mesmo mundo, esta melhor com o melhor males de todos,os EUA.

  8. Lembrando que os rangers nem se comparam as Spetsnaz !
    OS UNICOS NOS EUA QUE SÃO MELHORES QUE ELES SÃO OS SEALS E OS DELTA FORCE! E OS ÚNICOS QUE FICAR A PAR COM ELES SÃO OS GREEN BERETS !

  9. Um ataque ao iran vai ser diferente de tudo o que os estados unidos já enfrentou.
    Iran, siria, russia e posteriormente china, são demais pra eles..

  10. infelismente os estados unidos vão se tornar aquilo que combateram na segunda guerra, metade do povo norteamericano e alienado em televisão, outra metade e facista !!!

  11. O tea party e os republicanos ja tem tudo armado para voltar ao poder no proximo ano, seu possivel candidato a presidente afirmou em discurso recente “deus criou os estados unidos para governar o mundo “, lembra ou não lembra alguem q usava um bigodinho ?

  12. Num conflito entre tropas de elite da Russia e dos EUA eu fico com os Russos, pelo menos não se cagam ao primeiro tiro, além disso esses Seals não são aquele grupo super, hiper, mega preparados que um porra louca talibã matou 15 deles com um missilzinho velho e empoeirado? Tá de brincadeirakkkkkkk.

  13. Se o sistema permanece capitalista, Russia mais cedo ou mais tarde tera de fazer alianca com China para poder resistir a penetracao norte americana na Asia Central. Que dominar Asia central e parte da estrategia norte americana de prevenir emergencia de paises que possa tornar em potencioa rivais, ja deixou bem claro o antigo membro do governo do presidente Carter, Zbigniew Brzezinski no seu livro O Grande Tabuleiro de Xadres publicado em 1977 e pelos Neo conservadores membros da administracao do president Bush. Pessoalmente creio que seria do interesse de Europa Ocidental, sob uma direcao franco germanica mais voltada para Europa do que para os Estados Unidos, como esta ocorrendo no momento sob as liderancas de Merkel e Sarkozi, procurar formular uma alianca Paris, Berlin, Moscow e Bejing para poder fazer frente a dominacao norte americana e tentar destruir a hegemonia do dollar como dinheiro reservsa mundial. Mas no momento essa opcao nao existe. Sarkozi, de acordo com papeis publicados no Voltairenetwork tem longa associacao com a Cia. E desde que se tornou presidente da Franca, ele procurou se afastar daquela linha gaullista de uma Franca independente dos EUA. Vamos ver apos a nova eleicao na Franca, se tera alguma mudanca. E fato que fator predominante na crise financeira envolvendo os bancos europeus e uma tentativa norte americanana de destruir o euro como alternativa ao dollar. Na ausencia aliancas com Europa Ocidental ou China, nao resta ao Kremelin outra alternativa mas retomar a modernizacao de suas forcas armada. Terao recursos financeiros para isto e outra questao? Ate quando a paz armada vigorara tambem e outra questao. Eutou pensando naquela musica, E um tempo de guerra!

  14. Ronin,
    Não tenho alvará pra defender ninguém não, mas se os americanos são covardes (e nem entro no mérito da questão), cadê os corajosos para enfrentá-los e defenderem os fracos e oprimidos?
    Onde ficam russos, chineses, brasileiros, etc, na hora que os EUA pegam pesado com os “pequeninos”?

  15. Ta bom ! que nome se da ao que os russos fizeram na geogia?E olha que mesmo na proporçao 5 por 1, quase levaram pe´na bunda,entao questionar sobre taticas de combates sem conhecer seus fundamentos e´ assinar um atestado de ilusao!

  16. PauloR. disse:
    “Spetsnaz? Aqueles que invadiram aquela escola pra caçar terroristas e mataram mais de 100 crianças??”
    .
    realmente, pelas fotos e resultado a guarda popular do chavez teria mais resultado! fiasco total aquilo

  17. jejeje falou tudo Ronin,eles só bom bombardeando mais quando chega na terra passa o que passo no vietña ,somalia,iraque,Afghanistan e entre outros ,eles fazem muitos filmes sobre seal,marines,ranger,mais só e filmes.Na realidade é outra e isso que são soldaos armados até os dentes contra pedra,arco frecha,pistolas e ak´s.aqui um exemplo de un marine na amazonia.
    http://www.youtube.com/watch?v=ON0PF_QxPgY

  18. Camilo,
    Uma guerra é ganha ou perdida não só no campo de batalha, mas na mesa de negociações.
    Batalha por batalha, homem por homem, os americanos venceram em todos os teatros que participou.
    A superioridade qualitativa aliada a um apoio de fogo maciço sempre garantiram a vitória americana da SGM até hoje.
    Só para citar um exemplo, foram mortos 57 mil soldados americanos no Vietnã, mas eles mataram perto de 2 milhões de soldados vietcongues (sem falar na população civil).
    No Iraque e no Afeganistão, idem. Eles ganharam a guerra em poucos dias ou meses. O que ocorre hoje é uma ocupação pós conflito e não uma operação de guerra clássica. Ganhar essa “guerra” é impossível assim como é impossível as tropas brasileiras à serviço da ONU pacificarem o Haiti.
    Até agora morreram “apenas” 5000 americanos no Afeganistão e no Iraque, mas eles ganharam a maioria absoluta das batalhas e mataram pelo menos 10 X mais de insurgentes.
    Na Somália, na famosa operação que foi retratada num filme, morreram 19 comandos americanos, mas do lado dos somalis foram mais de mil.
    Os EUA tem poder de fogo pra arrasar com esses países citados, seja pelo ar ou por terra.
    Não estou querendo defender ou justificar as ações americanas, só acho que bom treinamento e equipamento adequado são fundamentais para a guerra atual e não vou desmerecer os americanos já que eles têm os dois de forma invejável.
    Só uma correção, descordo veementemente da sua visão de que os americanos sempre lutarem contra “paus e pedras”, no caso do Iraque, do Vietnã e da Somália os combatentes estavam armados em profusão com as poderosas armas russas, o AK-47 e o RPG-7, que reza a lenda, são o que há de melhor no mundo, então, não têm do que reclamarem.
    Em relação à guerra aérea, tanto combates ar-ar quanto ar-terra, você deveria se interessar em analisar as batalhas e os equipamentos à disposição dos norte-vietnamitas e dos iraquianos e verá que eles estavam sim bem equipados para enfrentarem os americanos.
    Se não no mesmo nível tecnológico, bem longe de “paus e pedras”.

  19. Os Seals estão ai para neutralizar qualquer resistencia.

    .

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH NAO ME FACAO ME RI ATOA!!!!!

    .
    ONDE TAVAO ELES NA GUERRA DA GEORGIA??????
    .

    deviao ta na DISNEY DA INLUSAO
    .

    Spetsnaz realmente tava la na Georgia agora Seals???????????????? nao sei nao
    .
    maybe tavao la Disney da Inlusao
    .
    MEU CARO LUCENA .
    .
    VC FALO TUDO
    .
    AGORA OS YANKES NAO SAO BARABAROS QUANDO MENTIRAO QUE

    FORAO NO IRAQ ATRAS DE ARMA DE DESTRUICAO E MASSA?

    CADE ELAS??????????????????
    .
    NAO me adimiro de ve gente que JA JURO BANDEIRA AMERICANA.
    .
    E VEM AQUI NO BLOG TENTA PASSAR BRAIWWASHING QUE FOX CHANNEL FAZ NELES TODO SANTO DIA LA !!!
    .
    VA SE ASIM NA DISNEY DA INLUSAO
    .
    O FULANO INDA ME FAZ RI QUANDO FALA ISSO.
    .
    materiel de guerre” sao ‘unreliables”
    .
    SAO TAO QUE NA GUERRA BOSNIA QUE UM MATERIAL DESSE defazado DERRUBO O PRIMERO AVIAO STEALTH DO MUNDO.
    .
    seria melhor ese fulano fica la no seu living room asitindo a FOX .
    .
    do que quere fazer tais mentiras ficarem reais nun mundo REAL
    .
    longe da DISNEY DA INLUSAO
    .
    🙂

  20. Os EUA só chutam cachorro morto. Não enfrentam um país sequer onde eles não tenham o apoio da metade da população, como os curdos no Iraque, os sul coreanos na coreia, os sul vietnamitas no Vietnã e etc.

    Quero ver eles enfrentando alguém onde a velha tatica de se esconder e pedir um airstrike não funcione.

  21. Acho que o fato dos americanos terem matado mais devido a serem eles uma superpotência lutando contra países pequenos (ou entregues como no caso do Iraque) é só uma variável da ecuação.
    .
    Eu já coloquei faz tempo aqui: precisamos FOCAR NOS OBJETIVOS dos americanos, seus objetivos são a destruição dos demais países, nesse sentido eles consiguem cumprir seus objetivos.

    O objetivo deles é PERPETUAR A GUERRA.
    Entre países, civil, asimétrica, sei lá, tudo mundo tem que estar se destruindo até o mundo virar UMA ENORME FAVELA.

    [continua na matéria do Irã]

    ————
    a seguir o comentário do 10 de setembro
    melhor ler o debate inteiro no link:
    http://planobrasil.com/2011/09/09/egito-declara-estado-de-emergencia-apos-invasao-da-embaixada-de-israel/

    O objetivo deles não é ganhar guerras mas destruir a economia dos restantes países e fomentar a corrupção [se cuida Pindorama] para ‘negociar’ melhor seus recursos naturais.
    Para isso gera
    [1]guerras entre países (Irã-Iraque) e
    [2]guerras civís (Iraque Líbia etc).

  22. UM EXEMPLO DE UMA VÃ ILUSÃO
    .
    .

    “Batalha por batalha, homem por homem, os americanos venceram em todos os teatros que participou”

    .
    .
    .
    ***************************
    Taliban ocupa base dos EUA e 500 soldados americanos armados fogem.
    .
    .
    “(…)Segundo informado a Al-Jazeera, o comandante afegão do Taliban na linha de frente, Rahman, emitiu um comunicado de imprensa informando que em 11 de outubro, na província afegã oriental de Kunar, uma base militar dos EUA perto da fronteira com o Paquistão está sob controle completo de militantes do Taliban. Ele ressaltou que “numa forte ofensiva dos talibans, os soldados dos EUA foram evacuados de helicóptero para outras bases militares e as forças dos EUA deixaram na fuga um certo número de armas e equipamento militar.“….(…)”
    *******************
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2010/10/taliban-ocupa-base-dos-eua-e-500.html
    .
    .
    E SE PARTIMOS PARA AS GUERRAS PERDIDAS…NEM SE FALA!
    .
    .
    Só nas telas de holiwoods-Hahahaha….

  23. Senhores de uma coisa é certa, dentre duas ou tres decadas veremos o poderio dos yankes desmoralizadopois o mundo se prepara para isto e muito mais, pois de um velho ditado, que não ha mau que não chegue ao fim é so esperar pra ver.

  24. As aventuras militares desastrosas dos Estados Unidos

    .
    .
    “(…)Contrariando o bom senso,(a não ser que só haja ilusão);à medida que o seu poder enfraquece, os impérios embarcam frequentemente em aventuras militares desastrosas e mal aconselhadas.
    .
    Este fenómeno é conhecido entre os historiadores do império como “micro-militarismo” e parece envolver esforços psicologicamente compensadores para salvar o estigma da retirada ou da derrota ocupando novos territórios, mesmo que breve e catastroficamente.
    .
    Estas operações, irracionais mesmo do ponto de vista imperialista, representam muitas vezes gastos hemorrágicos ou derrotas humilhantes que só aceleram a perda do poder(…)”

    **************
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2010/12/as-aventuras-militares-desastrosas-dos.html

  25. QUE COMECE LOGO ESSA GRANDE GUERRA PARA POR FIM AS DEPRAVAÇÕES E DEGENERAÇÕES DA RAÇA HUMANO ! QUANDO COMEÇAR ESTAREI OUVINDO MOZART (DIES IRAE)!!!

  26. E falando em Afeganistão;
    .
    .
    ********

    O grande jogo pelo petróleo afegão
    .
    Licitação para exploração de bacia no Afeganistão favorece características de empresas estatais chinesas em detrimento de empresas ocidentais
    16 de outubro de 2011 | 3h 08
    .
    .
    .
    “(….)A Força Tarefa para Operações de Negócios e Estabilidade(tem a missão de ressuscitar as economias do Iraque e do Afeganistão),prestou um desserviço ao Afeganistão e aos EUA por meio de sua péssima gestão da licitação de Amu Daria.
    .
    Além disso, é inadequado que a força tarefa empregue o dinheiro do contribuinte americano – US$ 20 milhões, no total – para ajudar a China a consolidar seu domínio sobre os recursos naturais do Afeganistão e, por extensão, sobre o desenvolvimento econômico do país.
    .
    O preocupante anúncio que será feito este mês será uma ocasião perfeita para que alguns dos principais funcionários do Pentágono e congressistas americanos reexaminem as atividades da força tarefa e garantam que estas estejam mais alinhadas aos interesses dos EUA(….)”
    ********
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-grande-jogo-pelo–petroleo-afegao-,786025,0.htm
    .
    .
    É TUDO FARINHA DO MESMO SACO,e quem paga é o zé povinho e alegria dos trouxas.

  27. Que debate mais bobo, será que ninguém se lembra que os Spetsnaz lutaram mais de 10 anos no Afeganistão e não ajutaram a ganhar a guerra, ou que lutaram na Chechênia nos anos 1990 e não resolveram nada, isso sem contar os muitos erros que os Spetsnaz cometeram na invasão no teatro de Moscou ou na invação de uma escola russa e cometeram um massacre de crianças, ambos os casos aconteceram no final dos anos de 1990 e 2000. Só estou dizendo que não existe isso de exercito invencível ou tática infalível, tantos russos como americanos, os americanos são os mais lembrados, perteram guerras e cometeram erros, mas a guerra uma coisa é uma coisa muito complexa para ficar no ambito de soldado mais bem treinado ou mais corajoso, de exercecito mais bem equipado ou com melhor tecnologia, e por ai vai. O bosco já uma explicação muito boa sobre os parametros de uma guerra.

    __________________________________________________________

    Alias, que conversinha mais ridicula essa de que os russos “são os herois do mundo livre” de que não covardes como os americanos, de que não chutam cachorro morto (e o Afeganistão nos anos de 1980, a Georgia mais atualmente, ou então a Thecolosvaquia nos anos de 1960). Gente, vamos ser cinceros, se os russos e chineses são os protetores dos fracos e oprimidos e blá,blá,blá, então a coisa da feia. Entramos então na situação de que a cura é tão ruim ou pior que a doença.

  28. Que debate mais bobo, será que ninguém se lembra que os Spetsnaz lutaram mais de 10 anos no Afeganistão e não ajutaram a ganhar a guerra, ou que lutaram na Chechênia nos anos 1990 e não resolveram nada, isso sem contar os muitos erros que os
    ===================================================
    .
    hahahahahahahahahahahahah nao me facao ri atoa
    .
    nem tao poucos os a SEAL NO AFEGANISTAO E NA SOMALIA,NO IRAQ,
    ‘vc pode vim falar que eles nao sao empregados la mais o pais eo MESMO .RANGERS,DELTA CONTAO TBM NAO ESQUECA!!!!!.
    .
    levando da resitencia la
    .
    NAO FALEI DO VIETNAM (obiservacao) 🙂
    .
    E OLHA QUE NO AFEGANISTAO JA VAI PASSAR DOS 10 ANOS. SE JA NAO PASSO

    .
    VAI SER ASIM NA DISNEY DA INLUSAO
    .

  29. A questao Paulo Henrique nao e se Russia, China, Little Britain, USA agem como protetores de dos povos desprotegidos. Nao, eles agem militarmente quando nao e mais possivel defender seus interesses economicos pela via diplomatica. Para isso gastam enorme recursos financeiros para ter uma forlas armadas em condicao de enfrentar qualquer adversario. No momento os Estados Unidos tem a primazia. Nao so tem um vasto recurso industrial, tecnologico e militar, mas graca a sua vitoria na segunda guerra mundial impor no mundo sua forma de dominacao que nos obriga a aceitar o dollar como dinheiro reserva do mundo, dollar que nao lastro nenhum. Puro pedaco de papel ou numeros digitados em computador. Bosco nao toca nisso em seu comentario. E condicao sine qua non para o mundo crescer economicamente de uma forma com menos disparidades entre pais pobres e paises ricos que essa ordem mundial seja destruida. Alias a propria dinamica do sistema capitalista, essa crise economica que vem desde 1971, vai impor essa questao na ordem do dia. De outra forma como entender essa disputa entre China e os Estados Unidos sobre tarifas economica. Tatuca recentemente referiu-se a Clausewitz, guerra e a continuacao da politica por outros meios. O que os ingleses se referem como Jaw Jaw substituido por War War.

  30. KLM disse:
    16/10/2011 às 13:01
    Que debate mais bobo, será que ninguém se lembra que os Spetsnaz lutaram mais de 10 anos no Afeganistão e não ajutaram a ganhar a guerra, ou que lutaram na Chechênia nos anos 1990 e não resolveram nada, isso sem contar os muitos erros que os
    ===================================================
    .
    hahahahahahahahahahahahah nao me facao ri atoa
    .
    nem tao poucos os a SEAL NO AFEGANISTAO E NA SOMALIA,NO IRAQ,
    ‘vc pode vim falar que eles nao sao empregados la mais o pais eo MESMO .RANGERS,DELTA CONTAO TBM NAO ESQUECA!!!!!.
    .
    levando da resitencia la
    .
    NAO FALEI DO VIETNAM (obiservacao)
    .
    E OLHA QUE NO AFEGANISTAO JA VAI PASSAR DOS 10 ANOS. SE JA NAO PASSO
    .
    VAI SER ASIM NA DISNEY DA INLUSAO

    __________________________________________________________

    KLM, vc não sabe interpretar nada mesmo, ou provavelmente ficou com preguiça de ler todo o meu comentário, é um “inludido” mesmo. O menino, eu disse no meu comentário anterior, que não existe isso de exercito invencível ou tática infalível, há toda uma dinâmica e tantas variáveis em uma guerra que não se deve ficar só nessa questão de qual tropa de elite é melhor. Seal, Rangers e Força Delta estão lutando em diferentes cenários de guerra contra um inimigo que irá lutar até o ultimo homem, como também é o caso do Spetsnaz no Afeganistão e na Chechênia (alias na Chechênia a situação está um pouco calma agora, mas tem tudo para pegar fogo no futuro). Eu só sitei o caso do Spetsnaz por que mesmo sendo considerado para muitos a melhor tropa de elite do mundo, não foi capaz de vencer no Afeganistão nos anos de 1980 e no Cáucaso atualmente, to mesmo modo que Seal, Rangers e Força Delta não estão conseguindo vencer no Iraque e Afeganistão. Portanto menino aprende a ler e depois vem debater comigo.

    __________________________________________________________

    Jojo disse:
    16/10/2011 às 13:30
    A questao Paulo Henrique nao e se Russia, China, Little Britain, USA agem como protetores de dos povos desprotegidos. Nao, eles agem militarmente quando nao e mais possivel defender seus interesses economicos pela via diplomatica. Para isso gastam enorme recursos financeiros para ter uma forlas armadas em condicao de enfrentar qualquer adversario. No momento os Estados Unidos tem a primazia. Nao so tem um vasto recurso industrial, tecnologico e militar, mas graca a sua vitoria na segunda guerra mundial impor no mundo sua forma de dominacao que nos obriga a aceitar o dollar como dinheiro reserva do mundo, dollar que nao lastro nenhum. Puro pedaco de papel ou numeros digitados em computador. Bosco nao toca nisso em seu comentario. E condicao sine qua non para o mundo crescer economicamente de uma forma com menos disparidades entre pais pobres e paises ricos que essa ordem mundial seja destruida. Alias a propria dinamica do sistema capitalista, essa crise economica que vem desde 1971, vai impor essa questao na ordem do dia. De outra forma como entender essa disputa entre China e os Estados Unidos sobre tarifas economica. Tatuca recentemente referiu-se a Clausewitz, guerra e a continuacao da politica por outros meios. O que os ingleses se referem como Jaw Jaw substituido por War War.

    __________________________________________________________

    Bem vc razão em muitas coisas Jojo, cada uma das potencias do mundo quer mais é garantir o seu quinhão de riqueza do mundo, isso é verdade verdade e vale para EUA/Russia/China etc.

Comentários não permitidos.