Estados Unidos enviam tropas para combater guerrilha em Uganda

http://media.masslive.com/breakingnews/photo/afghanistan-b19361b6c28ceddb_large.jpgO governo americano anunciou nesta sexta-feira ter enviado mais de 100 soldados para a Uganda, para ajudar nas operações de combate ao grupo guerrilheiro Exército de Resistência do Senhor (LRA, na sigla em inglês).

O LRA é acusado de cometer violações de direitos humanos durante as últimas duas décadas em Uganda e em países vizinhos, deixando milhares de mortos. Entre as acusações, há crimes como assassinatos em massa, estupros e sequestros.

O líder do grupo, Joseph Kony, é procurado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade.

Ao anunciar o envio das tropas nesta sexta-feira, o presidente americano, Barack Obama, disse que as atrocidades cometidas pelo LRA representam uma “ameaça desproporcional” à segurança regional.

Em uma carta ao Congresso americano, Obama afirmou que o objetivo principal dos soldados seria dar informações e orientações para “forças de nações parceiras”.

Um grupo de militares já está em Uganda e pode ser enviado para outros países da África central, caso os governos regionais aprovem a intervenção.

‘Captura ou morte’

Eu autorizei o envio à África central de um pequeno número de soldados americanos equipados para o combate para dar auxílio às forças regionais que estão trabalhando para a remoção de Joseph Kony do campo de batalha”, escreveu Obama.

Mas o presidente ressaltou que “apesar de estarem equipadas para o combate, eles (os soldados) não irão enfrentar diretamente as forças da LRA a não ser que seja necessário como autodefesa”.

Obama não deu detalhes sobre a duração da operação, mas um porta-voz do Exército americano disse à BBC que “as tropas estão preparadas para ficar o tempo que for necessário para capacitar as forças regionais a continuarem de maneira independente”.

Segundo o correspondente da BBC em Washington, Marcus George, a equipe usará equipamento de alta tecnologia para ajudar no que os analistas descrevem como uma política de “morte ou captura”.

O envio de soldados foi anunciado com base em uma lei aprovada em maio de 2010, que autoriza o governo a dar assistência para desarmar o LRA e levar seu líder para a justiça.

George diz que a política segue a teoria de que, sem o líder, o movimento pode entrar em colapso internamente.

Procurados

Pelo menos 30 mil pessoas morreram durante os mais de 20 anos em que o grupo atuou no norte da Uganda, desalojando cerca de 2 milhões de pessoas.

O LRA é conhecido por sequestrar crianças, forçando os meninos a se tornarem guerrilheiros e as meninas a serem escravas sexuais.

O grupo é considerado uma organização terrorista pelo governo americano e opera principalmente em países vizinhos da Uganda, como a República Democrática do Congo, o Sudão do Sul e a República Centro-Africana.

Joseph Kony e seus aliados próximos são procurados pelo Tribunal Penal Internacional (ICC, na sigla em inglês) desde 2005.

Ele se recusou a assinar um acordo de paz com o governo da Uganda em 2008, quando o país não conseguiu garantir a anulação dos mandatos de prisão do ICC.

Fonte: BBCBrasil

23 Comentários

  1. Calma.
    O CAOS; Onde ocorrê-lo por desastres naturais, revoluções, genocídios, ausência da autoridade ou sua fraqueza ou sua insuficiência, será MORALMENTE ACEITÁVEL a intervenção de outros países para se restabelecer a paz , a ordem e a justiça.
    Mais ou menos assim declarou o Papa logo no começo que assumiu o cargo. É isso que estamos fazendo no Haiti e já estamos no Líbano.
    Eu concordo; também concordo com convênios, ajudas, fornecimento de material e pessoal especializados, só não entendi muito bem se a ONU está por dentro disso ou não.
    Também concordo que a VERDADE deve realmente governar os motivos da intervenção.

  2. Além de diamantes, Uganda tem o que mais, para justificar mais uma “defesa dos direitos humanos” dos paladinos americanos?
    Isso foi aprovado pela ONU? Ou pela OUA? Ou foi solicitado por Uganda?

  3. Ja passou da hora de botar esses criminosos pra correr. O importante nao e capturar a ninguen mas matar muitos.
    Afinal para que ativar o Africa Command se nao vai ser usado.
    O mesmo vale para a IV Frota. Na sua mira, ou periscopio, o Atlantico Sul.

  4. Será a expansão do islamismo para a África Central ? As tropas brasileiras poderiam ajudar os africanos, e com isso treinaria. Sem guerra, não iremos evoluir.

  5. O nome do grupo guerrilheiro, parece ate nome de Igreja.
    .
    A africa esta custando a sair dessa,,, Tudo isso é reflexo de sua “colonizaçao” exploratória.
    .
    Ainda bem, que no Brasil só os portugueses meteram a colher

  6. so 100, se tivese petroleo mandariam 100 mil, que não façam como no haiti, que foram la fazer um ” de conta” viram que não tinha nada que interesava e passaram a bucha p/ nos!!!
    se a missão for caçar guerrilheiros nojentos assasinos de crianças, exelente boa sorte, mas so não façam as as asneiras que fizeram na somalia nos anos 90 !!!

  7. ouve uma altura em que falaram do Uganda e que ninguém fazia nada e que não queriam saber de nada,eles fazem alguma coisa são logo acusados de alguma coisa.
    Preso por não ter cão preso por ter

  8. Dandolo..tem validade, mas somos residentes fixos, com condominio pagos, em cima do muro. La reside a politica externa brasileira. Nao intervencao ate a ultima gota. Podemos ver o mesmo ocorrendo na nossa porta da frente, que o Brasil vai tentar “conversar”..e ainda quer ser membro permanente. Russia e China entraram la em outra epoca.Hoje s dois nao estariam la. Explodiram bombas na hora certa..os anos 50.

  9. AJ,

    Pode ser cinico, mas os EUA nao temem mandar soldados pra morrer em nenhuma parte do mundo. A China, que esta enterrada na Africa, nao faz nada. Ficam a ver grupos radicais destruirem a populacao indefesa e nao poe pressao nem na ONU e nem ativam soldados. Sao outros bundas moles. Coitado do mundo se a China fosse a forca dominante. Poder as ditaduras.
    Criticas as politicas Americanas nunca faltam, mas o mundo seria outro com uma China ou Russia mandando no ambiente. Sempre vai ter uma forca dominante no mundo, queira ou nao.
    Onde esta o Itamaraty no caso de Uganda. Bundoes de primeira…como sempre.

  10. Pessoal,
    um acidente, assim como um conflito, nunca tem somente uma causa. O conjunto das situações é que desencadeiam os acontecimentos.
    Não devemos nos ater somente a um dos fatos envolvidos.
    Infelizmente, os preconceitos não estão restritos somente os preconceituosos. Pois ele exite até em suas vítimas.
    Na Africa, existem guerras tribais desde… sabe-se lá quando. Qualquer ajuda para combater isso, é válida. Desde que, com objetivos claros e definidos.
    Faltou, mais uma vez, a “nossa” ONU.
    Abraços.

  11. A indústria de Material Bélico americana precisa de guerras, caso contrário não tem como sobreviver.
    Vai vender para quem ?
    Arábia Saudita, e …

  12. Yoweri Museveni, “presidente” “eleito” da “República” de Uganda em 26 de Janeiro de 1986.
    .
    Quando os EUA me convencer que Justin Bieber é um artista fenomenal, acreditarei que eles estão indo lá para salvar Uganda da LRA.

  13. Se violacao de direito humanos justificasse invadir outros paises, que diriam voce dos EUA, a a violacao dos direitos humanos em Guantanamo, dos direitos humanos dos norte americanos de origem africanas e da violacao dos direitos humanos dos palestinos. O tribunal penal internacional e um instrumento imperialista de punir derrotados. Qual atitude desse tribunal em relacao aos realmente grandes criminosos de guerra, Os Kessingers, Clintos, Bushes, Obamas e Blairs. Silencio.E um tribunal que esta totalmente desmoralizado e o Brasil deveria deixar de reconhece-lo, alias como o faz os Estados Unidos que nunca o reconhecem. Stadeu cita o papa falando em “moralmente aceitsal” invadir pais alheio. Creio que o papa fala ai de um ponto de vista hetleriano, o que alias nao me surpreende, dado que o homem foi um dia membro da Juventude Hitleriana. Dandolo quer mandar tropa para Africa. Creio que ele esta louco. Nao se manda tropas para o exterior para ajudar ninguem e sim para roubar. Africa nao necessita mais tropas estrangeira em seu territorio. Os EUA de Obama esta usando a existencia de grupo guerrilheiro em Uganda para enviar tropas para la como parte da tentativa de conter China na Africa. Nada mais do que isso.

  14. O presidente Museveni da Uganda foi acusado de ter sido subornado pela compania petroleira italiana ENI para que esta recebesse os direitos de exploracao de petroleo que teria sido adquirido pela companhia Tullow Oil. Entao existe petroleo na Uganda! Sendo ja notoria a propensidade dos politicos africanos em cargos publicos a serem corrompidos, eu nao duvido da veracidade dessas acusacoes, que foram publicadas no Wikileak. A questao e saber porque Wikileak decidiu revelar esses documentos secretos agora. Estaria ela agindo em coordenacao com a CIA para demonisar mais um lider de um mais soberano para justificar o envio de tropas para aquele pais? A ENI vai sofrer enormes perdas com derrota de Quadaffi na Libia. Seus direitos de exploracao de petroleo naquele pais vai para companias francesas, britanicas e norte americana. Vai ser ela tambem excluida de Uganda? Pelo que se ve nao e so China que tem algo a perder com a nova politica de maior agressividade por parte dos imperialistas yanque. Creio que foi Marx que disse que em tempo de prosperidadade os capitalistas se confraternizam mas em tempo de crises economicas e cada un para si e un procuram destruir o outro com todo o odio. NELORE, creio que engoliu propaganda e perdeu o senso critico. Exercito altamente mecanizado. bombardeio areao lancado por avioes voando a mais de 10 mil metros de altitude, agora enviando esse avioes sem pilotos para sacrificar familias inteiramente inocentes na tentativa de matar um individuo, bomba atomica no japao por causa do medo de ter de enfrentar soldados japoneses defendendo sua patria, a maneira covarde como fugiram do Vietnam quando estes finalmente tomaram Saigon. Obviamente eles nao mostram essa imagem delesa nos filmes que fazem sobre as guerras que eles participam. Mas nos nao podemos engolir essas imagens sem uma rapida analise dos fatos historicos. Se China for o pais dominante poder as ditaduras! Organizou a matanca de mais de 600 mil pessoas civis para depor o presidente nacionalista Sukarno da Indonesia em 1965 que havia sido eleito com votos da maioria da populacao para impor uma ditadura militar sanguinaria que dominou o pais por mais de 20 anos. Quem organizou o golpe de depos o presidente eleito Allende e impos a ditadura de Pinochet. As ditaduras dos paises da America Cenbtral. E para nao sair de casa, quem organizou o golpe militar de 1964? Creio que uma das razoes do sucesso do avanco comercial chines no mundo, nao e so porque suas mercadorias tem precos mais baixos que as de outros paises, mas tambem porque nao interferem na politica interna desses paises. Nao e altruismo que leva os Estados Unidos e outros paises imperialistas a invadirem outros paises. Mas interesses economicos. Defendem seus privilegios economicos pela forcas das armas. Como disse um politico norte americano, No Mcdonald without McDouglas.

  15. AJ,
    E quem disse que os EUA precisa colocar tropas em Uganda para negociar com os diamantes de lá?
    Por acaso os que estão no poder em Ugando hoje não negociam com os EUA?
    Ou de algum modo o comércio de diamantes está sofrendo algum embargo que mereça uma intervenção militar na região?
    Você poderia fazer uma análise mais detalhada da geopolítica da região para que possamos saber os reais interesses dos EUA.
    Estou aguardando ansioso!

  16. e se eles enviarem, tropas para a Somália, vocês vão inventar outra desculpa?É que sim eles enviaram aviões para a Líbia devido ao petróleo,mas também não se esqueçam que os próprios rebeldes pediam a intervenção da OTAN mais do que uma vez

Comentários não permitidos.