Dúvidas sobre complô iraniano

http://www.nydailynews.com/img/2011/07/09/450x351-alg_barack-obama_jobs.jpgAs dúvidas sobre o complô iraniano

Por Alessandra Correia

Em meio às contínuas acusações dos Estados Unidos e à negação veemente do Irã, as dúvidas em torno do suposto plano para assassinar o embaixador saudita em Washington, desvendado nesta semana, não param de crescer.

A versão apresentada pelo governo americano é a de que a Força Quds – unidade de elite da Guarda Revolucionária do Irã – teria recrutado Manssor Arbabsiar, um iraniano com cidadania americana que vive no Texas, para contratar um cartel de narcotraficantes do México e encomendar o assassinato do embaixador Adel al-Jubeir.

Segundo o secretário americano de Justiça, Eric Holder, o plano era matar o diplomata saudita em Washington, em um atentado à bomba.

O presidente Barack Obama e outras autoridades americanas insistem que o governo iraniano sabia do complô. Nesta semana, ao comentar o caso, Obama disse que vai buscar sanções duras contra Teerã e que “nenhuma opção está descartada”.

Teerã reagiu imediatamente à notícia, classificada como uma “pré-fabricação” dos Estados Unidos para desviar a atenção do público de problemas domésticos e dos protestos do movimento “Ocupe Wall Street”.

Mas mesmo dentro dos Estados Unidos, há manifestações de ceticismo em relação a uma trama comparada pelo próprio diretor do FBI, Robert Mueller, a “um roteiro de Hollywood”.

Um dos principais mistérios, segundo alguns analistas americanos, é o que levaria uma instituição tão poderosa como a Força Quds a colocar um plano arriscado nas mãos de um sujeito como Arbabsiar.

Em um perfil publicado no jornal Washington Post, Arbabsiar, 56, é descrito por conhecidos na cidade texana de Corpus Christi, onde vivia, quase como um trapalhão, sempre distraído, que não teria capacidade para bolar um plano complexo como esse.

Outra questão levantada é sobre o que levaria a Força Quds – que, apesar de relatos de treinar e equipar grupos como o Hezbollah, o Hamas e até membros do Talebã, nunca direcionou ataques a alvos em solo americano – a mudar tão radicalmente de tática.

Como observa o analista Stephen Walt, professor de relações internacionais em Harvard, em artigo na revista Foreign Policy, explodir um prédio em solo americano seria um ato de guerra, e os Estados Unidos são conhecidos por responder com severidade a ataques assim, vide 11 de setembro.

“Se você fosse atacar um alvo nos Estados Unidos, não mandaria o seu ‘Esquadrão Classe A’ em vez de ‘Mr. Magoo’?”, questiona Walt.

Há ainda dúvidas de que carteis de drogas mexicanos teriam interesse em executar um plano tão arriscado pelos alegados US$ 1,5 milhão, quantia relativamente modesta comparada aos bilhões de dólares que esses grupos costumam movimentar com o tráfico.

Alguns cogitam até que o episódio todo seja armação de algum grupo ou país interessado em azedar ainda mais as relações entre Estados Unidos e Irã.

Em seu artigo, o professor de Harvard vai além nos questionamentos ao governo americano. “A menos que o governo Obama tenha mais evidências do que apresentou até agora, corre o risco de uma gafe diplomática comparável ao famoso briefing de Colin Powell no Conselho de Segurança da ONU sobre as supostas armas de destruição em massa do Iraque, um briefing que, agora sabemos, era uma série de fabricações e contos de fadas”, diz Walt.

Segundo o analista, está em jogo neste episódio a confiança dos americanos na competência, credibilidade e honestidade de seu governo.

Fonte: BBCBrasil

EUA admitem dúvidas sobre plano do Irã, diz ministro Patriota

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que autoridades dos Estados Unidos e da Arábia Saudita apontam “lacunas” na acusação feita contra o Irã de conspirar para assassinar o embaixador saudita em Washington. As informações estão na reportagem da jornalista Claudia Antunes, publicada na Folha.

Patriota obteve as informações em conversa por telefone com o embaixador Adel al Jubeir, suposto alvo da conspiração, e na apresentação do caso feita na quarta-feira (12) pelos embaixadores dos EUA e da Arábia Saudita aos integrantes do Conselho de Segurança da ONU (o Brasil é atual membro não permanente).

O suposto complô contra o embaixador incluía detonar uma bomba em um restaurante que o diplomata frequentava, que poderia causar também as mortes de um grande número de civis. Teerã rejeitou as acusações, classificando-as como “amadoras”. O presidente americano, Barack Obama, disse que o suposto plano deve provocar a adoção de novas sanções contra Teerã por Washington, além de isolar ainda mais o país persa.

Fonte: Folha de S.Paulo

33 Comentários

  1. O presidente do Irã é um doido varrido, mas esta história é demais até para ele. A história é tão doida que até o diretor do FBI duvida!

  2. Tipo assim, se colar colou! Mais uma armação dos yankes/ingleses que não cola, como armas químicas no Iraque! Isto é um ato desesperado para colocar a opinião pública mundial contra o Irã.

  3. Esse Obama… Cada dia mais parecido com o Bush.
    Para quem não se lembra os motivos oficiais para invasão do Iraque incluiam encontrar armas de destruição em massa e diminuir a base de apoio a al qaeda.
    Ainda não se encontrou as tais armas, não se provou ligação entre Iraque e al qaeda.
    Sabemos sim que os motivos incluem petroleo, dolar, prestadoras de serviços, industria armamentista, influencia politica…
    A OTAN os EAU, e mesmo Israel, vão embarcar em mais uma guerra por conspirações da CIA que justifiquem a destruiçao de mais um pais para depois nada ficar provado?
    Eles ainda acham que veicular uma noticia em canais de TV associados pode mesmo transforma-la em verdade?
    Os EUA ainda não perceberam que a tolerancia a ideia de que eles são por direito xerifes e agiotas mundiais encontra cada vez menos aceitação? Se não nos posicionarmos não seremos os próximos?
    Como eu sou ingenuo. Quando o Obama foi eleito achei que era Roosevelt, mas cada dia ta mais pra Nixon.

  4. Na verdade esta estorio como ela merece ser escrita!! e uma zombaria a inteligencia de qualquer ser pensante, os EUA mentem o tempo todo criam situações financiam grupos dentro de paises como a siria e irã afim de criar instabilidade bom com os yankes e assim não concordou com eles(EUA) e ditador e terrorista!!Historia de conto de fadas esta.

  5. olha o populismo fazendo escola tambem nos eua rsrsrs, quem diria ?!! se demoniza um inimigo externo para desviar o foco de problemas externos, ate tu yanks kkkkk,
    crise ??? simples, guerra gera empregos e lucros!!
    haaa, crise financeira ??? simpres tambem, se impreme muito dolar e vende papeis podres a bancos capachos europeus, e deixa eles quebrarem, is bussines men !!!

  6. um grupo de elite do irã contata um “mexicano” trapalhão com cidadania americana, para contatar carteis de drogas que cometeriam um atentado a bomba contra um ebaixador saudita justamente quando a arabia saudita e os estados unidos estavam se estranhado ????
    e pasmem, o mexicano trapalão era agente da cia, logo da cia que so funciona em filmes, pois na vida real não preve droga nehuma, vide o 11 de setembro!! kkkkkk
    sabem quando um americanofilo vai admitir que uma historia destas não tem pe nem cabeça ? nuuuunca, nunquinha, logo aparecem uns aqui dizendo ” haaa, precisamos averiguar a veracidade dos fatos” kkkkkk

  7. Os EUA são uma aberração no mundo, um imperio com o qual o mundo deve tomar cuidado. Sempre que sua econômia não vai bem, eles planejam e fazem complôs mirabolantes para invadir um país com riquezas estratégicas, como o petróleo. E estão enviando tropas para Uganda, país rico em petróleo. O Brasil com o pré-sal e Nióbio que se cuide e arme.

  8. Grupo terrorista com apoio do Irã, contratando traficante mexicano para praticar ato terrorista !!
    Seria mais convincente que o governo dos EUA dissessse que estavam contratando a turma do Chaves: Kiko, Chaves, Super Chapulin e seu Madruga.

  9. Caiozinho, Na Guerra do iraque eu também ouviu muitas resposta igual a sua ” INVADAM PRA VOCÊS VEREM O QUE ACONTECE ” e realmente não foi isso que eu vi .. rs irã é uma ameaça global se ligue nisso rapaz ..

  10. André Schütz disse:
    15/10/2011 às 09:22

    >”.. rs irã é uma ameaça global se ligue nisso rapaz ..”<
    .
    .
    Cara, desculpe mas você está fora da realidade…Quantos países o Irã atacou nos últimos 60 anos tirando a guerra com o Iraque? Agora me responde quantos os EUA/Israel atacaram?? Não se pode viver assim cara; isso faz mal. Mesmo que não se goste da realidade; negá-la é insanidade..(ou má fé.)

  11. Esse caso cada vez mais nitidamente forjado para justificar um ataque contra o Irã, demonstra de forma clara o grau de decadência de império americano. Um país que ha apenas 10 anos atrás dominava o mundo não só militarmente, mas na economicamente e moralmente. Onde uma palavra do governo americano era seguida como ordens do céu…hoje se presta a papeis ridículos como esse e os recentes : “Armas químicas do Iraque” e o circo midiático do “11/9” (que fora das TVs só uns 10% da população acredita que seja verdadeiro..)

    Um país que era o mais forte do mundo derrubado por uma corja de banqueiros/maçonaria, em menos de uma década é de impressionar. Sua moeda, o Dólar que era referência mundial desde o fim da IIGM garantindo a supremacia dos EUA no mundo, hoje não vale mais nada e só não foi abandonada totalmente por ainda não terem algo pronto para a substituir..Um país que era líder mundial na produção hoje tem milhões de desempregados e favelados. E assiste a China crescer e engolir suas empresas sem poder fazer nada..

    Como uma equação matemática o poder militar dos EUA irá regredir(já começou) seguindo sua enorme e impagável dívida e queda na economia…
    >>> O colapso econômico que virá após o abandono do Dólar decidido na reunião dos países BRICs na cidade Russa de Yekaterimburgo em 2009, já previa isso que agora nós estamos presenciando. OS EUA ACABARAM!!! E não tem mais como reverter a situação. Como todo grande império decadente da história humana, eles se agarram a sonhos de grandeza e medidas bélicas desesperadas para evitar o desabamento. Não tem cabimento nem justificativa para um país totalmente endividado manter mais de mil bases militares espalhadas pelo mundo..(só a cresça cega de que o Dólar sobreviverá como moeda de reserva para explicar essa loucura)Mas de acordo com experiências passadas não há muito o que se possa fazer. É como um ciclo de vida: nascimento, crescimento e morte.
    —————————–

    Vejo muito na imprensa e até aqui no site pessoas falando do perigo e loucura do Irã por querer armas atômicas..ok, pode ser. Mas para mim loucura e irresponsabilidade são esses fanáticos da N.O.M. que governam os EUA, capazes de qualquer ato desumano ou mentira descarada para seguir seus planos obscuros, controlarem o maior arsenal nuclear do mundo!! Esses são os verdadeiros malucos. Esse é o verdadeiro perigo para o mundo..Esse foco da mídia comprada contra o Irã não passa de cortina de fumaça para encobrir esses grupos. Mentiras e mais mentiras…já se vão 60 anos e muitos ainda não perceberam. Hoje me dia na primeira década do século XXI os EUA estão com a moral na lama e totalmente desacreditados…E ainda continuam se prestando a papeis ridículos de acusações sem provas contra outra nação…

    Se a coisa não parar; eles voltarem a realidade e o povo estadunidense acordar. Acho que a teoria do tal general russo pode sim se concretizar e os EUA entrarem em uma decadência tão grande que possa até ocasionar separatismo e guerra civil. Não achem que isso é exagero ou torcida dos esquerdistas…essas coisas acontecem em poucos meses, vem extremamente rápido. Como uma onda de tsunami.
    ————–
    (off: Depois que os EUA estiverem afundado sem volta; observem a corja de parasitas/maçônicos se deslocando para o novo centro de riqueza e poder: China! É o mesmo procedimento de antes..Alemanha > Inglaterra > EUA…Sugam, e vampirizam. Depois saem largando a carcaça podre(dívidas) para o povo desses países )

  12. Quem a acessa o Plano Brasil, já sabia de ante mão que isso tava cheirando armação desses perigosos americanos!Assassinos, genocidas, matam milhões mundo a fora e ninguém fala em crime contra a humanidade, hipocrisia da civilizaçao ocidental!

  13. André.. me desculpe, mas eu sou brasileiro e nao me sinto ameaçado de forma alguma com o Iran.
    Amegaça global? esse é um termo muito utilizado pelos yanks que significa: Ameaça a nossa hegemonia e nosso unilateralismo.
    Conversa fiada, ameaça forjada, guerra eminente… mais inocentes morrerão em nome da “democracia’ yank

  14. Bush disse que o Iraque tinha até artefato nuclear, e fez um baita auê em cima disso. Colin Powell fez um “discurso histórico” (que o PIG dos EUA – e do Brasil – cobriu) e puxaram o saco do cara a exaustão (“ele é um gênio”, baboseiras deste tipo). Afirmou que, com base em informações coletadas de fontes inquestionáveis… Um monte de mentiras.

    E o que vemos? Mais uma história mirabolante. Coincidência?

  15. ANDRE SCHUTZ concertesa caro amigo voce tem decendecia Judia e ve as coisas pelo lado do interesse de Israel que sempre foi intrasigente e expansionista,sempre boicotou a paz.Se Israel tem direito de ter armas atomicas paises Arabes tambem tem o mesmo direito.Onde esta escrito que Israel é superior em direitos e os povos Arabes não.Se liga voce amiguinho Israel e EUA é que são uma ameaça a paz e a vida do planeta.

  16. Não sei onde, o Iraque a muito não era um país, sequer tinha uma forças armadas de fato, já o Irã, pode não ser tudo o que dizem em anúncios por aí, mas é com toda certeza uma força militar muito superior ao Iraque e bem maior que o Talebã (que implica a cada dia uma nova derrota aos EUA)!
    .
    Essa história (da carochinha é claro) me faz lembrar sobre o piloto de uns dos Boeings do 11/09 que (tentou)fez curso nos EUA e teve seu curso cancelado por ser um piloto medíocre de “teco-teco” segundo o instrutor que dava aula a ele, agora o Irã contrata o “Mr. Magoo” para matar um embaixador no EUA usando como intermédio o cartel de droga mexicano que é patrocinado e segurado pelos EUA.
    .
    O que eles querem é de fato matar dois coelhos numa cajadada, primeiro tirar atenção sobre o enorme movimento que protesta a nível nacional nos EUA e derrubar o Irã, o mais contundente inimigo de Israel, e tentar trazer um pouco de paz aos investidores sionistas que não conseguem mais dormir!
    .
    Mas os azulões (aqueles que creem que os EUA é uma democracia não-teocrática) estarão sempre aí para dar respaldo e acreditar em qualquer baboseira que saia de lá para o mundo, se Lady Gaga é diva, o Irã contratou o Mr. Magoo!

  17. ~AMERICANO SE JULGAM O POVO ESCOLHIDO POR DEUS,JA SEUS POLITICOS SÃO NA VERDADE A PERSONIFICAÇÃO DO CÃO,ELES TEM TECNOLOGIA PARA INVADIREM QUEM FOR MAS SO QUE ELES VIRAM QUE OS CUSTOS RARAMENTE SUPERAM OS LUGROS VAI DEMORAR MAS EM ULTIMA OPÇÃO ELES INVADEM O IRA,SO QUE ISTO TEM UM CUSTO TÃO ALTO QUE PODE SER ATE O INICIO DO FATIDICO ARMAGEDON SITADO NA BIBLIA A AGUIA POUSOU E NÃO ALÇA MAIS VOO MAS ESPERNEIA PRA CARAMBA ,MUITO CUIDADO COM SUAS PATADAS PODE SOBRAR PRA NOS E O MUNDO,DEMORA UM POUQUINHO MAS A AGUIA JAZ E ELA NÃO E FENIX.BRASIL ACIMA DE TUDO SO A BAIXO DE DEUS.

  18. Eu acredito que o Irã não sofreu um ataque ainda por pressão da economia dos EUA que está no chão, também o fato que a própria população não concorda, mas devemos nos lembrar de que nessas brincadeiras o mundo está se tornando cada vez mais instável, a diminuição dos artefatos nucleares das grandes potências não existe e muito menos buscam a PAZ.

  19. Cesar, inda bem que voce admite que foi bobo em ter acreditado em Obama. Para mim, simplesmente pelo fato que se apresentou como candidato pelo partido democrata foi o bastante para eu concluir que o homem de pele escura nao seria diferente de outros criminosos de guerras que assumiram a presidencia daquele pais. Posso acreacentar que Obama me faz lembrar de Malcon X quando ele distinguia House Negro do Field Negro. O presidente sempre foi House Negro. Capa Preta. Nao ha nada de novo nesta dos EUA inventarem pretextos para atacar outros paises. Ja esqueceu Libia? Quando ocorreu Pear Harbour? Tonquim? Ja escrevi sobre isso no dia 13 em meu comentario sobre “Arabia Saudita diz que Iran tem que pagar..” Nao tenho nada mais para acrescentar.

  20. Eu já sabia. O Hitler está vivo e mora no Irã, por isso os EUA devem invadir o Irã…kkkkkkkkkkk. Mais uma anedota. FBI, CIA e Barak Obama: Vão para Nova Brécia-RS (Capital da Mentira).

  21. • Em 1953, a operação Ajax, orquestrada pela Grã-Bretanha para derrubar o regime democraticamente eleito do líder Iraniano Mohammed Mosaddeq. Uma operações de bandeira falsa e várias tácticas de propaganda foram utilizadas para derrubar o regime. Informações acerca desta operação foram abertas ao público.

    • Em 1954, Israel patrocinou uma operação contra os interesses dos Estados Unidos e Grã-Bretanha no Cairo, com o objectivo de provocar problemas entre o Egipto e o Ocidente. Devido a esta operação, mais tarde apelidada de Caso Lavon, o então ministro da defesa de Israel, Pinhas Lavon, demitiu-se. Israel admitiu responsabilidade por esta operação em 2005[1].

  22. Falou tudo Felipe Augusto a CIA gerencia carteis do Narcotrafico principalmente no Mexico e Colombia tambem.O jogo imundo Americano cerciado por Israel o mundo ja esta careca de conhecer que juntamente com o serviço secreto Britanico são as reais ameaças a paz mundial.Eu duvido que tenham a coragem de cairem dentro do Irã.O que buscam fazerem é o que sempre fizeram,jogarem a opinião publica mundial a favor deles,manipularem a ONU para impor sanções infraquecendo a economia e minando a logistica para depois conclamarem o mundo para uma cruzada.Eles tem armas,tecnologias e dinheiro mas como combatentes são covardes bundões que não conseguem nem derrotarem maltrapilhos e desorganizados Talebãns.Comem carne sintetica cheia de anabolizantes e são tão vulneraveis que condições climaticas e insetos lhes abatem.Ja esta chegado a hora de tomarem uma cacetada bem dado do mundo que não suporta mais as intransigencias,ortodoxias,xenofobias,intolerancias e genocideos que promovem a custas de intrigas e conspirações.Que ardam no inferno.

  23. Falou Andrew. Acertou em cheio. Um ponto que me surpreendeu quando li o livro de William Engdham, Century of War” pela primeira vez, foi a queda do Shah,entao imperador do Iran e ascensao dos mullahs ao poder. Baseando-se no noticiario lido em jornais, revistas politicas, literaturas marxistas produzidas pelos movimentos de oposicao naquele paises, sempre assumi que os Estados Unidos sempre este ao lado do Shah. Alias, este era um dos maiores importadores de material belico norte americano e considerava-se amigos dos Estados Unidos, lacos especiais de amizades etc etc. Mas quando foi derrotado pelas massas popular em 1979 e teve de refugiar-se no exterior os Estados Unidos lhe negou asilo. Ficou sempre no ar para mim porque os Estados Unidos lhe negou asilo. O livro de Engdhal, parece explicar a razao. O Iran, durante o governo do Shan havia acumulado uma vasta quantia de dollar, o chamado petrodollar, gracas ao alto preco do petroleo na epoca. O Shah nao estava satisfeito com as condicoes que os Estados Unidos teriam impostos aos Arabes sobre o que fazer com esses petrodollares. De forma alguma eles poderiam usar-se desse dollares para adquirir companias, industrias que os Estados Unidos julgavam ser de interesses nacional. Assim poderiam investir dinheiro em bancosa falidos, hoteis, restaurantes, casinos, lojas fornecedoras de bens de consumo, mas “No Way” em tentar comprar industrias como a IBM, Apple, industrias de material belicos e portos nos Estados Unidos. Deveriam gastar esse dinheiro importando material belicos norte americanos, sustentando assim a viabilidade dessa industria. De acordo com Engdham, o Shah nao estava satisfeito com essa imposicao, e tentou iniciar um processo de industrializacao do Iran, comprando algumas firmas industriais europeias, como por semplo acoes na Kruger da Alemanha. Enfim o Shah estava querendo imitar seus antencessores de tempos idos e fazer do Iran im pais economicamente independente. Foi seu crime, teria que ser eliminado do poder. Como disse antes os Estados Unidos nao tem amizade, tem interesses.

Comentários não permitidos.