General Mattioli fala sobre Fuzil Imbel IA2 e Blindado Leopard 1a5

Vídeo: Santa Catarina BR

6º Seminário: TRANSFORMAÇÃO DA DEFESA
“A Indústria e o Orçamento de Defesa”
São Paulo, 30 e 31 de Agosto.


Foto: Anderson Araujo

Foto: Anderson Araújo

Após as palestras do primeiro dia do 6° seminário do “Livro Branco de Defesa Nacional”, aconteceu um debate com os palestrastes onde eles responderam perguntas da “plateia” o General de Divisão Mattioli foi questionado sobre a incorporação do fuzil Imbel IA2, a aquisição do blindado Leopard 1a5 e sobre a transferência de tecnologia dos submarinos franceses.

49 Comentários

  1. Quanta pretensão dizer que o novo fuzil será o melhor do mundo. Para cogitar isso, uma nova linha deverá ser criada e essa deverá ser modular, do contrário…

  2. O Fuzil nasceu agora… saiu do forno…. ainda tera de ser aperfeiçoado em varias areas…. agora eu tenho uma duvida: o projeto COBRA preve optronicos nos fuzis… alguem sabe q tipo de optronicos serão esses? O Exercito comprou 2 cameras termicas da OPTOVAC e incorporou a esse fuzil na LAAD 2011…. ficou SHOW DE BOLA !!!!

  3. O fuzil é lindo, mas não entendi o General, vão enviar para a tropa para ver se funciona corretamente, depois consertamos??

  4. .
    .
    Vai evoluindo para ser o melhor do mundo… conversa pretensiosa, o melhor pra nossas forças eu até acredito, pois tem produção nacional e isso é o mais importante!!
    .
    Creio que a IMBEL deveria ter pelo menos uma fabrica em cada estado da federação, com um núcleo de munição…
    .
    Produzir e vender Leopard 1 por aqui é besteira, temos que fazer o nosso, um novo 100% nacional…
    .
    E o Brasil ja fabrica algumas munições letais… e mesmo aprendendo a fazer ja é muito bom!!
    .
    Ter capacitação é realmente a chave, mas tem que ser o mais rápido possível!!
    .
    Quanto aos Sub não tinha outra forma, pois temos que fazer importação, principalmente com essa segurança financeira ai, esse seguro sobre o financiamento tem que ser melhorado, pois são realmente os garotos de garagem que mudam as tecnologias futuras… a Apple que o diga!!
    .
    Valeu!!

  5. É isto mesmo, o governo tinha de entrar de cabeça cobrindo o risco das pequenas e medias empresas nacionais. E não só ficar “passando a mão na cabeça” de empresas já consagradas e muitas delas multinacionais.

  6. muito bom oIA2, e o mais importante, e nosso, pode ser produzido as centenas de milhares se necessario, e o clib. 7.62 e calibre de macho, 5.56b e de mariquinha criada em condominio q fica reclamando, ” haaa fal e pessado” rsrsrs, BRASIL ACIMA DE TUDO, ABAIXO SOMENTE DE DEUS !!!

  7. Ótimo seminário por sinal. Todas as palestras foram muito boas e o conteúdo ministrado também. Agora só falta caminhar no sentido prático pois no teórico já está bom

  8. E O GENERAL DISSE TUDO, EMPRESAS QUE PRODUZEM MATERIAL TECNOLOGICO, QUE INOVAM E QUE SÃO GENUINAMENTE NACIONAIS, COM JOVENS VISIONARIOS QUE ESTUDARAM MESMO, Q TEM CONHECINENTO TECNICO PRODUTIVO, SÃO TRATADAS COMO EMPRESAS DE FUNDO DE QUINTAL!!!
    AGORA PSEUDO EMPRESAS DE ESPECULADORES DO DITO “MERCADO FINANCEIRO”, QUE ESTUDARAM ADMINISTRAÇÃO DE QUALQUER COISA, E FICAM LENDO LIVRO DE ALTO AJUDA E ESCULTANDO ABOBRINHA EM PALESTRA MOTIVACIONAL, QUE NÃO PRODUZEM NADA SO PILHA DE PAPEL INUTIL, ESSE TEM PREDIO ESPELHADO E AR CONDICIONADO, E O RABO ABANANDO O CACHORRO, LAMENTAVEL !!!

  9. Esse General está perdidinho e não é exclusividade dele infelizmente.
    .
    A Imbel fez uma parceria com uma empresa Tcheca, o Imbel Ia2 é cópia escarrada só que com materiais menos nobres.
    .
    O Guarani é a cópia de um projeto já existente da Iveco (não lembro do nome) e como já tinha dito num comentário aqu, somos o maior exportador de ferro do mundo e não sabemos produzir blindagem, vendemos o ferro bruto para os EUA e compramos o aço deles. Graças a o empenho do IME e comando do EB deram um jeito de produzir o aço na siderúrgica nacional.
    .
    Não estou denegrindo a qualidade dos produtos pois são melhores do que o lixo que temos, mas só deixando claro que isso que o gen. diz não existe nem blindagem a poucos meses sabiamos fazer.

  10. Galileu ? meu amigo o brasil é maior fabricante de carro blindados do mundo a maior frota está no brasil alem disso parceiro muitas dela trabalha em padrão internacional a Avibras não compra blindagem ,ford.vw e outros não podem importar alem disso você ta mal informado tem muitas fabricas aço pra blindados .
    o problemas que temos muitas ligas para uso de blindados cada pais tem um padrão de blindaguem mesmo que os tenho um melhor que outro não quer disse que a blidaguem possa segurar o artefato tipo .50 ja ouvi falar da bala flecha?

  11. parabens pelo fuzil novo tava na hora de substituir esse fal velho de guerra que ta dando muito incidente de tiro parece uma inchada.No fuzil ZERADO!!!! quanto de muniçao cabe em seu carregador?saber disso quanto mais ele pode levar de muniçao que tipo qual distancia o que perfura e etc e nao se é bonitinho .

  12. Obrigado por divulgar o vídeo! Não sugeri o vídeo porque pensei que vocês não queriam vídeos “antigos” ( dois meses atrás ). Já estava com este vídeo a um “tempinho” mais demorei para colocar no YouTube.

  13. Por enquanto o 1A5 é suficiente pra nós ao meu ver.
    O Fuzil é imponente e bonito, que distribuam aos montes para os infantes testarem e posteriormente dizerem o que pode ser melhorado.

    Eu só daria mais atenção a Taurus,competição só aumenta a qualidade.

  14. colaborado, esqueci de você leia o link que postei no comentário anterior também.
    .
    “alem disso você ta mal informado tem muitas fabricas aço pra blindados.” lol superou o ferreira junior ahahahhaha

  15. Excelente vídeo.
    A sinceridade do General foi extrema. Tentou buscar as palavras que mais se aproximam de seus pensamentos e da realidade nacional.
    Parabéns por seus esforços.

  16. Alem do novo Fuzil da Taurus, alguém sabe se ja estão produzindo o TAR-21 e se existem prováveis compradores?
    Gostaria de ver esse fuzil em poder de nossas forças especiais.

  17. Francoorp disse:
    13/10/2011 às 17:49
    .
    .
    Qualidade da Taurus…. da uma olhada na Sub Metralhadora deles, veja as dimensões da qualidade:
    .
    http://youtu.be/kh_2JBXpYrk
    .
    Sou a favor de se dar uma chance, mas a Taurus está a muito tempo no mercado, e deixa aqui so os restojos, o bom mesmo vai pro exterior…
    ——————–
    GRAVÍSSIMO,GRAVÍSSIMO, GRAVÍSSIMO ESSE VÍDEO.

  18. È sempre esse método de economista, sem mergulho completo na nacionalização como se fazia antes, qdo os militares mandavam! Pode ser inteligente essa maneira de fazer as coisas, como também está sendo feito o nosso KC, reduz os custos maximiza os resultados, mas também cria a dependência (estou me referindo ao Guarani)! Vamos torcer que até a propalada nacionalização algum país não nos invada, senão meus amigos, vamos ficar igual a argentina com o exocet francês!

  19. Galileu disse:
    13/10/2011 às 14:59
    ” O Guarani é a cópia de um projeto já existente da Iveco…”
    Pensava que o GUARANI fosse um projeto nacional,como veem falando as notícias sobre esse blindado, deve ser por isso que tiraram o nome do URUTU desse tanque !
    MAIS UMA VEZ ESTOU DECEPCIONADO COM A FALTA DE COMPETÊNCIA NACIONAL ! SE O Sr. GALILEU NÃO NOS MOSTRA ESSA MATÉRIA ESTARÍAMOS ACREDITANDO NESSA MENTIRA ATÉ AGORA!

  20. Eu sinceramente acredito que o Brasil ficou muito tempo sem um fuzil de assalto moderno e com isso defendo que deveríamos criar uma concorrência internacional para substituir os atuais, com a exigência que o escolhido tivesse os dois calibres de interesse brasileiro e fosse 100% produzi no Brasil.

  21. Francamente Francoorp…”Sou a favor de se dar uma chance, mas a Taurus está a muito tempo no mercado, e deixa aqui so os restojos, o bom mesmo vai pro exterior…”… vc alguma vez atirou com uma Taurus? eu já… porto uma PT940 muito boa… ja portei uma CARABINA CT 40 e nunca tive problemas… tem que se verificar se houve manutenção adequada… essa armas não são como uma Glock de polimero… se não trata-la adequadamente vai emperrar… isso serve para qualquer arma, longa ou curta… agora, falar mal de um fabricante nacional, não parece ser a linha tão ardentemente defendida por um ufanista amador tão conhecido como vc…

  22. matheus, temos sim, veja:
    FUZIL T.A.R-21 TAVOR
    Mesmo a Taurus ser uma das 4 maiores fabricantes de armas de fogo do mundo, ainda sim ela não tinha em seu portfólio um fuzil de assalto. Isso começou a mudar em 2009 quando ocorreu a feira de defesa LAAD 2009 em que foi apresentado o fuzil TAR-21 Tavor de projeto israelense. O Tavor foi desenvolvido pela IWI (Israel Weapon Industruies), para equipar as forças armadas israelense em substituição dos fuzis M-16 (AR-15) e as carabinas M-4, amplamente usadas pelas tropas daquele país. A Taurus assinou um contrato de produção sob licença com a IWI onde haverá a transferência total de tecnologia deste moderno fuzil ao longo de um período de 5 anos. A Taurus pretende vender este fuzil para as forças armadas brasileira, onde há necessidade de se substituir o velho fuzil FAL, e também para as forças policiais que necessitem de um novo e moderno fuzil, cuja facilidade de manutenção estará garantida pela estrutura da Taurus no Brasil. Forças militares latino americanas são consideradas potenciais clientes para o Tavor.
    O Tavor é um fuzil Bullpup, ou seja, tem se mecanismo montado dentro da coronha, na parte traseira da arma para conseguir um fuzil compacto mas com um cano de dimensões normais (18 polegadas nos modelo standard). O calibre usado é o altamente difundido 5,56X45 mm usado em armas dessa categoria no ocidente e mesmo em muitas nações orientais. O modelo usa um carregado Stanag, padrão M-16/ AR-15 o que facilita sua logística devido a facilidade de se encontrar esse tipo no mercado ou nas mão de outras tropas. O carregador padrão tem capacidade de 30 tiros e alcance com precisão de cerca de 600 metros.

    FICHA TECNICA T.A.R 21 TAVOR
    Tipo: Fuzil automático.
    Miras: Miras abertas padrão, e trilho picatinny para montagem de miras reflexivas e lunetas.
    Peso: 3.27 Kg (vazio).
    Sistema de operação: Bullpup gás com ferrolho rotativo.
    Calibre: 5,56 X 45 mm.
    Comprimento Total: 72 cm.
    Comprimento do Cano: 18 polegadas.
    Velocidade na Boca do Cano: 910 m/seg.
    Cadência de tiro: 900 tiros por minuto.
    Capacidade: 30 tiros

  23. O Fuzil, no começo, deve apresentar defeitos… mas é em cima desses defeitos que nós vamos evoluir…. o primeiro passo ja foi dado… eu diria q é o passo mais dificil…. Vejam a Venezuela: não tem tecnologia pra fabricar fuzis e tem q importar da Russia…… Nós vamos evoluir apartir do IA2 e apartir dai vamos nos capacitar pra produzor produtos de 1ª linha

  24. É exatamente o que eu penso, o General está certo, nem fizemos o almoço e já querem saber o que temos para jantar.
    Tecnologia não tem outro caminho, ou se desenvolve ou paga caro.
    Para desenvolver não se faz da noite pro dia, nem se espera que vai fazer já hoje o melhor do mundo, só a evolução leva a perfeição e não adianta querer esconder, parcerias são necessárias e é este o caminho, não tem outro.
    Sds
    E.M.Pinto

  25. Ele parece estar seguindo a trilha chinesa ao dizer que não precisamos ter o melhor material do mundo, de principio, mas que seja produzido aqui e que precisa ser mais acelerado esse processo.
    Auto suficiencia é soberania.

  26. Pessoal:
    Eu tenho o melhor CC do mundo;
    Eu tenho o melhor Fuzil do mundo;
    Eu tenho a melhor Nave do mundo;
    Eu tenho o melhor Submarino do mundo;
    Eu tenho os melhores Mísseis.
    O Brasil nunca vai me chamar para desenvolver esses projetos, por isso estou aceitando o convite de outros países, para avançarmos 200 anos em 10, em matéria de tecnologia em geral.

  27. General Mattioli não disse nada x nada, na minha opinião. Eu gostaria de assumir as pesquisas do Ministério da Defesa.

  28. Exato !!!! o Exemplo dos chineses é o melhor nesse caso…. eles certamente não tem a melhor tecnologia, mas ja estão evoluindo muito….. no começo, seus produtos tinham qualidade duvidosa, mas eles seguiram prestigiando sua industria (mesmo com os defeitos) e agora estão evoluidos…………

  29. o IA2 deve seguir esse trilha: no começo, deve ter seus problemas, mas consertando esses problemas aprenderemos… a partir dai estaremos capacitados a produzir fuzis de excelente qualidade e com desenhos bem modernos….. o IA2 556 tem belas linhas, semelhantes ao SCAR…

  30. adeuR disse:
    13/10/2011 às 20:45

    Francoorp disse:
    13/10/2011 às 17:49
    .

    “Concordo que é assustador o vídeo da sub metralhadora da Taurus,porém lembro que a origem do desenho desta é Chilena.” mas e o fuzil da Taurus, que tenta substituir o Tavor nesta seara nunca tentanda pela Taurus?

  31. Corte Marcial urgente para esse General Mattioli…

    Dizer que: “não precisamos ter o melhor equipamento”…

    Vai ser entreguista assim lá nos quintos do inferno.

    Logo também não precisamos ter o melhor quartel, o melhor recruta, a melhor instrução, a melhor criptografia, o melhor comando especial, o melhor oficial, o melhor povo, o melhor país.

    Com esse tipo de pensamento danoso abertamente exposto será que nossas FAs ainda tem esperanças?

    Deus do céu, é por isso que estamos numa caca de desenvolvimento, de forças armadas, de infraestrutura, de ordem e progresso, de justiça etc. Pois quando um cidadão brasileiro de altíssimo posto em nossa sociedade faz uma declaração dessas, e com a maior naturalidade (nem ao menos entre quatro paredes para pessoal restrito, numa confidência angustiante, mas contigenciosa) aos quatro ventos, é por que realmente estamos perdidos.

    Afff!!!

    PS: Realmente este site é muito bom, pois o nível de informações e contrainformações, em vários panoramas, que ele propicia é excelente. Pela agrutinação possível das fragmentações informativas vai se compondo um quadro mais realista de nossa nação… com todas suas deficiências e potencialidades.

  32. Gen Mattioli: “nós não precisamos ter o melhor equipamento do mundo, mas precisamos ter autonomia e autosuficiência

    Teu reclamo Vivent, é correto, devemos almejar qualidade.
    .
    Mas vamos analisar esta frase do general:
    “não precisamos ter o melhor equipamento do mundo”
    Esta frase é uma resposta para a turma das compras, ou seja, se nós compramos o melhor do mundo, então necessariamente vamos comprar, ou russo ou americano, nunca vamos desenvolver nada.
    Para ter o melhor do mundo por décadas vamos comprar no exterior, acho esse é o sentido da frase.

    o governo deve apoiar todo tipo de indústria, mas a indústria que é mais importante desenvolver, a que tem uma importância estratégica é a indústria militar, o Brasil deve priorizar desenvolver sua indústria militar até virar um dos principais fabricantes de armas

    a única garantia de soberania é nós produzir o armamento, dominar todas as fases do desenvolvimento, dominar as tecnologias relacionadas com cada produto

    “Um exército poderoso, é aquele que produz suas armas.”
    Chiang Pai-Li. o pensamento deste general chinês é matéria de estudo dos estrategistas militares americanos.
    Seria interessante o PB publicar um resumo do livro “General Chiang Pai-Li And His Military Thought”.
    .
    “O poder não está no fuzil, mas em quem o produz.”
    Milton Brás Cabral
    .
    Gen Mattioli: “estamos entrando numa fase mais otimista”
    .
    REVITALIZAÇÃO
    Também é muito importante o investimento em revitalização, tem caras que começaram consertando e acabaram fabricando.

  33. Dandalo vc e louco so tenho isto a dizer se manca meu filho e mais louco sou eu em me indignar a falar de vc.BRASIL ACIMA DE TUDO.E COM CERTEZA SO ABAIXO DE DEUS

  34. Acho que há vários equívocos em termos de filosofia e mentalidade nos discurso do “palestrante”. Assumir que o equipamento apresenta defeitos e que com o uso estes serão constatados e “corrigidos” é uma temeridade… Faz-me perguntar a extensão e o rigor com os quais foram e até se foram aplicados os testes de bancada necessários. E nossas forças, até tudo ser resolvido ficam com um equipamento “com defeitos”? Isto parece a quem escuta uma postura adequada em termos de segurança para a nação?… Nosso militar vem de mais de um século de pouca desenvoltura e envolvimento em combate (e até pouco estudo e conhecimento de militaria, é a verdade!) e muito, demais mesmo, envolvimento com política e assuntos correlatos. Tecnicamente o IA2 é pouco diferente do MD-97. Traz poucas melhorias e na maioria externas ou em pequenos (quase irrelevantes) detalhes. O primeiro mundo opera amplamente fuzis de quarta geração, já iniciando a introdução dos de quinta geração, o IA2 é do que se pode dizer “terceira e meia”… Vamos gastar o nosso dinheiro com ele? As razões do IA2 ser “escolhido” são outras, não tendo nada haver com técnica, com soberania ou auto-suficiência, mas deixo para cada um a oportunidade de buscar se informar e, sabendo ler as entrelinhas, concluir por si só. Como disse antes, conhecimento técnico e desenvoltura em militaria e tecnologia militar não são o forte dos homens de nossos FORTES. Estão mais para outras áreas de interesse, algumas até pessoais. Para ilustrar a falta de contexto lembro aos que sabem, mas esqueceram e digo aos que não sabem que a munição 5,56x45mm esta sendo ABANDONADA pelos EUA/OTAN devido aos resultados ruins em combate. Hoje eles estudam o 6,5mmx39 e o 6,8x42mm, sendo este último o atual indicado… O nosso “novo” fuzil é em 5,56mm e 7,62mm, não é? Estamos atrasados, muito atrasados de fato. A respeito de dos 1A5 nem vale gastarem linhas escrevendo sobre. Com a moderna tecnologia militar buscando ampliar a capacidade de sobrevivência dos tanques modernos e a o retorno de armas portáveis por infantaria que são capazes de parar até os tanques mais resistentes (os melhores??) do mundo hoje (M1A2, Challanger, Merkava e T-90) cogitar fabricar estas caixas de fósforo é supor que jamais teremos uma nação “bem equipada” como potencial agressor… Têm gente ainda achando que a segurança da nação esta em voga? Bem, devemos admirar os otimistas. Meus respeitos a todos e desculpem a minha falta de vontade em ser ameno nas palavras, mas é do que é melhor para NOSSO país que estamos falando.

Comentários não permitidos.