Exército inclui S.I. no currículo dos cadetes

http://isape.files.wordpress.com/2010/09/brasil-se-prepara-para-enfrentar-guerra-cibernetica.jpgProposta da instituição é conscientizar toda a corporação sobre importância da segurança da informação.

As ações do Exército Brasileiro em segurança da informação e, mais especificamente, em cibersegurança estão além da criação do Centro de Defesa Cibernética do Exército (CDCIBER), departamento que começou a ser estruturado em 2010 e conta com 20 militares elaborando políticas para este fim. De acordo com o general José Carlos dos Santos, que está à frente do CDCIBER, a preocupação inclui mudança no currículo de formação de cadetes.

O objetivo, neste caso, é atuar com a prevenção, já que, muitas vezes, por falta de conhecimento, o usuário acaba facilitando as ações de cibercriminosos. “Em 2012, assuntos de S.I. e T.I.C. serão introduzidos de forma compulsória em nosso currículo, tanto em formação de oficiais, quanto na parte mais técnica. Já teremos na escola de cadetes laboratório para esta finalidade. E, por meio do serviço militar, iremos desenvolver ações para conscientizar os recrutas sobre a responsabilidade de cada um para aumentar segurança neste âmbito. O usuário neste meio é importante, já que ele precisa saber que sua máquina pode ser um ponto de ataque.”

Para melhor estruturar sua área, sobretudo, em capacidade técnica, o Exército tem recorrido a parcerias com universidades. USP, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade de Brasília (UnB) estão entre as que cooperam. “No aspecto político, ainda estamos nos primeiros passos, foi apresentado no final de setembro a proposta de uma política de defesa cibernética. A natureza política discute-se há um bom tempo e, em defesa, estamos engatinhando. Alguns países advogam até ações de cunho militar convencional. Os Estados Unidos lançaram cartilha para setor cibernético e encaram como outro campo de batalha, como se faz com oceanos, terra, aeroespecial.”

Fonte: Information Week

6 Comentários

  1. Os Cadetes em geral, não têm condições de absorver esse tipo de tecnologia. Algumas boas palestras resolveria a conscientização.

  2. Dandolo parece-me um pouco dogmatico. conscientizacao ao vem as custas da especializacao. A guerra cibernetica hoje e um fato, Iran uma constante vitima mas os Estados Unidos e China atacam um ao outro. Quando o petroleo recem descoberto nas costas do Brasil comecar a produzir riqueza o Brasil vai sentir a necessidade de uma politica externa que pode entrar em colisao com os interesses economicos norte americano. Dai se o Brasil persistir e passar levar mais serio sua industria de material belico, podemos esperar ataques semelhantes os que tem ocorrido com o Iran. Brasil deve estar preparado e se estas propostas sao posta em pratica poderemos dizer que sera um boa iniciativa

  3. Acho que com um pouco de divulgação, mais pessoas se interessariam em se aprimorar nessa área concerteza..
    Conheço tantos programadores e desenvolvedores excelentes que trabalham em empregos medíocres ganhando mal, apenas por falta de oportunidade no mercado.,.
    que o governo traga essas mentes brilhantes ao lado deles.. seria ótimo.

Comentários não permitidos.